236ª Edição - Ano VIII
De 21 de agosto a 13 de setembro/2015
         
 

V Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap para o ano letivo de 2015, realizaram, de 28 a 31 de julho, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, a V Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência, cujos objetivos se voltaram à busca de subsídios para a melhoria contínua do processo de ensino na Univap.

 

Oficinas e palestras fizeram parte da programação e foram direcionadas aos coordenadores e professores de cursos de graduação da Universidade.
A nova versão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para professores iniciantes; o uso do AVA como apoio ao ensino presencial de graduação (nova versão de atualização para professores que já utilizam o AVA no ensino) e ferramenta digital CmapTools para o desenvolvimento de mapas conceituais foram as oficinas ministradas pelos funcionários da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues e Bruno C. Martinelli. A palestra Educação a Distância: Cenário e Desafios, foi proferida pela Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula e Profa. Mestra Sonia Sirolli Santana.

 

Para a Coordenadora de Avaliação, Profa. Dra. Maria Tereza, as atividades realizadas na V Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência fazem parte do programa de formação pedagógica continuada da Univap, com objetivo de fomentar a discussão e o conhecimento de fundamentos e de práticas pedagógicas que possam elevar a qualidade do Ensino Superior na instituição. As Semanas são realizadas duas vezes por ano, em janeiro e julho, e contemplam atividades voltadas para a concepção e planejamento do trabalho pedagógico. Além das atividades também são oferecidas oficinas que buscam capacitar os docentes na produção de materiais e/ou no uso de recursos para o ensino superior na Universidade.

Curso de Manipulação e Utilização de Animais em Pesquisa

O Médico Veterinário da Univap, Dr. João Francisco Mattos
explica procedimentos
 
O Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) da Univap iniciou dia 8 de agosto e estende até o próximo dia 29 de setembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, o terceiro Curso Sobre Capacitação em Uso de Animais em Pesquisa. O objetivo é orientar os alunos que utilizam animais em suas pesquisas sobre como trabalhar, manipular e também cuidar dos animais de Laboratório.
No Curso são abordados temas relevantes como: legislação atualizada que permite o uso de animais em pesquisas; trabalhos em biotério e manipulação, biologia, fisiologia e anestesia em animais de laboratório.
A Universidade, por intermédio do CEUA, cumpre as exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que coordena em todo Brasil o uso de animais em pesquisas. As Diretrizes Brasileiras para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA) contêm todas as normas referentes a este assunto.

Equipamentos Luminex

 
A Univap adquiriu 5 equipamentos Luminex 200xMAP da marca Biometrix, por intermédio de um projeto aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para serem utilizados na Central Multiuso do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade. Esses equipamentos são utilizados em várias aplicações científicas, e, para apresentar inúmeras possibilidades de uso dos equipamentos, uma palestra informativa foi realizada, dia 5 de agosto, no Auditório do IP&D "Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos", para pesquisadores, funcionários e alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado.
A palestra foi ministrada pelo Especialista em Marketing da Merck Mellipore, Misael Silva, com apoio de Paola de Carvalho Braga, especialista de Aplicação III em Biociência, que explicou como determinar os melhores biomarcadores em ensaios Multiplex. De acordo com ele, os ensaios multi-paramétricos permitem a análise de proteínas, peptídeos, enzimas em um único ensaio, ou seja, menos amostras e mais resultados.
A fim de acompanhar a utilização dos equipamentos e o funcionamento de cada um deles, uma equipe da Meck virá à Univap, no próximo dia 30 de setembro, às 10h.
Detalhes sobre a Central Multiuso do IP&D, com Priscila Leite, pelos telefones: 3947-1150 ou 3947-1160.

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade Univap
São José dos Campos


Para dar início às atividades do segundo semestre do ano letivo, a coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap convidou a Presidente do Centro de Convivência Viva a Vida de Caçapava, Profa. Dra. Lourdes Mesquita Siqueira, para ministrar a aula inaugural sobre a temática: “Idoso Presente: Construindo o Futuro”, dia 10 de agosto, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza.
Participaram da abertura do evento a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade (Extensão), Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e a Coordenadora da Faculdade da Terceira Idade Univap e do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Mestra Débora Guedes.

Abertura do evento
 
Vista parcial do público presente no Teatro
Univap

Autora do livro “Envelhecer Vivendo”, a Profa. Lourdes é natural de Caçapava, interior de São Paulo. Foi Professora, Bacharel na área do Direito e Bibliotecária. Trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo; na Escola Normal de Caçapava e no Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA/ITA), onde se aposentou aos 25 anos de serviço.
Hoje, com mais de 90 anos, é a atual Presidente da Academia Caçapavense de Letras e do Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida em Caçapava, fundado em 27 de abril de 1987 e da Faculdade da Terceira Idade Univap.

A Profa. Lourdes durante a aula inaugural do
semestre
 
Grupo de Chorinho Saudade Regional

Colaboradora de diversos jornais no município e da cidade vizinha, Taubaté, escreveu excelentes campanhas educativas e culturais. Desenvolveu atividade radiofônica com programas educativos na Rádio Cacique; foi integrante e dirigente da Casa da Amizade; escreveu e dirigiu numerosas peças teatrais, destacando-se “Isto é que é terra”, lançada a 17 de abril de 1955. Participou também da idealização do Projeto “Caçapavense Ausente”, por intermédio da Lei Municipal nº 2.920 de 23 de junho de 1992, destinado a reunir e homenagear os caçapavenses que estão fora do município, durante os festejos de aniversário da cidade, em 14 de abril.
Prestigiaram também a Aula Inaugural os alunos dos Núcleos de Caçapava e de Campos do Jordão, que juntos puderam ouvir as músicas executadas pelo Grupo de Chorinho Saudade Regional, com integrantes da Faculdade da Terceira Idade Univap.

Agilent Road Show 2015

 
A Univap sediou, dia 17 de agosto, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) "Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos", o evento: "Agilent Road Show 2015", que teve por objetivo apresentar novas tecnologias em instrumentação, aplicação e consumíveis. Alguns temas discutidos no evento foram: Primeiros passos na cromatografia líquida de alta eficiência; Desmistificando sistemas LCMS − Seus fundamentos e suas aplicações; Soluções avançadas em espectroscopia molecular: Microscopia FTIR e UV-Vis-NIR de alto desempenho; Comparação entre as técnicas de espectroscopia atômica - AA, ICP-OES, MP-AES, ICP-MS, entre outros assuntos.
Durante a realização do Agilent Road Show 2015, os participantes também visitaram as instalações do Laboratório de Astroquímica da Univap (LASA), coordenado pelo prof. Dr. Sergio Pilling, para ver os equipamentos instalados (espectrômetro FTIR e cromatógrafo GC-MS) e saber mais sobre suas aplicações na área de astroquímica.
Outros encontros semelhantes foram realizados no Instituto de Química da Universidade de São Paulo e Unicamp.

Workshop Sobre Propriedade Intelectual
Transferência e Licenciamento


 
Com objetivo de incentivar pesquisadores, engenheiros e todo desenvolvedor de tecnologia a proteger seus ativos de propriedade intelectual, a Clarke, Modet&Co. − Brasil, em parceria com a Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap, realizou, dia 19 de agosto, no Auditório do Parque Tecnológico Univap, um Workshop gratuito sobre Transferência e Licenciamento da Propriedade Intelectual.
A palestra, ministrada pela Dra. Patrícia Falcão, apresentou as características dos contratos jurídicos que possibilitam a transferência e licenciamento dos ativos tecnológicos, de modo a comercializá-los e permitir maiores desenvolvimentos e garantias de retornos financeiros.
Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes Centro e Pós-Graduada em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio, atua na área há 17 anos, desenvolvendo serviços jurídicos de consultoria, contencioso cível e contratos em geral.
Trabalha atualmente no escritório da Clarke Modet&Co. como advogada especializada em contratos de propriedade industrial pela Licensing Executives Society − LES, e pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (A.B.A.P.I).

Dia do Historiador

A fim de comemorar o Dia do Historiador, celebrado dia 19 de agosto, a coordenadora do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profa. Dra. Ana Enedi Prince, convidou o Prof. Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho para proferir uma palestra aos alunos, intitulada: "O Homem dos Pedalinhos: Herberts Cukurs, o Estado brasileiro e a questão dos criminosos nazistas no Brasil do Pós-Guerra (1945-1965)”, realizada na mesma data, às 19h, no Auditório da FEA, Campus Urbanova.

 

O convidado falou sobre a metodologia e as fontes documentais, demonstrando aos presentes como ocorre a realização de uma pesquisa relacionada à área de História.
Bruno Leal Pastor de Carvalho é Professor Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da mesma Universidade.

2º Seminário Regional de Juízes Vitalícios do TRT 15ª Região
Escola Judicial


A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, dias 20 e 21 de agosto, o 2º Seminário Regional de Magistrados Vitalícios das Circunscrições de São José dos Campos e Sorocaba.
O evento reuniu 59 magistrados e teve como tema central o novo Código de Processo Civil (CPC), que entrará em vigor em março de 2016.
A cerimônia de abertura contou com a presença do desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, Vice-Diretor da Escola Judicial; do Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Bacha e dos Juízes Firmino Alves Lima, da 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba e Marcelo Garcia Nunes, titular da 4ª Vara do Trabalho de São José dos Campos.

 
 

A primeira atividade do seminário foi a mesa-redonda "Expectativas individuais e sociais do novo CPC", que reuniu os juízes Jorge Luiz Souto Maior, diretor do Fórum Trabalhista (FT) de Jundiaí, e Carlos Eduardo Oliveira Dias, titular da 1ª VT de Campinas, sob a coordenação do desembargador Manoel Carlos.
No segundo dia foi apresentada a experiência de pesquisa patrimonial do TRT-15, dos Regionais baiano e mineiro e a discussão de eventuais impactos nesse tipo de iniciativa da aplicação do novo Código de Processo Civil.
Na mesma data (21/8), o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, inaugurou o Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 1º Grau da Circunscrição de São José dos Campos, que vai funcionar no Fórum Trabalhista (FT) do município, no Parque Residencial Aquarius. O evento, também realizado nas instalações da Univap, no Campus Urbanova, contou com a presença do Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Bacha; da Coordenadora do CIC de 2º Grau, Desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa; da Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho (VT) local e Diretora do Fórum Trabalhista, Antonia Sant'Ana e da Juíza Gislene Aparecida Sanches, titular da VT de Pindamonhangaba e que será a coordenadora do CIC na região.
A Circunscrição de São José dos Campos do TRT-15 engloba 19 unidades judiciárias trabalhistas, localizadas no município-sede (5 VTs) e em Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí (2 VTs), Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Taubaté (2 VTs) e Ubatuba, que são responsáveis pelo atendimento da população de 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Fonte: Informativo TRT-15ª/Faculdade de Direito Univap

Ciência no Parque
1ª Mostra de Astronomia


Docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap participaram do Projeto “Ciência no Parque” com a 1ª Mostra de Astronomia, realizada de 21 a 23 de agosto, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
O evento foi organizado em parceria com várias instituições do município, entre elas, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura, Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alpha Lumen, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo.

 
 

A 1ª Mostra de Astronomia, conduzida sob a responsabilidade do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de O. Filho, Coordenador do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, envolveu a realização de exposição dos telescópios do Eng. Ernesto Nagy Filho, um apaixonado por Astronomia; Oficinas de Astronomia; Planetário Inflável; Observação Astronômica Noturna e Observação do Sol, além do Astroshow, um espetáculo teatral científico interativo.
As Oficinas de Astronomia tiveram que ser repetidas diversas vezes, a fim de atender a grande quantidade de crianças e adolescentes presentes ao evento e interessados no tema. As oficinas "Construção de um Astrolábio" e a "Construção de um Relógio de Sol" foram organizadas e ministradas pelo Prof. Dr. Francisco Carlos da R. Fernandes e pelos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap (Mestrado e Doutorado), Olavo de Osti C. Filho, Víctor de S. Bonfim, Ricardo Araújo Felipe, Alexandre José de O. e Silva e Zuleika A. da Luz Sodré. Já as oficinas sobre “A expansão do Universo e a Lei de Hubble" e "Fábrica de Crateras" foram organizadas e ministradas por profissionais do Inpe e da Unesp.
De acordo com o Prof. Irapuan, realização de eventos dessa natureza num espaço público são excelentes porque a ciência é um objeto em constante evolução e só poderá se expandir na medida que a própria ciência ultrapasse as barreiras das instituições de ensino e pesquisa e ganhe espaço no dia a dia das pessoas. O físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei declarou séculos atrás que “A ciência não pode evoluir, se não chegar à multidão”, uma realidade ainda latente nos dias atuais, enfatiza o pesquisador da Univap.

Projeto Contadores de Estórias
Faculdade da Terceira Idade Univap − Núcleo de Campos do Jordão


Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) − Núcleo de Campos do Jordão vêm realizando, desde 2014, atividades extraclasse por intermédio do Projeto “Contadores de Estórias”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.
O objetivo é levar aos alunos de Escolas Rurais do município um pouco de entretenimento com conhecimento e alegria.

 
 

Os Contadores de Estórias realizam as atividades uma vez por mês e a agenda já está repleta de pedidos até o final de 2015. A atividade extraclasse foi tão bem recebida que a Prefeitura solicitou a inclusão das creches da cidade na programação da FTI.
Este ano já foram atendidos os pedidos da Escola Rural do Bairro dos Mellos (22 de abril), da Escola Rural da Campista (20 de maio) e, em agosto, a Escola Municipal Dr. Domingos Jaguaribe, onde cerca de 400 crianças ouviram as estórias contadas pelos idosos da FTI, que escrevem, adaptam textos, criam cenários, figurinos e encenam as estórias.

Open Campus Univap 2015

A Universidade do Vale do Paraíba preparou, dia 22 de agosto, uma programação especial para receber a sociedade, com um dia de muitas atividades no Campus Urbanova, em São José dos Campos, local de maior infraestrutura da Universidade.
Intitulado Open Campus Univap 2015, o evento foi organizado em parceria com o Grupo Band Vale e com a Cia de Rafting.

Palestra com Rosely Sayão
 
Oficina TV Univap – Fcsac
 
Oficina de Artes - FEA

Esta foi a primeira vez que a Universidade realizou um evento de grande porte aberto à comunidade e à RMVale, contendo em sua programação atividades acadêmicas, esportivas, culturais, artísticas, de lazer e gastronômicas.

Oficina de Moda - Fcsac
 
Atividade Esportiva - FEA
 
Food Trucks

O megaevento, além de apresentar ao público, de forma lúdica, inovações tecnológicas e pesquisas, organizou oficinas por intermédio de suas Faculdades de Direito; Ciências da Saúde; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e de Educação e Artes. Atividades esportivas de slackline, rafting, stand-up paddle, yoga, pilates, golfe, paraglider, hand bike (inclusão pelo esporte) fizeram parte da programação. Outros espaços da Universidade também ficaram abertos à visitação monitorada, entre eles, o Observatório de Astronomia e Física Espacial; o Centro de Estudos da Natureza (Serpentário, Borboletário e Viveiro de Plantas Medicinais) e o Clube de Aeromodelismo.

Passeio de Charrete
 
Botes e Caiaques nos lagos
 
Slackline e Paraglider

Mais de 6 mil pessoas estiveram no Campus Urbanova da Univap e puderam também ouvir vários estilos de músicas com a presença dos artistas: Peleco, David D’epiro, Talis e Wellinton, AMC Rapper’s, Trio Encantado e a Banda Sacode a Poeira.

Dança Folclórica Gaúcha
 
Aventura Acessível
 
Gincana entre alunos

Além de esportes de aventuras, atividades culturais com danças típicas, cosplay, food trucks e lanchonetes fizeram parte da programação e agitaram o sábado. Uma Gincana entre alunos também foi organizada, vencendo a equipe “Engenharia Esbórnia”, com 1.410 pontos. Toda arrecadação (sabonete e macarrão) foi doada à Casa de Repouso e Apoio Geriátrico Vó Laura.

Pesquisa em Astronomia - IP&D
 
Aeromodelismo
 
Oficina de Sistemas Robóticos- Feau

O megaevento foi aberto oficialmente às 9h ao público em geral. Ainda no período da manhã, na Capela Nossa Senhora do Amor, uma palestra com a Psicóloga Rosely Sayão, sobre o Papel Social da Escola no Mundo Contemporâneo, foi ministrada para 320 educadores de escolas públicas e particulares de São José dos Campos e de cidades vizinhas.

Oficina de Estruturas Aeronáuticas -
Feau
 
Conhecendo um DNA - IP&D
 
A genética no Combate ao Câncer -
IP&D

Para o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, o sucesso do evento é resultado de um trabalho realizado em equipe e extremamente positivo. “Pretendemos realizar no próximo ano atividade semelhante e repetir o sucesso”.

Hidro/Canoagem - FCS
 
Oficina de Cup Cake - Fcsac
 
Apresentação do curso de Direito - FD

De acordo com a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, o evento foi um sucesso. “Ao realizarmos o Open Campus 2015, a Univap confirma a sua vocação de ser uma instituição comunitária presente e atuante na sociedade”, enfatiza.

Pensando as Cidades e a Diversidade Urbana na Amazônia

 

A coordenadoria do Laboratório de Estudos das Cidades e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap convidaram o Prof. Dr. Saint-Clair, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, para ministrar, dia 1º de setembro, às 14 horas, no Auditório do IP&D “Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos”, uma palestra aos alunos e corpo docente, sobre a temática: Pensando as Cidades e a Diversidade Urbana na Amazônia.

Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia
Ciclo de Seminários 2015


A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, na reabertura do Ciclo de Seminários 2015, convidou o Dr. Eduardo dos Santos Pereira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para ministrar, dia 2 de setembro, aos alunos de Mestrado e de Doutorado, o Seminário: "A Taxa Cósmica de Formação Estelar", no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

 

O pesquisador, que atua principalmente nas áreas de cosmologia, relatividade geral, computação aplicada, programação e modelagem numérica, apresentou um modelo semianalítico da Taxa Cósmica de Formação Estelar (TCFE), que representa a fração de gás que é convertida em estrelas dentro de um certo volume co-móvel e a um dado instante de tempo, e destacou suas aplicações em astrofísica e cosmologia, visando tentar melhor compreender os processos ocorridos durante a chamada era cosmológica das trevas ("dark age") e também qual o papel do modelo cosmológico de fundo para o processo de formação e evolução das galáxias.
Além da apresentação desses resultados de suas pesquisas científicas, o palestrante ressaltou seu interesse em desenvolver trabalhos de colaboração científica com pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia da Univap e discutiu as possibilidades e estratégias para efetivação dessa colaboração.
O Dr. Eduardo Pereira graduou-se em 2005 em Física pela Universidade Federal de São João Del Rei (MG); concluiu o seu Mestrado em Astrofísica em 2008 e o Doutorado em 2012, no Inpe, onde também realiza atualmente o seu Pós-Doutorado.

Aluna da Univap é Finalista do 3º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental

Paulo, Sara, Giovanna, Marina (vencedora do Prêmio),
Emeline e Ana Paula

 
A aluna Emeline Domingues Mineiro, do 8º período (4º ano) do curso de jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, foi uma das seis finalistas do 3º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental, realizado durante a Semana Estado de Jornalismo Ambiental, de 9 a 12 de junho, em São Paulo.
A Tetra Pak apoiou, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Estado de Jornalismo Ambiental do Grupo Estado. Participaram do ciclo de palestras profissionais da área de meio ambiente, representantes de Organizações Não-Governamentais e jornalistas especializados.
Tetra Pak é uma empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos. Foi fundada em 1951, em Lund, Suécia, por Ruben Rausing e Erik Wallenberg.
A entrega da premiação foi realizada dia 3 de setembro, mas durante a Semana Estado de Jornalismo, os alunos acompanharam debates sobre os principais desafios que envolvem a preservação do meio ambiente. O programa também contemplou assuntos atuais, como a escassez da água, as questões florestais, a importância da reciclagem, o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e mudanças climáticas.
Para concorrer ao Prêmio, os alunos participaram de todas as palestras e produziram um texto jornalístico a partir da pauta anunciada durante a abertura do evento.
As reportagens produzidas para o Prêmio foram avaliadas por uma comissão de profissionais do Estadão, representantes do meio acadêmico e da Tetra Pak, que escolheram os seis finalistas, entre eles: Ana Paula Firmino Santos (Fapcom/SP), Emeline Domingues Mineiro (Univap), Giovanna Torres Fabbri (PUC-SP), Marina de Lima Cardoso (UFRN/SP), Paulo Eduardo Palma Beraldo (Unesp/SP) e Sara Abdo Rezende (PUC-SP), que terão seus textos publicados no portal do Estadão e ganharão uma viagem ao Paraná, para conhecer as florestas locais, fonte de matéria-prima das embalagens Tetra Pak.
A aluna Marina Cardoso, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), foi a vencedora do Prêmio, com a reportagem que mostra um método pioneiro de irrigação da palma, fonte de água e alimento para rebanhos do semiárido. A aluna terá direito a uma semana de imersão no Knight Center para o Jornalismo nas Américas, em Austin/Texas, nos Estados Unidos.

Fonte: Tetra Pak e Estadão

Univap apoia a 30ª Edição do Festivale

A fim de colaborar com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo na promoção da 30ª Edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), a Univap cedeu, por intermédio da Coordenadoria de Cultura, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, o Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza para a encenação de algumas peças teatrais.

 
 

O Festivale deste ano foi realizado de 2 a 13 de setembro, com 54 espetáculos de 17 cidades participantes.
A temática do Festivale, “O Teatro e a Cidade”, promoveu a reflexão de como se dá a relação entre a produção, a organização dos grupos na atualidade e o município de São José dos Campos.
Os espetáculos encenados no Teatro Univap foram: Cabaret Del Rinoceronte (dia 4/9, às 19h); Eu Te Amo, Meu Brasil (6/9, às 14h); Édipo Rei (8/9, às 19h) e Os Sapatos que Deixei pelo Caminho (10/9, às 19h).

Docente da Univap Recebe Prêmio na SBPqO
Sociedade Brasileira de Pesquisa


 

A Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso, docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participou da 32ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada de 4 a 7 de setembro, na Expo Dom Pedro Campinas, em Campinas/SP, onde apresentou o trabalho: Infecção Endodôntica Primária: Quantificação de endotoxinas e sua relação com sinais/sintomas e a volumetria da lesão e do canal radicular e foi premiada em 2º lugar na categoria: Apresentação Oral - Fórum Científico − Colgate.

Univap Sedia a 11ª Edição da TV Morfosis

A Univap foi a sede, dias 10 e 11 de setembro, da 11ª Edição da TV Morfosis - Fórum Internacional de Televisão − que visa divulgar a opinião e a visão de vários especialistas da mídia internacional e de tecnologias de comunicação sobre a atual situação da televisão educativa no mundo.
A TV Morfosis é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara, no México, coordenada pela Diretoria de Rádio e Televisão da instituição. Composta por uma série de debates, com painéis televisionados como programas de TV educativa, a TV Morfosis tem a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco, Doutor em Educação pela Universidade de Harvard, acadêmico da Universidade de Guadalajara e reconhecido pesquisador do tema ‘educação e televisão’.

 
 

É a segunda vez que a Univap sedia o evento em São José dos Campos. A primeira foi em outubro do ano passado. Nesta edição, o Fórum discutiu os ‘Conteúdos Audiovisuais Educativos em um Novo Contexto Tecnológico’, com a participação de 16 especialistas (Brasil, México, Colômbia e Espanha), em 5 painéis com duração de 60 minutos cada um, compostos por 3 ou 4 especialistas e um mediador.
O evento no Brasil é promovido pela Univap, por intermédio das Faculdades de: Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação e Artes; TV Univap e pela Universidade de Guadalajara, no México, por meio do Canal 44, criador do evento. A TV Morfosis também conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).
Os painéis, realizados no Auditório do Bloco 5, foram transmitidos ao vivo pela TV Univap, por intermédio do Canal 8 da NET, Vivo TV e pela Internet. O conteúdo foi gravado e disponibilizado aos participantes e televisões da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), por meio da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) e também na página da TV Univap no Youtube.
Participaram do evento: Prof. Dr. Jair Candido de Melo (Reitor da Univap); Dr. Guillermo Orozco (Universidade de Guadalajara); Claudio Magalhães (Ex presidente e Conselheiro da ABTU); Pedro Ortiz (Faculdade Cásper Libero); José Carlos Aronchi (Consultor de Inovação e Tecnologia do Sebrae-SP); Gustavo Lomelin (Diretor Geral de Televisão Educativa − Governo do México); Fernando Moreira (Diretor da TV Univap/Presidente ABTU); Gabriel Priolli (Assessor TV Escola); Alejandro Piscitelli (Universidade de Buenos Aires); Gabriel Torres (Diretor Sistema de Rádio e Televisão da Universidade de Guadalajara); Vera Catoto Dias (Universidade do Vale do Paraíba); Paula Villegas (Centro Ático da Universidade Javeriana-Colômbia); Miquel Francés (Taller D’Audiovisuals − Universidade de Valencia − Espanha); Hélio Solha (Universidade Estadual de Campinas) e NSebastião Squirra (Coordenador Grupo de Pesquisa Comtec da Universidade Metodista de São Paulo).

1º Encontro Pibid do Estado de São Paulo − 2015

 
Priscila, Ana, Elessandro, Nádia e Walderez
Os docentes da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), juntamente com os Coordenadores dos Subprojetos, Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim (Biologia), Prof. Me. Elessandro Vaguino (Educação Física), Profa. Dra. Ana Enedi Prince (História), Profa. Dra. Priscila Lemes (Matemática) e Profa. Me. Ana Maria Gascon (Pedagogia), participaram, dia 11 de setembro, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), do 1º Encontro Pibid do Estado de São Paulo.
O evento teve início com a conferência do Prof. Dr. Helder da Silveira, Coordenador Geral dos Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre o “Programa Pibid: Resultados e Perspectivas”. Em seguida foi realizada uma mesa redonda sobre o Pibid São Paulo e seus protagonistas, fazendo uma avaliação inicial do programa e dando continuidade aos impactos na formação do professor e na comunidade. Também foi debatida a contribuição do referido programa para a inovação das práticas pedagógicas.
A FEA/Univap participa do Pibid desde 2010, atualmente conta com 142 bolsistas de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Matemática, Química e Pedagogia. Para a coordenadora institucional do Pibid Univap, Profa. Nádia Campos Velho, este é um programa de suma importância para a valorização do magistério.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Processo Seletivo


Encontros de Iniciação Científica


Show Matheus Estevão e Banda


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Show Matheus Estevão e Banda

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 20h

Gratuito

4 de outubro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

Horário: 8h às 12h

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior


Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121

22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas