230ª Edição - Ano VII
De 8 a 30 de abril/2015
         
 

Univap e Polícia Militar Assinam Protocolo de Intenções
Criação do Observatório de Segurança Pública


 
Representantes de Universidades, Prefeitura Municipal e Polícia Militar estiveram reunidos na Univap, dia 30 de março, para a assinatura do protocolo de intenções para a criação do Observatório de Segurança Pública da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O Observatório, nesta fase inicial dos trabalhos, está sediado no IP&D (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) no Campus Urbanova, local onde os pesquisadores da universidade e membros da Polícia Militar, em conjunto, desenvolverão os Projetos de Pesquisa.
Em um primeiro momento, a Univap disponibilizará os estudos realizados pelo Centro de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, que detém um banco de dados de relevância sobre as características sociais e econômicas de uma série de cidades e bairros da região.

Palestra na Clínica Integrada do Curso de Odontologia

 
Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) assistiram, dia 7 de abril, na Clínica Integrada do Bloco 4, no Campus Urbanova, à palestra: Relações Maxilo Mandibulares, ministrada pela Profa. Dra. Marina Amaral.
Dra. Marina é cirurgiã-dentista, formada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Santa Maria (RS), e pós-doutoranda em Prótese, pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp - São José dos Campos.
A palestra foi realizada a convite do Prof. Dr. Jarbas F. Fernandes dos Santos, responsável por várias disciplinas e estágios do curso de Odontologia da FCS/Univap.

Aluno em Destaque
Projeto Musical de Matheus Estevão


 
O aluno do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, Matheus Estevão, 20 anos, cantor e compositor, utiliza o violão como instrumento e apresenta suas canções em diversos espaços culturais e na internet.
Já realizou apresentações em festivais independentes e abriu shows de bandas conhecidas, dentre elas, “A Banca do Charlie Brown Jr.”. Também realiza apresentações em praças públicas e calçadas de várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Busca, em sua trajetória, o reconhecimento às suas composições, e por isso, em 2013, lançou o Projeto “Vou com o Vento”, que propõe intervenções artísticas em meios urbanos. Criou o Projeto porque estava preocupado por estar se distanciando do seu sonho que é a música.
Com apoio de sua companheira de estrada e namorada, Dessana Andrade, também aluna do 3º período semestral do curso de Rádio e TV da Univap, tem percorrido espaços, gravado suas apresentações e divulgado seu trabalho independente.
Ao se apresentar em espaços abertos, recebe aplausos do público e contribuições em dinheiro, que acabam por colaborar com as despesas de alimentação e transporte. Para ele, o importante é que as pessoas ouçam suas mensagens e melodias. “Reconhecimento para mim é quando o público para pra ouvir e prestar atenção no meu som. O dinheiro em si é uma forma de sustentar o projeto, mas não é o foco principal do meu trabalho”.
Atualmente está gravando o seu primeiro EP (CD reduzido), que deverá ser lançado em 4 de outubro em um show no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, por intermédio da Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que valoriza e estimula os talentos da casa.
Desde o início de seu trabalho, em 2013, ganhou visibilidade junto à imprensa e foi entrevistado no final daquele ano pela equipe de reportagem no Caderno Viver do Jornal O Vale. Em abril de 2014, recebeu a atenção da produção do programa Vanguarda Mix, que pautou uma reportagem com ele no município de Taubaté. Link Reportagem
Outros meios de comunicação também procuram Matheus, com intuito de conhecer e colaborar na divulgação de seu refinado trabalho como compositor.

Informações: cultura@univap.br - 3947-1009
http://www.facebook.com/matheusestevaoofc
Telefones: (12) 98227-3513 ou 99709-9584
E-mail: matheusestevao2@hotmail.com

III Seminário Olhares da Gestão Cultural

A Secretaria de Estado da Cultura, a Organização Social de Cultura Poiesis e a Oficina Cultural Altino Bondesan realizaram no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 8 de abril, o III Seminário Olhares da Gestão Cultural.
O evento gratuito foi realizado em parceria com o Sesc − São José dos Campos, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com apoio do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap e da CCR NovaDutra.

Paulo Rodrigues, Alcemir Palma e
João Omar na abertura do Seminário
 
Debatedor George Yúdice
 
Vista parcial do Teatro Univap

O Seminário foi direcionado aos dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores. Ao reunir num mesmo espaço diferentes olhares de profissionais e pesquisadores conceituados, o evento procurou contribuir no aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e compartilhamento de experiências.
O evento foi encerrado no período da noite, com o espetáculo “Vozes Dissonantes”, com Denise Stoklos, um solo que apresenta ideias de filósofos, estetas, políticos e poetas que contribuíram na formação da sociedade brasileira e levantaram suas vozes contra as injustiças: figuras como Padre Antônio Vieira, José Bonifácio, Euclides da Cunha, Milton Santos e outros pensadores que nos inspiram, com sua coragem autoral, a buscar e criar novos rumos para o País.
A programação do Seminário tratou os temas: Cultura e Educação versus Cidadania, continuidade e Sustentabilidade, com o palestrante Chico Pelúcio; Políticas Culturais Municipais, com Telma Olivieri; Mesa−Redonda: Políticas Culturais Municipais − Cultura, Educação e Cidadania, com Chico Pelúcio, Telma Olivieri e como mediadora, Ana Carla Fonseca; Gestão Cultural no Setor Público, com André Sturm; Cultura e Estado, com George Yúdice; Mesa-Redonda: Gestão Cultural Pública, Estado e Cultura, com a participação de André Sturm, George Yúdice e mediadora Ana Carla Fonseca

Faculdade da Terceira Idade Celebra o Dia Mundial da Saúde
Bem Estar, Cuidados e Ação: Saúde da cabeça aos pés


A Faculdade da Terceira Idade, com objetivo de celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), realizou, no dia 8 de abril, no Teatro Prof. Moacyr Benedicto de Souza, uma série de atividades com apoio da Supera − Ginástica para o Cérebro e da Companhia Athletica.

Dança e Expressão Corporal
 
Dra. Lívia Toleto
 
Atividade física direcionada

A programação envolveu a realização das seguintes atividades: dança e expressão corporal, com Val Garcia; palestra sobre a temática: Saúde Mental e Inclusão Social, com a participação da Profa. Dra. Lívia Gonsalves Toleto e atividade física direcionada, por profissionais da Cia Athletica de São José dos Campos.
Ao final do evento, as empresas que apoiaram as atividades realizaram sorteio de brindes aos alunos da Faculdade.
A Supera é a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e da saúde mental. Já a Cia Athletica possui há trinta anos uma rede de academias completas, instaladas em várias cidades brasileiras.

Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades
Inscrições Abertas


O Reitor, Andréa (PAB Univap) e Kogima, em agosto de
2014, na Univap
 
A Univap parceira do Santander Universidades foi contemplada com cinco (5) Bolsas de Estudos, no valor de 3 mil euros cada uma, para o período de seis meses e que deverá cobrir as despesas com hospedagem, alimentação e transporte de estudantes de graduação que selecionados poderão fazer intercâmbio com as universidades parceiras do programa, localizadas nos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.
A concessão das Bolsas de Estudos faz parte do Programa de Bolsas Internacionais Ibero-Americanas e os interessados deverão fazer a sua inscrição diretamente no site do Santander, no endereço: http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx, até o próximo dia 10 de maio, até 23h59 (Horário de Brasília).
Para facilitar a realização do processo de seleção dos candidatos, os inscritos deverão entregar na secretaria da Faculdade onde estudam até o dia 10 de maio, das 9h às 11h30 e das 18h às 21h, todos os documentos abaixo relacionados:

Histórico Escolar original atualizado (em que devem constar todas as disciplinas cursadas com as respectivas notas ou conceitos, bem como as disciplinas em curso);
Cópia da Carteira de Identidade e CPF (apresentar original no ato da entrega);
Cópia ou comprovantes de apresentação de trabalhos em reuniões científicas ou em revistas acadêmicas (se houver);
Cópia de certificados de premiação (se houver);
Cópia do termo de concessão da bolsa de iniciação cientifica (se houver).

Os critérios de seleção, de divulgação de resultados e outras informações poderão ser averiguadas no Edital 01/2015 − Bolsa Internacional Santander.
A parceria entre o Santander Universidades e a Univap, foi estabelecida em março de 2014, por ocasião da visita do Gerente de Convênios do Santander Universidades, Sr. Sérgio Kogima.
O Santander Universidades é uma Divisão Global do Grupo Santander que criou o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), estabelecendo 4 eixos principais: Mobilidade; Inovação e Empreendedorismo; Transferência Tecnológica e Apoios Acadêmicos.
O PAES tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades.
Detalhes sobre o Programa de Bolsas Ibero-Americanas estão descritos no ícone Programa Santander de Mobilidade Internacional, lançado em 2011. O Programa visa promover a internacionalização da atividade acadêmica; criar novas frentes de colaboração e reciprocidade; fortalecer o intercâmbio bilateral e estreitar o relacionamento entre universidades dos países Ibero-Americanos, por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

Informações na Univap, por intermédio do e-mail: ipd@univap.br ou telefone: (12) 3947-1120

Café com Prosa
Bingo! Saúde... Porque brincar faz parte


 
Integração de funcionários
Sob a temática “Bingo! Saúde... Porque brincar faz parte”, a 12ª Edição do Café com Prosa - Ciência e Arte para temperar conversas e alimentar pessoas, foi realizado dia 10 de abril, nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, Bloco 9, no Campus Urbanova.
O Café com Prosa tornou-se, com o passar das edições, um evento necessário e de integração dos funcionários. Possui 100% de aprovação por parte daqueles que tiveram oportunidade de participar. Itinerante, é realizado, a cada edição, em uma Faculdade e conta com o apoio de vários funcionários em sua organização.
Nessa edição, em que o Bingo foi escolhido como temática, dezenas de brindes foram comprados ou recebidos dos diretores das Faculdades e da Reitoria para premiar os participantes. Os funcionários da FVE/Univap aprovaram a ideia e lotaram o 2º Piso do Bloco 9 da FCS, no Campus Urbanova, numa tarde de descontração e de interação entre pessoas.

Pipoca, amendoim, salgadinhos e
doces fizeram parte do cardápio
 
A alegria tomou conta do ambiente
 
Muitos foram os brindes comprados e
recebidos por doação

A Comissão Organizadora aproveita a oportunidade para agradecer aos diretores e Reitoria, que doaram os brindes; aos Setores de Serviços Gerais, Compras, Almoxarifado, Ceplade, Univap Virtual e aos funcionários da FCS pela inestimável contribuição e apoio à organização do evento.
O Café com Prosa, que inicialmente foi idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes, ou seja, faz da Universidade um espaço livre e espontâneo de integração, de incentivo e promoção de diálogos que envolvam arte e ciência.

Workshop: Fototerapia e Massagem Facial

A fim de aprofundar o conhecimento dos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) junto à disciplina de Laser, o curso de Odontologia da FCS organizou, em parceria com a LéVive − Fotodepilação e Estética Avançada, a realização do Workshop de Fototerapia e Massagem facial.
O evento foi realizado dia 10 de abril, no Centro Cirúrgico da Policlínica do curso de Odontologia da FCS/Univap, no Campus Urbanova. Também estiveram presentes alunas do curso de Enfermagem da FCS.

Fotodepilação
 
Inicio da massagem facial
 
Os alunos durante o workshop

Durante a realização da atividade, foram apresentados os benefícios das técnicas no auxílio em pós-operatório; relaxamento muscular em casos de hiperatividade muscular; bruxismo; apertamento dental; auxílio na readaptação muscular pós-reabilitação, entre outros. No final do Workshop, os organizadores (Fisioterapeuta Dra. Erika e equipe), distribuíram brindes aos alunos participantes.
De acordo com a Profa. Dra. Renata Amadei Nicolau, coordenadora do curso de Odontologia da Univap e responsável pela disciplina de Laser, a divulgação da fototerapia de baixa intensidade na saúde é de suma importância devido aos diversos benefícios atribuídos a esta. A terapia promove aumento da circulação facial, auxiliando casos de paralisia facial e em processos inflamatórios em geral que ocorrem na face (traumas, pós-operatórios, entre outros).

VII Congresso do Comitê Latino-Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia

As funcionárias da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap, Profa. Mestra Débora Guedes (Coordenadora) e Jaqueline Mergen (Assistente Social), participaram do VII Congresso do Comitê Latino-Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia (COMLAT), realizado em Belém (PA), entre os dias 9 a 11 de abril.

Vista parcial do local de realização do
Congresso
 
A Profª Débora e Jacqueline

Por ocasião do Congresso, apresentaram dois trabalhos, intitulados: Educação Continuada e Projeto de Vida de Pessoas Idosas e Experiências dos Projetos Intergeracionais.
O VII COMLAT é promovido pelo Comitê Latino Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia, pela International Association of Gerontology and Geriatrics - IAGG e realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG.
“Inovação Científica, Sustentabilidade e Envelhecimento” foi o tema oficial do evento, que reuniu renomados profissionais, educadores e pesquisadores de mais de 19 países atuantes em importantes centros de pesquisa que estudam o envelhecimento.

Lançamento do Livro: Que fim levou Samanta Miller?
Textos Desenvolvidos por Alunos da Univap


Durante a realização da 8ª Edição Festival da Mantiqueira de Literatura, em São Francisco Xavier, de 10 a 12 de abril, o Prof. Dr. Paulo Barja, coautor e organizador do livro “Que fim levou Samanta Miller?”, participou do evento e lançamento da edição escrita também por 20 estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap.
O livro conta a história de um professor de filosofia que se torna um detetive informal, quando tem que assumir a investigação do desaparecimento de uma aluna.

 
 

A proposta da produção coletiva foi idealizada durante as aulas da disciplina “Construção de Narrativas e Textos Literários”, sob a responsabilidade do Prof. Barja. A cada semana uma dupla de alunos dava andamento aos acontecimentos da história. Os capítulos prontos passavam para outra dupla de alunos escritores, que davam continuidade à trama. O trabalho foi desenvolvido em cinco meses e a finalização do mistério foi escrita pelo professor.
O Festival da Mantiqueira − Diálogos com a Literatura é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Turismo de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A execução do evento está sob a responsabilidade da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Evento já tradicional no calendário cultural do Brasil, integra o conjunto amplo de ações do Governo do Estado de São Paulo em prol do livro e da leitura. Com a valorização da produção literária nacional e a formação de leitores na região e em todo o Estado, os organizadores buscam reafirmar o compromisso de colocar a cultura de qualidade ao alcance da população.

Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04) e ao Dia Mundial da Saúde (07/04), a Associação Cristã de Moços (Young Men’s Christian Association) ACM/YMCA de São José dos Campos organizou, dia 12 de abril, na Praça Ulisses Guimarães, Jardim Aquarius, em São José dos Campos, uma série de atividades a fim de celebrar as duas datas.

Orientações sobre hábitos saudáveis
e higiene bucal
 
Verificação da taxa de açúcar no
sangue
 
Aferição da pressão arterial

A programação foi organizada de forma a envolver toda a família, com aulas de ginástica, treino de corrida de rua de 3km e 6km, aulas de dança, slackline, atividades para crianças com brinquedos recreativos e pedagógicos, aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea, orientações sobre ergonomia, alongamento e equilíbrio, educação e saúde bucal, dicas sobre atenção farmacêutica, além de orientações sociais sobre direitos e deveres de adultos e idosos.
Participaram das ações na praça alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.

VI Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional
I Simpósio de Educação e Inclusão Social


Com objetivo de abordar e divulgar valores da educação como promotora da Inclusão Social e Educação Especial, a coordenadoria do curso de Psicopedagogia − Clínica e Institucional do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, organizou, dia 14 de abril, a realização do VI Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional e do I Simpósio de Educação e Inclusão Social.

Márcia Vanzella, Dra. Delcimar, Dr.
Fausto, Maria Claudia e Prof. Roque
 
Dr. Fausto
 
Dra. Sônia

O evento gratuito contou com o apoio da Diretoria de Ensino de São José dos Campos e da Promotoria da Infância e da Juventude.
Realizado das 8h às 17h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, reuniu mais de 400 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores de cursos, conselhos de escola, grêmios estudantis, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros interessados.
Participaram da solenidade de abertura, a Assessora do Prefeito de São José dos Campos, Márcia Vanzella; a Coordenadora do Curso de Psicopedagogia − Clínica e Institucional do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, Profa. Dra. Delcimar de Oliveira Cunha; o Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Fausto Junqueira; a Representante da Diretoria Regional de Ensino, Profa. Maria Cláudia Outeiro Gorla e o Coordenador de Educação Continuada da Univap, Prof. Me. Roque Mendes.

Leandro Pereira
 
Carlos Abranches
 
Vista parcial do público presente

A programação envolveu as seguintes temáticas: A Inclusão Social e Agentes Escolares, ministrada pelo Dr. Fausto Junqueira (Promotor da Infância e Juventude e da Proteção do Portador com Deficiência, Mestre em Direito Difuso e Coletivo e doutorando em Direito Civil pela PUC/SP); Família e Instituições Sociais: Enlaces Possíveis, Dra. Sônia Maria de Oliveira (Psicóloga, Especialista em Psicoterapia de Casal e Doutora em Psicologia pela PUC/SP); Esporte Adaptativo: Uma visão transdisciplinar, Leandro Orlandi Pereira (Competidor do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura; Biólogo e atual estudante de Fisioterapia) e Responsabilidade Social: O que é de Quem?’, pelo jornalista Carlos Abranches (Jornalista e Educador).

Representante da Dublin Business School Visita a Univap

 
Com objetivo de estreitar relacionamentos educacionais com a Univap, o representante da Dublin Business School (Irlanda do Norte), Sr. Paulo Santiago, solicitou uma reunião com a Reitoria, realizada no dia 22 de abril, ocasião em que fez a apresentação da maior faculdade independente da Irlanda, tendo excelência nas áreas de Administração, Economia e Finanças; Tecnologia da Informação; Direito e Mídia, Ciências Sociais e Humanas.
Participaram do encontro o Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa; a Pró-Reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto e o Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior.
Neste primeiro contato, o representante da Dublin propôs parceria em um projeto de expansão, uma vez que já possui parcerias com outras instituições educacionais no Brasil.

Exposições Internas

 


Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições são distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecem até 18 de maio.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Alexander Calder
Presidência (2.º andar) Bloco 5 Raymond Georges Yves Tanguy
(Nova)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)– Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Miró
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Escravos no Brasil
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Man Ray
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Paul Cézanne
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Musée Du Louvre
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 Jasper Johns
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Rubem Valentim
Faculdade de Comunicação e Artes (FCSAC) Bloco 2
Entrada Principal
Iberê Camargo

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Curso de Matlab Básico com Aplicações em Engenharia

Direcionado aos alunos de graduação matriculados no 1º ou 3º períodos semestrais dos cursos de Engenharias da Feau/Univap

Para saber mais, acesse aqui!

Inscrições abertas
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Villa Branca – Jacareí

Horário: 14h às 17h

7 de maio
Palestra: O Instituto Butantan e a Coleção Herpetológica

Prof. Dr. Francisco Luís Franco − Instituto Butantan

(Em comemoração aos 150 anos de nascimento de Vital Brazil)


Realização: Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN) FEA/Univap

Responsável: Prof. Dr. José Carlos Cogo

Horário: 19h

Local: Bloco 1 − Campus Urbanova

11 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida

Horário: 9h às 12h

13 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo

Horário: 14h às 17h

14 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
7ª Maratona de Programação
4ª Maratona de Programação Jr.


Horário: 10h às 13h

Local: Bloco 6 − Campus Urbanova<

Organização: Feau

16 de maio
Projeto Intergeracional (FTI)

18 de maio
76ª Semana Brasileira de Enfermagem
ABEn SP - Núcleo São José dos Campos


Tema: “A enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”

Local: Ceplade – Campus Urbanova

Parceria: ABEn/FCS

Programação Completa

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Opção

Horário: 14h às 17h

20 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Centro

Horário: 9h às 12h

21 de maio
Faculdades da Univap participam da Uniexpo Vale

Horário: das 7h30 às 16h30

23 de maio
13º Qualivitae
(Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista)


Tema: Ciência, Saúde e Inclusão Social

Jornadas da Saúde: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social

Torneio Universitário de Times

Inscrição: até 4 de maio

Informações: (12) 3947-1015 − 3947-1087

Programação completa: www.univap.br/qualivitae

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

De 26 a 29 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio COC

Horário: 14h às 17h

27 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Aquarius

Horário: 14h às 17h

28 de maio
Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) – FEA

De 28 de maio a 3 de junho
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Poliedro

Horário: A definir

2 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac)

9 de junho
Colação de Grau CEAC (FTI)

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley

Horário: 9h às 12h

18 de junho
Show Beneficente – Encerramento das atividades (SJC e Caçapava) (FTI)

23 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 (FCS)

24 de junho
Apresentação do Coral da Faculdade da Terceira Idade (FTI)

Local: 54° Festa do Pinhão de Campos do Jordão

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Visitas agendadas com antecedência

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br>

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas