215ª Edição - Ano VI
De 12 a 31 de maio/2014
 

 
Univap participa de Projeto do CNPq para Meninas e Jovens
Oito propostas aprovadas na área de ciências exatas


Integrantes dos projetos
 
A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap obteve a aprovação de oito projetos apresentadas na chamada pública para o compor o Projeto Nacional “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Petrobras.
O objetivo do Projeto que terá a duração de um ano é incentivar alunas entre 15 e 17 anos do Ensino Médio a ter interesse nas ciências exatas e no fomento da ciência.
Participam dos projetos em desenvolvimento na FEAU, cerca de 40 jovens, orientados por professores doutores das Engenharias, oito professores acompanhantes das Escolas Públicas participantes e oito alunos dos cursos de graduação da Faculdade.
Esta é a segunda vez que a FEAU/Univap é selecionada pelo CNPq. Na chamada pública de 2013 com abrangência nacional para iniciar em 2014, foram apresentados 528 projetos e 325 selecionados, sendo que os oito apresentados pela FEAU foram aprovados na íntegra.
Além de desenvolverem atividades nos laboratórios bem equipados da Faculdade as estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer outros espaços da Universidade, entre eles, o Observatório de Astronomia e Física Espacial; o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, cursos de Graduação da FEAU e de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu (Especialização, Mestrado e Doutorado) de áreas afins à Engenharia.

Projetos em Andamento:

Produção de Materiais Compósitos para a aplicação na Indústria Aeronáutica.
Coordenadora: Erika Peterson Gonçalves, Profa. Dra.
Colaboradora: Lizia Oliveira Acosta Dias, Profa. Me.
Produção de Materiais compósitos reforçado por fibras. Que precisam ser leves e fortes para suportar severos carregamentos, tais como, componentes aeroespaciais (caudas, asas, fuselagem, hélices, etc.), barcos, quadros de bicicletas e carenagem de carros de corrida.

Ecossistemas de uma área em recuperação: Efeitos dos parâmetros climático-ambientais no desenvolvimento da vegetação.
Coordenador: Alberto Resende Monteiro, Prof. Dr.
Colaborador: Eduardo Jorge de Brito Bastos, Prof. Dr.
Avaliação dos efeitos dos parâmetros climático-ambientais sobre desenvolvimento da vegetação presente numa área degradada pela extração de areia que se encontra em franco estágio de recuperação no Campus Urbanova da Univap.

Núcleo de Inserção Cientifica baseado no Fracionamento de Óleos Essenciais e suas Aplicações.
Coordenador: Liu Yao Cho, Prof. Dr.
Colaboradora: Valdirene Aparecida da Silva, Profa. Me.
Em virtude dos processos de transformações da indústria, considera-se a base teórica e científica associada ao fracionamento de óleos essenciais e suas aplicações tecnológicas.

Recuperação de Áreas Degradadas: Avaliação da Qualidade da Água e do Solo
Coordenadora: Maria Regina de Aquino Silva, Profa. Dra.
Colaboradores: José Geraldo Querido, Prof Dr., Fátima Maria Broca, Prof. Esp., Valderez Moreira Joaquim, Profa. Dra. e Eduardo Jorge de Brito Bastos, Prof. Dr.
Trata-se da avaliação da recuperação ambiental de áreas degradadas pela extração de areia por meio da caracterização da qualidade da água das lagoas resultantes do processo de extração de areia, bem como pela caracterização nutricional do solo que sustenta a mata ciliar estabelecida pelo processo de reflorestamento.

Produção e caracterização de material isolante para aplicação aeroespacial.
Coordenadora: Ivone Regina de Oliveira, Profa. Dra.
Produção de novos materiais de isolamento a alta temperatura, baseando-se em composição alternativa às fibras cerâmicas normalmente utilizadas. A vantagem de se produzir esse no material é a diminuição dos riscos associados ao potencial carcinogênico apresentado pelas fibras e a emissão de gás dióxido de carbono, que constitui um dos gases responsável pelo aquecimento global (Efeito estufa).

Caracterização e avaliação do desempenho de revestimentos protetivos resistentes à corrosão.
Coordenadora: Ana Paula Fonseca Albers, Profa. Dra.
Colaboradores: Viliam Sinka, Prof. Dr. e Lúcia Vieira Santos, Profa. Dra.
São estudados revestimentos fornecidos pela empresa OGRAMAC. A composição depende de ensaios e sua caracterização será realizada com técnicas de metalografia, microscopia eletrônica de varredura, microdureza, ensaios tribológicos em micro e nano escala, com medição de atrito, desgaste e tempo de vida em atmosfera ambiente. Pretende-se observar os aspectos da corrosão (produtos da corrosão, taxa de corrosão, etc.) e suas consequências sobre o material.

Capacitação de estudantes em engenharias no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos utilizando microcontroladores.
Coordenador: Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella, Prof. Dr.
Colaborador: Alessandro Correa Mendes, Prof. Esp.
Desenvolvimento de um equipamento eletrônico. O projeto está atrelado a área de desenvolvimento de hardwares com microcontroladores. Serão utilizados de conhecimentos teóricos e práticos de eletrônica básica para o desenvolvimento do equipamento.

Produção de biodiesel a partir de rejeitos de sebo animal
Coordenadora: Vanessa Claudia Gisela Mitchell Ferrari, Profa. Dra.
O projeto aborda a obtenção do biodiesel a partir da reação de transesterificação de rejeitos de sebo animal com álcool etílico absoluto por meio de catálise básica. A reação é simples e de alto rendimento, porém apresenta diversos fatores que podem ser explorados. Por exemplo, a quantidade de sujeira proveniente do rejeito de sebo, a necessidade de aquecimento do sebo para a eliminação de água devido à possibilidade de ocorrer a reação de saponificação, a etapa de purificação do produto obtido, onde as substâncias não saponificáveis (reagente em excesso, catalisador, glicerina formada) deverão ser eliminadas junto com a glicerina formada ao término da reação de transesterificação.

Informações sobre os projetos na FEAU Telefone 3947-1006

  << Voltar