227ª Edição - Ano VII
De 12 de janeiro a 27 de fevereiro/2015
    
 

ExpoComArte

Os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) apresentaram, de 24 a 26 de novembro, no Salão de Festas da Capela Universitária, no Campus Urbanova, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s).

 

Denominada ExpocomArte, as apresentações dos trabalhos são diferentes das bancas examinadoras tradicionais. Nesse evento, os professores e profissionais convidados das áreas de Comunicação e de Design de Moda atuam como avaliadores dos trabalhos,visitando os estandes dos alunos, que devem expor e explicar as ideias desenvolvidas.
Aberta à visitação pública, a ExpocomArte é realizada nesse formato há oito anos e agrada quem tem a oportunidade de conhecê-la. Durante três dias, sempre no período da noite, os alunos apresentam seus trabalhos, que podem ser: vídeos, campanhas publicitárias, documentários, reportagens, livros, programas de TV, tendências da moda, entre outros.

 

A Fcsac oferece atualmente os cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Design de Moda, bem como os cursos de Graduação Tecnológica (curta duração) em Gastronomia e de Gestão Ambiental.

Aluno do Curso de Artes Visuais Participa de Seminário

 

O aluno Michael Silva (camisa verde na foto), do 7° período do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), participou, de 26 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, do Seminário “Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade”, promovido pelo Institute for Studies in Global Prosperity (ISGP), no Soltanieh - Centro Educacional Bahá'í, em Mogi Mirim-SP.
O Seminário, estruturado em módulos, teve como público-alvo jovens universitários preocupados com a transformação social.

Docente da Univap Participa da Banca de Doutorado
Universidade de Leiden - Holanda


Banca de Doutorado na Universidade de Leiden
 
O Prof. Dr. Sergio Pilling, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi convidado a participar de uma banca de doutorado, dia 29 de janeiro, para avaliar uma tese na área de astroquímica na Universidade de Leiden, na Holanda. Durante sua estadia nesta universidade, o Prof. Pilling realizou alguns experimentos no laboratório Sackler, em parceria com o Dr. Harold Linnartz e seus alunos na área de astroquímica. Os experimentos simularam a interação da radiação ionizante com moléculas em ambientes espaciais, tais como hidrocarbonetos e aminoácidos. O professor da Univap também foi convidado a participar do Congresso "Photodissociation in Astrochemistry", onde ministrou uma palestra sobre o efeito de raios X nas luas congeladas dos planetas gigantes.
Por ocasião de sua estadia na Holanda, cuja viagem foi financiada com recursos da Capes, aproveitou a oportunidade para estabelecer e solidificar laços de colaboração científica com profissionais da área de astroquímica experimental que estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e de química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra.
Essa linha de pesquisa é uma das disponíveis no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap.

Aplicativo Auxilia no Tratamento de Doenças Respiratórias

 
A Profª Drª Alessandra de Almeida Fagundes, docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, desenvolveu um aplicativo para iPhone, voltado para pacientes com disfunção pulmonar restritiva, ou seja, dificuldade de expansão pulmonar. O aplicativo tem o objetivo de auxiliar na realização de exercícios respiratórios. São diferentes níveis de dificuldade, nos quais bolinhas se elevam quanto mais a pessoa inspira. A próxima fase, com o aumento do "peso das bolinhas", é atingida quando elas chegam ao topo da tela.
De acordo com a docente da Universidade, que, defendeu recentemente a sua tese de doutorado em Engenharia Biomédica da Univap sob a orientação da Profª Drª Emília Angela Lo Schiavo Arisawa, a ideia de criar esse aplicativo surgiu a partir de observações no atendimento a pacientes na clínica de fisioterapia respiratória da FCS/Univap, principalmente das crianças em tratamento.
"Esse projeto foi desenvolvido em parceria com a Babs2Go e por alunos de graduação do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, Felipe Antônio Cardoso e Diogo Akira, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação da Profª Drª Alessandra Fagundes e Prof. Dr. Luís Alberto Correia, motivado pelo desejo de aplicar tecnologias móveis a favor da saúde, procurando inserir pacientes e terapeutas em um contexto de interatividade, a fim de incentivá-los a realizarem os exercícios respiratórios, garantindo maior adesão ao tratamento”.
Já testado em pessoas saudáveis e em pacientes com disfunção pulmonar restritiva, o aplicativo apresentou resultados significativos, com aumento da força muscular respiratória e melhora da expansão pulmonar. Assim que a fase de controle de qualidade for concluída, a ferramenta deve ser disponibilizada na AppStore.

IV Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência
De 26 a 30 de janeiro de 2015


A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior de 2015, realizaram, de 26 a 30 de janeiro, a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação.
A programação da Semana, organizada pela Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, envolveu a realização de oficinas, debates e palestras em busca de subsídios e de troca de experiências para a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem dentro da Universidade.

Dr. Ryon Braga durante palestra
 
Oficina AVA
 
Profª Drª Elisângela Pavanello

A oficina “A Nova Versão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)” foi ministrada pela equipe da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Bruno Martinelli e Camila Monteiro Rodrigues, dias 26 e 28 de janeiro, no Laboratório 3 da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), no Campus Urbanova. Na ocasião, foi apresentado ao corpo docente uma versão atualizada da plataforma Moodle e as ferramentas que poderão facilitar o gerenciamento de disciplinas no ambiente virtual.
“Inovação e Experiências de Aprendizagem: o Caso da Uniamérica” foi o título da palestra ministrada pelo Dr. Ryon Braga, realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), dia 27 de janeiro. O convidado é Presidente da Uniamérica e fundador da Hoper Educação. A palestra proporcionou o conhecimento e discussão de novas formas de organização do currículo e do ensino na universidade.
“A Preparação do Professor para a Docência de Disciplinas Semipresenciais”, foi o tema da palestra ministrada pela Profª Drª Elisângela Pavanello R. dos Santos, realizada também no Ceplade, dia 29 de janeiro. A professora trouxe sua experiência na área e os subsídios resultantes de sua tese de doutoramento sobre o tema.
No dia 7 de fevereiro, foi realizado um encontro para avaliação da semana e discussão dos temas e subsídios trazidos pelas palestras e oficinas. Professores de várias faculdades compareceram e, a partir dos aspectos trazidos pelas palestras, discutiram e trocaram suas experiências/vivências como professores da universidade. Ficou acordado que serão realizadas outras reuniões nesse formato, que ocorrerão em datas a serem marcadas e constituirão um espaço precioso para os professores pensarem o ensino juntamente com seus pares de todas as faculdades da Univap, a partir de questões, ideias e experiências pessoais ou não que desafiam o ensino superior contemporâneo.

Equipe do MIT Visita a Univap

 
Entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) visitou a Univap para dar continuidade ao Projeto CNPq Nº457129/2012-3 (Chamada CNPq-MIT Nº29-2012), que visa estabelecer cooperação científica entre o MIT e Universidades Brasileiras.
Durante a visita, foram realizadas várias reuniões a respeito das pesquisas conjuntas em andamento, principalmente os estudos relacionados às perturbações na ionosfera tropical, causadas pelo aquecimento estratosférico súbito na região polar e a resposta ionosférica (continente americano) às tempestades solares.
Além disso, foram realizados experimentos com o GPS-iono em operação na Universidade (tipo especial de GPS que permite inferir o conteúdo eletrônico total da ionosfera). Este experimento consiste em operar e armazenar dados de GPS utilizando um Smartphone. O objetivo é operar GPS utilizando as facilidades de conexão de internet do celular e testar o “app” desenvolvido pelo MIT para operar GPS em localidades extremas, com pouca ou nenhuma facilidade de internet.
Por ocasião da visita da equipe do MIT e início das atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), foram realizados, no dia 5 de fevereiro, os seminários: The Mahali Space Weather Project: Advancing GNSS Ionospheric Science (Drª Anthea Coster-pesquisadora coordenadora do MIT); Optical Communications for Small Satellites (Ryan Kingsbury - estudante de doutorado do MIT) e Automating Cooperative Operations of Spacecraft Constellations in Onboard Flight Software (Andrew K Kennedy - estudante de doutorado do MIT).

Aprovação de Projeto de Cooperação Internacional - Chamada FAPESP/MIT

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, anunciaram,em fevereiro de 2015, o resultado da chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores lançado em 2014. Quatro propostas foram selecionadas e uma delas desenvolvida pelo Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) − Univap, em parceria com Jeremiah A. Johnson, do Department of Chemistry - Johnson Group − MIT, intitulada: Novel Nanobiomaterials Based on Tridimensional Peptides with Drug Delivery Properties to Tissue Engineering, na Área de Engenharia de Biomateriais - Processo Fapesp nº: 2014/50718-8.
Estão envolvidos na realização desse trabalho conjunto as pesquisadoras e Pós-Doutorandas Profª Drª Fernanda Marciano e Profª Drª Maira Costa, bem como alunos da Pós-Graduação da Univap.
A Fapesp e o MIT apoiarão as propostas selecionadas, que deverão ser concluídas entre 2015/2016, com recursos combinados de até US$ 30 mil por projeto (US$ 20 mil para pesquisadores e pós-doutorandos e US$ 10 mil para graduados ou estudantes de graduação), durante a vigência estabelecida na concessão, destinados necessariamente e exclusivamente a despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde) e nos termos do acordo entre as instituições.”
Abaixo os nomes dos pesquisadores, instituições envolvidas, título das propostas e número do processo da Fapesp:
Pesquisadores Título
Francisco das Chagas Marques
Instituto de Física (IFGW) - Unicamp
TonioBuonassisi
Department of Mechanical Engineering - MIT
Ultrathin Semiconductors Deposited by Atomic Layer Deposition (ALD) for Solar Cell Application
Área: Física da Matéria Condensada
Nº do processo Fapesp: 2014/50718-8
José Arana Varela
Instituto de Química − Unesp Araraquara
Harry Louis Tuller
Department of Materials Science and Engineering - MIT
Gas Sensor Response of Thin Films: Impact of P-N Junctions
Área: Engenharia de Semicondutores
Nº do processo Fapesp:2014/50725-4
Riccardo Sturani
Instituto de Física Teórica - Unesp
Erik Katsavoinidis
Kavli Institute for Astrophysics and Space Research - MIT
GravitationalWaveAstronomy
Área: Astrofísica Extragalática
Nº do processo Fapesp: 2014/50727-7
Anderson de Oliveira Lobo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) - Univap
Jeremiah A. Johnson
Department of Chemistry - Johnson Group - MITM
Novel Nanobiomaterials Based on Tridimensional Peptides with Drug Delivery Properties to Tissue Engineering
Área: Engenharia de Biomateriais
Nº do processo Fapesp:2014/50718-8

Fonte: http://fapesp.br/9293/IP&D-Univap

Semana de Integração

Para receber calouros e veteranos, a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) organizou, de 2 a 9 de fevereiro, uma série de atividades a fim de integrar os alunos.

Palestra
 
Gincana

Na primeira semana, a organização foi direcionada aos novos estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura de suas Faculdades; assistiram a palestras sobre iniciação científica, programa ciência sem fronteiras e incubadora de empresas; visitaram a Biblioteca Central, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), os estúdios de Rádio e TV, Parque Tecnológico, Academia de Ginástica da Faculdade de Educação e Artes, o Observatório de Astronomia e Física Espacial e o Centro de Estudos da Natureza (CEN).
Apresentações artísticas com a dupla Neto e Allan (Campus Urbanova) e Banda Voltz (Campus Centro); gincana; atividades esportivas e ação pela saúde com aferição da pressão arterial e verificação da taxa de açúcar no sangue também fizeram parte da programação.

Aula de zumba
 
Show da Banda Voltz

No dia 9, a Pró-Reitoria organizou a realização de duas Aulas Magnas: uma direcionada aos alunos do período da manhã e outra do período da noite. Para ministrar as respectivas aulas foram convidados o Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, Diretor da Faculdade de Direito da Univap, com a temática: “A Dignidade da Pessoa Humana” e o Prof. Dr. Paulo Saldiva, Titular da Faculdade de Medicina da USP, sobre o tema: “Saúde e meio ambiente urbano: uma avaliação sobre o prisma da saúde e da ética”.

Aulas Magnas

Dando início às atividades acadêmicas na Universidade, em 2015, a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) convidou dois especialistas para ministrar aos calouros e veteranos as aulas magnas, nos períodos da manhã e da noite.

Prof. Dr. Sérgio Bacha
 
Prof. Dr. Paulo Saldiva

As aulas inaugurais no Campus Urbanova foram realizadas dia 9 de fevereiro, no período da manhã, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), pelo Prof. Dr. Sérgio Bacha, Diretor da Faculdade de Direito da Univap, sobre a temática: “A Dignidade da Pessoa Humana”, e no período da noite, na Capela Universitária, pelo Prof. Dr. Paulo Saldiva, médico-patologista, professor da USP e pesquisador nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, que falou sobre: “Saúde e Meio Ambiente Urbano: Uma avaliação sob o prisma da saúde e da ética”.

Programa de Reabilitação Pós-Câncer de Mama

 
Com objetivo de reabilitar pacientes que foram submetidas à cirurgia para a retirada do câncer de mama, uma equipe da Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) está cadastrando pessoas interessadas em participar de um programa de atendimento que inclui a realização de sessões terapêuticas com a utilização de novas tecnologias.
No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso dificulta a movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.
Os equipamentos utilizados no tratamento estão disponíveis nos Laboratórios do curso de Fisioterapia e de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora.
O programa de reabilitação tem por objetivo avaliar a dor e o linfedema secundário ao câncer de mama, assim como outros aspectos clínicos. O referido programa foi apresentado por intermédio de um projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Univap, sob o nº CEP - nº 07694812.7.0000.5501.
O trabalho a ser realizado nos pacientes voluntários está sob a responsabilidade dos pesquisadores Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e da Profª Mestra Izabela Mendes.

Informações: (12) 3947-1087

Café com Prosa
2ª Matinê Carnavalesca


Sob a temática “Unidos Univap − Melhores Sambas-Enredos”, a 11ª Edição do “Café com Prosa - Ciência e Arte para temperar conversas e alimentar pessoas” foi realizada dia 12 de fevereiro, nas instalações da Faculdade de Educação e Artes (FEA) − Bloco 3, no Campus Urbanova.

 

Nesse evento, a comissão organizadora, que envolveu o Gabinete da Reitoria, a Pró-Reitoria de Integração Universidade Sociedade (Prius) e Faculdade, também pôde contar com apoio dos funcionários Johnny Aparecido Bertolino (Ceplade), André Luiz de Toledo (Biblioteca) e das equipes dos Setores de Manutenção e Compras da Prefeitura do Campus.
O ambiente decorado animou os presentes, que receberam como brinde uma máscara carnavalesca e puderam brincar ouvindo os melhores sambas-enredos vencedores dos desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

A seleção das músicas ficou por conta de André (Biblioteca), que organizou inclusive a apresentação em datashow, com informações sobre cada samba executado (Bandeira da Escola de Samba, data e autores do enredo e outras informações pertinentes).
Na ocasião do evento e nos dias subsequentes, por solicitação da Prius, uma pesquisa de opinião também foi feita, a fim de avaliar os eventos que têm sido realizados no ambiente acadêmico.

Estimados (as) Colegas,
Funcionários (as) e Docentes da Univap


A equipe (fixa e também rotativa) responsável pelo Café Com Prosa divulga abaixo o resultado da pesquisa de satisfação com esse já tradicional evento de integração da instituição. A pesquisa, realizada na última edição (Carnaval) e em dias subsequentes, contou com a participação voluntária de 110 colegas e o resultado apontou um alto grau de satisfação: 90 julgaram o evento como “ótimo” e 20 como “bom”. Além disso, foram apuradas sugestões, agrupadas abaixo, com o intuito de melhorar a atividade e ampliar a participação dos colegas e, assim, fazer com que o Café com Prosa continue sendo um espaço de integração livre entre todos. A equipe julgou que, no geral, todas as sugestões podem ser implantadas, como por exemplo: adequar o horário e dia da semana de sua realização; diversificar a temática dos encontros, incluindo karaokê, filmes de curta metragem etc; realizar uma edição que envolva os familiares dos funcionários e, ainda, acrescentar, pelo menos uma grande edição no final de semana (“Churrasco com Prosa”). Enfim, todas as sugestões são pertinentes e devem ser consideradas como esforço coletivo de melhorar uma iniciativa que, no dia a dia, visa motivar e mobilizar todos que dela participam. Devido à natureza do trabalho que desenvolvem, alguns setores devem buscar alternativas para que seus funcionários possam participar do evento. Nesse sentido, devemos ampliar o diálogo com todas as estruturas da instituição sobre a importância desse espaço de integração, que conta com o total apoio da Presidência da FVE e da Reitoria da Univap. Afinal, esse é o espírito do Café com Prosa: “ciência e arte para temperar conversas e alimentar pessoas”.
Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino
Gabinete da Reitoria

Resultado da Pesquisa de Opinião sobre o Café com Prosa
Votações - 110 opiniões, sendo:

Ótimo Bom Regular Ruim
90 20 0 0

Sugestões sobre o evento:

Encontrar alternativas para que haja maior participação de funcionários de diferentes setores, em função da natureza do trabalho que executam − diálogo com os superiores para liberação no dia do evento 8
Realização nas sextas-feiras 5
Maior participação dos funcionários 4
Divulgação no facebook 1
Não realizar na última semana do ano 1
Duração do evento entre 16h30 e 18h30 1
Exibição de filmes para debate 1
Realização entre os dias 15 e 25 do mês 1
Temática sertaneja para os funcionários da Prefeitura do Campus 1
Temas e ideias para humanização do ambiente profissional 1
Tarde de karaokê 1
Descobrir novos talentos 1
Música ao vivo 1
Exibição de filmes de curta metragem 1
Evento a ser realizado mensalmente 1
Realizar um evento direcionado aos filhos de funcionários 1

Recém-Formada Ingressa na Residência do Hospital Sírio-Libanês

 
Graduada no final do segundo semestre de 2014, no Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a ex-aluna Tatiana Helou de Miranda foi selecionada no Processo Seletivo 2015 do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para cursar residência em Enfermagem em Centro Cirúrgico. O processo de seleção, para apenas 10 vagas, teve início em novembro e encerrou-se dia 15 de dezembro, com a publicação do resultado final.
A Residência em Enfermagem na modalidade de Pós-Graduação "Lato sensu" é destinada ao desenvolvimento de competências dos enfermeiros nas áreas de centro cirúrgico e central de material esterilizado, sendo embasada na especificidade da assistência transoperatória e direcionada na organização do trabalho em saúde, gestão do cuidado e no desempenho como educadores.
O processo de ensino-aprendizagem adotado no IEP utiliza como referencial a espiral construtivista, na qual o aluno é estimulado a elaborar um novo raciocínio científico ao articular os conhecimentos teóricos com a prática. As etapas educacionais desse processo são baseadas em identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de informações, construção de novos significados e avaliação do processo.
Tatiana cursou o Ensino Médio concomitante ao Técnico em Patologia no Colégio Antônio Teixeira Fernandes (Colégios Univap − Centro); ingressou na Graduação em Enfermagem em 2010 e foi contratada em 2011 pela FCS para atuar como Técnica dos Laboratórios dos prédios 9 e 4, no Campus Urbanova, denominados: Núcleo de Farmácia e Biomedicina (Nufabi) e de Biologia, respectivamente, adquirindo, portanto, uma bolsa de estudo de 100% do valor do curso.
Durante a graduação, realizou estágios supervisionados em vários hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo, o Hospital de Clínica Sul e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

VII Volume da Série: História e Cidade
São José dos Campos: Cotidiano, Gênero e Representação


O lançamento do VII volume da coleção: História e Cidade − São José dos Campos: Cotidiano, Gênero e Representação, foi realizado dia 25 de fevereiro, a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca, Campus Urbanova da Univap.
Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Prof. Dr. Antônio Carlos M. Guimarães, Organizador da Edição pela Univap; a Sra. Elza Kallas, Gerente Geral da Refinaria Henrique Lage (Revap) da Petrobras; o Sr. Alcemir Palma, Diretor Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo; a Profª Drª Sandra M. Fonseca da Costa, Vice-Reitora da Univap; o Vereador Dr. Roniel Tadeu S. de Faria, representando o Presidente da Câmara Municipal; a Profª Drª Maria Aparecida C. Papali e Profª Drª Valéria Zanetti, pesquisadoras do IP&D/Univap e responsáveis pela coordenação do projeto Pró-Memória.

 
 

O Pró-Memória foi criado em março de 2004, por intermédio de um convênio firmado entre a Câmara Municipal de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba - Univap.
O objetivo do convênio é recuperar, consolidar e preservar a história do município de São José dos Campos, por intermédio do projeto Pró-Memória, instituído pelo Decreto Legislativo nº 32/2003, de 2 de outubro de 2003. Como um dos objetivos do Projeto é estabelecer uma conexão entre a história da cidade e sua população, a ideia foi recuperar a documentação existente sobre a cidade e disponibilizá-la em site próprio (http://www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria/), a fim de produzir conhecimento sobre a história de São José dos Campos.
Fazem parte da equipe de pesquisadores da Univap: Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali e Valéria Zanetti (Coordenação Geral), Sandra Maria Fonseca da Costa, Antônio Carlos Machado Guimarães, Maria Tereza Dejuste de Paula, e mais seis alunos bolsistas do projeto, do Curso de Graduação em História, da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
Esse Projeto permitiu o desenvolvimento de várias pesquisas realizadas por alunos e professores, que, por intermédio do patrocínio da Refinaria Henrique Lage/Petrobras, foram publicadas numa série de sete volumes, intitulada: "São José dos Campos: História e Cidade", que trataram dos seguintes temas:

1º Volume: Os Campos da Cidade: São José Revisitada
2º volume: Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder
3º volume: São José dos Campos: De Aldeia a Cidade
4º volume: Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença
5º volume: Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos
6º volume: Escola e Educação em São José dos Campos
7º volume: São José dos Campos: cotidiano, gênero e representação

A noite de autógrafos no Campus Urbanova reuniu mais de 250 pessoas, entre alunos, ex-alunos, convidados e imprensa.
De acordo com as coordenadoras do Pró-Memória, todas as edições da coleção são distribuídas gratuitamente às Escolas e Bibliotecas de São José dos Campos.

Saiba mais pelo telefone: (12) 3947-1105 − IP&D/Univap

Docente da Univap Integrante do Júri
Student Documentary Festival Competition/EUA


 
O Prof. Me. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e Diretor da TV Univap, faz parte do corpo de jurados do Student Documentary Festival Competition, um dos mais importantes festivais de documentários universitários dos EUA, promovido pela Broadcast Education Association − BEA.
O convite de participação foi feito pelo Prof. Jes Therkelsen, da California State University e Coordenador do Festival.
A entrega dos prêmios será em abril, em Las Vegas, durante o BEA Festival of Media Arts.
A participação do docente da Univap abrirá a possibilidade de participação de alunos de universidades brasileiras no Festival, realizado anualmente.

Saiba mais: http://www.beaweb.org/2015/festival15.html

Aluna do Curso de Rádio e TV é Selecionada pelo Canal Futura

 
A aluna Rafaele Fernandes, 19 anos, do 3º ano (5º período semestral) do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e estagiária da TV Univap desde agosto de 2013, foi selecionada pelo Canal Futura para participar do Geração Futura − Universidades Parceiras, um projeto que visa a fortalecer o laço entre as Universidades e o Canal Futura, por meio da participação dos alunos em uma Oficina de Produção de Vídeo.
A oficina reúne jovens de todo o país, que se inscrevem e participam de um processo seletivo, e os escolhidos passam duas semanas na sede do Canal Futura no Rio de Janeiro, participando de seminários, palestras e workshops sobre produção audiovisual. Ao retornar à sua Universidade, os alunos integram-se à TV universitária e produzem, gravam, editam e finalizam o vídeo que foi pensado durante a oficina.
Os vídeos produzidos pelos estudantes são creditados a eles e às Universidades Parceiras responsáveis pela execução do projeto e exibidos em rede nacional pelo Canal Futura.

Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

 
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) iniciou o programa “Academia Aberta” no Campus Urbanova, uma academia de musculação para os alunos, funcionários da Instituição e seus dependentes e, ainda, para empresas terceirizadas que prestam serviços nos campi.
O objetivo do programa é proporcionar a melhoria do condicionamento físico através de exercícios resistidos e aeróbios, que envolvem atividades específicas e também a integração de toda a comunidade Univapiana. Tudo isso, claro, proporcionando aos alunos de educação física a realização de seus estágios profissionais.
Em um primeiro momento, o Programa atendeu nos períodos da tarde e noite e agora oferece a "Academia Aberta" também no período da manhã, com a responsabilidade e supervisão de profissionais de educação física, contratados especificamente para essas tarefas. O próximo passo previsto para este primeiro semestre de 2015 prevê a oportunidade para os alunos do curso de educação física atuarem como estagiários, auxiliando na instrução física de frequentadores do local. Esses alunos serão acompanhados por profissionais o tempo todo, terão certificados de estágio, que poderão ser utilizados como prática de estágio obrigatório.
O Programa conta com mensalidades muito acessíveis, que variam entre 20 a 40 reais, dependendo do participante inscrito (aluno, funcionário Univap/FVE ou funcionário terceirizado).
A “Academia Aberta” funciona das 7h às 10h; das 12h às 15h e das 16h às 20h; de segunda a sexta-feira; no Bloco 3, Campus Urbanova.

Ginástica para Funcionárias da FVE/Univap

O Curso de Educação Física está oferecendo gratuitamente às funcionárias da FVE/Univap, aulas de ginástica ministradas pela Coordenadora, Profª Drª Patrícia M. Danela Zácaro.
Para participar das atividades, oferecidas três vezes por semana, as interessadas deverão apresentar o “Atestado Médico Cardiológico” no ato da inscrição.

As aulas de ginástica são realizadas da seguinte forma:

Segunda-feira − Ginástica Localizada
Horário: 17h20 às 18h

Quarta-feira − Ginástica para Alongamento
Horário: 17h20 às 17h50

Sexta-feira - Ginástica Localizada
Horário: 17h20 às 18h

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mesa de Discussão: Idoso Presente: Construindo futuro – Professores CEAT (FTI)

23 de março
Aula Inaugural - Palestra: Relações Intergeracionais

Local: Campus Platanus (Campos do Jordão)

26 de março
23° Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (Fcsac)

7 de abril
Dia Mundial da Saúde (FTI)

8 e 9 de abril
Dia do Contabilista (Fcsac)

25 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Trabalho

1º de maio
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Projeto Intergeracional (FTI)

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
13º Qualivitae
(Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista)


Tema: Ciência, Saúde e Inclusão Social

Inscrição: até 4 de maio

Informações: (12) 3947-1015 − 3947-1087

www.univap.br/qualivitae

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

De 26 a 29 de maio
Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) – FEA

De 28 de maio a 3 de junho
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac)

9 de junho
Colação de Grau CEAC (FTI)

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Show Beneficente – Encerramento das atividades (SJC e Caçapava) (FTI)

23 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 (FCS)

24 de junho
Apresentação do Coral

Local: 54° Festa do Pinhão de Campus do Jordão

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Progeduc)

De 28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Campos do Jordão – Campus Platanus da Fcsac

14 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos da FCS

15 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de São José dos Campos da Fcsac

28 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior

Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121


22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Visitas agendadas com antecedência

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br>

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas