237ª Edição - Ano VIII
De 14 a 28 de setembro/2015
         
 

Dia do Profissional de Educação Física

A fim de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado dia 1º de setembro, a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profa. Dra. Patrícia Mara Danella Zácaro, convidou o Prof. Dr. Armando Diaz Gonzales para proferir uma palestra aos alunos, intitulada: "Levantamento de Peso Olímpico: Mitos e Realidades no Treino Desportivo”, realizada na mesma data, nos períodos da manhã e da noite (8h15 e 19h15), no Auditório da FEA, no Campus Urbanova.

 

Após o encerramento da palestra, o palestrante convidado e alunos participaram de uma atividade recreativa juntamente com os professores da Faculdade.

Piquenique da Nutrição

 
A equipe do Núcleo de Estudos em Nutrição (NEN) do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) vem realizando várias atividades para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.
Uma delas é o Piquenique Saudável, um momento de integração entre alunos e professores que acontece toda primeira sexta-feira do mês. É uma atividade de conversa e descontração, acompanhada de lanches saudáveis e música ao vivo, alunos da saúde trazem seus lanches e o violão.
O primeiro piquenique aconteceu no dia 4 de setembro, o segundo dia 2 de outubro e o próximo será realizado dia 6 de novembro. Toda a comunidade universitária está convidada.

Aluna do Curso de Enfermagem Recebe Bolsa Fórmula Santander

 
Camilla Arantes nas instalações do curso de Enfermagem
da FCS, Campus Urbanova
A aluna do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Camilla Maria da Silva Arantes, do 8º período semestral (4º ano), foi selecionada no Processo Seletivo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap e receberá uma Bolsa Fórmula Santander do Programa de Bolsas Internacionais do Santander Universidades.
Inscreveram-se no processo seletivo na Univap mais de 80 alunos, mas apenas 20 deles tiveram a sua inscrição homologada por terem entregue dentro do prazo todos os documentos exigidos. O critério de avaliação estabelecido pela Pró-Reitoria levou em conta: M = média das notas das disciplinas da graduação ou pós-graduação; T = número de trabalhos publicados/apresentados em congresso; A = Artigos em revistas científicas segundo critério Qualis Capes dos últimos 3 anos; P= Certificado de premiação; NSem = número de semestres em IC comprovados; N<7 = número de notas < 7,0; DP = número de reprovações.
Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.
Nesta 6ª edição, estudantes de graduação e de pós-graduação de 47 universidades brasileiras se inscreveram em busca de uma bolsa de estudo em um dos 20 países onde o Santander Universidades está presente.
São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas. A Bolsa de Estudo é equivalente a 5.000 euros para um semestre de curso no exterior e custeio de despesas com transporte, alimentação e hospedagem. A viagem pode ser programada entre em janeiro e dezembro de 2016.

Cerimônia de Lançamento do Programa Ação Paralímpica
Participação da Coordenadora do Curso de Serviço Social da Univap


Ao centro, a Profa. Débora Guedes ao lado de Breno e
Coordenadores do Projeto
 
A Profa. Mestra Débora Guedes, Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi convidada a participar dia 5 de setembro, da cerimônia de lançamento do programa Ação Paralímpica, que tem como objetivo a iniciação ao esporte para pessoas com deficiência de São José dos Campos.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal e foi realizado no Poliesportivo do Jardim Cerejeiras (região leste).
O evento reuniu cerca de 200 pessoas e contou com a presença especial do judoca e ator Breno Viola, destaque do filme “Colegas” (Gatacine), portador da síndrome de Down. Participou também do evento, o técnico da Seleção Brasileira de Paratriathlon, Hilton Lopes, um dos nomes mais expressivos do paradesporto nacional.
Durante a solenidade, os alunos da Associação para a Síndrome de Down (Asin) se apresentaram e encantaram o público com um espetáculo de música e dança. Após a solenidade, os presentes participaram de um circuito de atividades esportivas para pessoas com deficiência.

Fontes: Prefeitura Municipal de SJC/SS/FCS/Univap

A Proteção do Consumidor e o Acesso à Justiça
Palestras e Mutirão de Audiências de Conciliação


Durante o Mês do Consumidor (setembro), o Procon Municipal de São José dos Campos realizou no Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), na Faculdade de Direito, na Faculdade da Terceira Idade da Univap e Casas de Idosos (Centro e Sul) uma série de palestras informativas.

Dr. Marcos Pagan durante a palestra
aos alunos da FD
 
Dra. Aparecida Borges, Coordenadora
do Procon no Teatro Univap
 
Mutirão de Audiências no NPJ/FD

Dirigidas a estudantes e abertas ao público em geral, as palestras envolveram as temáticas: “Direitos Básicos do Consumidor” e “Proteção aos direitos do consumidor e o acesso à justiça”, e foram realizadas nos dias 9, 17 e 22 de setembro, com a participação da Coordenadora do Procon Municipal, Dra. Aparecida Santana Borges e de Juízes convidados.
No dia 11 de setembro, o Procon, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito da Univap, realizaram em conjunto, na Unidade Aquarius da Universidade, mais uma edição do Mutirão de Audiências Conciliatórias, em comemoração aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor.
Participaram do Mutirão mais de 50 alunos do 4º e 5º anos da Faculdade de Direito, sob a supervisão de professores e técnicos do Procon. Dos 100 processos administrativos levados para conciliação, 70% das audiências realizadas encerraram com acordo entre as partes, sem a necessidade da intervenção judicial. Nos casos em que não houve acordo entre as partes, os estudantes prepararam petições para que o consumidor pudesse dar entrada no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas).

Fontes: Imprensa PMSJC/FD

Concerto Afinidades Latinas

A Coordenadoria de Cultura, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou, dia 11 de setembro, o Concerto Afinidades Latinas, no Teatro Univap Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
Clara e Evon
 
Airton e Rita

O evento foi abrilhantado por Clara Zarur (piano) e Evon Piffer (flauta), além dos convidados especiais Airton Vilaça (violino) e Rita Vilaça (piano).

Palestra na Fundação Planetário do Rio de Janeiro
Encontro de Astrobiologia


 
Prof. Sergio (ao centro) com membros da comissão
organizadora do evento
O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, Prof. Dr. Sergio Pilling, foi convidado para ministrar, dia 12 de setembro, na Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Gávea, uma palestra sobre Astroquímica e a Formação dos Átomos e Moléculas no Universo, durante a realização do 1º Encontro de Astrobiologia, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências - NUPESC.
O tema da palestra ministrada abrangeu a origem do Universo; a teoria do Big Bang e a formação dos elementos químicos; a formação de moléculas orgânicas em ambientes espaciais e a poeira interestelar; astroquímica e astrobiologia.
O evento foi uma ótima oportunidade para apresentar a Univap o Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia. Durante sua estadia no evento, o professor-pesquisador aproveitou a oportunidade para discutir resultados científicos recentes e fortalecer colaborações científicas.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra. Essa linha de pesquisa é uma das disponíveis na pós-graduação em Física e Astronomia da Univap.

Projeto Universitário Aeromóvel

A Univap participou, dias 12 e 13 de setembro, de mais uma edição do Projeto Estágio de Liderança - Universitário Aeromóvel, uma iniciativa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro, sob o comando do General-de-Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha.
As atividades foram realizadas no Forte Ipiranga e no Campo de Instrução de Técnicas Especiais (CITE), ambos do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), no município de Caçapava.

 
 

Participaram 100 alunos e professores das universidades do Vale do Paraíba, entre elas a Univap, Fatec, Unitau, Unip e Anhanguera.
Esse estágio tem como objetivos principais: desenvolver o espírito de liderança entre o grupo de universitários; despertar no jovem, futuro formador de opinião, o patriotismo e o perfeito entendimento de noção de Defesa Nacional e a busca de uma maior integração e conhecimento mútuo entre militares e civis no Vale do Paraíba.

 
 

A responsabilidade sobre a divulgação do evento na Univap, inscrições pela internet, instruções e formação da equipe ficou a cargo do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, que possui vasta experiência em trabalhos desenvolvidos com as organizações militares, a exemplo do acordo de cooperação entre a Univap e o Projeto Rondon do Ministério da Defesa, celebrado em 2005, do qual o professor é membro da Comissão Coordenadora na Univap.
Inscreveram-se para o Universitário Aeromóvel 77 alunos, sendo 21 selecionados para participar. A equipe da Univap foi formada por um professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e por alunos (homens e mulheres) das Faculdades.

Alunos da E. E. Prof. Pedro Mazza visitam a Univap

Os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio, acompanhados dos Professores Silvana de Vitta, Marilu Aparecida Souza da Cruz, Gedalias Silva e Katharina Werneck, da Escola Estadual Prof. Pedro Mazza, localizada no Jardim da Granja, em São José dos Campos, visitaram, dia 15 de setembro, as instalações do Campus Urbanova da Univap, a maior infraestrutura da Universidade.

Recepção na Feau
 
Serpentário
 
FCS/Hidroterapia

Os alunos foram recebidos na Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), onde visitaram alguns laboratórios. Em seguida, conheceram o Centro de Estudos da Natureza (CEN), sob a responsabilidade da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais; a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); a TV Univap; as instalações do curso de Educação Física, também pertencente à FEA, e encerraram as visitas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

FCS/Odontologia
 
Fcsac/TV Univap
 
FEA/Ed. Física

A recepção às Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.
A fim de melhor coordenar os trabalhos realizados dentro da Universidade e dar a devida atenção aos visitantes, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes Faculdades, definiu que as visitas de Escolas/Colégios sejam sempre agendadas às terças-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para agendar uma visita entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1080

Pesquisadores Sauditas Visitam a Univap

Pesquisadores sauditas pertencentes ao Centro King Abdul Aziz City for Science and Technology estiveram na Univap, dia 16 de setembro, com objetivo de conhecer a Universidade, sua capacitação em ensino e pesquisa e, em específico, os projetos de desenvolvimento tecnológico sobre Gaseificação e Vitrificação de Resíduos e Laboratório de Turbinas a Gás, ambos coordenados pelo Prof. Dr. Homero S. Maciel junto à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU). O objetivo geral da visita foi estreitar relacionamentos, estabelecer parcerias em projetos e estudar a possibilidade de oferecer Programas de Pós-Graduação a estudantes da Arábia Saudita.

 
 

Fizeram parte da comitiva de visita o Dr. Omair Mohammed Alhtim, Supervisor of National Center for Jet Engines Technology; o Eng. Ayman J. Kacheel, Academic Researcher National Center for Jet Engine Technology e Khaled Sarout, Amani Consulting International Business & Trade, acompanhados pelo Prof. Dr. M. A. Djouadi, que desenvolve pesquisas na Universidade de Nantes (França), junto ao Institut Matériaux Jean Rouxel.
Na Universidade foram recebidos pelo Dr. Homero S. Maciel e pela Dra. Lúcia Vieira, do Grupo de NanotecPlasma do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; pela Pró- Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva e pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Profa. Dra. Sandra Costa.

 

Após o encontro com o Reitor, a comitiva aproveitou a oportunidade para conhecer alguns espaços da universidade e visitou o IP&D, onde foi recebida por pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasmas; do Laboratório de Espectroscopia Raman Confocal e do Laboratório de Catalisadores para o Refino do Petróleo. Ainda no mesmo dia, os visitantes se dirigiram ao Anexo FEAU para conhecer, e discutir com as equipes locais, o projeto Vitrisol e o Laboratório de Turbinas a Gás.

Seminário em Física e Astronomia
Estudos de Variações Geomagnéticas Causadas por Terremotos ou Tsunamis


 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, em continuidade aos seminários do semestre, convidou a Dra. Virgínia Klausner de Oliveira para ministrar uma palestra, dia 16 de setembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) "Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos", sobre a temática: Aspectos do Clima Sísmico e Características de Eventos de Tsunamigênicos. A referida palestra fez demonstrações sobre estudos na área de Ciências Espaciais e apresentou o grande interesse no desenvolvimento de uma nova linha de pesquisa, ou seja, o Clima Sísmico.
A ideia foi apresentar os embasamentos em fenômenos de Clima Sísmico: a discussão de técnicas de análise de dados geofísicos aplicadas a casos específicos e a revisão das discussões de interpretação física. Análises de eventos tsunamigênicos também foram tratadas, com foco na análise das variações geomagnéticas, principalmente na caracterização e situação dessas ocorrências, a fim de contribuir para uma melhor compreensão dos campos magnéticos induzidos por terremotos e/ou tsunamis.
A Dra. Virgínia Klausner de Oliveira possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia e Geofísica espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: ionossonda, ionosfera, região f, ondas de gravidade, geomagnetismo, tempestades geomagnéticas, campos magnéticos induzidos por tsunamis e clima espacial.
É graduada em Engenharia Elétrica (2005); possui Mestrado em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2007) e Doutorado em Geofísica no Observatório Nacional no Rio de Janeiro (2012). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Laboratório de Física e Astronomia do IP&D da Univap.

Programa Mão na Massa
Colégio Nossa Senhora Aparecida e E. E. Prof. Nelson do Nascimento Monteiro


Alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida e da Escola Estadual Prof. Nelson do Nascimento Monteiro participaram, dia 17 de setembro, do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Univap.

Oficina na Feau
 
CEN/Serpentário
 
Oficina no IP&D

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi oferecido nos Laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Ciências da Saúde; Educação e Artes e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Alunos se despedem de professores
na FCS
 
Oficina de Artes Visuais/FEA
 
TV Univap/Fcsac

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Serviço Social Corporativo

Juliana e Alessandra durante a palestra
 
As ex-alunas do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Juliana Oliveira e Alessandra de Almeida Alves Fernandes, atuais Analistas no Setor de Bem-Estar na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), ministraram, dia 17 de setembro, no Auditório do Campus Centro, uma palestra aos alunos do 8º período semestral (4º ano) e aos supervisores dos campos estágio prático sobre a temática: Reflexão Sobre o Serviço Social Corporativo − Apresentação do Caso Embraer.
O objetivo da palestra foi oferecer aos alunos do curso de Serviço Social um estudo específico sobre a atuação profissional do Assistente Social na área corporativa.

Dia “D”
Univap: Instituição Socialmente Responsável


A Univap recebeu da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), no mês de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, o selo “Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável − 2015-2016”, por desenvolver serviços gratuitos de atendimento e orientações sobre saúde e qualidade de vida para a comunidade.

 
 

Além das atividades desenvolvidas no decorrer do ano no ambiente acadêmico, a Faculdade de Ciências da Saúde organizou, dia 18 de setembro, na Unidade Aquarius, uma ação com a participação de alunos e professores dos cursos de Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Serviço Social, Enfermagem e Fisioterapia, na qual prestaram serviços à população nas áreas de educação nutricional, prevenção em saúde bucal, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, alongamento, equilíbrio e consciência corporal.

 
 

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é uma iniciativa da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), sobre o tema responsabilidade/compromisso social das Instituições do Ensino Superior.
O evento acontece anualmente, no mês de setembro, e se caracteriza por ser uma grande mostra das ações realizadas pelas instituições de ensino superior ao longo de todo o ano. Na ocasião, as instituições expõem projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Celebrar a Primavera

 
Com a chegada da primavera, profissionais e alunos do Curso de Serviço Social, integrantes das equipes de atendimento multidisciplinar do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova, propuseram aos acompanhantes e pacientes em tratamento o desenvolvimento de um trabalho de grupo e roda de conversa, utilizando recortes e colagem de tecidos floridos.
O objetivo foi aproveitar a chegada da primavera e, de forma lúdica e dinâmica, refletir sobre as conquistas e celebração da vida.
No CPS, a equipe do Serviço Social aborda temas sobre o exercício da cidadania, momentos de integração, descontração, trocas de informação e de conhecimento sobre direitos e deveres.
O Setor de Serviço Social no CPS proporciona intervenção social em consonância com o projeto ético-político da profissão, ferramenta que contribui para instrumentalizar os sujeitos sobre as políticas públicas e políticas sociais. Vários assuntos e questões sociais apresentados pelos pacientes e seus familiares são debatidos, sempre de acordo com a história de vida de cada um, principalmente na troca de informações e de socialização entre as famílias.
Trata-se de um espaço sócio-ocupacional, sobre a responsabilidade do curso de Serviço Social, da Assistente Social Cássia Souza e das estagiárias Michely Leão Rabelo dos Santos (8º período) e Haydee Witts Maldos (8º período semestral).

Palestra do Procon na Faculdade da Terceira Idade
Direito do Consumidor Idoso


 
Alunos e professores da Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap assistiram, no dia 22 de setembro, a partir das 14h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, à palestra “Direito do Consumidor Idoso”.
Ministrada pela Coordenadora do Procon Municipal, Dra. Aparecida Santana Borges e pela Servidora Municipal, Joana D’arc Pinto, a palestra apresentou o programa de educação para o consumo e orientação sobre o direito do consumidor idoso.
A parceria entre o Procon Municipal e a FTI foi estabelecida pela Coordenadora Pedagógica Profa. Mestra Débora Guedes e pela Assistente Social Jaqueline Mergen.

Fontes: Prefeitura Municipal de SJC/FTI/Univap

III Semana da Pessoa Idosa
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial


O Núcleo de Serviço Social do Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, entre os dias 22 e 24 de setembro, a III Semana da Pessoa Idosa.

Cerimônia de Abertura
 
A equipe da FTI com a Tenente
Priscilla
 
Participantes

O evento foi realizado em comemoração e luta pelas questões da população idosa. A programação envolveu apresentações educativo-culturais, bem como atividades sociais e de cunho informativo, envolvendo a comunidade local e do DCTA no debate sobre as demandas relacionadas à pessoa idosa.
A Semana da Pessoa Idosa contou com o apoio e parcerias de instituições sociais e profissionais da área e da rede sócioassistencial do Vale do Paraíba.

Ciclo de Palestras Sobre Fisioterapia
Evento Gratuito e Aberto ao Público


O Núcleo de Estudos em Fisioterapia, Inovação e Tecnologia da Univap realiza, de 26 de setembro a 5 de dezembro, um ciclo de palestras mensais gratuitas, com objetivo de disseminar o conhecimento entre alunos, profissionais da área, professores e a comunidade.

Alunos e palestrantes presentes no dia 26 de
setembro
 
Entrega de certificado aos participantes

As palestras, além de possibilitar a complementação acadêmica e prática, buscam divulgar os diversos atendimentos realizados à comunidade pela Universidade, por intermédio dos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), nas áreas de: neurologia adulto, neuropediatria, oncologia, reabilitação de quadril e dor crônica, cardiorrespiratória, entre outras.
No dia 26 de setembro, a palestra foi ministrada pelo Prof. Me. Bruno Prianti, sobre a temática: “Abordagem Fisioterapêutica Atual na Dor Crônica”.
As palestras são realizadas sempre aos sábados, a partir das 9 horas, no Auditório do Bloco 9, no Campus Urbanova e os interessados poderão efetivar a sua inscrição pelo e-mail fisioterapia@univap.br.
Conheça a programação das próximas palestras:

Data Título Palestrantes
17/10 Reabilitação e Avanços Tecnológicos em Fisioterapia: Abordagem Neurológica e Hospitalar Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e Profa. Me. Fernanda Napoleone
7/11 Novos Conceitos na Reabilitação de Quadril Ft. Robson Massi
5/12 Atuação Fisioterapêutica na Paralisia Infantil: do Manuseio ao Tratamento Intensivo Ft. Esp. Gabrielly Gonçalez e Ft. Esp. Carolina Lobo


Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia/FCS, pelo site: www.univap.br

Eclipse Total da SuperLua
Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap


A Univap abriu, dia 27 de setembro (domingo), o seu Observatório de Astronomia e Física Espacial no Campus Urbanova para que a comunidade joseense pudesse assistir ao eclipse total da Lua, a olho nu ou por intermédio do grande telescópio.

Vista parcial do local de observação
 
Drs. Francisco e Alexandre durante
uma das palestras
 
Conhecendo o Observatório

As atividades no Observatório tiveram início às 18h e se estenderam até às 2 horas da madrugada de segunda-feira.
Sob a coordenação geral da equipe gestora do Observatório, formada pelos Profs. Dr. Irapuan Rodrigues, Alexandre Soares e Alexandre Bergantine, auxiliados por membros do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), a noite de observação envolveu a realização de uma série de palestras sobre eclipses lunares e solares e observação do céu noturno através dos telescópios.

Pessoas da comunidade trouxeram
seus equipamentos
 
A cúpula do Observatório de
Astronomia da Univap
 
Eduardo, Diogo, Bergantini, Elenice,
Irapuan, Caio, Danilo, Michele e
Alexandre

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e o nosso satélite natural, a Lua, estão alinhados, e a Lua passa pela sombra feita pela Terra. Eclipses totais da Lua, como este que ocorreu no dia 27 de setembro, são mais espetaculares e mais raros do que eclipses parciais, em que apenas uma parte da Lua atravessa a sombra da Terra.
O evento é mais raro ainda por se tratar de um eclipse durante a Superlua, fenômeno que ocorre quando a Lua está na sua menor distância com a Terra. O próximo eclipse total da Lua na América do Sul ocorrerá em Janeiro de 2018! O próximo eclipse total na Superlua, este sim, bem mais raro, ocorrerá somente em 2033!
Estiveram na Univap, no domingo à noite do dia 27 de setembro, cerca de 2 mil pessoas, que acompanharam a evolução do eclipse total.
A Universidade, reconhecendo o empenho da equipe do IP&D, publicou um comunicado interno, parabenizando a equipe do Observatório:

Parabenizamos a equipe de professores e alunos do Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap e a todos os colaboradores, alunos de Pós-Graduação da Física, alunos da graduação e ao DCE, envolvidos na organização e realização do evento de observação do eclipse da SuperLua, no dia 27de setembro.
Em especial, agradecemos aos professores Irapuan, Alexandre Soares e Alexandre Bergantine e ao técnico Diogo, que se envolveram diretamente na concepção do evento e contribuíram para elevar o nome da Instituição.
Estiveram presentes aproximadamente 2.000 pessoas da sociedade joseense, que se encantaram com a Lua e com a nossa Univap.

O evento foi um sucesso!

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu
Pró-reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Visitação ao Observatório: Quartas-feiras − das 18h30 às 21h − Entrada Gratuita
Escolas: Agendamento antecipado
Comunidade em geral: Sem a necessidade de agendamento prévio
E-mail: observatorio@univap.br
Site: http://www.univap.br/observatorio

Processo Seletivo


Duo Sonarte - Piazzollando - Teatro Univap - Entrada Gratuita
Homenagem ao Dia dos Professores



Encontros de Iniciação Científica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Vestibular - Inscrições Abertas

A partir de 1º de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Duo Sonarte - Piazzollando - Teatro Univap - Entrada Gratuita
Homenagem ao Dia dos Professores


Duo Sonarte − Piano e Flauta

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Informações: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

18 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior


Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121

22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas