233ª Edição - Ano VIII
De 29 de maio a 26 de junho/2015
         
 

Atividade Sociocultural na Faculdade da Terceira Idade
Núcleo de São José dos Campos


Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) assistiram, no dia 29 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, à apresentação musical com os violonistas Mateus Bustamante e Márcio Oliveira.

 
 

A programação sociocultural da FTI faz parte de uma série de atividades realizadas durante o semestre.
A comissão de eventos da FTI, ao apresentar o espetáculo “Duo Brasileiríssimo”, presta homenagem ao violão como instrumento e às poesias de autores conhecidos, como Cecília Meireles e outros ainda desconhecidos. Algumas poesias foram declamadas durante o evento pelas alunas Helena Luiza, Maria Isabel e Rochane Roque.
Os repertórios dos violonistas homenagearam obras compostas especificamente para o violão, de autoria de João Pernambuco, Baden Powell, Ernesto Nazareth, entre outros.
Por ocasião da atividade sociocultural, alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), dos cursos de Biomedicina e de Nutrição, aproveitaram a ocasião para realizar com os presentes um trabalho de conscientização. Foram realizadas avaliação nutricional, tema de TCC da aluna Poliana Ribeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Marlene S. Cheid e entrega de folhetos explicativos sobre a saúde dos rins, elaborados pelas alunas do 7º período semestral (4º ano) do curso de Biomedicina, Christiane F. Moreira dos Santos, Mariana Santos Alves e Helena Chaves Pereira.

World Confederation for Physical Therapy em Cingapura
Premiação ao Melhor Trabalho da América do Sul


 
O trabalho "Effect sof Low-level Laser Therapy (LLLT) on Muscle Healing Process after Myonecrosis" dos autores Vieira WF, Kenzo-Kagawa B, Mesquita-Britto MH, Alvares L, Sakane KK, Cruz-Höfling MA e Baranauskas V., foi escolhido como o melhor trabalho da América do Sul, entre 3.500 apresentações de 113 países no World Confederation for Physical Therapy (WCPT Congress 2015). Esse é o maior congresso de Fisioterapia do mundo, realizado de 1º a 4 de maio de 2015, no centro de eventos Suntec City, Cingapura. O prêmio foi oferecido pela editora Elsevier e será publicado na Science Direct.
O primeiro autor do trabalho é doutorando do Departamento de Semicondutores, Instrumento e Fotônica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Vitor Baranauska (in memoriam) e da Profa. Dra. Maria Alice da Cruz-Höfling do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da Unicamp em parceria com a Profa. Dra. Kumiko Koibuchi Sakane do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.


Vale ressaltar que novos trabalhos estão sendo realizados pela parceria entre duas universidades, por intermédio da ex-aluna do curso de Mestrado em Bioengenharia da Univap, atual doutoranda da Unicamp e uma das coautoras do trabalho premiado, Maria Helena Rodrigues Mesquita Britto e sua atual orientadora Profa. Dra. Maria Alice da Cruz-Höfling (Unicamp) com a Profa. Dra. Kumiko Koibuchi Sakane (Univap) com a realização de uma pesquisa na área de Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier-FTIR.

Palestra aos Alunos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica
Sala Santander Universidades na Univap


O Prof. Dr. Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho, pesquisador junto ao Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, convidou o Prof. Dr. Herculano Martinho, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, para ministrar, dia 12 de maio, às 14h30, uma palestra aos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica.

Alunos de Mestrado e Doutorado em
Engenharia Biomédica
 
Dr. Herculano Martinho, Dr. Airton
Abrahão Martin e a Dra. Priscila
 
Vista parcial da Sala Santander
Universidades no Ceplade

A palestra sobre “Modelos Atomísticos para Tecidos Biológicos” foi proferida na Sala Santander Universidades, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
A referida Sala, destinada à realização de palestras, treinamentos e aulas interativas, contém duas TV’s LED de 55 polegadas; uma Central Touch Screen de 23 polegadas, com software de interatividade; mesa do professor com monitor, teclado e mouse sem fio; câmera HD para Skype com áudio; 21 mesas móveis e 42 poltronas, que podem ser disponibilizadas de acordo com a necessidade da atividade a ser realizada.
O palestrante convidado possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente da Universidade Federal do ABC, trabalhando nos temas de propriedades físicas de biossistemas e biópsia óptica. Suas linhas de pesquisa são: a Física Interdisciplinar e Informação Quântica e a Síntese, Caracterização e Modelagem de Materiais.

Colégios da Região Participam do Programa Mão na Massa
Oficinas de Práticas Profissionais


Durante o mês de maio, a Univap recebeu alunos dos Colégios Anglo Cassiano Ricardo, Opção, Univap − Unidades Centro e Aquarius e do COC, que participaram do Programa Mão na Massa − Oficinas de Práticas Profissionais.

 
 

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi oferecido nos períodos da manhã e tarde e realizado nos Laboratórios das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde; Educação e Artes e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.

 
 

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas, com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

 
 

O Programa é desenvolvido no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Univap, onde está concentrada a maioria das Faculdades e também o Instituto de Pesquisa. São mais de 100 laboratórios, que abrem suas portas para receber estudantes, seus familiares e amigos, assim como professores e todos aqueles que quiserem vivenciar um dia de prática profissional.

 
 

Maio/Dia Colégios
14 Anglo Cassiano Ricardo
20 Opção
21 Univap - Unidade Centro
27 COC
28 Univap - Unidade Aquárius

 
 

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap
Tel.: (12) 3947-1091
E-mail: maonamassa@univap.br

Dia do Assistente Social

O Conselho Regional de Serviço Social, por intermédio da Diretoria da Seccional de São José dos Campos, em parceria com a Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e da Unitau, realizaram dia 15 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, o Seminário: “Assistente Social: Atribuições, competências e Defesa das Políticas Públicas”.

 
 

Participaram do evento como palestrantes, a Dra. Maria Carmelita Yazbek, Assistente Social e docente da PUC-SP; Dra. Maria Regina de Ávila Moreira, Assistente Social e Diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e Dra. Rachel Raichelis, Assistente Social e Docente da PUC-SP.

Visita de Representantes do NIT Mantiqueira à Univap

Glaucia, Poliana, Jaime, Dr. Rodrigo, Dr. Homero,
Dra. Lúcia, Jhonathan e Daniel no IP&D
 
A Univap recebeu, dia 15 de maio, a visita de dois integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica Mantiqueira (NIT Mantiqueira), Srs. Jaime Khater (Comercialização e Mercados) e Daniel Nogaroli (Comunicação).
O objetivo da visita foi melhorar a comunicação com as instituições parceiras e seus pesquisadores, bem como conhecer de perto a infraestrutura da Universidade.
Recebidos na Univap pela Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade (Prius), Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, e pela responsável do Escritório de Projetos de Pesquisas (EPP), Sra. Glaucia Gomes, os visitantes, além de conhecer projetos, tecnologias existentes e as atividades realizadas em alguns laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), puderam ouvir opiniões dos pesquisadores sobre procedimentos e ações que devem ser desenvolvidos e aplicados nas respectivas áreas de atuação.
Os representantes do NIT Mantiqueira, que visitaram a Univap, tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Vitrisol (convênio firmado entre a FVE/Univap, o BNDES e a empresa VTX); os Laboratórios de Engenharia Biomédica e Reabilitação; Biologia Celular e Microorganismos; Fisiologia e Farmacologia do Processo Inflamatório; Nanotecnologia Biomédica; Espectroscopia Vibracional Biomédica; Laser Aplicado à Biologia e Saúde; Instrumentação Biomédica e Processamento de Materiais e Catálise.
O NIT Mantiqueira é um arranjo de NITs do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, ligado à Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo federal. Sua origem tem como base o artigo 16 da Lei de Inovação Nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que afirma que a ICT deverá dispor de núcleo de inovação tecnológica próprio ou em associação com outras ICTs, com a finalidade de gerir sua política de inovação. Esse Núcleo tem como objetivo apoiar instituições de pesquisa nas ações de proteção e transferência de tecnologia, estimular parcerias e difundir boas práticas na gestão de políticas de inovação. Atualmente, o NIT Mantiqueira é composto por seis Instituições Nucleadas: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun (Von Braun); Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI); Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE/Univap); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Saiba mais sobre as atividades do NIT Mantiqueira pelo site: http://www.nitmantiqueira.org.br/

Maratonas de Programação

A coordenadoria e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e dos Colégios Univap de São José dos Campos e de Jacareí realizaram, dia 16 de maio, a 7ª Maratona de Programação e a 4ª Maratona de Programação Jr.

Vista parcial de um dos laboratórios
 
Alunos do Ensino Médio dos Colégios
Univap
 
Alunos da Graduação

Participaram das competições promovidas no Campus Urbanova, em São José dos Campos, os alunos dos cursos de Graduação, que formaram 9 equipes e do Ensino Médio, 16 equipes.
A Maratona de Programação estimula a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Comissão organizadora divulga a
classificação das equipes
 
1º lugar da graduação
 
2º lugar da graduação

O evento é uma iniciativa das coordenarias dos cursos, com objetivo de proporcionar maior convivência entre os estudantes da área da informática, de forma a prepará-los e selecioná-los para participação futura das competições regionais classificatórias e para as finais mundiais do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM).

3º lugar da graduação
 
4º lugar da graduação
 
5º lugar da graduação

Os times são compostos por grupos de alunos que procuram resolver, durante certo período de tempo, o maior número possível de problemas. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

1º colocado dos Colégios
 
2º colocado dos Colégios
 
Corpo docente

Participaram da organização das duas competições os docentes: Prof. Dr. Valdir Gil Pillat; Prof. Dr. Márcio Tadeu de A. H. Muella; Prof. Esp. Luiz Alberto R. Correia; Profª. Dra. Silene Fernandes Bicudo; Prof. Dr. Alfred Makoto Kabayama; Prof. Esp. Alberson W. Sá dos Santos; Prof. Me. Wagner Santos C. de Jesus; Profª. Esp. Patrícia Dias Peixoto e Prof. Me. Hélio Lourenço E. Ferreira.
Apoiaram também as competições as equipes da Univap Virtual, Nonus, Urmet Daruma e FVE/Univap.

Classificação Geral das Maratonas:

7ª Maratona de Programação (Graduação)

Classificação/Equipe Alunos

(404 member Not Found)
Luiz Eduardo Camargo, Bruno Marcos Lima, Aline da Mota Goulart

(Divergentes)
Humberto Gimenes Macedo, Maycon Gonçalves Pereira

(Los El’s II)
Argel Júnior Gonçalves, Rafael Magno Costa, Marcel Yoshihiro Fuzino

Lantra
Osmar Gonçalves Júnior, Bianca Vicensotti Berdugo, Felipe Rolim Machado

Eletrik
Paulo Rogério Siqueira Custódio, Fernando de Oliveira Santos, Rafael da Rocha Gomes

4ª Maratona de Programação (Ensino Médio/Técnico)

Classificação/Equipe Alunos

(Titanic)
Lucas Ribeiro Yoshida, Brendon Willian C. T Mota, Willian F. Rebeque

(Error 404)
Rafael Rezende da Silva, Hanna de Aguiar Mattei, Mariana Pereira David

59° Congresso Brasileiro de Cerâmica

 
Vitória, Talita, Ivone, Kelly e Renata
A Univap foi representada no 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado de 17 a 20 de maio, em Barra dos Coqueiros (SE), pela Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira, docente e pesquisadora da Univap junto ao Laboratório de Cerâmicas Avançadas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); pelas alunas da graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Vitória Marques Cesar Leite, Talita Luana de Andrade, Kelly Cristina Mansur Lopes de Araújo, e pela aluna de doutorado em Engenharia Biomédica, Renata Martins Parreira.
O Congresso Brasileiro de Cerâmica é o mais antigo e importante evento do setor cerâmico brasileiro, ocasião em que se reúnem representantes dos diversos setores envolvidos com o meio (instituições de ensino e pesquisa, indústrias fabricantes de produtos cerâmicos e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos) para tomar ciência e discutirem os últimos avanços e acontecimentos do setor. Isso ocorre por intermédio de apresentações de trabalhos técnicos, palestras e painéis, abordando, de forma específica ou abrangente, aspectos relacionados ao desenvolvimento nacional e internacional dos materiais cerâmicos. Além disso, são promovidos minicursos e oficinas.

Por ocasião do Congresso, foram apresentados os trabalhos:

Avaliação da produção de cerâmica microporosa por meio do uso de alumina calcinada e diferentes fontes de cálcio”, de autoria de:Oliveira, I. R.; Leite, V. M. C.; Andrade, T. L.; Salomão, R.;

Avaliação da influência de diversos compostos nas propriedades de cimento de aluminato de cálcio visando sua aplicação como biomaterial”, de autoria de: Andrade, T. L.; Parreira, R. M.; Araújo, K. C. M. L.; Pandolfelli, V. C.; Oliveira, I. R.;

Avaliação da síntese de hidroxiapatita e seu efeito sobre a resistência mecânica de cimento aluminoso”, de autoria de: Araújo, K. C. M. L.; Andrade, T. L.; Parreira, R. M.; Pandolfelli, V. C.; Oliveira, I. R.;

Avaliação da produção de isolante térmico por meio do uso de alumina hidráulica e diferentes fontes de cálcio”, de autoria de: Leite, V. M. C.; Andrade, T. L.; Salomão, R.;Oliveira, I. R. e

Avaliação da produção de cimento de aluminato de cálcio poroso por meio da adição de incorporador de poros”, de autoria de: Parreira, R. M.; Castro, I.; Andrade, T. L.; Araújo, K. C. M. L.; Oliveira, I. R.

Espetáculo Teatral Cabaret Del Rinoceronte aos Alunos da Terceira Idade

Os alunos da Faculdade da Terceira Idade da Univap assistiram, gratuitamente, dia 18 de maio, a partir das 15h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, ao espetáculo teatral “Cabaret Del Rinoceronte”.
No espetáculo, personagens histriônicos surgem em quadros cômicos e inusitados, amarrados por um Mestre de Cerimônias. Há também a presença da Banda Larga do Rinoceronte, que com suas intervenções musicais dá ritmo à apresentação.

 
 

O grupo Teatro do Rinoceronte foi formado em 2004, com a montagem do espetáculo “O Pedido de Casamento − primeiro tratamento”, baseado na peça de Tchekhov. Durante a pesquisa para esse espetáculo, os integrantes encantaram-se pela comédia popular, que passou a nortear todo o trabalho do grupo.
“Cabaret Del Rinoceronte” estreou em 2010 e permitiu ao grupo aprofundar os estudos sobre a comédia popular, além de exercitar a dramaturgia, criando textos.
A peça é um dos projetos selecionados pela segunda edição do Projeto CirculAção, que tem o objetivo de promover e descentralizar a cultura a todos os cantos de São José dos Campos, por meio da música, teatro e circo.
A apresentação na Univap se deu por intermédio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que realiza diversas atividades de extensão universitária.

V Encontro de Gerentes de Projetos do Programa Uniespaço
I Astronautic Workshop Brazil-Germany


 
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, de 18 a 21 de maio, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra, Natal − RN, dois eventos voltados para a temática aeroespacial: o V Encontro de Gerentes de Projetos do Programa Uniespaço e o I Astronautic Workshop Brazil-Germany.
Os eventos, que reuniram 52 palestrantes brasileiros e estrangeiros, apresentaram trabalhos na área espacial, como projetos e pesquisas desenvolvidos em universidades brasileiras com o fomento do Programa Uniespaço, da AEB, e na Universidade Técnica de Munique (TUM), da Alemanha.
Pela Univap participaram a Profa. Dra. Lúcia Vieira Santos, com a apresentação do projeto: Estudo do potencial elétrico de superfícies carregadas por eletricidade estática e o Prof. Dr. Marciel Guerino: Síntese de Filmes de Carbeto de Silício Visando Aplicações em Dispositivos Micro Eletromecânicos (MEMS) de interesse Aeroespacial.
O Encontro de Gerentes de Projetos do Programa Uniespaço é promovido anualmente, ocasião que trocam experiências entre si e com os convidados. O I Astronautic Workshop Brazil-Germany é resultado de uma parceria entre a UFRN e a Technische Universität München (TUM).

Conclusão do Curso de MATLAB Básico
Alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo


 
Alunos e o instrutor do curso
Os alunos dos 1° e 3° períodos semestrais da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, que participaram do curso de ‘MATLAB Básico com Aplicações em Engenharia’, realizado de 18 a 29 de maio, receberam o Certificado de Conclusão.
Organizado por professores da Engenharia Elétrica/Eletrônica, o curso teve como principal objetivo descrever as funcionalidades e características básicas da prática de programação no ambiente MATLAB, com exemplos de aplicações voltados para a resolução de problemas na área de Engenharia. Com uma carga horária de 20 horas, o curso foi ministrado pelo Professor e Engenheiro de Desenvolvimento Helosman Valente de Figueiredo. “O MATLAB é atualmente a ferramenta de alta performance mais empregada pelas universidades de excelência na área de engenharia. É imprescindível que um curso de engenharia exija em seu currículo o aprendizado da linguagem de MATLAB e, principalmente, use essa linguagem como ferramenta de programação ao longo de todo o curso. Por ser uma poderosa ferramenta no ensino de matemática, o MATLAB pode ser empregado eficientemente desde o ciclo básico, em disciplinas tais como Vetores, Geometria Analítica, Estatística, Cálculo, Física, Eletricidade, dentre outras, e mais intensamente ainda nas disciplinas do ciclo profissionalizante. A introdução no uso da linguagem MATLAB vai permitir aos nossos alunos de engenharia uma formação acadêmica e profissional muito mais completa e, certamente, elevar a qualidade dos nossos cursos” − comenta o Prof. Marcio Muella, coordenador do curso de Engenharia Elétrica.
O curso deverá ser oferecido novamente durante o segundo semestre, entre os meses de agosto e setembro, para alunos de todos os períodos das engenharias DA Feau/Univap.
Na fotografia, da esquerda para a direita, os alunos presentes no dia da entrega dos certificados, João P. Cardoso, Humberto Macedo, Helosman Figueiredo (instrutor), Rafael Gomes, Fernando Santos, Lucas Sousa, Paulo Custódio, Linda Oliveira, Matheus Gomes, Cendi Lima, Gisele Silva e Mariah Moreira.

76ª Semana Brasileira de Enfermagem - Núcleo de São José dos Campos
A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde


A Univap sediou, dia 19 de maio, por intermédio do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn SP) − Núcleo de São José dos Campos.
O evento, realizado nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, envolveu a apresentação de diversas palestras com renomados especialistas.

Solenidade de abertura
 
Vista parcial do Auditório no Ceplade
 
Dra. Ariadne Fonseca durante a
palestra de abertura

A abertura se deu às 9h, com a presença de representantes de várias Instituições, entre elas a de Ensino Técnico, Dra. Eloísa Pinho; de Saúde Hospitalar, Dr. Valderlei Carlos Pupin; de Comissões, Dra. Maria Helena Mandelbaum; da Presidente do Núcleo de São José dos Campos da ABEn-SP, Dra. Ana Paula Guimarães Fernandes; da Presidente da ABEn-SP, Dra. Ariadne Fonseca e da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, e ainda da Presidente do Coren-SP, Dra. Fabíola Campos Matosinho, que prestou homenagens aos profissionais da região.
A palestra de abertura do evento foi proferida pela Presidente da ABEn-Seção de São Paulo, Dra. Ariadne Fonseca, que tratou da temática: “A Enfermagem em Busca da Segurança e Competência Profissional”.

Dra. Paula Vilhena Carnevale Vianna
 
Dr. Paulo Roitberg, Secretário
Municipal de Saúde
 
Dra. Ivany Machado de Carvalho
Baptista

Outros temas fizeram parte da programação, entre eles: “SUS − a maior política de saúde do mundo”, Profa. Dra. Paula Vilhena Carnevale Vianna, Docente de Saúde Coletiva e Pesquisadora em Planejamento Urbano e Regional na Univap; “O SUS e a saúde de São José dos Campos − Desafios e Perspectivas”, Dr. Paulo Roitberg, Secretário Municipal de Saúde; “A Enfermagem e o SUS: da atenção básica à especializada”, Dra. Maria Cristina Martins Alvarenga, Coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde; “Formação de Enfermagem para o SUS em São José dos Campos − como estamos, para onde vamos”, pelo Ensino Médio: Dra. Eloísa Aparecida Pinho, Coordenadora Pedagógica da Escola de Enfermagem Robert Wood Johnson; Graduação e Pós-Graduação, Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FCS da Univap; “Atuação da Enfermagem no SUS − princípios, direitos e responsabilidades”, Dra. Roberta Zloccowick de Alcântara, Chefe da Gefis − Seccional do Coren em São José dos Campos.

Alunos visitam o Tribunal de Justiça Militar

 
Os alunos do 5º ano (9° período semestral) do curso de Direito visitaram, dia 20 de maio, as instalações do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, acompanhados pelo Prof. Esp. Warley Freitas de Lima e pelo Prof. Mestre Frediano José Momesso Teodoro.
A visita trouxe grande contribuição para a formação acadêmica, uma vez que possibilitou aos alunos conhecer a competência, a composição e o organograma do Tribunal, instituição devidamente reconhecida pela Constituição Federal, além de assistir a uma audiência de instrução e julgamento.
Cada aluno recebeu um exemplar do livro "A Justiça Militar na História e os 75 anos do TJMSP Fragmentos", que possibilita o entendimento da importância deste Tribunal no panorama nacional.

19º Jogos Regionais do Idoso
Caraguatatuba


 
A coordenadora da FTI/Campos do Jordão, Lucimara,
Nadília e a palestrante Marilúcia
Alunos do Núcleo de Campos do Jordão da Faculdade da Terceira Idade participaram do 19º Jogos Regionais do Idoso, realizado em Caraguatatuba, de 20 a 24 de maio.
Esta é a quinta vez que o município sedia o evento, realizado em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Governo do Estado de São Paulo.
Participaram das competições as alunas atletas da FTI/Campos do Jordão, Nadilia Rodrigues Costa, (camiseta vermelha), 77 anos - Medalha de Ouro em Natação − Categoria D (75 a 79 anos) -600 metros; Othilina Alves Lúcio Agdo (Dama); Nilza Sampaio de Oliveira (Dança de Salão); Vilma de Moraes Figueiredo (Natação) e Claudia Regina Reis (Jogo de cartas − Buraco).

Contadores de Estórias
Faculdade da Terceira Idade − Núcleo de Campos do Jordão


Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) − Núcleo de Campos do Jordão vêm realizando, desde 2014, atividades extraclasse por intermédio do Projeto “Contadores de Estórias”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Atividade Escola Rural do Bairro dos Mellos
 
Escola Rural da Campista

O objetivo é levar aos alunos de Escolas Rurais do município um pouco de entretenimento com conhecimento e alegria.
Os Contadores de Estórias realizam as atividades uma vez por mês e a agenda já está repleta de pedidos até o final de 2015. A atividade extraclasse foi tão bem recebida que a Prefeitura solicitou a inclusão das creches da cidade na programação da FTI.
Este ano já foram atendidos os pedidos da Escola Rural do Bairro dos Mellos (22 de abril) e da Escola Rural da Campista (20 de maio).
Os idosos alunos da FTI escrevem, adaptam textos, criam cenários, figurinos e encenam as estórias escolhidas por eles.

Pesquisador Francês Ministra Palestra no IP&D
Novas Tecnologias para Obtenção de Hidrogênio


 
A Univap recebeu dia 21 de maio, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), o Prof. Dr. Jean-Claude Moutet, da University Joseph Fourier/Grenoble I, France, que ministrou o seminário: “Nanostructured Polymer-Catalyst Composites for the Water Electro and Photo-Splitting Reaction”.
O convite partiu do Prof. Dr. Liu Yao Cho, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Processamento de Materiais e Catálise e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap.
O seminário foi direcionado aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade.

Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior


Após o término de uma série de pequenas reformas, reparos de instrumentos e mudanças da coordenação responsável pelo funcionamento do Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior, o agendamento de visitas e observações noturnas foi retomado no último dia 27 de maio.

 
 

Participaram da primeira noite de reabertura alunos do Ensino Técnico do Colégio Univap- Unidade Centro, que assistiram a uma palestra ministrada pelo aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), Matheus Soares Palhares, efetivo colaborador do Observatório. Depois, os alunos fizeram observações do céu, utilizando o telescópio principal, na cúpula, e um dos telescópios móveis montado no estacionamento do Observatório. Nessa mesma noite, cerca de 30 alunos do 1º período semestral do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) também visitaram as instalações do Observatório.
O Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior, subordinado ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), cumpre um papel muito importante dentro da instituição, pois congrega o tripé formado por ensino, pesquisa e extensão, que constitui o eixo fundamental das Universidades brasileiras. Oferece estrutura que possibilita o desenvolvimento de pesquisas em Astrofísica e em Física Espacial e, desse modo, trata-se de uma ferramenta importantíssima no ensino superior, tanto de Graduação quanto da Pós-Graduação. Desde a sua inauguração, em 2011, o Observatório tem exercido intensamente o papel de divulgador da Ciência e promotor de extensão universitária ao oferecer visitas gratuitas a turmas de alunos das escolas públicas e particulares da região, de outras Universidades e da comunidade em geral.
O Observatório, sob a responsabilidade dos professores doutores da Univap, Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, Alexandre Soares de Oliveira e Alexandre Bergantini de Souza, está recebendo visitas, neste semestre, sempre às quartas-feiras, das 18h às 21h.

Informações e agendamento, pelo site: www.univap.br/observatorio

Seleção de Candidatos
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia
(Mestrado e Doutorado)


 


A Comissão Interna do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba − Univap torna públicas as informações referentes ao Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia, junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no segundo semestre do ano letivo de 2015.

Informações: www.univap.br/universidade/instituto-de-pesquisa.

XI Campeonato Interno da Educação Física
Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi


 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, dias 28, 29 de maio e 1, 2 e 3 de junho, o XI Campeonato Interno da Educação Física Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi.
O CIEF tem por objetivo ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como o bom desempenho de arbitragens.
Tendo em vista que o Prof. Mestre Osvaldo Enrique Cimaschi, ex-coordenador do curso, faleceu dia 8 de março de 2014 e foi o idealizador do CIEF, a diretoria da FEA e a atual coordenadoria decidiram prestar uma justa homenagem, dando o nome dele ao Campeonato.
O CIEF Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi, realizado uma vez ao ano, acontece sempre no primeiro semestre, e envolve competições entre alunos nas modalidades de: Basquete, Vôlei, Handebol, Futsal e Futebol.
Durante a realização do CIEF deste ano, foi também integrado ao evento, no dia 29 de maio, o Torneio Universitário de Times da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), dentro do programa do 13º Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que contou com a participação de duas equipes de futsal, masculino e feminino, dos cursos de Odontologia e Fisioterapia (Matutino).
A entrega de medalhas e troféus às equipes vencedoras foi realizada dia 18 de junho, no Auditório do curso de Educação Física, Bloco 3, Campus Urbanova, nos períodos da manhã, às 10h, e à noite, às 21h.

Foram vencedores nas competições:

 
Período Matutino − Equipes Femininas
Modalidade Classificação/Turma
Voleibol 7º - A 1º - A
Basquete 7º - A 1º - A
Handebol 7º - A 3º - A
Futsal Fisioterapia 3º - A
Campeã Geral na Contagem de Pontos de Todas as Modalidades
Turma A do 7º Período Semestral - Matutino

 
Período Matutino − Equipes Masculinas
Modalidade Classificação/Turma
Voleibol 7º - A 3º - A
Basquete 1º - A 3º - A
Handebol 3º - A 7º - A
Futsal Odontologia Fisioterapia
Campeão Geral na Contagem de Pontos de Todas as Modalidades
Turma A do 3º Período Semestral - Matutino

 
Período Noturno − Equipes Femininas
Modalidade Classificação/Turma
Voleibol 5º - A 7º - A
Basquete 7º - A 7º - B
Handebol 7º - B 7º - A
Futsal 7º - A 7º - B
Campeão Geral na Contagem de Pontos de Todas as Modalidades
Turma A do 7º Período Semestral - Noturno

 
Período Noturno − Equipes Masculinas
Modalidade Classificação/Turma
Voleibol 1º - A 3º - A
Basquete 5º - A 3º - A
Handebol 7º - A 5º - A
Futsal 7º - A 3º - A
Campeão Geral na Contagem de Pontos de Todas as Modalidades
Turma A do 7º Período Semestral - Noturno

Dia do Geógrafo

No dia 29 de maio, em comemoração ao “Dia do Geógrafo”, foi proferida, no Auditório do Bloco 1 da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova, a palestra: “É a Geografia dispensável para a construção da paz mundial?”, pelo Prof. Dr. André Martin, do Departamento de Geografia Humana da Universidade de São Paulo.

A Dra. Adriane, Coordenadora do Curso, apresenta o palestrante
 
Vista parcial do público presente
 
Dr. André Roberto Martin durante a
palestra

Reconhecido como um dos mais importantes pensadores da Geopolítica Mundial, o Prof. André Martin instigou os presentes a pensarem sobre o papel da Geografia no entendimento das questões políticas, econômicas, sociais e ambientais em nível global e sobre a participação do Brasil no cenário mundial da atualidade.

Ação Odontológica
Parque Novo Horizonte


Os docentes do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Marcos Augusto Rego, Profa. Dra. Priscila C. Suzy Liporoni, Profa. Dra. Ilene Cristine Rosia César e Profa. Dra. Glória G. de Castro, acompanhados de seis alunos (Fernando César F. Jr, Letícia T. Rocha, Nathalia Furtado da Silva, Beatriz S. Dias, Jéssica N. Rodrigues e Josiane N.da Silva), participaram, dia 30 de maio, das 8h às 15h, das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, junto à Escola Estadual Prof. Dorival Monteiro de Oliveira, Parque Novo Horizonte, local onde foram atendidos aproximadamente 56 crianças e adolescentes e 41 adultos.

Alunos envolvidos
 
Atendimento

Na ocasião, a equipe da Univap ministrou palestra sobre saúde e prevenção de doenças bucais e também distribuiu kits da Colgate e folders do curso de Odontologia oferecido na Universidade.
O Ministério Amor e Vida é coligado à Organização Evangélica Internacional, fundada em 1957, que procura reunir profissionais voluntários de todas as áreas, por intermédio de parcerias com instituições educacionais, igrejas locais e pessoas da comunidade, com a finalidade de realizar atividades em prol de populações carentes de recursos financeiros das cidades onde atua.

Visita dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Integral
Prof. Nelson do Nascimento Monteiro


Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, e conforme previsto no Plano de Ação do Instituto Unibanco, a Univap foi a instituição escolhida para que 300 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, acompanhados de seus professores e funcionários, realizassem, nos dias 1º e 3 de junho, visita às instalações do Campus Urbanova.
Fez parte da visita à Univap a voluntária alemã Jule Wolf, que está realizando intercâmbio estudantil por intermédio de uma parceria entre a Escola Estadual e o Instituto Empreendedor do Futuro. Ela participou do plantio de mudas nativas nas antigas cavas de areia da Univap, de forma a reconstruir a mata ciliar. Com essa atitude, a escola toma para si a responsabilidade de preservar o meio ambiente, a fauna e flora locais, possibilitando melhor interação do homem com seu meio.

 
 

A visita iniciou pela Biblioteca Central, onde os alunos puderam conhecer o acervo bibliográfico e periódicos. No local, também receberam orientações de como são realizadas pesquisas científicas e um passatempo composto de uma cruzadinha e caça-palavras, que deveriam ser preenchidas e entregues até o final da visitação. Os primeiros alunos que completaram o passatempo receberam livros como brindes.
Seguindo para visitação às antigas cavas de areia, foram recepcionados no Auditório da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) pela Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, responsável pelo projeto de recuperação das antigas cavas de areia, que explicou e exibiu um vídeo com os trabalhos iniciais realizados na época. Em seguida, foram em direção às antigas cavas, numa caminhada ecológica.No local, plantaram mudas nativas de árvores, orientados por analistas ambientais da Associação Corredor Ecológico.
Após uma pausa para lanche, os alunos visitaram o Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais.
O Instituto Unibanco tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas, concebendo, validando e disseminando novas tecnologias ou metodologias que melhorem a qualidade e efetividade das políticas públicas. Para isso, o Instituto é mantido por um fundo endowment, criado exclusivamente para financiar suas atividades, que garante independência e permite a definição de objetivos estratégicos e metas a longo prazo. Já o Instituto Empreendedor do Futuro (IEF) busca apoiar o desenvolvimento sustentável de crianças e adolescentes de baixa renda, entre 13 a 18 anos, detentores de talentos especiais, por intermédio de princípios de cidadania e empreendedorismo, assim como promover o desenvolvimento econômico e social dos assistidos, propiciando-lhes condições de sobrevivência, educação e busca da dignidade humana por meio da geração de riqueza, sempre com respeito à preservação e à conservação do meio ambiente.

Vacina Contra Gripe

 
A Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, sob a coordenação da Enfermeira Cristina Martins Alvarenga, concedeu à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap 600 doses da vacina contra gripe.
Alunos e professores do curso de Enfermagem da FCS ficaram responsáveis pela aplicação da vacina nos alunos, professores, pacientes e idosos, imunizando 465 pessoas envolvidas com a área da saúde da Universidade.
A campanha interna, realizada de 1º a 17 de junho, foi disponibilizada nos prédios dos cursos de Odontologia (Bloco 4) e de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição (Bloco 7), no Campus Urbanova.

Encontro de Coordenadores e Supervisores do Pibid/Capes/Univap

Coordenadores do Pibid/Univap e Supervisores das Escolas
da Rede Pública Estadual

 
Estiveram reunidos, dia 10 junho, no Auditório da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova, os Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Supervisores das Escolas da Rede Pública Estadual participantes do Pibid, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes/MEC) e da Univap.
O encontro teve por objetivo apresentar a nova Coordenadora Institucional do Programa pela Univap, Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, assim como atividades desenvolvidas por parte dos Supervisores da rede e Coordenadores dos subprojetos dos cursos da Universidade, nas áreas de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Matemática, Pedagogia e Química.
O Pibid/Univap conta atualmente com 135 bolsistas licenciandos, 10 Coordenadores de subprojeto e 12 Supervisores da rede pública.
Para a Coordenadora Institucional da Univap este é um programa de extrema importância, pois é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
O Pibid/Univap é um programa vinculado à Faculdade de Educação e Artes, que teve início em 2010 e foi renovado em 2014.

II Festa Junina Univap

 
 

Uma parceria estabelecida entre o Diretório Central de Estudantes (DCE-Univap), Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) e a Faculdade de Educação e Artes (FEA), possibilitou a realização da II Festa Junina Univap, dia 19 de junho, nos quiosques do Campus Urbanova.

 
 

A montagem da infraestrutura do evento ficou por conta da Universidade, o funcionamento das barraquinhas sob a responsabilidade das comissões de formatura dos cursos e ao DCE a divulgação do evento entre os alunos, por intermédio das redes sociais e corredores da Universidade.

 
 

Apesar da chuva intensa que caiu no dia anterior e na manhã do evento, estima-se que compareceram à Festa cerca de 600 pessoas, das 17h às 23h30, evento considerado pelos organizadores de sucesso absoluto, tanto pelos quitutes preparados e comercializados nas barraquinhas quanto ao público presente.

 
 


Arraiá do CPS

 
Parte da equipe organizadora do Arraiá




O Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), organizou dia 24 de junho, uma festa típica aos pacientes em tratamentos nas clínicas de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional, bem como aos acompanhantes e cuidadores.

Café com Prosa da Univap
Ciência e Arte para temperar conversas e alimentar pessoas
Arraiá das Damas de Ouro


Funcionários da FVE/Univap, no encerramento das atividades do primeiro semestre deste ano, participaram, dia 26 de junho, do Arraiá das Damas de Ouro, na 13ª Edição do Café com Prosa - Ciência e Arte para temperar conversas e alimentar pessoas.

 
 

A comissão organizadora, com apoio dos funcionários, providenciou quitutes típicos das festas juninas, enfeitou o ambiente e juntos puderam assistir à apresentação musical com as Damas de Ouro, grupo composto pelas integrantes Lucimar (Violão), Roseane (Pandeiro), Anay (Acordion) e Alvimar (Contrabaixo), que tocam e valorizam as músicas de raízes, serestas e folia de reis do Vale do Paraíba. Além do grupo, prestigiaram também o evento da Univap os músicos Luiz Mira (filho do famoso tropeiro do Vale do Paraíba, Zé Mira) e João Moreno.

 
 

Esta 13ª Edição do Café com Prosa teve por objetivo primeiro prestar uma homenagem aos funcionários do Setor de Serviços Gerais da FVE/Univap (Segurança, Limpeza e Manutenção), que colaboram diariamente com as inúmeras tarefas desenvolvidas dentro e fora da Universidade, e também ao Grupo Musical “Damas de Ouro”, que se apresentou na Univap em contrapartida e apoio de seus patrocinadores: Depósito Tijovale, Casa de Carnes Joseense, Princesa dos Bordados, Água Marina, Restaurante Quero-Quero, Joaõzinho Cabeleireiro, Vitae Homeopatia, MedPrev e Churrascaria e Eventos Gatinha Manhosa.

 
 

O Café com Prosa, que com o passar dos tempos tornou-se itinerante, desta vez foi realizado próximo às instalações da Prefeitura e do Setor de Compras da Univap, no Campus Urbanova. O projeto do Arraiá ficou por conta da Arquiteta Claudilene Ribeiro Simões e a montagem foi feita pelos funcionários da Prefeitura.

 
 

A Comissão Organizadora aproveita a oportunidade para agradecer a todos que têm contribuído para o sucesso desse evento, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, atualmente uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. Hoje, tornou-se um evento necessário e de integração dos funcionários, que encontraram nesse ambiente um espaço livre e espontâneo de interação, de incentivo e promoção de diálogos que envolvam arte e ciência.

Exposições Internas

 


A Coordenadoria de Cultura da Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições são distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecem até 10 de julho.
Além do Campus Urbanova, a Coordenadoria de Cultura da Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.




Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Max Ernest
Presidência (2.º andar) - Saguão - Nicho Bloco 5

Ismael Nery
Carlos Scliar

Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Ives Tanguy
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Victor Vasarely
Esculturas – Prof. Dr. Selso Dal Belo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Maurice Vlaminck

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições abertas - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica (Doutorado e Doutorado Direto)

Informações: www.ppgebm.univap.br

Telefone: (12) 3947-1165

E-mail: ppgeb@univap.br

Até 28 de julho
Inscrições abertas para o segundo semestre no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado)

Informações: http://www.univap.br/universidade/instituto-de-pesquisa/mestrado-em-fisica-e-astronomia.html

Telefone: 3947-1129

E-mail: fisica@univap.br

De 1º de junho até 31 de julho
Inscrições para o Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander

EDITAL 02/2015

16 de junho até 11 de setembro
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
52º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Visita ao Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT15)

Alunos e Professores do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Direito

26 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas