229ª Edição - Ano VII
De 25 de março a 7 de abril/2015
         
 

Reportagem sobre o IP&D na TV Câmara

 
A Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, concedeu, no início do mês de março, uma entrevista ao Programa “Com a Palavra”, produzido pela TV Câmara de São José dos Campos.
Durante a entrevista, publicada na Internet, dia 6 de março, a Profa. Sandra Costa fala sobre o Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IP&D) da Universidade, dos trabalhos desenvolvidos, investimentos adquiridos pelas agências de fomento do País e da atuação social do Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.
Toda programação da TV Câmara é transmitida pelos canais 7 digital e 29 analógico, da operadora de televisão a cabo Net, e também por computador, tablet ou smartphone.

Assista a reportagem na íntegra pelo endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=x6eFnpo6AkA

Fonte: TV Câmara

Docente do Curso de Odontologia Participa de Congresso Internacional

 
A docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Dra. Priscila Christiane Suzy Liporoni, participou de 11 a 14 de março, do 93RD General Session & Exhibition of the IADR (International Association for Dental Research); 44TH Annual Meeting of the IADR e 39TH Annual Meeting of the CADR, realizado em Boston, Massachusetts, USA. Na ocasião, a Profa. Priscila, apresentou o trabalho científico, intitulado: Morphological alterations of enamel after bleaching with or without calcium. Considerado um dos maiores encontros científicos da área odontológica, a participação da docente propiciou importante nível de aprimoramento, que refletirá em benefício dos alunos do curso.

Ciclo de Palestras de Dinâmica Molecular

 
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica da Univap organizou, de 17 a 20 de março, o Ciclo de Palestras de Dinâmica Molecular, ministradas pelo Prof. Dr. Artur Cavaco.
O pesquisador convidado é Bacharel em Química pela Universidade de Lisboa (Portugal) e PhD em Engenharia pela Universidade do Minho, onde ministra atualmente aulas no Departamento de Engenharia Biológica.
As palestras foram ministradas no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade e envolveram as temáticas: Bases de Dinâmica Molecular: Gromos e Martini; Estabilização de Proteínas/Interações da proteína adjuvante; Estabilidade de micro/nano partículas/Pegilação de partículas; Docking enzimas substrato/Permeação transdérmica/Comportamento de fibras de cabelo humano.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica, credenciado com nota quatro (4) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), especializa recursos humanos para atuar em universidades, institutos de pesquisas, hospitais e empresas de base tecnológica e de inovação na área da saúde.

Visita dos Alunos do Colégio Educare

 
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Educare, acompanhados pelo Prof. Vitor França, visitaram, dia 18 de março, o Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova.
No Laboratório, o Técnico Marcos Vinicíos Domiciano apresentou aos estudantes o acervo de peças sintéticas e humanas utilizadas em diversas disciplinas dos cursos da área da saúde.
Após o encerramento da visita ao Laboratório de Anatomia, os visitantes tiveram também a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Práticas Supervisionadas, onde são realizados atendimentos nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e de Nutrição.

Coletivo Anartista
Exposição


A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap sediou, de 26 de março a 20 de abril, na Galeria de Artes Ivonne T. Weiss, na Unidade Aquarius, a exposição “Coletivo Anartista”.

Aron, Valdir, Wendell e Mark
 
Vista parcial da Galeria
 
Alunos, professores e convidados
prestigiam a exposição

Composto pelos artistas plásticos Aron Pereira, Valdir Rodrigo, Marck Mendonça e Wendell Paulista, o Coletivo Anartista foi formado em 2013, com objetivo de estimular formas distintas de pensar a arte. As obras expostas contêm uma linguagem crítica e diferenciada, que apresenta ao espectador uma discussão sobre a situação política, cultural e social, por intermédio de pinturas, stencils e instalações.
O Coletivo já realizou diversas exposições e intervenções urbanas em vários lugares, inclusive no exterior.

Processos a Plasma Aumentam a Durabilidade de Peças Industriais

Gradiente de potencial elétrico de filme de carbono com
prata
 
Uma pesquisa em fase de finalização na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), poderá baratear a fabricação de alguns produtos, aumentar a sua durabilidade e reduzir despesas de manutenção. Trata-se de um aparato − reator a plasma - capaz de produzir filmes à base de carbono, com propriedades elétricas e mecânicas diferenciadas, que utilizados em peças aeronáuticas, automotivas e hospitalares, deverão reduzir consideravelmente o desgaste natural.
Peças automotivas, rolamentos, óculos e vidros poderão ter suas superfícies tratadas por plasmas, melhorando suas propriedades como, por exemplo, a resistência ao desgaste, lubrificação sólida e biocompatibilidade.
De acordo com os pesquisadores, uma parte da pesquisa vem sendo desenvolvida no Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasmas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap e outra parte no Laboratório de Plasmas e Processos do ITA.
Os pesquisadores estudam um material chamado de Diamond-like Carbon (DLC), já testado em peças de aço, polietileno e parafusos, com objetivo de fortalecê-los. A necessidade de dar reforço nas referidas peças se deu depois que pesquisadores, já há alguns anos, identificaram a urgência de revestir juntas que movimentam placas de painéis solares responsáveis pela produção de energia na estrutura de satélites. Ao utilizarem o DLC, um problema inerente à longa permanência do satélite em ambiente de vácuo foi solucionado, e ampliou a possibilidade de uso do material para variadas aplicações em outros setores.
Para tornar os materiais mais resistentes e revestidos com o DLC é necessário inseri-los num reator de processos, em que são expostos ao ambiente de gás ionizado, chamado plasma frio, sendo então revestidos mediante interação com fótons e partículas carregadas e neutras, dando origem à camada de DLC, que recobre o material. Dependendo do tempo em que permanecem no referido reator as camadas começam a ganhar espessura. De acordo com os estudiosos da área, no caso do DLC, o plasma fragmenta o gás precursor de carbono, gerando radicais de carbono, e, por difusão, revestem a superfície do material, tornando sua superfície mais rígida, resistente e de baixo atrito.

Fonte: IP&D/Univap

Defesa de Tese de Doutorado

 
Banca Examinadora e no selfie, o Prof. Fernando Moreira
Sob o título “A Comunicação Pode Salvar Vidas: Alertas Antecipados de Emergências Climáticas pela Televisão Digital”, o Prof. Mestre Fernando Moreira defendeu, no início do mês de março, na Universidade Metodista de São Paulo, a sua Tese de Doutorado, sob a orientação do Prof. Dr. Sebastião Squirra, aprovada pela banca examinadora, com distinção.
Docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), diretor da TV Univap e atual presidente da Associação Brasileira de Televisão (ABTU), o Prof. Fernando desenvolveu um estudo sobre a utilização da TV digital em casos de emergência. Desde 2010 vem pesquisando esse tema, a fim de entender as bases teóricas e técnicas para ajudar no aperfeiçoamento do que já existe e colaborar com a criação de um sistema comunicacional mais eficaz possível, para ajudar a salvar vidas.
Realizou um estudo comparativo entre os sistemas Estadunidense e Japonês, as especificidades de cada um, considerados os melhores do mundo. Utilizou teorias da comunicação como conceitos básicos, focadas em situações de crise, desde a preocupação com a forma e conteúdo da mensagem até o comportamento do receptor.
O levantamento de dados durou 48 meses e mais de duzentas fontes foram utilizadas. O estudo seguiu a linha de pesquisa “Inovações tecnológicas na comunicação contemporânea”, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista, com ênfase em TV digital interativa, e teve como objetivo final apresentar um modelo comunicacional adequado à realidade brasileira.
Sobre a implantação desse tipo de sistema no Brasil, o pesquisador disse que foi convidado para participar de um teste inicial do governo brasileiro. “Na tese, apresento que estamos muito avançados na questão de monitoramento de possíveis desastres naturais, mas pouco se faz na questão de alertas direcionados ao público em geral. Os alertas, em sua maioria, são direcionados às autoridades, mas sem sistematização ou preocupação com as técnicas comunicacionais”.

Fonte: Pesquisador e Universidade Metodista

Encontro de Usuários de Infravermelho

João Lucas e Ícaro com a representante da PerkinElmer
 
Os alunos Ícaro Matiolo Barbosa e João Lucas Rangel, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foram convidados a ministrar palestras no Encontro de Usuários de Infravermelho, realizado dia 26 de março, das 9h às 17h, no Centro de Excelência da PerkinElmer, em São Paulo.
A PerkinElmer é líder global em tecnologia e oferece soluções inovadoras, realizando pesquisas sobre doenças, triagens pré-natais e testes, bem como monitoramento ambiental e industrial, sempre em busca da melhoria da saúde e na promoção da qualidade do serviço prestado.

Associação Voltada à Cultura do Empreendedorismo
Participação de Professores, Alunos e Empresários


 
Após quase dois anos realizando atividades pontuais na região, um grupo de jovens inquietos, empresários, professores e alunos ligados à Univap e outras instituições do Vale do Paraíba e de São Paulo, liderados pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Rafael de Souza Fonseca, reuniram-se no dia 26 de março para criar a Associação Movimento Vale Empreender, que visa transformar a região por meio da disseminação da cultura do empreendedorismo, por intermédio de ações que vão desde encontros, palestras, capacitações e debates à realização de grandes eventos.
O Movimento Vale Empreender é o ponto de encontro para pessoas engajadas que queiram explorar o mundo do empreendedorismo e dar os primeiros passos em direção à realização das transformações que desejam ver no mundo.
A Associação já conta com dezenas de membros de diversas cidades do Vale do Paraíba, Sul de Minas e de São Paulo, que trazem iniciativas expressivas, entre elas o Curso de Extensão em Criatividade, Empreendedorismo e Inovação, oferecido por intermédio da Univap; a facilitação da parceria entre a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec) e Universidade e o evento Novos Rumos, Novos Desafios, realizado no Ceplade no Campus Urbanova, também da Univap, em novembro de 2014, com a presença de 35 palestrantes e mais de 350 participantes.
Este ano, o grupo convida novos membros, que juntos participarão de eventos, capacitações, consultorias, rodadas de negócios, criação de centros de empreendedorismo nas universidades, dentre outros. Para se juntar ao Movimento Vale Empreender, acesse: https://www.facebook.com/groups/movimentovaleempreender/


 



Encontro da Juventude na Cúpula das Américas

O Prof. Esp. Rafael de Souza Fonseca foi o único brasileiro entre 400 jovens de todo continente americano, selecionado para participar da 7ª edição da Cúpula das Américas, realizada no Panamá entre os dias 4 e 11 de abril.







Exposição “Ciência do Som”

 
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (Ajfac), organizaram, no Parque Vicentina Aranha, a Exposição Ciência do Som.
Sob o patrocínio do Hospital Vivalle, da Univap e do Grupo Policlin, a exposição contou também com a colaboração do ITA, da Unifesp, da Unesp, do Alpha Lumen e do Instituto Federal de São Paulo.
Coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Stempniak, a exposição foi aberta ao público no dia 28 de março e segue até o dia 26 de abril, com visitação sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e nos finais de semana, das 9h às 15h. A exposição também receberá agendamento para visitas de estudantes e grupos.
A mostra conta com a realização de palestras, experimentos e oficinas. A palestra de abertura foi no dia 27, às 19h30, na Sala de Leitura do Parque, com Carlos Alexandre Wuensche, que fez uma viagem pelos mistérios da construção e percepção dos sons. No dia 7 de abril, foi a vez do poeta e docente da Univap, Prof. Dr. Paulo Roxo Barja, que falou sobre “O Som da Poesia”. No dia 9 de abril, o tema “Matemática e Música” foi ministrado por Dino Beghetto, e no dia 14 de abril, “O Som das Estrelas”, por Nuricel Aguilera.

 
 

A proposta do projeto é possibilitar o acesso à ciência e à tecnologia de forma lúdica e divertida, mostrando como ela faz parte do dia a dia das pessoas.
As palestras, experimentos e oficinas estão proporcionando aos visitantes a interação com vivências científicas, a fim de estimulá-los a ter curiosidade e despertar o interesse pela ciência.
Além dos patrocinadores, a organização contou com apoio das empresas: Pirâmide Imóveis, ByoFórmula, Uniodonto, Unimed, Água Mineral Natural Monteiro Lobato, Promover Formaturas e Eventos e da promoção do evento pela Rádio Jovem Pan e pelo Jornal O Vale.

Alunos do Curso de Artes Visuais Prestigiam a Exposição no Sesi
Mestres da Arte Espontânea


Os alunos e professores do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap foram convidados, dia 1º de abril, a participar do coquetel de abertura da Exposição Mestres da Arte Espontânea, no Sesi de São José dos Campos.
A exposição, que permanece aberta de 2 de abril a 31 de maio, de terça-feira a domingo, das 8h às 20h, é inédita e apresenta uma amostra significativa da qualidade da produção brasileira. As dez pinturas e as oito esculturas, selecionadas pela curadora Denise Mattar, pertencem à coleção de Roberto Rugiero, da conceituada Galeria Brasiliana. Por sua diversidade, as obras possibilitam um grau de identificação raras vezes encontrado em apresentações semelhantes. Compõem o colorido panorama de artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Paraíba.

Parte dos alunos que visitaram a
exposição
 
Vista parcial das obras em exposição
 
As professoras Ana Maria, Angélica
Maia e Lindsay

Mestres da Arte Espontânea faz parte do projeto Espaço Galeria Sesi-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes linguagens e formatos. Criada em 2013, a iniciativa une a potencialidade de novos ambientes ao desejo de se criar e oferecer exposições de artes visuais com a mesma qualidade dos eventos realizados na Galeria do Sesi e em outras instituições culturais de prestígio.
A arte popular é um complexo sistema de símbolos de identidade coletiva que um povo cria e preserva, originado da tradição, pelo viver cotidiano e pelo inconsciente, tendo como uma de suas características mais constantes a espontaneidade.
Para a Profa. Mestra Lindsay Caroline de Brito Ribeiro, do curso de Artes Visuais da FEA/Univap, uma das características desses artistas é que eles não tiveram qualquer formação acadêmica. Destacam-se os trabalhos do artista Ranchinho, que morava nas ruas de Assis, era portador de deficiência física e mental e que desenhava em feiras trocando seus desenhos por comida.

Fonte: Sesi-São José dos Campos/FEA/Univap

Concerto na Capela da Univap
Campus Urbanova


 
Sob a regência e direção artística de Marcello Stasi, foi realizado, dia 1º de abril, data de aniversário de criação da Univap (23 anos), um concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, na Capela Nossa Senhora do Amor − Campus Urbanova, que apresentou o repertório: Charles Gounod − Sinfonia nº 1 em Ré Menor; Joseph Haydn − As sete Últimas Palavras do Nosso Salvador da Cruz e Franz Schubert − Missa nº 2 em Sol Maior. D. 167 − com a participação do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, sob a regência de Sérgio Wernek.
O evento gratuito foi uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com apoio da Huesker, do Laboratório Oswaldo Cruz, do Hospital Policlin, do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap, da Associação Joseense para o Fomento de Artes e da Cultura, do Jornal O Vale, da Rádio Jovem Pan e da Copiadora Copcentro.

7 de abril - Dia do Jornalista
Palestra com Ricardo Martins e João Alegria


O curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), a fim de celebrar o Dia do Jornalista (7 de abril), convidou os profissionais da área, Ricardo Martins e João Alegria, para debater temas sobre a produção jornalística e os desafios da profissão. Proferiram palestras sobre: ‘A Imagem no Jornalismo: da produção televisiva ao olhar fotográfico’ e ‘Jornalismo Educativo: uma experiência do Canal Futura’.
O evento, gratuito e aberto ao público, foi realizado dia 7, a partir das 19h30, no Auditório da Biblioteca, Bloco 5, no Campus Urbanova, da Univap.

A Profa. Vânia Braz com o fotógrafo Ricardo
Martins
 
A aluna Elisa Veeck com o jornalista João
Alegria


Os convidados Ricardo Martins e João Alegria atuam na área, um como fotógrafo e Editor e o outro como Gerente de Programação, Jornalismo e Engenharia do Canal Futura.
Ricardo conquistou, em 2012, o 2º lugar no Prêmio Jabuti, na área de fotografia, com a sua obra “‘A Riqueza de um Vale”. Em sua palestra, falou de sua experiência como fotógrafo, principalmente da concepção e do trabalho de produção do seu último livro, intitulado Amantikir − A Serra Que Chora, em que estão registradas paisagens, lendas e personagens da Serra da Mantiqueira. O fotógrafo é ainda diretor na Editora Kongo e autor de outros livros, entre eles: O Encanto das Aves; Jalapão − História e Cultura; O Mosaico e A Riqueza de Um Vale.
João falou sobre o Jornalismo Educativo e de seus projetos que visam levar para a população conhecimentos que possam ser aplicados ao cotidiano, propondo e gerando transformações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, na vida familiar, escolar e social.

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Contabilista (Fcsac)

25 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Trabalho

1º de maio
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Villa Branca – Jacareí

Horário: 14h às 17h

7 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Nossa Senhora Aparecida

Horário: 9h às 12h

13 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo

Horário: 14h às 17h

14 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Projeto Intergeracional (FTI)

18 de maio
76ª Semana Brasileira de Enfermagem
ABEn SP - Núcleo São José dos Campos


Tema: “A enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”

Local: Ceplade – Campus Urbanova

Parceria: ABEn/FCS

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Opção

Horário: 14h às 17h

20 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Centro

Horário: 9h às 12h

21 de maio
Faculdades da Univap participam da Uniexpo Vale

Horário: das 7h30 às 16h30

23 de maio
13º Qualivitae
(Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista)


Tema: Ciência, Saúde e Inclusão Social

Inscrição: até 4 de maio

Informações: (12) 3947-1015 − 3947-1087

www.univap.br/qualivitae

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

De 26 a 29 de maio
Programa Mão na Massa – Oficinas de Práticas Profissionais – Alunos do Colégios Univap – Aquarius

Horário: 14h às 17h

28 de maio
Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) – FEA

De 28 de maio a 3 de junho
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac)

9 de junho
Colação de Grau CEAC (FTI)

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Show Beneficente – Encerramento das atividades (SJC e Caçapava) (FTI)

23 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 (FCS)

24 de junho
Apresentação do Coral da Faculdade da Terceira Idade (FTI)

Local: 54° Festa do Pinhão de Campos do Jordão

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Visitas agendadas com antecedência

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br>

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas