206ª Edição - Ano VI
De 2 de dezembro/2013 a 19 de janeiro/2014
 

 
IX Semana de Geografia da Unicamp
Univap é a 3ª Colocada no Concurso Fotográfico do Evento


 
O Laboratório de Estudo das Cidades do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, representado pela bolsista Viviana Mendes Lima (de blusa azul na foto), conquistou o 3º lugar no II Concurso Fotográfico da IX Semana de Geografia da Unicamp, de 11 a 14 de novembro, que tratou do tema: Os desafios do fazer geográfico: entre a teoria e prática, com apresentação da foto: Tradição e Conexão nas Pequenas Cidades da Amazônia.
A programação da IX Semana de Geografia envolveu a realização de conferências, mesas-redondas, espaço de diálogo geográfico, minicursos, trabalhos de campo e do II concurso fotográfico.
O Concurso Fotográfico homenageou Bertha Koiffmann Becker, que faleceu no mês de julho, aos 82 anos. Relembrando a atuação da geógrafa, foram muitos os que comentaram a importância que dava ao campo em suas pesquisas. O objetivo do concurso, portanto, foi apresentar ao público fotografias que descortinassem o olhar dos geógrafos, divulgando as pesquisas e trabalhos dos participantes da IX Semana de Geografia, bem como os trabalhos de campo realizados em disciplinas dos cursos de Geografia do Brasil e, ao mesmo tempo, valorizar a sensibilidade que atravessa os estudos geográficos.
O resultado das fotografias classificadas no Concurso foi anunciado após a conferência de encerramento, dia 14 de novembro de 2013, e todas foram publicadas nos anais do evento.

Fotos Classificadas:


- 1 lugar -
Infância #2
Gustavo Teramatsu
Era Sábado. O menino, ao pé das escadarias do Morro da Providência, primeira favela do Brasil, interrompeu seu trabalho e, fazendo pose, pediu uma foto. Rio de Janeiro - trabalho de campo da disciplina: Planejamento Territorial, novembro de 2012.



- 2 lugar -
Ocupação e ocupantes − Mauá 2012
Iago Vernek Fernandes
A foto foi tirada em frente à “ocupação Mauá”, localizada ao lado da estação da luz, em um show da banda Quilombrasa (da qual sou integrante), que foi parte de uma ação social promovida por pessoas que pesquisam o local. O prédio foi ocupado em 2007 e permanece como símbolo da resistência dos pobres. A Mauá é exemplo da frase “a periferia está no centro”. Qualquer visita ao local vira trabalho de campo a partir do momento em que se pisa dentro do prédio. Toda teoria geográfica vira prática ali, a partir daquela porta.



- 3 lugar -
Tradição e Conexão nas Pequenas Cidades da Amazônia
Viviana Mendes Lima − IP&D/Univap

Cidade de Ponta de Pedras, Pará, em 11/07/2013. A paisagem urbana, típica de uma cidade ribeirinha da Amazônia, expressa a adaptação dos moradores ao ambiente de várzea, além das casas de palafitas e antenas de TV digital, que nos proporciona perceber o tradicional da Amazônia ribeirinha e o meio técnico-científico-informacional. Projeto: “CIDADES PEQUENAS DO ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS FLUXOS ECONÔMICOS E REDES SOCIAIS”, financiado pela FAPESP e CNPQ



- 4 lugar -
Cauã Guilherme Miranda
Serra Araçoiaba (SP)
Topo da Serra Araçoiaba, em Iperó (SP), no dia 15/09/2013, disciplina de Trabalho de Campo, que, além da beleza natural, é local em que se encontra o monumento dedicado a Varnhagen, primeiro historiador do Brasil e filho do dono da Fazenda Ipanema, palco da primeira fábrica de ferro do país.



- 5 lugar -
Apresentação do Boto Cor de Rosa em disputa cultural no Çairé − Vila Álter do Chão (PA)
Mariana da Silva Lima
Participação cultural em viagem de campo a Santarém (PA), na iniciação científica “Particulados atmosféricos na região do baixo Tapajós, Amazônia”. Boto Cor de Rosa em disputa cultural no Çairé, um festival folclórico e religioso que resgata o lendário amazônico. Foto tirada em 15/09/2012.



- 6 lugar -
Geografia: A arte de enxergar além
Bruna D’Luise Turato Lotti Alves
Viagem de Campo realizada na disciplina Trabalho de Campo 0, no dia 14 de setembro de 2013, para o Assentamento Elizabeth Texeira, tal foto foi tirada utilizando filtro de imagem para mostrar a realidade vista de um outro ângulo.



  << Voltar