228ª Edição - Ano VII
De 1 a 24 de março/2015
         
 

Pesquisador do Exterior Ministra Palestra Sobre Plasma no IP&D

Prof. Dr. M. A. Djouadi
 
O Prof. Dr. M. A. Djouadi, pesquisador visitante especial da Capes, por intermédio do Programa Ciência Sem Fronteiras, proferiu, dia 26 de fevereiro, uma palestra no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), a respeito de alguns resultados de suas pesquisas em desenvolvimento na Universidade de Nantes (França), junto ao Institut Matériaux Jean Rouxel.
O projeto "Deposition Aluminium Nitride Films by HiPIMS : Correlation between time-resolved plasma investigations and physical properties" está sob a coordenação geral do Prof. Dr. Homero Santiago Maciel, pesquisador responsável pelo Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasmas e docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau).

Dia Internacional da Mulher
Ações de Prevenção na Associação Cristã de Moços


A fim de celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Associação Cristã de Moços − Unidade de São José dos Campos organizou, no período da noite, das 19h às 21h, do dia 5 de março, uma extensa programação que envolveu várias atividades de atenção à saúde da mulher, tendas de estéticas e orientações, além da realização da palestra “Benefícios da Osteopatia na Saúde da Mulher, ministrada pelo Dr. Ronaldo Gomes.

Orientações sobre o câncer de mama
 
A entrega de folhetos explicativos
 
Alunas do curso de Odontologia

Parceira do evento, a Univap foi representada pelos alunos e professores dos cursos de Odontologia e de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que realizaram orientações sobre a prevenção do câncer bucal e do câncer de mama.

Odontologia Além do Consultório

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) tiveram a oportunidade de assistir, dia 6 de março, no prédio da Faculdade (Bloco 4), no Campus Urbanova, à palestra ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Fernando Costa Mendes, Cirurgião-Dentista e Ex-secretário Adjunto da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos, sobre a temática “A Odontologia Além do Consultório”.

O palestrante convidado
 
Selfie para registrar o momento

O convite para ministrar a palestra partiu do Prof. Dr. Jarbas Francisco Fernandes dos Santos, responsável pela disciplina Odontologia Social.
Na ocasião, o Prof. Paulo contou um pouco da sua experiência no atendimento à população junto ao serviço público, das viagens que fez como voluntário-missionário e do trabalho realizado junto as comunidades carentes de recursos financeiros na região Norte do País.

Início do Ano Letivo na Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap
Mestrado e Doutorado


 
A Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e Pró-Reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Drª Sandra Costa, e os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap recepcionaram os alunos (novos e veteranos), dia 9 de março, no Auditório do IP&D, no Campus Urbanova.
Participaram da recepção aproximadamente 200 alunos matriculados nas seguintes áreas do conhecimento: Mestrado Acadêmico em Ciências Biológicas, Engenharia Biomédica, Física e Astronomia e em Planejamento Urbano e Regional; Mestrado Profissional em Bioengenharia e em Processamento de Materiais e Catálise e no Doutorado de Engenharia Biomédica, Planejamento Urbano e Regional e em Física e Astronomia.
A Univap criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) em 1996, como órgão responsável da Universidade pelo desenvolvimento de todas as pesquisas.

Aula Inaugural
Faculdade da Terceira Idade


Para dar início às atividades do ano letivo na Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria convidou o Assistente Social Prof. Mestre Marcos Valdir, que ministrou a aula inaugural sobre o tema: Participação − Idoso Presente: Construindo o Futuro, realizada dia 9 de março.

Marcos Valdir, Débora Guedes, Maria
Regina de Aquino e Lourdes Mesquita
 
Vista parcial do teatro
 
Apresentação musical com Oliveira e
a Banda de Seresta

Participaram da mesa de trabalho da aula inaugural a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva; a Coordenadora da FTI, Profª Mestra Débora Guedes; a Presidente do Centro de Convivência Viva Vida de Caçapava, Sra. Lourdes Mesquita e o Prof. Me. Marcos Valdir, docente do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e coordenador do Programa Municipal de Políticas para o Idoso da Secretaria de Promoção e Cidadania da Prefeitura de São José dos Campos.
No encerramento da aula inaugural, os alunos puderam assistir à apresentação musical com Oliveira e a Banda de Seresta de Itajubá (MG).

Retrospectiva 2014

Com objetivo de apresentar as ações desenvolvidas em 2014, por intermédio de alunos, professores e funcionários da Universidade, a Reitoria convidou a comunidade acadêmica para assistir, dia 10 de março, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, à “Retrospectiva 2014”, tendo como fonte o Diálogo - Informativo On-line da Univap.
O trabalho de levantamento de dados, envolvendo a tríplice função da Universidade (Pesquisa, Ensino e Extensão), foi realizado pela jornalista Sylvia Leds, responsável pelo Informativo; a elaboração de um Power Point pela equipe da Univap Virtual e a apresentação pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino.

O Prof. Aquino durante a
apresentação
 
O Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de
Melo, faz suas considerações
 
Profª Drª Maria Tereza apresenta a
pesquisa sobre o Diálogo

De forma resumida, a apresentação deu uma noção do todo e deixou clara a relevância dos eventos realizados em 2014.
O Diálogo - Informativo On-line Univap, fonte básica desse levantamento, foi implantado no primeiro semestre de 2008 e acompanha as novas tendências das mídias eletrônicas, que tornaram mais rápidas as comunicações. As notícias publicadas a cada quinze dias só são possíveis graças ao apoio incondicional da comunidade acadêmica, que sugere pautas e informa as atividades programadas em seus setores.
Em 2014, foram publicadas 20 edições, em cada uma delas de 12 a 18 reportagens. No entanto, no final do mês de outubro, a edição de nº 222 foi a maior delas, publicada com 30 matérias, tendo em vista a imensa quantidade de atividades realizadas nesse mês dentro da Universidade.
O Informativo, editado pela Univap Virtual, atualmente é distribuído para mais de 22 mil endereços eletrônicos, entre eles alunos, ex-alunos, funcionários, imprensa, entidades classistas, indústrias, órgãos de fomento, prefeituras, escolas particulares, entre outros.
Por ocasião da apresentação da retrospectiva 2014, a Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, da Coordenadoria de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), apresentou o resultado de uma pesquisa solicitada pela Reitoria sobre a efetividade do Informativo Diálogo junto aos leitores. Veja abaixo os resultados:

Clique aqui e saiba mais sobre a efetividade do Informativo Diálogo

Frequência de leitura por tipo de leitor

Livro: Amantikir, a serra que chora
Alunos da Univap Prestigiam Lançamento


 
Os alunos do 3º período semestral (2º ano) e professoras do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), foram convidados a participar, dia 10 de março, no Sesc − São José dos Campos, da cerimônia de lançamento do livro “Amantikir, a serra que chora”, de autoria do fotógrafo Ricardo Martins. A obra reúne belíssimas paisagens de uma cordilheira que é uma verdadeira senhora do tempo. Com mais de 60 milhões de anos de idade, a Serra da Mantiqueira, que corta os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, está repleta de histórias e lendas. Seus rios parecem lágrimas escorrendo pelas encostas. Era assim que ela era vista pelos índios Tupi que habitavam a região.
Ricardo graduou-se em jornalismo na Univap em 2005 e especializou-se em fotografia. É autor também das obras: Fauna; O Mosaico; Jalapão, História e Cultura; A Riqueza de Um Vale − que recebeu o Prêmio Jabuti de Fotografia em 2012 - e o Encanto das Aves.

Conheça as obras de Ricardo Martins pelo site: www.ricardomartins.org/livros

Seminários em Física e Astronomia na Univap
Astrônomos da Itália e Brasil


Dr. Edgard Mendonza
 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia deu início às suas atividades acadêmicas em 2015, com a realização de três seminários no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Nos dias 10 e 12 de março, com a participação do Dr. Michael Pezzopane, do Istituto Nazionale di Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Roma, Itália, sobre as temáticas: “Automatic Scaling of Vertical Ionograms and its Applications” e “Influence if Tides and Planetary Waves on Sporadic e Layer”; no dia 11, Dr. Edgard Mendonza, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o tema: Moléculas com um Vínculo Peptídico em Regiões Protoestelares.
Os seminários oferecidos aos alunos de mestrado e doutorado da Univap são realizados semanalmente nos auditórios e salas do IP&D por astrônomos profissionais convidados de outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Mídia Digital em Benefício da Odontologia
Programa Futuro Profissional


Direcionada a todos os alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi realizada, dia 12 de março, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a palestra “Mídia Digital em Benefício da Odontologia”, ministrada pelo Dr. Raphael Polo, da equipe da Colgate Profissional Brasil.

Vista parcial do auditório
 
Durante a palestra

Na ocasião do evento, foram distribuídos kits da Colgate, além da realização de um sorteio de um tablet e da distribuição de brindes diversos. A coordenadora do curso, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, também recebeu da equipe da Colgate a doação de produtos de higiene oral para uso nas clínicas da Universidade e kits a serem distribuídos nas campanhas de prevenção junto às comunidades.
Fizeram parte da equipe do “Programa Futuro Profissional Colgate” o Dr. Luís Furini (coordenador), Dr. Raphael Polo (palestrante) e Willard Silva (monitor).
O curso de Odontologia da FCS estabeleceu, em 2010, a parceria com o ‘Projeto Futuro Profissional Colgate’, e desde então vem realizando várias atividades, entre elas a realização de palestras sobre temas específicos como complemento científico aos acadêmicos e futuros cirurgiões-dentistas.

Mutirão de Audiências de Conciliação
Univap e Procon Juntos em Prol da Comunidade


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, dia 16 de março, nas instalações do NPJ, Jardim Aquarius, o Mutirão de Audiências de Conciliação, o primeiro de 2015, que resultou em 53% de acordos, sem a necessidade da intervenção judicial.
O objetivo do Mutirão, que contou com a participação de 60 estagiários do curso de Direito da Univap, professores orientadores e de 10 técnicos do Procon, é dar solução a casos de queixas de consumidores.

Dra. Denise Plínio na abertura dos
trabalhos
 
Vista parcial do Núcleo de Práticas
Jurídicas
 
Negociações em andamento

De acordo com a Profª Drª Denise Passos da Costa Plínio, Coordenadora do NPJ, esta é a nona vez que o Procon e a Faculdade de Direito da Univap se unem para resolver os inúmeros casos de reclamações registrados no órgão da Prefeitura. “Este Mutirão visa adequar nossos alunos à nova visão que todos os operadores do Direito passaram a ter, que é justamente privilegiar a mediação e a conciliação na busca da solução dos litígios. Todos ganham com essas iniciativas: os estagiários, com a oportunidade de vivenciar a experiência da prática do Direito; a população, que encontra agilidade no atendimento de suas reclamações e o Poder judiciário, que não será sobrecarregado com ações judiciais, pois a solução do caso já foi obtida de forma rápida e eficaz.”, enfatiza.
Para a coordenadora do Procon Municipal, Drª Aparecida Santana Borges, a proposta do mutirão, além de buscar a conciliação entre as partes, é divulgar o trabalho do Procon Municipal para os estudantes de Direito e possibilitar que os alunos do último ano da Faculdade treinem conciliação, o que é fundamental para o exercício da profissão, principalmente no momento em que se fortalecem os meios alternativos de solução de conflitos, enfatiza.

Visita à Agência KMS

 
Os alunos do 1º ano do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), acompanhados pela coordenadora do curso, Profª Mestra Celeste M. Manzanete, visitaram, dia 17 de março, a Agência KMS.
Visitas técnicas são realizadas durante o semestre, com objetivo de proporcionar aos alunos experiência e conhecimento a respeito do funcionamento do mercado de trabalho do Publicitário.
Na Agência, os estudantes conheceram os setores de criação, planejamento, atendimento, mídia, entre outros espaços. Num bate papo descontraído com os diretores, na recepção da Agência, os estudantes obtiveram informações sobre alguns trabalhos desenvolvidos, e também uma apresentação geral sobre a empresa de comunicação publicitária.

Ph.D na Finlândia

Drª Alessandra durante a sua apresentação no IP&D
 
A Profª Drª Alessandra Abe Pacini apresentou, dia 18 de março, aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, parte do conteúdo desenvolvido no seu segundo doutorado, concluído no início de 2015, na Universidade de Oulu, Finlândia, sobre a temática “Raios Cósmicos: Os Mensageiros do Céu”.
Atual docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade, a Profª Alessandra desenvolve pesquisas sobre a dinâmica de Raios Cósmicos (Galácticos e Solares) na Heliosfera, utilizando seus subprodutos formados na atmosfera terrestre como traçadores de processos solares, atmosféricos e geoespaciais.
Graduada em Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002 e 2003), concluiu o mestrado e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006 e 2010) e agora é também Ph.D. em Space Physics pela Universidade de Oulu, Finlândia (2015).

Alunos do Curso de Direito Visitam Idosos no Asilo Santo Antônio

 
Os alunos do 3º período semestral (2º ano) da Faculdade de Direito, Eliane Maria, Breice Karen, Juliane Haka, Juliane Silveira, Jean Carlos, Elisete Gama, Ana Carolina Frias, Joel Pires e Geraldo Magela, visitaram, dia 21 de março (sábado), os idosos do Asilo Santo Antônio.
De acordo com o aluno Geraldo Magela, o objetivo foi dar um pouco mais de atenção e de carinho aos idosos e ao mesmo tempo proporcionar-lhes um café da tarde diferenciado.
A intenção do grupo é que haja novos adeptos à ideia de solidariedade e que essa atitude seja desenvolvida mais vezes e também em outras instituições assistenciais do município.
“Estamos tentando plantar uma semente e esperamos que essa ideia se espalhe para outras salas do Direito, assim como para outros cursos da Univap”, enfatiza Magela.

CenterVale Fashion Blogs

 
Os alunos do curso de Design de Moda do 4º e 5º períodos semestrais (2º e 3º anos) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Richard Brito, Carolina Marcondes, Gabriel Mendes e Isadora Cruz, foram convidados pela produtora de Moda Bruna Tau a produzir um painel para divulgar o evento “CenterVale Fashion Blogs”, que será realizado dia 11 de abril, das 8h às 13h30.
O painel está em exposição no CenterVale Shopping desde 23 de março e permanecerá até o dia do evento, 11 de abril.
O curso de Design de Moda da Fcsac tem como objetivo principal formar profissionais com conhecimentos teóricos necessários à prática profissional e habilidades para desenvolver projetos de moda em nível comercial e conceitual. Os alunos recebem treinamento apropriado para identificar e se apropriar de tendências de moda de maneira criativa e pertinentes a conceitos e diretrizes de identidade da marca.

Estudantes Esportistas da Univap Recebem Patrocínio

Em pé: Tatiane, Lincoln, Marcelo, Lucas, Ailton, Claudirene
Agachados: Diego, Leonardo e Hiroshi
 
A Univap, ciente que há na Instituição diversos atletas, instituiu em 2014 o “Programa Univap de Patrocínio ao Estudante Esportista”, direcionado aos alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Em 2015, por intermédio da Portaria nº 08/P/2015, publicada em 24 de março, a Instituição estendeu o benefício aos atletas vinculados ao referido Programa.
Esse Programa tem por objetivo apoiar estudantes esportistas da Universidade que se destacam no cenário esportivo. O patrocínio efetiva-se na concessão de bolsa de estudo no valor de 50% da mensalidade, denominada “Bolsa Atleta”. Com esse Programa a Universidade busca elevar o desempenho acadêmico, cultural e esportivo de seus alunos, bem como representar a Instituição e divulgar a marca Univap.
A “Bolsa Atleta” terá a duração de 6 (seis) meses, devendo coincidir com o período semestral letivo e ser renovada a critério da Instituição. A Universidade estabeleceu uma série de critérios e obrigações relacionados à frequência e ao aproveitamento no curso, cujos detalhes poderão ser esclarecidos nas cinco Faculdades da Univap (Direito; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação e Artes e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo).

Alunos (as) contemplados (as):

Aluno (a) Esportista Modalidade
Ailton Gustavo Soares Handebol
Aurélio Frangiotti Valêncio Handebol
Brenda Aguiar dos Santos Judô
Claudirene Maria Cezar Judô
Daiana Frizon David Futebol
Diego Henrique Ribeiro Judô
Douglas Cruz de Oliveira Braga Futsal
Giseli Bianca de Sales Taekwondo
Helder Faria Júnior Tenis de Mesa
Hiroshi Anderson Uyehara Anjos Handebol
Jéssica Dias Handebol
Leonardo Marques Jiu-Jitsu
Lincoln Keiiti K. das Neves Judô
Lucas Queiroz Godoy Judô
Marcelo de Toledo Corte Lassi Jiu-Jitsu
Mariel Hecher Futsal
Matheus Rubens Silva Pinto Rugby
Murilo de Souza Pinheiro Canoa havaiana
Tatiane Almeida Freire Futebol
Tiago Lorena Reinato Futsal


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Jornalista (Fcsac)

7 de abril
Dia Mundial da Saúde (FTI)

8 e 9 de abril
Dia do Contabilista (Fcsac)

25 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Trabalho

1º de maio
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Projeto Intergeracional (FTI)

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
13º Qualivitae
(Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista)


Tema: Ciência, Saúde e Inclusão Social

Inscrição: até 4 de maio

Informações: (12) 3947-1015 − 3947-1087

www.univap.br/qualivitae

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

De 26 a 29 de maio
Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) – FEA

De 28 de maio a 3 de junho
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac)

9 de junho
Colação de Grau CEAC (FTI)

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Show Beneficente – Encerramento das atividades (SJC e Caçapava) (FTI)

23 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 (FCS)

24 de junho
Apresentação do Coral

Local: 54° Festa do Pinhão de Campus do Jordão

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Visitas agendadas com antecedência

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br>

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas