241ª Edição - Ano VIII
De 3 a 23 de novembro/2015
         
 

Artigo
Autoavaliação na Univap


 
No mundo inteiro as Instituições de Ensino Superior (IES) são avaliadas com o objetivo principal de melhoria da qualidade das suas funções, dado o importante papel e responsabilidade dessas instituições na sociedade.
No Brasil, a consciência da importância da educação superior e das IES que por ela se responsabilizam, sejam públicas ou privadas, bem como os elevados investimentos necessários para esse nível de ensino, levou à implementação, pelo Ministério da Educação, de um sistema (Sinaes) com uso de instrumentos externos e internos para avaliar os processos e resultados da educação superior do país e suas necessidades de melhorias.
Do ponto de vista dos instrumentos internos, a autoavaliação é o instrumento exigido para as IES e tem como propósito que as próprias instituições se avaliem e tomem consciência das suas necessidades de melhorias. Na Univap, a autoavaliação já existia anteriormente às exigências legais que hoje regulam o ensino superior. Na década de 90, já atuava uma comissão interna de avaliação e, na mesma época, foi realizada uma avaliação por uma comissão internacional de educadores. Foi-se, assim, criando internamente uma cultura de reconhecimento e valorização da avaliação como instrumento para o desenvolvimento institucional.

Projeto Intergeracional da Faculdade da Terceira Idade
Núcleo de Campos do Jordão


Com objetivo de aproximar os jovens dos idosos, a Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap, do Núcleo de Campos do Jordão, desenvolveu nas Creches Municipais da Área Rural, Júlio da Silva (Vila Santo Antônio) e Ana Fragoso (Vila Jardim Márcia), o projeto intergeracional.

Alunos da FTI - Campos do Jordão
 
Entrega dos presentes em uma das creches

Por intermédio da oficina de artes e artesanato, sob a orientação da Artista Plástica Mônica Belda, que também é aluna da Faculdade, foram confeccionados 350 bichos de pelúcia utilizando como matéria prima meias soquetes.
A entrega de todo material produzido pelas alunas da FTI foi realizada no dia 14 de outubro, evento abrilhantado com a apresentação do Coral e contação de histórias.

Faculdade da Terceira Idade
Concursos


 
A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap realizou, dia 15 de outubro, na Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE), os Concursos de Miss e Mister Terceira Idade e Miss e Mister Maturidade.
O evento aberto à comunidade, além de eleger os quatro representantes da Faculdade, contribuiu para a arrecadação de mais de 100kg de sabão em pó destinados a Instituições de Longa Permanência para Idosos em São José dos Campos.
Para participar dos concursos os candidatos tiveram que atender a alguns pré-requisitos, dentre eles possuir de 45 a 59 anos de idade para Miss e Mister Maturidade e 60 anos ou mais para Miss e Mister Terceira Idade.
O corpo de jurados foi composto por representantes da Agência de Modelos Vanderlei Alvarenga; Academia de Dança Val Garcia; Conselho Municipal do Idoso; pelo atual casal da Terceira Idade do Município e pela Coordenadora do Curso de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Comunicação (Fcsac) da Univap.
Os finalistas dos Concursos foram: Solange Maria Alves, 50 anos, e Henrique Menezes Lima, 59 anos, na Categoria Miss e Mister Maturidade; Odete Aparecida de Faria, 62 anos, e João Justino de Sena, 61 anos, Categoria Miss e Mister Terceira Idade.

Ação Odontológica no Jardim Jussara
Parceria com o Ministério Amor e Vida


 
Os docentes do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Dra. Glória G. de Castro, Profa. Dra. Tatiana Martins Teixeira Vera Mendez e Profa. Dra. Ana Christina Claro Neves, acompanhadas das alunas Nathalia Soigg Lam, Jéssica Pimenta dos Santos e Ryan Vilela, participaram, dia 17 de outubro, das 8h às 15h, das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, junto à Escola Municipal Maria Aparecida Santos Ronconi, Jardim Jussara.
Durante o evento, a equipe da Univap ministrou palestra sobre saúde e prevenção de doenças bucais e atendeu crianças, adolescentes e adultos, entre 1 e 60 anos de idade. Os casos mais complicados foram encaminhados para o atendimento especializado nas Clínicas Odontológicas da Universidade, no Campus Urbanova.
O Ministério Amor e Vida é coligado à Organização Evangélica Internacional, fundada em 1957, que procura reunir profissionais voluntários de todas as áreas, por intermédio de parcerias com instituições educacionais, igrejas locais e pessoas da comunidade, com a finalidade de realizar atividades em prol de populações carentes de recursos financeiros das cidades onde atua.

Posse dos Membros do Diretório Central dos Estudantes da Univap

Em cerimônia realizada dia 21 de outubro de 2015, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a gestão ‘Recomeço’, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univap, tomou posse.
Prestigiaram a cerimônia o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha e o Prof. Vinicius Braga, Diretor Regional da Federação Universitária Paulista de Esportes.

 
 

São membros do Diretório Central dos Estudantes da Univap: Rodrigo de Freitas (Presidente); Rodrigo Coelho (Vice-Presidente); Yara Garilglio (Diretora de Comunicação); Caroline Siqueira (Secretária Geral); Raquel Marcondes (2ª Secretária); Natália Silva (Diretora Jurídica); Matheus Barreto (Diretor de Esportes); Gabriel Dória Xavier (Diretor de Eventos); Túlio Xavier (Diretor do Campus Castejón); Rafael Guideão (Diretor do Campus Platanus); Camilla Arantes (Diretora do Campus Urbanova); Ainara Manrique (Diretora de Assistência Estudantil); Gustavo Camargo e Pedro Senne (Tesoureiros) e Abraão Sakuma, Sabrina Almeida e Felipe Fumagalli (Suplentes).
O Reitor desejou sucesso aos membros do Diretório, enfatizando que: “Vejo a organização do DCE como um instrumento de engrandecimento da própria instituição. Temos que ter a visão de conjunto. A vantagem neste aspecto é o grande laboratório de desenvolvimento humano que se tem aqui e as atividades que este organismo proporciona a todos. A Univap está à disposição de vocês. Saúdo e espero o espírito cooperativo rumo ao sucesso, para que no futuro possamos transferir para os que virão uma instituição melhor do que aquela que recebemos”.
Falaram também sobre os desafios e perspectivas futuras a Profa. Maria Regina e o Prof. Aquino, desejando sucesso à gestão do DCE.

Jogos Universitários do Estado de São Paulo 2015
Resultados da Seletiva Regional na Conferência Vale do Paraíba


As equipes esportivas da Univap obtiveram excelentes resultados na Seletiva Regional 2015 dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo (JUESP), promovida pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). As equipes da Universidade, estimuladas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), foram vencedoras e conquistaram 6 dos 8 títulos nas disputas esportivas, além de Vice-Campeãs no Basquete e Futsal Masculino.

 
 

As modalidades vencedoras foram: Futsal Feminino; Basquete Feminino; Vôlei Masculino; Vôlei Feminino; Handebol Masculino e Handebol Feminino. Assim, avançaram para a fase estadual.
Os troféus e medalhas foram entregues dia 21 de outubro, por ocasião da posse dos membros do DCE, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
A entrega da premiação foi feita pelo Diretor Regional − Vale do Paraíba, Prof. Vinicius Braga, na presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; da Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; do Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e do Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha.

Ciclo de Seminários em Física e Astronomia

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, dando continuidade ao Ciclo de Seminários 2015, convidou o Dr. Cristiano Max Wrase, o Dr. Oswaldo Duarte Miranda e a Dra. Cláudia Vilega Rodrigues, todos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Dr. Luiz Marcelo de Mattos Zeri, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, para proferirem palestras, nos dias 21 e 28 de outubro, e 4 e 11 de novembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Dr. Cristiano Max Wrase
 
Dr. Oswaldo Duarte Miranda

As temáticas foram: “Ondas de gravidade Observadas na Atmosfera via Emissão de Aeroluminescência Noturna”, com o Dr. Cristiano Max Wrase; “Buracos Negros Supermassivos versus Taxa Cósmica de Formação Estelar”, Dr. Oswaldo Duarte Miranda; “Medidas de Polarização no contínuo ESPaDOnS”, Dra. Cláudia Vilega Rodrigues e “Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido do Brasil”, Dr. Luís Marcelo de Mattos Zeri.

Dra. Cláudia Vilega Rodrigues
 
Dr. Luiz Marcelo de Mattos Zeri

Dr. Cristiano Max Wrase foi professor e Pesquisador da Univap e atualmente é pesquisador no Inpe na área de geofísica espacial; Dr. Oswaldo Duarte Miranda possui experiência e formação em física e astronomia com ênfase em gravitação e cosmologia; Dra. Cláudia Vilega Rodrigues é presidente da Comissão de Programas dos Telescópios SOAR e CFHT e o Dr. Luiz Marcelo de Mattos Zeri é membro da Sociedade Brasileira de Física (SAB) e da International Astronomical Union (IAU).

Ação Comunitária
Vivendo e Convivendo - Encontro de Geração


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, realizaram, dia 24 de outubro, das 8h às 12h, uma ação comunitária na Casa do Idoso - Unidade Centro, com objetivo de fortalecer os vínculos comunitários e estender os serviços ofertados à comunidade local.

Oficina de Sensibilização e Relacionamentos
 
Dança do Ventre das alunas da FTI

A Ação Comunitária teve como tema “Vivendo e Convivendo - Encontro de Geração" e contou com a participação da Coordenadora da FTI, Profa. Mestra Débora Guedes, que proferiu uma pequena palestra sobre a importância da convivência entre gerações, citando como exemplo o Projeto Intergeracional, existente na Faculdade desde 2002. A ação conjunta contou também com a participação das entidades: Integra; Cecoi Anália Franco; Fundhas (Centro); Grupo Cativa e Rede de Células da Paróquia Espírito Santo.
O evento buscou promover reflexões sobre as atividades de interação entre crianças, jovens e idosos, de forma a favorecer a convivência entre as gerações e romper com os estigmas a respeito das fases da vida, além disso, aproveitaram para celebrar o Dia Internacional do Idoso (comemorado no dia 1º de outubro) e o Dia das Crianças (12 de outubro).
Além da palestra proferida pela Profa. Débora, a equipe da FTI participou da ação comunitária com oficina de sensibilidade e relacionamento, oferecendo experiências sensoriais e trabalho de grupo, bem como a apresentação da dança do ventre com aula aberta para a participação dos presentes.

Visita ao Laboratório de Anatomia
Colégio Tableau


 


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu, dia 28 de outubro, a visita de 35 alunos e professor do Ensino Médio/Técnico do Colégio Tableau − Unidade Jacareí.
Os estudantes conheceram o Laboratório de Anatomia, acompanhados pelo Técnico de Laboratório da FCS, Marcos V. Domiciano Santos, que apresentou as peças sintéticas e anatômicas dos sistemas neurológico, muscular, ósseo e reprodutor.

Show Musical: Choro, Chorinho e Chorões
Jorge do Bandolim e Convidados


Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) tiveram o privilégio de assistir no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, dia 29 de outubro, à apresentação musical "Choro, Chorinho e Chorões, com Jorge do Bandolim e Convidados".
O evento foi organizado e oferecido à Univap para ser realizado na FTI pelos filhos de Jorge Israel (Jorge do Bandolim), Avelino e Ana Maria.

 
 

Jorge Israel de Souza, 86 anos, Cruzeirense de nascimento e joseense de coração desde os 12 anos de idade, é alfaiate de profissão e músico por hobby. Reconhecido no meio musical como Jorge do Bandolim, foi um dos responsáveis pela criação do Clube do Choro Pixinguinha, do qual ainda faz parte.
No show no Teatro da Univap, Jorge do Bandolim contou com a presença de músicos de várias idades, entre eles Carlos Alexandre Wuensche, Luiz Paulo Muricy, Everton Campos e Bruno Bertolino Percussa. Alguns convidados especiais são amigos de longa data, entre eles João Silva, Maestro Cunha e Carlos Cassiano.
A apresentação musical contou com o apoio da Coordenadoria de Cultura, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), e foi realizada em parceria com a FTI, que pôde garantir o acesso dos alunos à cultura, ao lazer e entretenimento, além de promover a convivência em grupo e interatividade entre as pessoas.
O rico repertório apresentou músicas de Waldir Azevedo (Brasileirinho/Pedacinho do Céu); Pixinguinha (Carinhoso/1x0); Jacob do Bandolim (Doce de Coco), entre muitas outras. Algumas canções foram interpretadas pela filha do músico, a cantora Ana Morena, a única da família a seguir os passos do pai.

Curso de Brigada de Incêndio

O Setor de Segurança do Trabalho, sob a responsabilidade de Aline Rosental, organizou, de 3 a 6 de novembro, o Curso de Brigada de Incêndio, no Campus Urbanova, com objetivo de preparar os funcionários dos diversos setores da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono de prédios, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros.

 

Exigida por lei, a Brigada de Incêndio é uma condição geralmente necessária para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse documento certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, contemplando medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas que possam garantir à edificação proteção no segmento de segurança contra incêndios.
A programação do curso, que envolveu aulas teóricas e práticas, foi direcionada a 90 funcionários e abordou as seguintes temáticas: combustão e propagação do calor; métodos de extinção de incêndios; plano de emergência; primeiros socorros e normas e legislação.

Doação e Transplante de Órgãos

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) em parceria com o Núcleo de Captação do Programa de Transplante do Hospital Israelita Albert Einstein (NPCA) e com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) realizaram, dia 4 de novembro, um debate sobre doação e transplante de órgãos.
A palestra inicial sobre “Processo de Doação de Órgãos: Atualidade e Perspectivas” foi ministrada por José Maria do Nascimento Neto, graduado em Enfermagem na Univap em 2009 e atual Enfermeiro Pleno do Projeto NPCA, em São Paulo. Participou também do evento Amadeu Reinato Filho, 59, que realizou um transplante de fígado em 2011.
O debate gratuito foi direcionado aos alunos, profissionais de enfermagem e outros interessados na área da saúde.
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2015 o Brasil apresentou o melhor primeiro trimestre da história, com 1.338 doadores efetivos. As doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, inclusive os mais complexos, que são os transplantes de pulmão, coração e medula óssea.

Programa Mão na Massa
Colégio Poliedro e Colégio Objetivo Aquarius


IP&D/Plasma e sua Natureza
 
FCS/Sangue Bom
 
Fcsac/Produção de Programa
Jornalístico

Alunos dos Colégios Poliedro e Objetivo Aquarius participaram, nos dias 6 e 12 de novembro, respectivamente, do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, oferecido pela Univap, no Campus Urbanova.

FEA/Pintura
 
FCS/Um Dia de Cirurgião Dentista

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi oferecido nos Laboratórios das Faculdades de: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Ciências da Saúde (FCS) e Educação e Artes (FEA), bem como nos Laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e no Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.

CEN/Como Aprender a Produzir Mudas por
Estáquia
 
Feau/Energia e Plasma

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

São José dos Campos
Cidade Saudável


A Univap participou, dia 7 de novembro (sábado), da primeira edição do Programa “Cidade Saudável”, promovido no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

 

Realizado das 8h às 13h, o evento contou com a participação da Univap, do Instituto Athlon, Provisão, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), Sociedade de Amigos do Bairro Cerejeira, Grupo de Escoteiros e Igreja Adventista.
A abertura foi realizada com um flash mob com o tema do programa, seguida de apresentações de liangong (terapia corporal de origem chinesa) e de danças rítmicas (zumba).

 

Foram programadas mais de 30 atrações gratuitas e serviços para diversos públicos, entre eles atividades esportivas, orientações na área da saúde e no final uma Gincana Interativa.
O programa Cidade Saudável é um conceito da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê a valorização da saúde e do bem-estar físico, mental, social, ambiental e cultural da população. O programa envolve a participação de diversos setores da sociedade. Participam empresas, clubes, sindicatos, associações de moradores, entre outros.

Alunos da E. E. Profa. Ilza Irma Moeller Coppio Visitam a Univap

FEA/Cento de Estudos da Natureza
 
Feau/Laboratório de Química Geral
 
FCS/Hidroterapia

Os alunos de 2º ano do Ensino Médio, acompanhados das Professoras Erika C. Veloso Fernandes e Cristiane Chamusca Passos, da Escola Estadual Profa. Ilza Irma Moeller Coppio, localizada na Vila Sinhá, em São José dos Campos, visitaram, dia 10 de novembro, no período da tarde, as instalações do Campus Urbanova da Univap.

FCS/Odontologia
 
Fcsac/TV Univap

Os alunos foram recebidos no Centro de Estudos da Natureza (CEN), sob a responsabilidade da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais; em seguida, visitaram alguns laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), incluindo o curso de Odontologia no Bloco 4; a TV Univap; o curso de Educação Física, também pertencente à FEA, e encerraram a visita na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

FEA/Ed. Física
 
Fcsac/Estúdio de Rádio

A recepção às Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.

Encontro com Cerimonialistas

O Gestor de Cessão e Uso de Espaços Físicos da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, Sidney Rodolfo Queiroz, e a Coordenadora Comercial e de Relacionamento com o Mercado, Claudia Cury, promoveram, dia 10 de novembro, no Salão de Festas da Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, um encontro com cerimonialistas e profissionais da área de festas e eventos da região.

Encontro realizado no dia 10 de novembro
 
Cerimonialistas e funcionários, dia 7 de
dezembro, na Capela do Campus Urbanova

Desde de setembro, a equipe da Univap vem convidando esses profissionais com objetivos de apresentar todos os espaços disponíveis para locação na FVE/Univap, compartilhar experiências, incrementar o relacionamento e a prestação de serviços com clientes, bem como acatar sugestões de melhorias. Três encontros nesses moldes foram realizados nos dias 2 de setembro, 10 de novembro e 7 de dezembro.
Participaram também dos encontros no Campus Urbanova os Engenheiros da FVE/Univap, Ricardo Jofre, Eduardo Iamamoto, Luiz Eduardo Mendes e a Arquiteta Claudilene Ribeiro Simões.

1° Simpósio de Diagnóstico por Imagem

O Instituto de Tecnologia e Saúde (ITS), em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e o Curso Superior em Radiologia, realizaram, dia 10 de novembro, o 1° Simpósio de Diagnóstico por Imagem.
O evento direcionado aos alunos e ex-alunos da Escola ITS, aos profissionais da área de Radiologia e a outros interessados foi realizado a partir das 19h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.

Palestrante Convidada
 
Vista Parcial do Auditório

A comissão organizadora do evento aproveitou a ocasião para comemorar o descobrimento do Raios-X, em 8 de novembro de 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.
Participaram do Simpósio a Tecnóloga em Saúde e Pós-Graduada em Radiologia Médica − Engenharia Clínica − Aplication de Sistemas Digitais AGFA, Cibele Pereira, que ministrou a palestra “Avanços da Radiologia Digital”; o Engenheiro Biomédico da Johnson & Jonhson, Roberto Pizarro Sanches, que falou sobre o uso do carto eletro fisiologia/ablação cardíaca − protocolo de TC com reconstrução para ablação e procedimento na hemodinâmica; a Médica Radiologista e Coordenadora da Residência Médica em Radiologia do Hospital Frei Galvão em Guaratinguetá, Dra. Adriana Ferraiolo de Freitas, sobre “Qualidade da Imagem Radiográfica Produzida pelo Técnico”.
A organização arrecadou com a inscrição solidária 127kg de alimentos não perecíveis, que foram doados para a o Programa Mesa Brasil do Sesc de São José dos Campos.

Presidente do TRT da 15ª Região na Faculdade de Direito

A direção da Faculdade de Direito da Univap convidou o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Desembargador Dr. Lorival Ferreira dos Santos, para ministrar uma palestra aos alunos, dia 11 de novembro, sob a temática: “A Proteção do Emprego na Constituição de 1988”.
A palestra foi proferida no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, que está localizado na Faculdade de Direito do Campus Castejón.

Ao centro, Dr. Sérgio Bacha, Dr. Lorival e o
Reitor da Univap
 
Dr. Lorival durante sua palestra

Dr. Lorival é formado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araçatuba/SP e em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, da mesma cidade. É Mestre em Direito Processual Civil e Especialista em Direito das Relações Sociais. Foi juiz do Trabalho substituto nos municípios paulistas de Itu, Ourinhos, Marília, Campinas e Fernandópolis, e também na capital do Estado. Em 2002, foi promovido por merecimento ao cargo de juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas). Preside, desde dezembro de 2006, a 5ª Câmara de julgamento do TRT. Integra, ainda, a Seção de Dissídio Coletivo do Tribunal Regional, entre outras importantes atividades.
Receberam o ilustre convidado o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha; Dr. Roberto Guenji Koga; Dr. Luiz Fernando Faria de Souza, Presidente da Associação dos Advogados de São José dos Campos; Prof. Marco Antonio Folegatti de Rezende, representante do Corpo Docente da Faculdade; Dra. Antonia Santana, Juíza Diretora do Fórum Trabalhista de São José dos Campos; Prof. Clélio Marcondes Filho, Docente da Congregação e Decano da Faculdade; Fernando Salerno, Diretor Responsável pelo Jornal O Vale, e Lucan Vinicius Viana Branquinho, Representante do Corpo Discente da FD.

XI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

O XI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde, evento gratuito promovido pela Ativia − Planos de Saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi realizado dia 12 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

Palestra de Abertura
 
Patrícia Goulart da Rosa Cardoso
 
Público Presente

O Seminário contou com a apresentação de diversos palestrantes, entre eles o Prof. João Lucio Neto e Profa. Silvana Pettinato, que fizeram a abertura oficial do evento; a responsável técnica pelo Centro de Práticas Supervisionadas da FCS/Univap, Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, ministrou uma palestra sobre a temática: Atitudes e Condutas Saudáveis - Refletindo na Qualidade de Vida; o administrador de empresas, Marcelo de Elias: Mundanças! Prepare-se para Elas! e o Sócio-Diretor da LAT&F Treinamentos e Consultoria de Luxo, Lincoln Firoozmand: O Líder 360°.
O X Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde da Ativia contou com o patrocínio da empresa Tomovale e apoio do Hospital Alvorada.

Dia da Consciência Negra
Palestra com Eloisa Helena


A Faculdade de Educação e Artes (FEA), com objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), convidou a Jornalista Eloísa Helena, Diretora Geral das Quilombelas, para ministrar uma palestra aos alunos em 12 de novembro, no Auditório do Bloco 1, no Campus Urbanova.

Palestrante Convidada
 
Apresentação do Grupo de Jongo Mistura de
Raça

A abertura do evento contou com a apresentação do Grupo de Jongo Mistura de Raça, a leitura biográfica sobre Carolina Maria de Jesus, autora do livro “Quarteto de Despejo” e um sarau com a participação da plateia, que leu alguns trechos do referido livro.
Eloisa Helena coordena o Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos, formado em 2005 com o objetivo de discutir assuntos ligados às mulheres negras, em especial aos temas relacionados à saúde e autoestima. Feminista militante do Movimento Negro, também é integrante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Segurança Jurídica no Processo de Proteção da Propriedade Intelectual
Parceira NIT Mantiqueira, Univap e LES Brasil


Em parceria com o Arranjo NIT Mantiqueira e a Univap, a LES Brasil realizou, entre os dias 16 e 19 de novembro, uma série de palestras sobre conceitos e atividades que envolvem a área de propriedade intelectual, denominada “Ciclo de Capacitação em Segurança Jurídica no Processo de Proteção da Propriedade Intelectual”.

 
 

As palestras foram proferidas no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Participaram das palestras oferecidas em quatro módulos, com a duração de oito horas cada uma delas, pessoas envolvidas com propriedade intelectual, advogados, gestores de núcleo de inovação e tecnologia e também gestores de contratos.
No dia 16, o Curso LES 101 tratou da temática: Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Licenciamento, ministrada por Alexandre Fragoso Machado, Vanessa Ferro e Karina Haidar Müller. No dia 17, Curso LES 102 − Preenchimento e Administração de Portfólio de Bens de Propriedade Intelectual, por Marcela Trigo e Eduardo Rodrigues Junior; dia 18, Curso LES 103 − Avaliação de Bens de Propriedade Intelectual e Negociação, por Eduardo Mello e Souza e Eduardo Rodrigues Junior e no dia 19, Lei de Inovação e Incentivos à Inovação, por José Carlos Vaz e Dias e Luiz Ricardo Marinello.

 
 

O NIT Mantiqueira (Núcleo de Inovação Tecnológica Mantiqueira) é um arranjo de NITs do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, ligado à Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo federal. Sua origem tem como base o artigo 16 da Lei de Inovação Nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que afirma que a ICT deverá dispor de núcleo de inovação tecnológica próprio ou em associação com outras ICTs, com a finalidade de gerir sua política de inovação.
A LES Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que objetiva a promoção da cultura do licenciamento no território brasileiro, a formação de executivos e profissionais qualificados para facilitar a transferência de tecnologia, a formação de parcerias tecnológicas e a exploração dos direitos de propriedade intelectual.

Almoço & Negócios no Ciesp de São José dos Campos

O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, acompanhado pelos pesquisadores da Universidade, Prof. Dr. Airton A. Martin; Profa. Dra. Priscila Favero (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica/IP&D); Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa (Vice-Presidente da FVE e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde); Prof. Dr. Mário Oliveira Lima (Coordenador do Curso de Graduação em Fisioterapia/FCS e Responsável pelas pesquisas no Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora/IP&D) e também por Claudia Cury, Coordenadora Comercial e de Relacionamento com o Mercado da Univap, participaram, dia 16 de novembro, do Almoço & Negócios no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de São José dos Campos.

O Reitor, durante a apresentação dos
trabalhos da Univap
 
Profa. Priscila, Profa. Emília e Prof.
Airton
 
Prof. Mário

Realizado semanalmente na sede do Ciesp, o Almoço & Negócios tem por objetivo apresentar aos empresários e associados temas de relevância no cenário atual do município e da região.
Por ocasião do almoço, o Diretor do Ciesp, Sr. Almir Fernandes, fez as honras da casa e convidou o Reitor da Univap para falar sobre as oportunidades de avanços tecnológicos e de inovação empresarial desenvolvidos na Universidade a serviço da Comunidade. Também foram apresentadas pelo Prof. Airton informações a respeito do número de alunos matriculados nas áreas de Mestrado e Doutorado, das parcerias internacionais estabelecidas e reconhecimento às pesquisas realizadas na Universidade por órgãos de fomento, instituições internacionais e revistas indexadas. O Prof. Mário destacou o trabalho desenvolvido com o uso das novas tecnologias para as pessoas com necessidades especiais (deficiências), por intermédio da sua aplicabilidade nos serviços e equipamentos, em especial o desenvolvimento das próteses robóticas, dos atendimentos gratuitos realizados na área da saúde e das atividades desenvolvidas por intermédio do esporte adaptado. Todo trabalho apresentado no Ciesp foi documentado por intermédio de filmes, fotos e notícias publicadas na imprensa local.
Os empresários presentes ficaram bem impressionados com o que viram e pediram vários esclarecimentos aos pesquisadores da Universidade. Desta forma, o Reitor formalizou um convite para uma visita in loco à Univap, acertada para o mês de fevereiro de 2016, cuja data será definida posteriormente.
Após essa apresentação, a Univap passará a participar mensalmente dos encontros no Ciesp, contribuindo por meio do conhecimento, da experiência acadêmica e de pesquisa de seus docentes, buscando, assim, maior interação com o mercado profissional do município e da região.

Julgamentos Simulados
A Redução da Maioridade Penal no Brasil


 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 17 e 24 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que este ano discutiram “A Redução da Maioridade Penal no Brasil”.
Os alunos começaram a ser preparados pelos responsáveis pelo projeto, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, desde do início do ano, por intermédio de uma série de atividades que envolveram aulas, debates, palestras, seminários e a produção de artigos de iniciação científica.
A atividade interdisciplinar relativa ao projeto Julgamentos Simulados faz parte da disciplina “Direito e Sociedade II”, e envolve todos os alunos do 1º e 2º período semestrais (1º ano) do curso.
Abertos à participação da comunidade, os Julgamentos Simulados foram realizados em três sessões, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.
Os Julgamentos Simulados reproduzem um verdadeiro Tribunal do Júri e os alunos usam os trajes específicos de juízes (becas). Na sessão pública deste julgamento, com a duração de 3 horas, foram apresentadas as peças jurídicas, em que a promotoria (6 alunos) apresentou a sua tese contra a redução da lei de maioridade penal no Brasil e os advogados (6 alunos) seus argumentos a favor desta redução. Em seguida, Promotoria e Advogados apresentaram suas alegações e testemunhas, com debate direto entre promotores e advogados. Ao final, os jurados (alunos) debateram e apresentaram suas deliberações, que foram lidas ao público fundamentando suas decisões.
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito da Univap fazem parte de um Projeto Pedagógico inovador, que busca oferecer o ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e o conhecimento de outras áreas do Direito.
Os resultados dos julgamentos ficaram assim definidos: os alunos do 2º Ano − Matutino - com 7 votos dados à Promotoria contra 4 à Defesa e os jurados se decidiram Contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil; A Turma do 2º Ano “A” − Noturno - com 6 votos dados à Defesa contra 1 à Promotoria e os jurados se decidiram à Favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil; Já os alunos do 2º Ano “B” − com 5 votos dados à Promotoria contra 2 dados à Defesa, os jurados se decidiram contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.

2ª Jornada de Psicanálise
Entre a Adição e a Toxicomania


Profª Mestra Marcella Oliveira
 
Francisco Duarte

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) da Univap, realizou, no dia 18 de novembro, a partir das 18h30, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a 2ª Jornada de Psicanálise − Entre a Adição e a Toxicomania.

Tereza Elizete Gonçalves
 
Público Presente

O evento, gratuito e aberto à participação do público externo, contou com a realização das seguintes palestras: Compulsões, toxicomanias e direção de tratamento, proferida pela Profª Mestra Marcella Oliveira − Psicanalista Mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise: teoria e técnica, da Univap; Adição: do vazio, a compulsão e vivência da dor, por Francisco Duarte − Psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela USP; Da dor e das delícias de ser quem se é, pela Psicóloga Tereza Elizete Gonçalves − Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e organizadora de livros como “Restauração dos Circuitos da Esperança”.

ACI Entrega a Bandeira Nacional e CD de Hinos Pátrios à Univap

 
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI), representada pelo Diretor de Negócios, Ernani Nei Silva, e pela Gerente, Renata Aluísio, entregou, dia 19 de novembro, ao Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, a Bandeira do Brasil e um CD com hinos pátrios, com objetivo de reacender o civismo e os valores da nação.
A iniciativa é da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que apresentou em seu 16º Congresso, realizado no início do mês de novembro, no Guarujá, um documento sobre o atual momento do Brasil para cerca de 400 entidades filiadas. A “Carta do Guarujá” elenca 12 pontos para a recuperação da autoestima dos brasileiros e representa a contribuição da Facesp à população. O documento cita, ainda, que o Brasil nunca precisou tanto de um choque de moralidade e de gestão.
Durante o referido congresso, foi firmado o compromisso com todas as Associações de entregar a uma escola local um conteúdo simbólico, a fim de promover o patriotismo.
A ACI escolheu a Univap por acreditar que a educação é o passo inicial para a retomada de uma sociedade mais justa.
Na carta entregue ao Reitor, o Presidente da ACI de São José dos Campos, Felipe Cury, enfatiza: “E agora, com objetivo de recuperar nossos princípios básicos de Ordem e Progresso, lhe entregamos esta bandeira, não só como símbolo da Pátria, mas também como um marco para a reconstrução moral do País, reacendendo nosso civismo e retomando nossos valores .... Que esta bandeira nos ajude a resgatar os valores de cidadania de nossos jovens, semeando um futuro consciente e ético”.


Show Beneficente em Prol de Idosos do Município
Faculdade da Terceira Idade


Com objetivo de arrecadar fraldas geriátricas para serem doadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos de São José dos Campos, a Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, realizou, dia 19 de novembro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o Show Beneficente “Planeta: Luzes, Tecnologia e Biodiversidade”.

Expressão Artística
 
Coral Viva Voz
 
Público Presente

As performances apresentadas no Show contaram com a participação dos alunos por meio de expressões artísticas e culturais, exposição de painel de ciências e do Coral Viva Voz da FTI, regido pelo Maestro Prof. José Roberto Cannizza Filho.

Cartão de Natal