239ª Edição - Ano VIII
De 10 a 30 de outubro/2015
         
 

Programa de Reconstituição Mamária na Univap

A Univap inicia, em 2016, um serviço inédito e único no Brasil: a reconstituição da areóla e mamilo (na linguagem popular, o bico do seio), por intermédio de uma prótese de silicone pigmentada, de modo a simular o lado contralateral, e colada ao corpo com adesivo especialmente desenvolvido para esse fim.

Especialidades na Odontologia
Atendimentos Específicos
 
Prótese do Complexo Aréolo-Mamilar

A ideia é resgatar a autoestima de mulheres que sofreram mutilação cirúrgica em decorrência do câncer de mama, que, invariavelmente, acarreta desequilíbrio emocional e é fonte de depressão.
A mama feminina, além de sua função biológica, tem um significado particularmente importante na identificação sexual da mulher, na sua autoimagem e autoestima, pois é vista como símbolo de feminilidade. Dessa maneira, a associação do sentido de perda ao medo das consequências do câncer pode assumir proporções catastróficas para a mulher.

Colégio Univap − Unidade Aquarius Recebe Certificação da Unesco
Programa das Escolas Associadas


O Assessor da Educação Básica da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios, Universidade e Parque Tecnológico da Univap, Prof. Mestre Peterson Fernandes, e a Diretora do Colégio Univap − Unidade Aquarius, Profa. Mestra Jandira Aligieri, participaram da cerimônia de entrega de certificados no Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da Unesco, realizado em Curitiba, de 30 de setembro a 2 de outubro.

O Prof. Peterson, Eliana Pereira,
representante do PEA/SP e a Profa. Jandira
 
Reconhecimento

O Programa das Escolas Associadas (PEA) da Unesco é uma rede de escolas dispostas a criar e praticar educação com o compromisso de construir a paz nas mentes das crianças e jovens, capacitando-os a se tornarem cidadãos responsáveis e atentos, local e globalmente. Sua base educativa tem o objetivo de promover "aprendizagem durante a vida" e "habilidades e competências para toda a vida" como componentes-chave da qualidade de educação.
Na cerimônia, além do anúncio das novas instituições participantes do Programa e da entrega dos certificados, foram realizadas palestras e discussões. Interação, troca de experiências e orientações sobre os novos projetos que se transformem, no futuro, em práticas pedagógicas também fizeram parte da programação.
De acordo com a Profa. Jandira Aligieri, pertencer ao Programa das Escolas Associadas, além de ser uma honra, é um compromisso que o Colégio assume com a qualidade, com a prática de uma educação humanista que promova a paz, a sustentabilidade, o encontro entre os povos e as culturas.

Pesquisador de Exterior Visita Laboratório do IP&D

 
Palestra ministrada pelo Dr. Jean-Baptiste à equipe do
GAA, dia 6 de outubro no IP&D
O Grupo de Astroquímica e Astrobiologia (GAA) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) recebe a visita do pesquisador francês, Dr. Jean-Baptiste Bossa, da Universidade de Leiden - Holanda, que chegou em São José dos Campos dia 1º de outubro e permanecerá até dezembro de 2015.
O pesquisador, especialista em grãos de poeira interestelar e espectroscopia no infravermelho, irá realizar trabalhos de colaboração científica e troca de conhecimentos.
O projeto para receber o pesquisador visitante tem a supervisão do Prof. Dr. Sergio Pilling, coordenador do Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia (LASA) da Univap e foi aprovado e financiado pela Fapesp (#2015/16976-2). A parceria permitirá ampliar os conhecimentos da equipe do GAA na área de astroquímica experimental, fortalecer o vínculo inter-institucional com a Universidade de Leiden e promover a imagem da Univap no cenário internacional. Além disso, permitirá a prática do idioma inglês entre os membros do grupo.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra. Essa linha de pesquisa é uma das diversas disponíveis na Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap.

Show com Matheus Estevão
Projeto Torna-se Realidade


O aluno do 2° período semestral (1° ano), do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Matheus Estevão, 20 anos, lançou no dia 4 de outubro, no Teatro Univap Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o seu primeiro EP (CD reduzido) denominado “Vou com o Vento”.
O aluno da Univap, cantor e compositor, começou sua carreira apresentando suas canções em praças públicas de várias cidades da região, em espaços culturais e na internet. Já realizou apresentações em festivais independentes e abriu shows de bandas conhecidas, entre elas, “A Banca do Charlie Brown Jr.”
Há mais de um ano vinha trabalhando no Projeto “Vou com o Vento”, que propõe intervenções artísticas em meios urbanos, preocupado por estar se distanciando do seu sonho em ser músico.

O músico Matheus Estevão
 
A Banda
 
Vista parcial do Teatro Univap

Desde o início de seu trabalho, em 2013, ganhou visibilidade junto à imprensa e foi entrevistado no final daquele ano pela equipe de reportagem no Caderno Viver do Jornal O Vale. Em abril de 2014, recebeu a atenção da produção do programa Vanguarda Mix, que pautou uma reportagem com ele no município de Taubaté. Participou,em agosto de 2015,do Programa Quem Você Tira? no SBT, vencendo os quatro concorrentes. Outros meios de comunicação também procuram Matheus, com intuito de conhecer e colaborar na divulgação de seu refinado trabalho como compositor.

I Congresso do Sudeste de Fisioterapia Cardiorrespiratória e
Fisioterapia em Terapia Intensiva


A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), com apoio do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e do Instituto Policlin de Ensino e Pesquisa (Ipep), realizou, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o I Congresso do Sudeste de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (I Sudesfir).

Dra. Leny, Dra. Carmen e o Prof. Dr. Mário na
abertura do evento
 
Palestra da Profa. Dra. Alessandra

Sob a temática “Interdisciplinaridade, Ciência e Segurança do Paciente”, o Congresso reuniu renomados profissionais da área de diversas instituições, entre elas, a Universidade Federal de São Paulo; Hospital Albert Einsten (São Paulo); Hospital Sírio-Libanês (São Paulo); Hospital Pio XII (São José dos Campos); Hospital Vivale (São José dos Campos); Hospital Policlin (São José dos Campos) e Hospital Santos Dumont (São José dos Campos).
Estiveram presentes na abertura do evento a Diretora Regional da Assobrafir/SP, Dra. Leny Vieira Cavalheiro; a Tesoureira da Regional da Asssobrafir/SP, Dra. Carmen Cleide da Mota Dutra; o Coordenador do Curso de Fisioterapia da Univap, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e a Profa. Mestra Fernanda Napoleone, representando a comissão organizadora.

Dra. Carmen Dutra (Assobrafir); Profa. Ma.
Fernanda (Univap) e Dra. Leny (Assobrafir)
 
Profa.  Fernanda Napoleone e alunos do
Curso de Fisioterapia/FCS

A programação do Congresso envolveu os seguintes temas: Reabilitação Cardíaca/Pulmonar; Ventilação Mecânica; Pediatria e Neonatologia; Mobilização Precoce; Quais Escalas Funcionais Usamos em UTI?; Como Fazer a Mobilização Precoce na Prática − Experiência de Instituições Diferentes; VNI em Pediatria: Desafios Enfrentados e Alcance dos Melhores Resultados; dentre outras. A mini conferência sobre o Sistema Móvel Interativo para Exercício Respiratório: a Tecnologia a Serviço da Saúde, ministrada pela Profa. Dra. Alessandra Fagundes de Almeida, docente do Curso de Fisioterapia da FCS/Univap, foi um dos destaques do evento.

Meeting Univap
Concessionária Tamoios


Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os diversos públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e sua equipe de trabalho receberam, dia 8 de outubro, no período da manhã, no Campus Urbanova, os representantes da Concessionária Tamoios.

Visita às Antigas Cavas de Areia
 
Centro de Reabilitação de Animais
Silvestres
 
Serpentário

Participaram do encontro o Diretor Presidente, Marcelo Stachow Machado; o Diretor de Engenharia e Operação, Paulo Roberto Negreiros; o Assessor Jurídico e Relações Institucionais, Alberto Sogayar; o Assessor de Comunicação, Ouvidoria e Qualidade, Marcos Elia Galvão; o Gerente de TI & Sistemas, Constantino Pritsopoulos; o Gerente de Meio Ambiente, Flavio Café; o Supervisor de Comunicação, Alex Bicudo de Oliveira; a Supervisora de Meio Ambiente, Priscila Rodrigues de Sousa; o Analista de Meio Ambiente, Gabriel de Almeida Siqueira, a Técnica do Departamento de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Desgualdo P. O. Bueno e Tatiana Motta, responsável pelo Corredor Ecológico.

Dia do Fisioterapeuta
13 de outubro


A fim de comemorar o Dia do Fisioterapeuta, celebrado dia 13 de outubro, a Coordenadoria do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap organizou um Seminário com a participação de diversos profissionais da área.
O evento foi realizado no Auditório Verde da FCS − Bloco 9, no Campus Urbanova, nos períodos da manhã e noite.

A entrada principal do evento
 
O Coordenador do Curso, Dr. Mário
com Dr. Rodrigo Fontes
 
Vista parcial do público presente

No período da manhã, as palestras foram: “Empreendedorismo clínico e visão de mercado”, ministrada pelo Dr. Rodrigo Fontes e “Programa de reabilitação pós-câncer de mama: vivência prática”, proferida pela discente Gabriela Souza e Profa. Mestra Izabela Mendes.
Já no período da noite,“Empreendedorismo e fisioterapia: uma parceria de sucesso”, com a participação da Dra. Ana Cristina Salomon Coelho, e repetição da palestra proferida no período da manhã sobre o “Programa de reabilitação pós-câncer de mama: vivência prática”.

Atividades do Instituto Avon
 
Cuidados com a beleza
 
Programa de Reabilitação Pós-Câncer
de Mama

Como o Dia do Fisioterapeuta é comemorado no mês da campanha “Outubro Rosa”, movimento popular internacionalmente conhecido e que trabalha em ações para a prevenção e cura do câncer de mama, as palestras foram realizadas com ênfase na referida temática, ocasião em que os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o programa de reabilitação pós-câncer de mama desenvolvido na Universidade e que atende gratuitamente as pacientes da RMVale.
“Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Workshop sobre Dentística

Com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o Prof. Dr. Luís Eduardo Soares, da Disciplina de Dentística, propôs às empresas FMG Produtos Odontológicos e TDV Dental, a realização de atividades práticas na forma de Hands On. As atividades laboratoriais foram divididas em quatro temas e realizadas em quatro dias separadamente: Restaurações em Resina Composta do tipo classe III, classe IV, utilização de sistemas matrizes e acabamento e polimento de restauraçãoes. Participaram ainda da atividade as professoras Dra. Ilene Cristine Rosia Cesar e Dra. Priscila Christiane Suzy Liporoni e as consultoras Cássia Riquena de Matos e Elis Debora Lopes Rocha.

 
 

A Resina Composta é um material usado na Odontologia com a finalidade de restaurar os dentes. Sua aplicação é bem ampla, podendo ser utilizada para mudar a forma dos dentes, restaurá-los e preencher cavidades provocadas pela cárie dental. Os sistemas de matriz são utilizados para dar o contorno em cavidades que envolvam a face lateral do dente.
As atividades foram realizadas nos dias 13 e 20 de outubro (empresa FGM) e dias 3 e 17 de novembro (empresa TDV).
O cirurgião-dentista graduado na Odontologia da FCS/Univap é capacitado para o exercício das atividades em saúde bucal, dentro de altos padrões de qualidade, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade socioeconômica brasileira e suas peculiaridades regionais. O curso está em consonância com a Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, apresenta carga horária de 4.095 horas/aula e tem a duração mínima de 4 anos ou 8 semestres.

Seminário em Física e Astronomia
Solar Burst Analysis Using a 3D Magnetic Loop Model


 
Em continuidade aos Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), a coordenadoria do Doutorado convidou o Dr. Joaquim E. R. Costa, especialista na área da Astronomia com ênfase em Heliofísica, para ministrar uma palestra aos alunos, dia 14 de outubro, no Auditório “Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos”,no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, no Campus Urbanova, sob a temática: Solar Burst Analysis Using a 3D Magnetic Loop Model (Análise explosão solar usando um loop magnetic modelo 3D).
O palestrante convidado é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde concluiu o Mestrado e Doutorado em Astrofísica. É Chefe da Divisão de Astrofísica do Inpe, onde atua também como docente. Participa como Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Embrace (Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial). Possui experiência na área de Astronomia, com ênfase em Heliofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de explosões solares em ambientes inomogêneos complexos com diagnósticos em vários comprimentos de onda; atmosfera quiescente solar; instrumentação em radioastronomia; modelos de variáveis cataclísmicas magnéticas e modelos de previsão em clima espacial.

Programa Mão na Massa
Colégio Rezende e Rezende


Alunos do Colégio Rezende e Rezende participaram, dia 15 de outubro, do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Univap.

CEN/Diversidade dos Invertebrados
 
Fcsac/Importância das Especiarias na
Gastronomia
 
FCS/Balança do Equilíbrio

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi oferecido nos Laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Ciências da Saúde (FCS) e Educação e Artes (FEA), que inclui o Centro de Estudos da Natureza (CEN).

FEA/Pintura
 
FEA/Avaliação Física
 
Feau/Sistemas Robóticos

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Dia dos Professores
15 de outubro


 
Parte dos docentes da Faculdade de Educação e Artes
homenageados


A fim de comemorar o Dia dos Professores, celebrado dia 15 de outubro, as Faculdades de Direito, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e de Educação e Artes prestaram homenagem aos docentes.
A Reitoria, em reconhecimento à dedicação e ao compromisso na formação dos alunos da Univap, enviou aos professores uma agenda de 2016 e um cartão de agradecimento.

Lançamento do Livro “A sua bênção, Chico Triste”

A Coordenadoria de Cultura da Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organizou, dia 15 de outubro, às 19h30, o lançamento do livro do jornalista Luiz Paulo Costa, intitulado “A sua bênção, Chico Triste”, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

Jornalista Luiz Paulo Costa
 
Vista Parcial do Auditório

O livro conta a vida e a obra do professor, jornalista e folclorista Francisco Pereira da Silva, mais conhecido como Chico Triste.
O autor, Luiz Paulo Costa, nasceu dia 9 de julho de 1943, em São José dos Campos. É jornalista e foi vereador no município durante 20 anos (1977/1996). Trabalhou na Prefeitura Municipal de 1997 a 2012 em diversos cargos. Como profissional da imprensa integrou equipes de jornalismo que receberam o “Prêmio Esso”, em 1972, pela revista “Realidade”, edição especial “Nossas Cidades”, sobre os dramas urbanos e sociais das cidades brasileiras, e, em 1975, pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, pela cobertura das geadas. É autor de três livros: “Na Luta Pelos Direitos do Povo” (Editora Hucitec, 1982); “Corrupção − A Câmara no Banco dos Reús” e “Histórias e Estórias de São José dos Campos”, (JAC Editora, 2005). Em seu depoimento na Univap, relatou as vivências no período da ditadura militar, como preso político, dentre outros assuntos.

Outubro Rosa
Combate ao Câncer de Mama


As Faculdades de Direito, Ciências da Saúde e da Terceira Idade aderiram à Campanha de Combate ao Câncer de Mama, intitulada: “Outubro Rosa”, envolvendo os alunos e docentes.
Nos diversos espaços da Universidade, as manifestações foram realizadas por intermédio de palestras e outras ações, com objetivo de alertar e de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância de realizar exames preventivos para evitar o câncer de mama.

Dia do Fisioterapeuta no Campus Urbanova
 
Alunos da FTI em frente ao Prédio da
Faculdade de Direito, Campus Castejón

O movimento popular, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Samba da Cachaça

 

A Coordenadoria de Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap, cedeu espaço no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, dia 16 de outubro, às 19h, para a apresentação do grupo Samba da Cachaça.
Com a entrada franca, o público pode prestigiar o repertório e as belas canções da velha guarda. O lema do grupo é não deixar o velho samba ser modificado pelas várias novas modalidades de ritmos.

Aulas de Ginástica no Curso de Educação Física

 
O Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) oferece gratuitamente para professores, alunos e funcionários do Sistema FVE de Educação, bem como aos funcionários das empresas instaladas no Parque Tecnológico Univap, aulas de ginástica ministradas pela Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Patrícia Mara Danella Zácaro.
Para participar das atividades, oferecidas duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras), das 17h30 às 18h, os interessados deverão formalizar sua inscrição diretamente com a professora (Bloco 3 − Campus Urbanova) e apresentar um atestado médico, de preferência cardiológico.



Informações na FEA/Educação Física, pelos telefones: 3947-1008 ou 3947-1246

Duo Sonarte
Homenagem ao Dia dos Professores


Para homenagear o Dia dos Professores, celebrado dia 15 de outubro, a Coordenadoria de Cultura, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou, dia 18 de outubro, às 19h, o concerto Duo Sonarte, no Teatro Univap Moacyr Benedicto de Souza.

Clara Zarur e Evon Piffer
 
Público Presente

Clara Zarur (piano) e Evon Piffer (flauta) tocaram as músicas de Astor Piazzolla, entre elasTango Preparense, Fuga y Mistério, La Muerte del Angel e outros sucessos.

5ª Semana da Faculdade de Educação e Artes

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, nos dias 19 a 21 de outubro, no Campus Urbanova, a 5ª Semana da Faculdade de Educação e Artes, como tema principal: “Diversidade e Respeito”.
O evento é organizado para que haja maior participação dos alunos em atividades complementares que abordem temas de grande relevância. Isso possibilita uma melhor formação acadêmica e uma integração entre alunos de todos os cursos com profissionais de várias áreas.
A programação envolveu a realização de palestras, práticas profissionais, mesa redonda e show de talentos.

Abertura da Semana no período da
noite com o Coral Viva Voz da FTI
 
Participantes da Mesa Redonda
“Diversidade e Respeito”
 
Matheus fala sobre superação

A abertura da Semana foi realizada dia 19 de outubro, no período da manhã, no Auditório B da Faculdade, com as palestras: “Superação: uma transformação por intermédio da prática de exercícios físicos”, ministrada por Matheus de Carvalho Sampei e “Asma e Exercício Físico”, pela Fisioterapeuta Milene Granja Saccomani. No período da noite, as atividades foram realizadas no Auditório da Biblioteca Central, com apresentação do Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade Univap, sob regência do Prof. Mestre José Roberto Cannizza Filho, e com a Mesa Redonda “Diversidade e Respeito”, cuja temática surgiu da necessidade de promover uma reflexão baseada nos princípios da consciência política e histórica da diversidade.

17ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) realizou, de 19 a 21 de outubro, no Campus Urbanova, a “17ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau)”.
O objetivo do evento é integrar estudantes com os profissionais das diversas áreas das engenharias e da arquitetura, trazendo para dentro da Universidade tendências de mercado e apresentando as mudanças de perfil dos atuais profissionais.

Palestra de abertura no Ceplade
 
Vista parcial do saguão/1º Piso
 
Exposição de Aquarelas e Maquetes

A abertura oficial da Semana foi realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo;do Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação e Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa;da Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade (Prius), Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva;do Diretor da Feau, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; dos Coordenadores de Cursos, dos alunos e de outros convidados.

Meeting Univap
Jornal O Vale


Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os diversos públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e sua equipe de trabalho receberam, dia 21 de outubro, no período da manhã, no Campus Urbanova, o Editor-Chefe Hélcio Costa e o Chefe de Reportagem Cláudio Souza, ambos do Jornal O Vale.

Laboratório de Espectroscopia Vibracional
Biomédica
 
Laboratório de Nanotecnologia e
Processamento a Plasmas

Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Laboratório de Nanotecnologia e Processamento a Plasmas e o Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica, localizados no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), assim como parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), local onde receberam informações de algumas pesquisas da área de Fisioterapia, entre elas os programas de reabilitação em mulheres pós-câncer de mama, com a utilização de um exoesqueleto, e pesquisas em para-atleta com lesão medular, visando alto rendimento por intermédio de práticas de canoagem e handbike, além de desenvolvimento de equipamentos para essas modalidades.

Hidroterapia
 
Encontro com o Reitor, Pró-Reitores e
Diretores de Faculdades

Após as visitas às instalações da Universidade, o Reitor e os diretores das Faculdades, juntamente ao Chefe de Gabinete, receberam os visitantes no Gabinete da Reitoria para um bate-papo e considerações finais.
Outros encontros nesses moldes estão sendo realizados desde 2014. Já visitaram a Univap um grupo de gestores de Recursos Humanos; representantes da OAB; professores e funcionários da Faculdade de Direito; dirigentes de escolas particulares e da rede municipal;entidades classistas;empresários do Parque Tecnológico Univap e incubadoras de empresas; vereadores de São José dos Campos; TV Vanguarda; Grupo Bandeirantes de Comunicação; equipe da Concessionária Tamoios, entre outros.
O Meeting Univap é uma iniciativa da Reitoria da Universidade e é organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

FVE Inaugura Expansão do Parque Tecnológico Univap

Uma nova área de 5 mil metros quadrados da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), expansão do Parque Tecnológico Univap, foi inaugurada dia 23 de outubro e poderá abrigar até 13 novas empresas.
Com investimento de R$ 3,5 milhões recebidos da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), o Parque Tecnológico Univap disponibiliza módulos de 200 m², salas limpas e laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de áreas comuns, como restaurantes e sala de reuniões.

O Diretor do Parque, Eduardo Jorge,
na solenidade de inauguração
 
O Presidente da FVE, Prof. Samuel,
faz suas considerações
 
Vista parcial das autoridades
presentes

A cerimônia de inauguração contou com a presença da Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Ana Abreu; do Deputado Federal Eduardo Cury; do Deputado Estadual, Hélio Nishimoto; do Diretor de Novos Negócios do Investe São Paulo, Sergio Rodrigues Costa; do Vice-Prefeito de São José dos Campos, Itamar Coppio; Secretários Municipais, Vereadores e outras autoridades do município.
O Presidente e a Vice-Presidente da FVE, o Reitor, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades da Univap e funcionários dos serviços compartilhados da FVE também prestigiaram a cerimônia.

O Prof. Eduardo e a Vice-Presidente
da FVE, Dra. Emilia Arisawa
 
O coquetel
 
Equipe do Curso de Gastronomia da
Fcsac, responsável pelo coquetel

De acordo com o Diretor do Parque Tecnológico Univap, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, nos últimos três anos, as empresas instaladas no Parque Tecnológico obtiveram projetos de parceria com a Univap, atraindo investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo ele, a expansão desse espaço irá ampliar ainda mais as pesquisas e inovações já realizadas e o potencial de conhecimento de profissionais envolvidos com ciência e tecnologia, articulando as interações entre a academia e as empresas parceiras, gerando desenvolvimento socioeconômico para o município de São José dos Campos e região do Vale do Paraíba.

Processo Seletivo


Exposição de Trabalhos


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Julgamento Simulado na Faculdade de Direito

“A Redução da Maioridade Penal no Brasil”

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 8h e às 19h

Aberto gratuito e aberto ao público

17 de novembro
2ª Jornada da Psicanálise − Entre a adição e Toxicomania

Bloco 8 − Campus Urbanova

Inscrições: marcellapoliveira@gmail.com

Entrada Gratuita

18 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
Prova do Vestibular – Campus Urbanova

Das 9h às 13h

Informações: www.univap.br/universidade/seletivo

22 de novembro
Julgamento Simulado na Faculdade de Direito

“A Redução da Maioridade Penal no Brasil”

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Aberto gratuito e aberto ao público

24 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

Salão de Festas da Capela − Campus Urbanova

Horário: das 19h às 22h30

Entrada Gratuita

De 24 a 26 de novembro
Divulgação do Resultado da 1ª Chamada Via Enem e Prova

De 30 de novembro
Matrículas da 1ª Chamada Via Enem e Prova

De 30 de novembro a 3 de dezembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

Horário: 8h/12h

9 de dezembro
Orquestra Sinfônica de SJC

Local: Capela Nossa Senhora do Amor − Campus Urbanova

Horário: 20h

Entrada Gratuita

16 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas