231ª Edição - Ano VII
De 1 a 24 de maio/2015
         
 

Astronomia no Dia a Dia
Palestra aos Alunos do Ensino Fundamental do Instituto São José


 
A Orientadora Educacional do Instituto São José solicitou à Univap a presença de professores da Universidade para ministrar, no dia 8 de abril, palestras a 400 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a fim de prepará-los para XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 15 de maio.
Participaram das palestras no Instituto São José a Doutora em Física e Astronomia, Profa. Dra. Priscila Freitas Lemes, atual docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, docente-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Os professores da Universidade ministraram quatro palestras na data solicitada, sendo duas no período da manhã e duas à tarde, sobre a temática: “Astronomia no dia a dia”.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi criada em 1998, com o intuito de difundir a astronomia junto aos alunos. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente se voluntariar. A Olimpíada atende a alunos desde o 1° ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
Cerca de 800 mil estudantes de todos os estados brasileiros têm participado da OBA nos últimos anos e recebem um certificado de participação impresso, no qual consta também a informação de ganho de alguma medalha.
Atividades dessa natureza ajudam tanto a despertar o interesse sobre o tema Astronomia, como a fomentar e estimular a busca e o intercâmbio de experiências nessa área, principalmente com estudantes tão jovens, sempre muito curiosos.

Mudanças no Enade

 
A Coordenadoria de Avaliação, por intermédio da Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula, realizou, dia 10 de abril, a pedido do Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), uma reunião com os coordenadores de curso da referida Faculdade e também com a Profa. Dra. Ana Maria Viola de Sousa, representante da Faculdade de Direito (FD).
O objetivo da reunião foi apresentar e discutir as mudanças introduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2014 e que permanecerão no Enade 2015.
O Exame deste ano será realizado para os cursos da Fcsac e FD, e o conhecimento sobre as mudanças e suas implicações são de grande importância aos coordenadores de curso, para que possam direcionar ações voltadas para a qualidade do curso e esclarecimento dos alunos que participarão do referido exame.
As mudanças referem-se principalmente ao questionário destinado ao aluno, cujo preenchimento se constitui em requisito necessário para a participação dele no Enade. Um dos objetivos do questionário, que foi ampliado (números de questões aumentadas de 2 pra 42) com a inclusão de vários novos aspectos, é levantar a percepção do estudante sobre as condições formativas oferecidas nos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES).

Vou Aposentar-me ... E Agora?

 
Com objetivo de capacitar os militares para a futura aposentadoria e reserva militar, a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Ma. Débora Guedes, foi convidada a ministrar uma palestra, dia 15 de abril, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O convite foi feito pela coordenadoria do Núcleo de Serviço Social do DCTA, e pôde contar também com o apoio da equipe da Faculdade da Terceira Idade Univap.
Participaram da palestra “Projeto de Vida para Pessoas Idosas e Preparação para a Aposentadoria” aproximadamente 100 pessoas, entre militares, esposas e outros interessados.

Encontro Sobre Docência

 
A Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) e a Coordenadoria de Avaliação vêm realizando encontros pedagógicos entre os professores das Faculdades da Univap com o objetivo de compartilhamento e discussão de experiências e ideias sobre docência, ensino e aprendizagem no ensino superior.
No encontro realizado dia 17 abril, foi discutida a temática “Aprendizagem Ativa no Ensino Superior”, a partir de leitura prévia de dois textos da pesquisadora Marilla Svinick da Universidade do Texas, abordando o Ensino Centrado no Aluno e a Sala de Aula Invertida. Foi também apresentado um Sistema de Resposta do Aluno como ferramenta para tornar a aula ativa.
Participaram desse encontro 16 professores, que trocaram informações sobre como realizar o ensino e aprendizagem de forma mais ativa.

Membros do Conselho Municipal de Saúde Visitam a Univap

Com objetivo de conhecer a infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, membros do Conselho Municipal de Sáude (Comus) visitaram o Campus Urbanova, dia 17 de abril. A visita foi agendada depois que o Ministério da Educação (MEC) divulgou, no início do mês de abril, a aprovação da Univap na primeira etapa do edital para implantação do futuro curso de Medicina.

Equipe da FCS e Membros do Comus
em visita ao Campus
 
Hidroterapia no Centro de Práticas
Supervisionadas da FCS
 
Laboratório de Espectroscopia
Vibracional Biomédica do IP&D

Na Instituição, o Comus foi recebido pela Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa (Diretora da FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima (Coordenador dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Dra. Paula Vilhena Carnevale Vianna (Coordenadora do curso de Medicina), Martha Savastano e Cláudia Cury (Assessoria de Marketing da Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE), mantenedora da Univap.
Após uma breve apresentação do Projeto Pedagógico e das propostas de contrapartida institucional encaminhadas ao MEC, os membros da comissão visitaram as atuais instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, Laboratórios da Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e Parque Tecnológico Univap. Todos se mostraram impressionados com a infraestrutura existente e qualidade dos equipamentos, das atividades clínicas e de pesquisa desenvolvidas no Campus Urbanova da Universidade.

Oficina de Papel Artesanal na USP
Aluno Destaque do Curso de Artes Visuais


 
O aluno do 5º período semestral (3º ano) do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Luiz Ramos (foto), especialista em fabricação artesanal de papéis com fibras retiradas do bagaço da cana de açúcar, realizou, dias 25 e 26 de abril, no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos, a Oficina de Papel Artesanal de Fibra de Cana de Açúcar.
A oficina de confecção de papéis de fibra de cana-de-açúcar recebeu diversos inscritos. Foi possível acompanhar o relato inspirador do papeleiro Luiz Ramos, que apresentou um repertório variado de maneiras de preparação do papel, técnicas de cozimento e materiais que podem ser utilizados em sua confecção. Também brindou os visitantes com histórias sobre a utilização e confecção de papéis ao redor do mundo. No final da oficina, foi possível levar para casa dicas valiosas de utilização e conservação dos papéis e, claro, uma folha confeccionada pelo próprio visitante.

Fonte: Luiz Ramos e Engenhos dos Erasmos

Prevenção à Saúde Bucal no Município de Taubaté
Ministério do Amor e Vida


 
Os docentes do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Fabio Matuda e Profa. Dra. Iris Fróis, acompanhados pelas alunas Bruna Helen, Jamile de Cassia Faria e Talita Tertuliano dos Santos, participaram, dia 25 de abril, das 8h às 14h, das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, junto à Primeira Igreja Batista (PIB) de Taubaté, na Vila das Graças, local onde foram atendidas aproximadamente 40 pessoas, entre adultos e crianças.
Na ocasião, a equipe da Univap ministrou palestra sobre saúde e prevenção do câncer bucal e também distribuíram kits da Colgate e folders do curso oferecido na Universidade.
O Ministério Amor e Vida é coligado à Organização Evangélica Internacional, fundada em 1957, que procura reunir profissionais voluntários de todas as áreas, por intermédio de parcerias com instituições educacionais, igrejas locais e pessoas da comunidade, com a finalidade de realizar atividades em prol de populações carentes de recursos financeiros das cidades onde atua.

Visita dos Alunos do Ensino Fundamental
Colégios Univap


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu, dia 28 de abril, a visita de 50 alunos e professores do Ensino Fundamental dos Colégios Univap − Unidade Villa Branca/Jacareí.

Técnicas de escovação
 
Visita ao Laboratório de Anatomia

Os estudantes foram recebidos no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS, Bloco 7, no Campus Urbanova, por várias equipes de trabalho. A primeira delas foi do curso de Odontologia, que forneceu orientações sobre técnicas de escovação e ministrou uma breve palestra sobre saúde bucal. Em seguida, os estudantes visitaram o Laboratório de Anatomia, acompanhados da Enfermeira Patrícia Goulart e pelo Técnico de Laboratório, Marcos V. Domiciano Santos.

Hidroterapia
 
Laboratório de Reabilitação Sensório-Motora

Os alunos aproveitaram a oportunidade também para conhecer outras instalações da FCS, entre elas a Hidroterapia, que possui uma piscina aquecida, e o Laboratório de Reabilitação Sensório-Motora, ambos do curso de Fisioterapia da FCS/Univap.

I Workshop de Robótica Aérea no ITA

O Prof. Alessandro Corrêa Mendes, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, participou do “I Workshop de Robótica Aérea” realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dia 28 de abril.

Prof. Alessandro
 
Vista parcial do Auditório do ITA
 
Participantes

O evento, organizado pelo Prof. Davi Antônio dos Santos, coordenador do Laboratório de Robótica Aérea (LRA) do ITA, reuniu cerca de 35 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos do ITA.
A pesquisa em robótica aérea tem como objeto de estudo os veículos aéreos não tripulados (VANT) de pequeno porte, com alto grau de autonomia. Essas aeronaves, também conhecidas como "drones", são supervisionadas a distância e conseguem executar manobras com pouca interferência humana. VANTs podem ser aplicados em diversas atividades como monitoramento, defesa e segurança, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, inspeção de oleodutos, mapeamento, fotografia e filmagem.
Por ocasião do evento, foram apresentados dois trabalhos em VANT de Asa Fixa e Asa Rotativa, coordenados pelo Prof. Alessandro, no Laboratório de Veículos Autônomos (LVA), da Feau/Univap, além de outros 10, com temas relacionados a modelagem, simulação, estratégias de controle de voo, desenvolvimento de piloto automático e ensaio em voo, com foco em plataformas aéreas dos tipos multicópteros, dirigíveis e aeroplanos.

Trabalhos apresentados:

  • Igor A. A. Prado. “A Safe Position Control Strategy for Multirotor Helicopters”.
  • Mayara K. S. Duarte. “Análise Comparativa do Controle de Trajetória de um Quadricóptero Aplicando Técnicas de Controle Ótimo - LQT x LQR”.
  • Rubens J. M. Afonso. “Planejamento de Trajetórias com Waypoints via Controle Preditivo”.
  • Davi A. Santos. “Waypoint-Based Guidance for Multirotor Aerial Vehicles Using a Model Predictive Controller”.
  • Ícaro B. Viana. “Trajectory Control of Multirotor Helicopters with Obstacle Avoidance”.
  • Felipe L. L. Medeiros; Vitor C. F. Gomes. “Pouso Autônomo de VANTs do Tipo VTOL Baseado em Visão Computacional”.
  • Helosman Figueiredo; Alessandro Mendes. “Concepção, Projeto e Desenvolvimento de Robôs Aéreos e seus Sistemas Embarcados”.
  • Davi F. Castro. “Ambiente de Simulação SIL para Sistemas de Controle de Formação em Posição para Multicópteros”.
  • Marcelo H. Santos. “Ambiente de Laboratório para rápido desenvolvimento de VANTs”.
  • Jônatas S. Santos. “Desenvolvimento de Veículos Mais Leves que o Ar”.

Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial

 
Uma equipe do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou, em parceria com a Cia. Athletica, dia 30 de abril, a “Campanha Sou 12 por 8”, na Academia Athletica do Shopping Colinas, em São José dos Campos.
O convite à FCS foi feito por Márcia Bonneau, Gerente de Novos Talentos e Eventos da Cia. Athletica, e atendeu cerca de 200 pessoas, que aproveitaram a oportunidade para verificar a pressão arterial e receber orientações sobre os fatores de risco e métodos preventivos.
Participaram da “Campanha Sou 12 por 8” a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ivany M. C. Baptista, acompanhada das professoras Aline Lhanos, Ana Cristina Ribeiro Ruiz e Fernanda Filócomo, além de mais oito alunos do curso.
A Cia Athletica possui há trinta anos uma rede de academias completas, instaladas em várias cidades brasileiras.

Visita ao Laboratório de Anatomia

 
No dia 4 de maio, o Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova da Univap, recebeu a visita de 25 alunos e mais dois professores do Colégio Tableau - Unidade Jacareí.
Os visitantes foram recebidos pelo técnico de Laboratório, Marcos Vinícios Domiciano Santos, que explicou sobre os trabalhos realizados naquele espaço e sobre as peças que dão suporte aos professores nas explanações das aulas.
O Laboratório de Anatomia da FCS é bem estruturado e possui diversas peças cadavéricas reais e sintéticas.

XI Semana de Fisioterapia da Universidade de Marília
Participação de Docentes da FCS


 
O Coordenador dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, acompanhado pelo Prof. Me. Sérgio Takeshi,(ao centro na foto) também docente do curso de Fisioterapia da FCS, foram convidados a participar, dia 4 de maio, da abertura oficial da XI Semana de Fisioterapia na Universidade de Marília (SP).
Os docentes da Univap, ex-alunos da Universidade de Marília, foram recebidos pelo Prof. Me. Mauro Audi, Profa. Ma. Christiane Pereira Munhos e Profa. Ma. Andréa Priedols. Por ocasião do evento, ministraram as palestras: Reabilitação, Inovação e Avanços Tecnológicos em Fisioterapia Neurológica e Programa de Exercícios Neuro Funcional (PENF).
Além das palestras, foram apresentadas mais de 20 publicações científicas da área, desenvolvidas na Univap, tendo como destaque artigos publicados em 2014 e 2015 pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, intitulados: Immediate effects of low-intensity laser (808 nm) on fatigue and strength of spastic muscle. DOI 10.1007/s10103-014-1702-5; Low-intensity laser therapy effect on the recovery of traumatic spinal cord injury Lasers Med Sci. DOI 10.1007/s10103-014-1586-4 e Three-dimensional analysis of performance of an upper limb functional task among adults with dyskinetic cerebral palsy. Gait&Posture. DOI:10.1016/j.gaitpost.2013.11.022.

Aluna do Curso de Engenharia Química Participa de Conferência na Itália

 
A aluna Pâmela Rita P. Meibach Rosa, do 9º período do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, participou, entre os dias 4 e 8 de maio, do “Workshop and Conference on NeQuick: Latest Developments and Advanced Uses”.
O evento foi realizado no The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), localizado na cidade de Trieste, na Itália.
Para participar do Workshop e da Conferência, a aluna recebeu apoio de dois importantes organismos das Nações Unidas: da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do International Committee on Global Navigation Satellite Systems (ICG), este sob a proteção da United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA).
No evento, a aluna Pâmela Rosa participou de painéis de debate e de treinamentos na utilização do modelo NeQuick de densidade eletrônica da ionosfera. O modelo NeQuick foi adotado recentemente pelo setor de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (ITU-R), e tem sido empregado pela Agência Espacial Europeia (ESA) como o principal modelo de correção ionosférica do Sistema Europeu de Navegação por Satélite (GALILEO).
Atualmente a aluna é bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por intermédio do Processo 2014/19588-0, e realiza as suas atividades de pesquisa no Laboratório de Física e Astronomia, sob a orientação do Prof. Dr. Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Modelos ionosféricos são importantes ferramentas em estudos de avaliação em telecomunicações e sistemas de navegação por satélite. A utilização de modelos como o NeQuick pode ter uma contribuição significativa para o desenvolvimento social e econômico de países menos privilegiados, tal como o Brasil, onde as condições ionosféricas afetam diretamente as comunicações e os sistemas de navegação por satélite. O envolvimento de estudantes com conhecimentos sólidos em química, física e telecomunicações vai ser importante para a expansão na utilização desse modelo na ciência espacial brasileira”, comenta o Prof. Marcio Muella.

Programa Mão na Massa
Oficinas de Práticas Profissionais


Oficinas da Feau
 
A Univap recebeu, dia 7 de maio, das 14h às 17h, os alunos do Ensino Médio do Colégio Univap − Unidade Villa Branca, que participaram do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Universidade.
Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o Programa foi realizado nos Laboratórios das Faculdades de: Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências da Saúde (FCS); Educação e Artes (FEA) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Criado em 2013 pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Laboratório de Pesquisa e
Documentação Histórica da FEA/IP&D
 
Oficina de Nutrição na FCS
 
Oficinas na Fcsac

O Programa é desenvolvido no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Univap, onde estão localizados a maioria das Faculdades e o Instituto de Pesquisa. São mais de 100 laboratórios, que abrem suas portas para receber estudantes, seus familiares e amigos, assim como professores e todos aqueles que quiserem vivenciar um dia de prática profissional.
Para participar do Programa Mão na Massa, a Instituição deve entrar em contato com a Universidade para acerto de data e inscrição dos alunos.

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap
Tel.: (12) 3947-1091
E-mail: maonamassa@univap.br

Vital Brazil − 150 Anos
Palestra com o Prof. Dr. Francisco Franco − Instituto Butantan


Para comemorar os 150 anos de nascimento de Vital Brazil, o primeiro cientista brasileiro que estudou as serpentes, o Serpentário da Univap, representado pelo Prof. Dr. José Carlos Cogo, promoveu, dia 11 de maio, a partir das 19h, uma palestra com o Dr. Francisco Luís Franco, do Setor de Herpetologia do Instituto Butantan, que faz parte da Rede Vital para o Brasil.

O palestrante convidado
 
Vista parcial do Auditório da FEA
 
Dr. José Carlos Cogo e o Dr.
Francisco 

A Rede Vital para o Brasil é composta por pesquisadores de várias Instituições brasileiras que estudam e realizam pesquisas com venenos de animais peçonhentos como aranhas, serpentes e escorpiões. São participantes da Rede, a Unicamp, o Instituto Vital Brazil, o Instituto Butantan e o Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN) representando a Univap.
Durante a sua palestra na Univap, o Dr. Francisco falou sobre a coleção de serpentes do Instituto Butantan, salientando que antes do incêndio de 15 de maio de 2010, que destruiu parte do acervo, tinha a maior coleção de serpentes do mundo, com, aproximadamente, 80 mil espécies.
Vital Brazil foi primeiro cientista brasileiro que estudou as serpentes. Nasceu em Campanha (MG), em 28 de abril de 1865. O trabalho dele é reconhecido tanto aqui no Brasil como no exterior.
Participaram como ouvintes os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

Plano de Mobilidade Urbana
Encontro Técnico com Alunos e Professores da Univap


Um encontro técnico para discussão do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de São José dos Campos foi realizado dia 12 de maio, a partir das 19h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, com a participação de 150 alunos e professores do curso de Arquitetura da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional.

Prof. Dr. Fábio, Coordenador de
Arquitetura/Feau
 
O Secretário de Transporte
 
A arquiteta Débora

Na ocasião, o Secretário de Transporte da Prefeitura Municipal, Luiz Marcelo Santos, acompanhado da Arquiteta Débora Redondo, apresentaram detalhes do PlanMob, que busca democratizar o uso das vias públicas do município.
A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Transporte, tem realizado uma série de audiências públicas ou encontros técnicos que fazem parte das etapas da elaboração do plano, que prevê diretrizes na área de mobilidade para os próximos dez anos no município.
A primeira audiência pública do PlanMob foi realizada na ETEP do Jardim Esplanada, dia 9 de maio, e a segunda, dia 13, na Casa do Idoso - Centro.
Além das audiências, a população pôde opinar, até o dia 20 de maio, pela internet, por meio da consulta pública popular, que contém o texto do projeto na íntegra.
O objetivo da realização de audiências públicas é dar ainda mais espaço de participação popular na elaboração do plano, que será votado pela Câmara Municipal e poderá virar lei na cidade. O PlanMob é um projeto elaborado pela Prefeitura em respeito à Lei Federal nº12.587/2012.

Desinsetização Contra o Mosquito da Dengue

 
Como forma de combate e prevenção ao mosquito da dengue, iniciou-se neste mês o trabalho de desinsetização e nebulização nas unidades da Univap.
O processo, conhecido como “fumacê”, começou pelo Campus Urbanova, realizado, em seguida, nos Campi Aquarius, Castejón e Paraibuna. A nebulização na Unidade Villa Branca foi realizada no dia 16 de maio.
De acordo com o técnico responsável pelo Setor de Segurança do Trabalho, Jean Ricardo, essa é apenas uma das ações que a Univap está tomando para combater o problema. Porém, até o momento, não há nenhum caso registrado de foco do mosquito em nossos Campi, já que constantemente as unidades são fiscalizadas pelo órgão responsável.
A Univap também tem tomado outras medidas de conscientização contra a dengue, dentre elas a fixação de “minioutdoors” nos Campi, incentivando a prevenção.

Atendimento Nutricional e Oficinas de Nutrição
Faculdade de Ciências da Saúde


Alunos do último ano do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizam gratuitamente, como parte das atividades de estágio curricular obrigatório, atendimentos nutricionais e oficinas de nutrição para alunos e comunidade em geral.

 
 

Os atendimentos nutricionais são realizados por intermédio de consultas pré-agendadas individuais, sempre às segundas, quartas e quintas-feiras, no período da manhã. Já as oficinas de nutrição são realizadas às sextas-feiras, também no período da manhã, a partir das 9 horas, na Residência Experimental, no hall do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) ou no curso de Odontologia, todos esses espaços pertencentes à FCS, no Campus Urbanova. Os objetivos das oficinas são: apresentar temas relevantes sobre alimentação e nutrição; estimular o desenvolvimento de habilidades dietéticas pelos participantes e desenvolver nos estagiários as competências técnicas inerentes à sua formação profissional.
A coordenadoria do Curso também estabeleceu este ano uma parceria com a Prefeitura Municipal, oferecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as oficinas de nutrição. As atividades nas UBSs tiveram início no final do mês de abril.
No ano de 2014, foram realizadas 23 Oficinas de Nutrição, com a participação de 628 pessoas, média de 27 pessoas por evento. Em 2015, já foram realizadas oito dentro do Campus Urbanova, que abordaram os seguintes temas: Armazenagem e Conservação de Alimentos; Geladinho Detox; Azeites Aromatizados; Tapiocas Saudáveis; Ovos de Páscoa Nutritivos; Alimentos Orgânicos; Chás Aromáticos e Temperos Caseiros.

Datas das Próximas Oficinas:

02 de junho Bolinho Caipira Light
09 de junho Baião de Dois Nutritivo (Integral)
16 de junho Leite Condensado Diet (Brigadeiro Diet)
23 de junho Sopa Nutritiva

De acordo com a Profa. Ma. Teresa Cristina de Oliveira Marsi, docente responsável pelas Oficinas de Nutrição da Univap, esse trabalho visa incentivar práticas alimentares saudáveis e motivar a mudança de hábitos, exercitando a autonomia e autocuidado dos participantes. Entre os assuntos debatidos durante a realização das oficinas estão a higienização de frutas, legumes e verduras; intolerância à lactose; alimentos funcionais; ervas aromáticas e condimentos; lanches saudáveis; águas aromatizadas, entre outros.

Para agendar o atendimento individual entre em contato pelo telefone: 3947-1086, sempre no período da manhã.

Médico em Dermatologia
Atendimento na Univap



Coral Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Curso de Matlab Básico com Aplicações em Engenharia

Direcionado aos alunos de graduação matriculados no 1º ou 3º períodos semestrais dos cursos de Engenharias da Feau/Univap

Para saber mais, acesse aqui!

Inscrições abertas
13º Qualivitae
(Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista)


Tema: Ciência, Saúde e Inclusão Social

Jornadas da Saúde: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social

Torneio Universitário de Times

Inscrição: até 4 de maio

Informações: (12) 3947-1015 − 3947-1087

Programação completa: www.univap.br/qualivitae

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

De 26 a 29 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio COC

Horário: 14h às 17h

27 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Aquarius

Horário: 14h às 17h

28 de maio
Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) – FEA

De 28 de maio a 3 de junho
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Poliedro

Horário: A definir

2 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac)

9 de junho
Colação de Grau CEAC (FTI)

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley

Horário: 9h às 12h

18 de junho
Show Beneficente – Encerramento das atividades (SJC e Caçapava) (FTI)

23 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 (FCS)

24 de junho
Café com Prosa no Arraiá das Damas de Ouro

Local: Prefeitura do Campus Urbanova, próximo ao Setor de Compras

Horário: das 15h às 18h

Informações: (12) 3947-1080

26 de junho
Apresentação do Coral da Faculdade da Terceira Idade (FTI)

Local: 54° Festa do Pinhão de Campos do Jordão

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
52º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Visitas agendadas com antecedência

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br>

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas