207ª Edição - Ano VI
De 20 a 26 de janeiro/2014
 

 
Pesquisa, Mestrado e Doutorado

Catalisadores para o Refino do Petróleo
 
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), criado em 1996, como órgão responsável da Universidade pelo desenvolvimento de todas as pesquisas. Seus 35 laboratórios, muito bem equipados, com aparelhos de alta precisão e de última geração, estão distribuídos em dois prédios, construídos especificamente para a realização de projetos de pesquisa, bem como para administrar o ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
O IP&D oferece Programas de Pós-Graduação credenciados pela Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nas áreas de: Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado Profissional); Ciências Biológicas (Mestrado Acadêmico); Processamento de Materiais e Catálise (Mestrado Profissional) e Planejamento Urbano e Regional (Mestrado Acadêmico).
Todos os docentes envolvidos nos Programas de Mestrado e de Doutorado, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, possuem apoio das principais agências de fomento à pesquisa no País, como o CNPq, a Fapesp e a Finep.

Imunologia e Farmacognosia
 
Pesquisa e Documentação Histórica
 
Bioengenharia

Como órgão de pesquisa, o IP&D da Univap também fornece assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.
Todas as atividades de pesquisa estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições, que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.

Observatório de Astronomia e Física
Espacial
 
Nanotecnologia Biomédica
 
Estudo da Cidade

A Univap faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, para enviar alunos ao exterior, e mantém, ainda, parcerias com universidades estrangeiras e empresas brasileiras das áreas médica, cosmética, petroquímica e algumas prefeituras. Os alunos dos Programas de Pós-Graduação podem ser beneficiados com bolsas de estudo da Capes-Prosup, do CNPq, Fapesp e FVE-Univap, que possibilitam a dedicação integral ao Mestrado ou Doutorado que estiverem cursando.

Cerâmicas Avançadas
 
Nanotecnologia e Processos a
Plasmas
 
Bioquímica Aplicada à Engenharia
Biomédica

O IP&D ainda possui: a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), que orienta como proceder para desenvolver as pesquisas dentro da instituição de acordo com as legislações federais, principalmente relativas às pesquisas com seres humanos; a Comissão Interna de Biossegurança (Cibio), que estabelece regras e instruções normativas e o Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua), que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e outras providências. Os grupos de pesquisa do IP&D são definidos por áreas de conhecimento, sendo assim caracterizados: Centro de Pesquisa em Engenharia Biomédica; Centro de Pesquisa em Ciências Biológicas; Centro de Pesquisa em Ciências Exatas; Centro de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.

Química e Síntese Orgânica
 
Espectroscopia no Infravermelho I
 
Geoprocessamento, Planejamento
Urbano e Regional

Na área da pesquisa científica, a Univap foi classificada no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado em setembro de 2012, como a 3ª entre as melhores universidades privadas no Estado de São Paulo e a 10ª do Brasil.

Inscrições Abertas para o Mestrado e Doutorado
Informações: (12) 3947-1129

E-mail: ipd@univap.br

  << Voltar