234ª Edição - Ano VIII
De 27 de junho a 28 de julho/2015
         
 

Uniexpo Vale 2015

A Univap participou, dia 23 de maio, da VII Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba - Uniexpo Vale 2015 − realizada nas instalações do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, Jardim Esplanada, em São José dos Campos.
Pela Univap estiveram presentes diretores, coordenadores de cursos das Faculdades de Ciências da Saúde; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Educação e Artes; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e também Direito, que oferecem mais de 40 cursos de graduação.

 
 

Realizada anualmente pela Teenager Assessoria Profissional, a Uniexpo Vale, em sua sétima edição, ofereceu aos alunos dos cursos de ensino médio, técnicos e pré-vestibulares, e também aos familiares e educadores, atividades que possibilitaram o contato com instituições de ensino superior e profissões existentes, despertando a curiosidade do jovem e contribuindo para que ele se sinta responsável no processo educativo e de crescimento pessoal.
No evento gratuito, mais de 1500 visitantes receberam informações sobre o funcionamento dos cursos em diversas áreas do conhecimento (grade curricular, sistema de avaliação, metodologia de ensino); mercado de trabalho das carreiras (salário médio, onde se pode trabalhar) e o dia a dia da profissão.
Além da Univap, que recebeu em seu estande mais de 900 pessoas, estiveram representadas as Instituições de Ensino Superior (IES): USP, Unicamp, UERJ, ITA, Mauá, FEI, Cásper Líbero, Unitau, Mackenzie, Senac, Inatel, ESPM, entre outras.
Durante a Uniexpo, várias palestras foram proferidas, dentre elas: “Profissões do Futuro − Você está no Jogo?”, por Sidnei Oliveira, autor, consultor e expert em conflitos de Gerações Y e Z; “O Lado bem Humorado das Coisas Sérias”, com Daniel Salsa Lopes, dramaturgo, humorista, blogueiro e autor do programa para desenvolvimento pessoal Humor Como Ferramenta de Trabalho;“Universidades nos EUA − Uma realidade cada vez maior para Brasileiros”, com Felipe Rosário, formado em Administração de Empresas pelo College of St Scholastica, Minnesota. Morou 5 anos nos EUA, estudando e trabalhando.
Durante o evento, além de outras palestras, ainda foram oferecidos serviços de plantão de dúvidas, workshops/atividades práticas e testes de orientação profissional.


Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação

 
A Coordenadoria de Avaliação, setor da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e de Avaliação (Progeduc) da Univap, convidou diretores e coordenadores de cursos para um encontro, dia 2 de junho, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, com objetivo de apresentar o “Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais e a Distância”, determinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.
Na mesma ocasião, a Coordenadoria aproveitou para apresentar os resultados obtidos na Avaliação/2014.

Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
Projeto Circuito Universitário


 
Alunos e professores da Univap tiveram o privilégio de assistir, dia 8 de junho, no Auditório da Faculdade de Educação e Artes − Bloco 1, no Campus Urbanova, à apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, por intermédio do Projeto Circuito Universitário.
A formação atual do Quarteto de Cordas, que iniciou as apresentações em 2012, conta com a participação dos violinistas Everton Amorim e Isaias Lopes Ferreira, do violista Bruno de Almeida Carlos e do violoncelista Gustavo Pinto Lessa.
Sob direção artística do Maestro Marcello Stasi, o grupo de câmara apresentou um repertório diversificado, que transitou entre o popular e o erudito. Durante a apresentação na Univap, foram executadas peças de Alberto Nepomuceno - Scherzo do quarteto de cordas Nº 1; W. A. Mozart - Quarteto Nº 19 K465 “Dissonâncias”; Adagio − Allegro | Andante Cantabile | Menuetto. Allegro | Allegro molto; Gerardo Rodriguez - La cumparsita; Astor Piazzolla - Adios Nonino | Libertango e Carlos Gardel - Por una Cabeza.
O evento gratuito na Universidade contou com o apoio da Coordenadoria de Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) e da Copiadora Copcentro.
As apresentações do Projeto Circuito Universitário são organizadas por intermédio da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos. São patrocinadores do evento: Huesker; Laboratório Oswaldo Cruz; Policlin Maternidade e promotores; Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

Alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Design de Moda e de Graduação Tecnológica em Gastronomia, organizaram, dia 9 de junho, no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, o evento “Cultura Fcsac 2015”.

 
 

O evento envolveu a realização de desfile de moda audiovisual, inspirado na subversão de peças clássicas de vestuários. Intitulado “O Inverso do Verso”, a performance no palco ficou por conta dos alunos do 5º período semestral (3º ano) do curso de Design de Moda.
Fizeram também parte da programação a 6ª Mostra de Vídeo 1 Minuto; as apresentações do grupo de teatro universitário “Casa de Benê” e do aluno humorista e imitador, Dimas Martins, do 1º ano do curso de Rádio e TV.
Como nos anos anteriores e de forma descontraída, a Comissão Organizadora do evento concedeu prêmios aos três melhores vídeos apresentados e também ao pior deles.

Programa Mão na Massa
Colégio Embraer Juarez Wanderley


Os alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley participaram, dias 11 e 18 de junho, do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Univap.

Laboratório de Anatomia (FCS)
 
Análises Químicas (Feau)

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi oferecido no dia 11, no período da tarde, nos Laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e no dia 18, no período da manhã, nos Laboratórios das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde; Educação e Artes e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Design de Moda (Fcsac)
 
VTX Tecnologia - Processos de Incineração
de Resíduos (IP&D/Feau)

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Formandos da Faculdade da Terceira Idade
Curso de Extensão e Atualização Cultural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, no encerramento das atividades semestrais, realizou, dia 15 de junho, a cerimônia de entrega de certificados para os alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).

Abertura da Cerimônia
 
Entrega dos Certificados

Os alunos escolheram Maria Cláudia de Oliveira Garcia como paraninfa da turma e Sandra de Freitas Pedrosa Nascimento como patronesse. Também aproveitaram a ocasião para prestar homenagem aos colaboradores da FTI, Maria Inês Geraldi Marques e José Valdenor Silva (Val Garcia).
Na entrega de certificados, a cerimônia foi abrilhantada com a apresentação do Coral Viva Voz da Faculdade, sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza.
Estiveram presentes no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, em São José dos Campos, aproximadamente 200 pessoas, entre familiares, amigos e convidados.

Apresentação do Coral
 
Público Presente

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito.

Inovações Tecnológicas em Fototerapia

O Coordenador do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, convidou a Profa. Dra. Fernanda Rossi Paolillo, docente da USP/São Carlos, para ministrar uma palestra aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica, intitulada “Inovações tecnológicas em fototerapia, terapia fotodinâmica e diagnóstico óptico”, realizada de 15 de junho, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova.

A palestrante
 
Vista parcial do auditório

A fototerapia tem sido realizada para promover saúde e estética. Quando a fototerapia é associada a um fotossensibilizador é conhecida como terapia fotodinâmica. Além de diversos tratamentos, as técnicas ópticas são utilizadas para diagnóstico. Nesse seminário, foram abordadas diversas técnicas ópticas, como a fototerapia para remodelamento muscular, estética corpórea e facial, bem como a terapia fotodinâmica e uso de pele artificial para inativação de micro-organismo e reparação tecidual; além de novas perspectivas da espectroscopia de fluorescência e Raman no diagnóstico “point of care” de alterações no metabolismo de cálcio em dentes e sua possível relação com a osteoporose.

Visita às Instalações do curso de Rádio e TV

Alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Villa Branca (Jacareí) dos Colégios Univap visitaram, dia 16 de junho, as instalações do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e da TV Univap, no Campus Urbanova.

 
 

Na Universidade, foram recebidos pelo coordenador, Prof. Me. Celso Antônio Meneguetti, que explicou o funcionamento dos equipamentos de cada laboratório do curso e os acompanhou até a TV Univap, onde tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios de gravação e as ilhas de edição.
Na Universidade, os alunos da graduação têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por intermédio da criação de programas de televisão de entrevistas ou entretenimento, que se aprovados pelo Conselho de Programação da TV, são exibidos no canal 8 da Net.

7º Prêmio Sebrae de Jornalismo

O ex-aluno da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Bruno Kelly, e sua colega de trabalho, Monica Prestes, foram os ganhadores do 7° Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Jornalismo Impresso, com o trabalho intitulado “Empresários da Floresta, a Indústria Verde”, veiculado no jornal “A Crítica”.

 

O 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo divulgou e premiou seus vencedores da etapa nacional em Brasília (DF), dia 10 de junho. O concurso reconheceu as melhores matérias veiculadas nos meios de comunicação sobre os micro e pequenos negócios. Ao todo, foram 1302 trabalhos inscritos de todas as regiões brasileiras.
Na cerimônia, foram entregues os prêmios nas categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Imagem Jornalística (fotografia e reportagem cinematográfica), além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, para a melhor matéria entre essas vencedoras.
Além da categoria Jornalismo Impresso, Bruno Kelly venceu na categoria Imagem Jornalística, durante a etapa estadual do Prêmio.

Fontes: Assessoria de Imprensa Sebrae

Projeto: Eu Faço Parte da História
Depoimento de Luiz Paulo Costa


 
A Coordenadoria de Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), convidou o ex-vereador e jornalista Luiz Paulo Costa, para gravar um depoimento, dia 16 de junho, nos estúdios da TV Univap, para o Projeto “Eu Faço Parte da História”.
O Projeto busca preservar a história do município por intermédio de personagens e celebridades que ajudaram a construir São José dos Campos. Os convidados são pessoas que residem no município há anos e que aqui vivenciaram épocas passadas, os costumes e as transformações pelas quais a cidade passou. São registros de vidas e a importância do trabalho de cada um, inclusive daqueles que se envolveram direta ou indiretamente na criação da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e da Univap.
Após a edição do material, uma cópia da gravação será encaminhada ao Arquivo Municipal, setor responsável pela preservação da memória da cidade e que está sob a guarda da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Luiz Paulo Costa nasceu dia 9 de julho de 1943, em São José dos Campos. É jornalista e foi Vereador no município durante 20 anos (1977/1996). Trabalhou na Prefeitura Municipal de 1997 a 2012 em diversos cargos. Como profissional da imprensa integrou equipes de jornalismo que receberam o “Prêmio Esso”, em 1972, pela revista “Realidade”, edição especial “Nossas Cidades” sobre os dramas urbanos e sociais das cidades brasileiras, e, em 1975, pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, pela cobertura das geadas. É autor de três livros: “Na Luta Pelos Direitos do Povo” (Editora Hucitec, 1982); “Corrupção − A Câmara no Banco dos Reús” e “Histórias e Estórias de São José dos Campos”, (JAC Editora, 2005). Em seu depoimento na Univap, relatou as vivências no período da ditadura militar, como preso político, dentre outros assuntos.

Incentivo aos Artistas da Cidade

 


Para incentivar os artistas locais, a Coordenadoria de Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), vem realizando uma série de gravações musicais em DVD, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza.
Dentre os trabalhos já realizados estão: Duo Clarevon (foto), com a apresentação dos musicistas Clara Zarur (Piano) e Evon Piffer (Flauta), dia 18 de junho, e Elisa Braga, em 8 de agosto.





Informações: (12) 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br

Meeting Univap
Universidade Recebe a Diretoria do Grupo Bandeirantes de Comunicação


Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os diversos públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e sua equipe de trabalho receberam, dia 19 de junho, no período da tarde, no Campus Urbanova, a Diretoria do Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba.

 

Participaram do encontro o Diretor Geral, Cláudio Luís Giordani; o Editor-Chefe de Jornalismo Rádios e TV, João Marcos dos Santos e a Diretora Comercial, Giselle Estefano Toledo.
Após o encontro no Gabinete da Reitoria, a equipe do Grupo Bandeirantes teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Laboratório de Nanotecnologia e Processamento a Plasmas, Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora e outras pesquisas realizadas no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que realiza atendimentos gratuitos à comunidade nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Odontologia e Nutrição e também as instalações da TV Univap.

 

Outros encontros nesses moldes estão sendo realizados desde 2014. Já visitaram a Univap um grupo de gestores de Recursos Humanos; representantes da OAB; professores e funcionários da Faculdade de Direito; dirigentes de escolas particulares e da rede municipal;entidades classistas;empresários do Parque Tecnológico Univap; vereadores de São José dos Campos, entre outros.
O Meeting Univap é uma iniciativa da Reitoria da Universidade e organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

Apresentação da Coordenadora Comercial e Relacionamento com o Mercado

Por iniciativa do Diretor do Parque Tecnológico Univap, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, um encontro com empresários do Parque foi realizado, dia 19 de junho, a partir das 14h, com objetivo de apresentar a nova Coordenadora Comercial e Relacionamento com o Mercado da Univap, Cláudia Cury.

 

A Coordenadora, que está se familiarizando com as diversas áreas de atuação das unidades de negócio da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), desenvolve atualmente uma série de trabalhos, dentre eles, a oferta de cursos de especialização e de extensão da Universidade, cursos in-company e prospecção de oportunidades.
Participaram do encontro o Assessor do Parque, Prof. Me. João Batista do Prado Júnior e 15 empresários que manifestaram interesse em dar continuidade a esses encontros, como forma de integração e para estabelecer futuras parcerias.
A FVE é a mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba, dos Colégios Univap e do Parque Tecnológico Univap.

Palestra “Luto e Trauma: Aprendendo com as Crises”

 
Em continuidade aos estudos do curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap, foi realizada, dia 23 de junho, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a palestra “Luto e Trauma: Aprendendo com as Crises − Contribuições da Antroposofia*”, ministrada pela Profa. Dra. Delcimar de Oliveira Cunha, Psicopedagoga e Aconselhadora Biográfica, também coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade.
A abordagem sobre o referido tema foi uma solicitação das alunas do curso, após a coordenadora ter apresentado uma palestra sobre essa temática em Santiago, no Chile, cujo conteúdo referia-se às origens e consequências dos traumas decorrentes de abusos intrafamiliares vivenciados por crianças e adolescentes.
Durante a palestra, a Dra. Delcimar explicou que os processos de luto e trauma são semelhantes, mas os processos de resoluções não! Os traumas são como um tremor na alma, que podem bloquear o caminho evolutivo da pessoa e conduzi-la para uma vida sem sentido. Já o luto é a nossa resposta aos sentimentos de perda, maus tratos, abandono, abuso e de desastres naturais.
O curso de Especialização da Univap propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional, hospitalar e organizacional. O aluno terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para a atuação psicopedagógica. O objetivo é qualificar os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.
*Antroposofia é uma palavra de origem grega que significa sabedoria humana. A Sociedade Antroposófica no Brasil adotou a definição “conhecimento do ser humano”. Nessa área do conhecimento, a lucidez é essencial e a busca constante é pelo conhecimento superior. Tem por objetivo fazer com que o ser humano, ampliando a capacidade de sua consciência, delibere sobre seus atos e pensamentos, tornando-se mais humano e espiritualmente livre de materialismos, intolerâncias e superstições. A Antroposofia aplica-se ao todo que abrange a vida humana, incluindo agricultura, medicina, educação, arquitetura e artes.

Saiba mais, acesse: http://www.univap.br/universidade/pos-graduacao/lato-sensu.html
Telefone: (12) 3947-1232 ou 3947-1233

Visita ao Laboratório Oswaldo Cruz

Alunos do 3º período semestral (2º ano) do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Dias Colombo, visitaram dia 24 de junho, as instalações do Laboratório Oswaldo Cruz, em São José dos Campos.

 

O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura do laboratório clínico e todas as etapas do trabalho executado, desde o atendimento inicial até a entrega final do laudo clínico ao paciente.
Durante a visita monitorada, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o acervo de análises clínicas do laboratório, pioneiro na área privada do país, composto por uma biblioteca com mais de 100 peças que retratam diversos períodos das análises clínicas no Brasil. São balanças pediátricas e analíticas; estufa microbiológica; espectrofotômetro; fotômetro de chama; microscópios; reagentes, vidrarias laboratoriais dos anos 1950 a 1980; centrífuga; laudos antigos; dentre outras peças que estão devidamente catalogadas.
A visita ao Laboratório Oswaldo Cruz contribui para o conhecimento da história das Análises Clínicas, uma das 35 habilitações da área de Biomedicina, que sem dúvida é que possui maior campo de trabalho na RMVale.

Treinamento no Serpentário da Univap
Soldados do Tiro de Guerra


Soldados do Tiro de Guerra de São José dos Campos participaram, dias 24 e 26 de junho, a partir das 8h30, do curso sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura”, oferecido pelo Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN), da Univap, no Campus Urbanova.

 
 

Sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Cogo e com a colaboração da Bióloga Edvana de Toledo Oliveira, participaram do treinamento cerca de 60 soldados.
Durante o curso, os participantes receberam instruções sobre as características das serpentes e as diferenças entre elas, hábito, comportamento, captura correta e primeiros socorros. No curso, foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre histórias e mitos relacionados à espécie.
O Tiro de Guerra é uma organização militar responsável pela formação da reserva do Exército Brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa.
Empresas, organizações da sociedade civil e outros interessados em participar do Treinamento no Serpentário da Univap poderão entrar em contato pelo e-mail: serpentariocen@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1000 - Ramal 2009

Workshop de Monitoramento de Fauna − Subtrecho de Serra
Concessionária Tamoios


A Concessionária Tamoios realizou no dia 25 de junho de 2015, o Workshop de Monitoramento de Fauna − Subtrecho Serra da Rodovia dos Tamoios. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade de Educação e Artes (Bloco 1) no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos, e contou com a participação do Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Universidade e da empresa JGP Gestão Ambiental.

 
 

A Concessionária Tamoios convidou para participar do Workshop representantes das seguintes instituições: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo − Departamento de Fauna (Defau), Fundação Florestal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura de Paraibuna, Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Ministério Público Estadual, Gaema Litoral Norte, Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Construtora Queiroz Galvão, Consultoria Ambiental JGP e a Univap. A Concessionária convidou, também, a sociedade por meio de informativo em seu site.
O evento teve por objetivo apresentar e dar transparência às metodologias dos Programas de Afugentamento, Resgate e Monitoramento de Fauna do Subtrecho Serra, da Rodovia dos Tamoios − SP-099, que serão colocadas em prática durante a realização das obras da nova pista ascendente do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios, com previsão de início ainda em 2015.
As palestras ministradas foram “A Concessionária Tamoios e seus desafios”, por Marcos Elia, Assessor de Meio Ambiente e Comunicação da Concessionária Tamoios; “Apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - Fauna de Vertebrados Silvestres” e “Programa de Resgate e Afugentamento da Fauna”, por Adriana Akemi Kuniy, da JGP; “Programa Básico Ambiental - Monitoramento da Fauna”, por Harley Sebastião, Carlos Eduardo Portes, Maurício Forlani e Patrícia Stefani, da JGP; e “Apresentação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), pela Profa. Mestra Karla Ruiz Lopes, docente do curso de Ciências Biológicas e Responsável Técnica pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do CEN da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap.


I Jornada de Gerontologia da Univap
Longevidade: Desafios Atuais e Futuros


A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia da Univap realizou, dia 25 de junho, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a I Jornada de Gerontologia - Longevidade: Desafios Atuais e Futuros, que tratou das temáticas: Envelhecimento - Desafios e Novos Paradigmas; Os Direitos do Idoso, Políticas Públicas e Redes de Proteção; Instituições de Longa Permanência − A Busca Pelo Acolhimento Digno; Relação Intergeracional − Experiências de Vida.

Solenidade de abertura
 
Dr. Roberto

Participaram da abertura do evento Artur Alves Pinheiro, do Conselho Municipal do Idoso; Profa. Dra. Pérola Melissa Vianna Braga, Coordenadora do Curso de Gerontologia; Prof. Me. Roque Mendes, Coordenador da Educação Continuada da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) da Univap; Bene Gonçalves, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e o Dr. Roberto Schoueri Jr., Diretor do Hospital Reger de São José dos Campos.

Dra. Kátia
 
Comissão organizadora

Ministraram palestras o Dr. Roberto Schoueri Jr.: Envelhecimento - Desafios e Novos Paradigmas Sob o Ponto de Vista da Saúde; Dra. Kátia Deola: Envelhecimento - Desafios e Novos Paradigmas Sob o Ponto de Vista Social; Profa. Dra. Pérola Melissa Vianna Braga: Os Direitos do Idoso, Principais Conquistas e Novos Desafios; Valéria Gonelli: Políticas Públicas e as Redes de Proteção Existentes; Cláudia César Castagini: Instituições de Longa Permanência − A Busca pelo Acolhimento Digno e, encerrando o evento, os testemunhos dos idosos Maria Aparecida Becker e Manoel Tenório da Silva, sobre Relação Intergeracional − Experiências de Vida.

Enfermagem na Prevenção e Cuidados com a Pele
Manejo de Feridas


A Univap foi sede do Seminário Regional de Enfermagem na Prevenção e Cuidados com a Pele e Manejo de Feridas, organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende) e realizado dia 26 de junho, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos.
A programação contou com a realização de palestras, painéis interativos, apresentação de pôsteres e oficinas.

Cerimônia de abertura
 
Palestrante convidada
 
Vista parcial do auditório

Foram palestrantes no evento a Dra. Fabíola Campos Matosinho, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), com a palestra: Aspectos Éticos e Legais em Enfermagem em Dermatologia; Dra. Patrícia Ferreira: Cuidado Seguro no Manejo de Feridas; Dra. Maria Helena S. Mandelbaum: A Formação e a Prática dos Cuidados com a Pele e Manejo de Feridas; Dra. Ângela Boccara de Paula: O Papel do Especialista; Dra. Renata Mantovani: Expectativa do Mercado de Trabalho; Dra. Julice Aparecida de Oliveira Rocha: Desafios e Superações da Prática Cotidiana nas Instituições. As oficinas realizadas foram: Moiture Associated Skin Damage - MASD − Lesões de Pele Associadas à Umidade (Dra. Helena Pantaroto e Dra. Clodine Pepes); Laser de Baixa Intensidade - LBI - na Reparação Tecidual (Profa. Dra. Ivany Baptista − Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap) e Podiatria (Dra. Vera Ligia Lellis).

Espiando a Lua na Luneta 2015

O representante do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, Prof. Dr. Alexandre Bergantini, participou, dia 27 de junho, do evento “Espiando a Lua na Luneta”, realizado na cidade de Cunha-SP. Esse evento ocorre anualmente desde 2009, sob a coordenação geral do fundador do Astro Clube de Cunha, o ceramista e astrônomo amador Gilberto Jardineiro. O objetivo do evento é possibilitar que pessoas comuns possam observar o céu noturno por meio de telescópios, despertando, assim, o interesse pela astronomia e pela ciência em geral.

 
 

A Univap contribuiu para o evento cedendo um de seus melhores telescópios, o Meade LX 200, de 12 polegadas, que foi operado pelo Prof. Alexandre. Na ocasião do evento, também foram realizadas algumas palestras, ministradas por pesquisadores da área, entre elas: “O Sistema Solar com Enfoque em Saturno e Suas Luas”, por Denise Maciel Selmo (CASP); “Apresentação Sobre a História e os Trabalhos Realizados no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap”, pelo Prof. Dr. Alexandre Bergantini e “Apresentação e Abordagem Sobre a Lua”, por Gilberto Jardineiro (Astro Clube Cunha).
Os organizadores registraram a presença de 464 visitantes, que vieram em 165 veículos oriundos de diversas cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros locais.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Curso de Artes Visuais


Os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, sob a coordenação da Profa. Ma. Lindsay Ribeiro e do Prof. Me. Amilton Damas, realizaram, dia 27 de junho, como encerramento das atividades do semestre, um evento de grafite, com a participação do artista Matheus Mats, de Jacareí, que orientou os alunos na execução prática do trabalho.

Bolsistas, Supervisora da Escola Najla Jamile,
Profa Katia, e o artista Matheus Mats
 
Alunos desenvolvendo o grafite

O projeto desenvolvido ao longo do semestre, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profa. Najla Jamile Santos Machado de Araújo, localizada no Conjunto Residencial Dom Pedro I, em São José dos Campos, passou por três etapas: a primeira de registros, experimentações e investigação do desenho infantil por meio do caderno de anotações; a segunda resgatou tecnologias obsoletas da escola, como o mimeógrafo e o retroprojetor para o uso artístico de reprodução e ampliação de imagens; a terceira foi o trânsito dessas imagens para o muro da Escola, trabalhadas com técnicas do grafite como aproximação e ampliação da cultura local.
O Pibid tem apoio do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que concede bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Os alunos bolsistas da FEA/Univap, participantes do Projeto na EE Profa. Najla Jamile Santos Machado de Araújo, foram: Gabriel Duarte Rachid, Thiago Fernandes Costa, Tainá Stephanie Friggi Oliveira, Tainara Ribeiro da Silva e Valkíria Aparecida Lobo de Alvarenga Aniceto.

Mostra de Dança 2015
Curso de Educação Física


Alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, dia 27 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, da Mostra de Dança 2015.

 
 

A apresentação é resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas, que oferece noções básicas e apresenta a diversidade da dança.
O ingresso para assistir à Mostra de Dança foi a doação de um litro de leite. No total foram arrecadados 380 litros, entregues, dia 1º de julho, à Casa Acolhida, em São José dos Campos.
Por ocasião da Mostra, os alunos do curso de Design de Moda, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação (Fcsac), também apresentaram a exposição: “Inverso do Verso”.

Desfile de Cosplay

A Coordenadoria de Cultura, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), cedeu espaço do Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza para a realização, no dia 28 de junho, do Yutopia Cosplay Fest.
O evento realizado na Univap também contou com a participação da coordenadora e de alunos do curso de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

 
 

O Cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens diversos, em geral de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Uma das principais características do cosplay é que o praticante, além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas.
Trata-se de um evento cultural, que envolve a realização de oficinas, palestras, workshops, teatro de cosplayers, fast foods do Japão, bancas de filmes, jogos, livros, roupas, máscaras, entre outras coisas.
A história do Cosplay está ligada às convenções de ficção científica. Em 1939, nos Estados Unidos, durante a 1ª World Science Fiction Convention (Worldcon), o jovem Forrest J. Ackerman e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados, em um público de 185 pessoas. Eles causaram agitação entre os presentes, resultando em um clima de estreitamento entre a ficção e a realidade que mudou para sempre o modelo das convenções do gênero. A prática cresceu ao longo do tempo, levando ao surgimento de concursos que não se limitam a exibir fantasias, mas permitem aos participantes realizar apresentações criativas, que agradem ao público.

Univap Homenageia, In Memóriam, o Médico Dr. Gilson Carvalho

A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap reuniu, dia 3 de julho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, familiares e amigos para prestar homenagens ao Dr. Gilson Carvalho, na data de um ano de seu falecimento.
Médico pediatra, sanitarista da cidade, muito colaborou com a Univap na elaboração da proposta para implantação do curso de Medicina, considerando as necessidades da rede de saúde.

 
 

A Universidade ao organizar este encontro de pessoas que conheciam bem e conviveram com o Dr. Gilson, possibilitou que vários depoimentos fossem compartilhados sobre a atuação humana do médico. Idealista, nobre de espírito, guerreiro, inspirador, irreverente, carismático, generoso, semeador da saúde e dedicado à família foram alguns adjetivos dados a ele, pessoa muito respeitada junto à classe médica e acadêmica da cidade e que respeitava, da mesma maneira, todos que dele se aproximavam.
A Univap reconhece a relevante colaboração que ele prestou ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade.
Nascido em 1946, em Aracaju (SE), Gilson de Cássia Marques de Carvalho cresceu em Campanha (MG), cidade que considerava sua terra natal, adotada por ele, conforme citou em alguns artigos que escreveu.
Formado pela Escola Federal de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e com Doutorado em Saúde Pública pela USP, especializou-se ainda em Pediatria e em Administração Hospitalar.
Iniciou a prática médica em Alfenas (MG), tendo atuado também em Jacareí e São José dos Campos. Na área pública exerceu as funções de Diretor Estadual da Vigilância Epidemiológica na RMVale. Pelo Governo Federal, foi Secretário Nacional de Assistência à Saúde, Diretor do Departamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e de Controle e Avaliação do Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
Trabalhou incansavelmente para tornar realidade a implantação, no Brasil, do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre pautado por comportamento ético, profissional e humanístico. Expunha com propriedade os assuntos relativos ao custeio da saúde, por ter atuado em setores de frente (atendimento à população) e retaguarda (secretarias e ministério), possuindo amplo conhecimento das interfaces que a saúde apresenta. Deixou um enorme legado, por ter formado inúmeros sanitaristas que abraçaram o desafio de dar continuidade às suas ideias.
Dr. Gilson será inesquecível pelas posições firmes e, para nós da Univap, por ter dado total apoio à nossa nova empreitada de criar aqui, em São José dos Campos, o primeiro curso de Medicina da cidade.

Documentário Sobre Atividade Solar

A Fapesp e a TV Cultura estão produzindo uma série de documentários sobre pesquisas desenvolvidas no Estado de São Paulo. Um dos episódios sobre a “Atividade Solar”, exibido dia 4 de julho de 2015, contou com a participação dos docentes da Univap, Prof. Dr. Caius Lucius Selhorst e Profa. Dra. Alessandra Abe Pacini.

 

Os pesquisadores-professores ministram aulas na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado) no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade.
Parte do documentário foi gravada no Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap e mostra alguns dos instrumentos utilizados nas pesquisas desenvolvidas na Universidade.
Após a exibição na TV Cultura, os vídeos ficam disponíveis no canal Univesp do Youtube e podem ser vistos nos links abaixo.
O Observatório da Univap estará aberto ao público para observação do céu todas quartas-feiras. Informações no site: www.univap.br/observatorio.

Assista ao episódio: Atividade Solar - 1º Bloco | Atividade Solar - 2º Bloco

Exposição dos Alunos da Univap


Open Campus 2015


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Agilent Road Show 2015

Local: Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) − Campus Urbanova

Horário: 8h30 às 16h

Informações: www.agilent.com.br

17 de agosto
Workshop Sobre Contratos de Propriedade Intelectual (Gratuito)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap

Horário: 15h

Aberto ao Público

19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Open Campus

Evento aberto ao público em geral

22 de agosto
52º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Visita ao Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT15)

Alunos e Professores do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Direito

26 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
TV Morfosis

Organização: TV Univap

Local: Auditório do Bloco 5 − Campus Urbanova

Informações: 3947-1012

10 e 11 de setembro
Inscrições para o Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander

EDITAL 02/2015

Até 11 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Show Matheus Estevão e Banda

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 20h

Gratuito

4 de outubro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuitas e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas