225ª Edição - Ano VII
De 2 a 20 de dezembro/2014
    
 

Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão
Ação Social


 


Alunos e professores da Faculdade da Terceira Idade Univap de Campos do Jordão arrecadaram alimentos e material de higiene, com objetivo de colaborar com a Casa Rainha da Paz − Água Santa Minalba, naquele município.
A Instituição é responsável por abrigar pessoas em situação de dependência química e a doação foi entregue à direção da Casa, durante uma visita realizada aos pacientes, dia 16 de outubro de 2014.

Alunas e Pesquisadora da Univap Participam de Encontros na Argentina

Talita, Profª Ivone e Renata
 
A Univap foi representada na Escola de Materiais Porosos Nanoestruturados, de 18 a 20 de outubro, e no Congresso Internacional de Metalurgia e Materiais SAM-CONAMET/IBEROMAT/MATERIA, realizado de 21 a 24 de outubro, em Santa Fé, Argentina, pela Profª Drª Ivone Regina de Oliveira, docente da Univap e pesquisadora do Laboratório de Cerâmicas Avançadas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); pela aluna da graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Talita Luana de Andrade e pela aluna de Doutorado em Engenharia Biomédica, Renata Martins Parreira.
Por ocasião do Congresso, foram apresentados os trabalhos: Production of Porous Ceramic Material Using Diferente Sources of Alumina and Calcia, de autoria de Oliveira, I.R.; Leite, V.M.C.; Totti, G.D.; Rossatto, L.S. e Salomão, R.; In Vitro Characterization of Calcium Aluminate Cement Phases, de Andrade, T.L., de Jacobovitz, M.; Pandolfelli, V.C. e Oliveira, I. R.; Evaluation of Silver and Titanium Oxide Additives on the Properties of a Biomaterial Based on Calcium Aluminate, de Parreira, R.M.; Andrade, T.L. e Oliveira, I. R.

Lançamento de Livro
Santa Cruz − Uma Favela no Coração da Capital da Tecnologia


 

Os alunos da Faculdade da Terceira Idade tiveram a oportunidade de conversar com JB Magalhães (no centro da foto), autor do livro “Santa Cruz − Uma Favela no Coração da Capital da Tecnologia”, durante seu lançamento, dia 27 de outubro, no Teatro Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
Mediados por Rosa e Moacyr Scaquetti, os alunos da Faculdade puderam esclarecer dúvidas a respeito da vida na favela e o autor pôde contar como é escrever um livro e trabalhar na publicação da obra.

Pesquisa de Campo do PIBID de História ao Vale Histórico

 
Com objetivo de atender a um dos módulos do Subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a coordenadora de História da Univap, Profª Drª Ana Enedi Prince, juntamente com a Profª Sonia Gabriel, Supervisora do referido Subprojeto junto à Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória, organizaram uma pesquisa de Campo, dia 31 de outubro, com a participação dos alunos bolsistas do PIBID, ao Vale Histórico, abrangendo as cidades de Silveiras, Areias, São José do Barreiro e Bananal.
O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a Educação Básica e a elevação da qualidade da Escola Pública.
Os alunos coletaram material referente à História do Vale do Paraíba, com visita aos patrimônios históricos das cidades acima mencionadas. A referida pesquisa também contou com a presença da Profª Renata Suman e da Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos, Profª Claudia Renata Vilela Santos.

Visita ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento

 
O Cientista Chefe do Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea dos Estados Unidos da América (AFOSR - Air Force Office of Scientific Research), Dr. Charles L. Matson, e o Diretor do Escritório Sul de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (SAORD - Southern Office of Aerospace Research and Development) sediado em Santiago, Chile, Dr. James M. Fillerup, visitaram o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, dia 3 de novembro, e reuniram-se com pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia da Universidade.
A missão dos escritórios internacionais da AFOSR é identificar pesquisas científicas de abrangência global de interesse para a Força Aérea dos Estados Unidos, realizadas em diferentes instituições ao redor do mundo, e promover ações para construir relações mutuamente benéficas entre cientistas estrangeiros e cientistas norte-americanos.
O AFOSR fornece suporte para pesquisas científicas e educação em diversas áreas do conhecimento por meio de financiamento de projetos em pesquisa básica e para o desenvolvimento de instrumentação, além da concessão de bolsas de estudo e de recursos para organização de conferências e workshops. Neste sentido, a finalidade da visita foi apresentar aos representantes da AFOSR a Universidade e as principais pesquisas realizadas nas áreas de Física Solar, Física Espacial e Relações Solares-terrestres e Clima Espacial.
O convite para a visita do Diretor da SAORD inicialmente foi feito pela Profa. Alessandra Abe Pacini, mas atualmente ela se encontra na Universidade de Oulu, na Finlândia, de forma que os visitantes foram recebidos pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes.
Também participaram do encontro os professores Dr. Alan Prestes, Dr. Arian Ojeda González, Dr. Caius Lucius Selhorst e Dr. Márcio Tadeu de Assis Honorato Muella, todos membros do Grupo de Pesquisa CELESTE (Centro Latinoamericano de Estudos Solares-Terrestres) do CNPq.
O encontro representou um estreitamento no diálogo entre a Universidade e a AFOSR e certamente deve estimular a submissão de futuras propostas dos pesquisadores da universidade para solicitação de auxílios para projetos de pesquisa.

VI Simpósio de Geriatria e Gerontologia

A Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profª Mestra Débora Guedes, também responsável pela Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, juntamente com a Assistente Social da FTI, Jaqueline Mergen, participaram, dias 3 e 4 de novembro, do VI Simpósio de Geriatria e Gerontologia, que teve como tema principal - Retratos, olhares e manejos da depressão no idoso.

Profª Mestra Débora Guedes e Jaqueline
Mergen
 
Apresentação de trabalho

Organizado Pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes e Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, o Simpósio foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, na Capital, ocasião em que as representantes da Universidade apresentaram o Projeto Intergeracional desenvolvido na FTI, que tem por objetivo integrar jovens alunos e idosos para que juntos possam debater questões importantes, como qualidade de vida, preservação ambiental, educação, entre outros temas relevantes.

Univap participa do 3º Fórum de Reitores
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB


 
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e o Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa, participaram, nos dias 3 e 4 de novembro, do 3° Fórum de Reitores, sob a temática “Internacionalização: um indutor de qualidade para a Educação Superior Brasileira”, organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), em Goiânia/GO.
O objetivo do fórum foi realizar uma reflexão acerca do crescimento da dimensão internacional na Educação Superior; do compartilhamento de experiências nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) sobre as diferentes formas de internacionalização do ensino; do papel da internacionalização como um agente indutor de qualidade nas IES brasileiras e das políticas públicas que vêm sendo implementadas para a internacionalização do ensino superior brasileiro.
Na oportunidade, foram apresentados vários cases de IES brasileiras que já estão realizando um trabalho no campo da Internacionalização da Educação Superior.
O evento contou com a participação dos reitores e representantes das instituições de ensino do país associadas ao CRUB, além da comunidade acadêmica e de autoridades do governo federal. Na tarde do dia 4, ocorreu ainda a 85ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores, que teve como principal ponto de pauta a etapa final da construção da nova sede do CRUB, prevista para ser inaugurada em março de 2015.
O Fórum de Reitores é um oferecimento do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras − CRUB e da PUC Goiás, com o patrocínio do Grupo BHERING e PRAVALER − Bolsas e Financiamentos estudantis, além de contar com o apoio da ABRUC, ABRUEM, ANDIFES, ANUP, ANACEU, ANEC, ABIEE, FAUBAI e UNILASALLE - Canoas/RS.

Fontes: CRUB/ABRUC

2º Workshop Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador

 
Os funcionários do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Maria Alice Macedo A. Silva e José Eduardo Ribeiro, participaram, dia 4 de novembro, do 2º Workshop Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador, realizado no Auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), no Alto da Lapa, na Capital.
O objetivo do Workshop foi proporcionar a troca de experiências e conhecimentos adquiridos pelos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) que já estão em funcionamento, buscando aperfeiçoar as atividades e serviços realizados pelos Escritórios, no apoio a pesquisadores e bolsistas das Instituições. No encontro também foram passadas informações sobre importantes alterações de normas e procedimentos realizadas pela Fapesp recentemente.

Utilização de Peixes em Pesquisas Científicas

O Comitê de Ética em Uso de Animais em Pesquisa da Univap realizou, dia 4 de novembro, a 1ª Jornada Sobre Manipulação e Utilização de Peixes em Pesquisas Científicas, com a finalidade de capacitar os alunos da graduação e de pós-graduação a utilizar peixes nas pesquisas científicas.

Pesquisadora da Embrapa durante Jornada
 
Vista parcial do Auditório da FEAU

A Jornada, que contou com a participação de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Jaguariúna, teve uma parte teórica realizada no Auditório da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), às 9h e, encerrou-se às 16h, com parte prática nas instalações do Laboratório de Piscicultura do Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova.

Alunos durante as palestras
 
Laboratório de Piscicultura do CEN

X Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

O X Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde, evento gratuito promovido pela Ativia − Planos de Saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi realizado dia 6 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

O Prof. Rogério Teixeira
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade
 
O Eng. Mecânico Simeão Souza

O Seminário contou com a apresentação de diversos palestrantes, entre eles, o Prof. Rogério Teixeira, que ministrou a palestra: Oh Happy Day! - Perspectivas de Felicidade no Trabalho; o Eng. Mecânico Simeão Souza: Os Desafios da Liderança; o Biomédico Leoberto Lima: O Impacto da Prevenção Laboratorial na Qualidade de Vida da População; o Consultor Wagner Oliveira: Como Dar um Show de Atendimento e Paula Guimarães: Milho, Pipoca ou Piruá.
O X Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde da Ativia contou com o patrocínio das empresas: Tomovale; Hospital Alvorada e Support Segma.

2º Encontro Internacional Vital para o Brasil

Alunos do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas (Mestrado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), e que realizam estudos no Serpentário do Centro de Estudos da Natureza da Univap, Campus Urbanova, participaram do 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil sobre animais peçonhentos, cujo tema este ano foi sobre os 120 anos da soroterapia antiveneno - dos soros à bioprospecção - realizado de 11 a 14 de novembro, no Salão Nobre da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em Campanha, Minas Gerais, cidade onde nasceu o cientista Vital Brazil.

A aluna de Pós-Graduação Edvânia e o Dr.
José Carlos Cogo
 
Os alunos Juliana, Edvânia, Prof. Cogo e
Thiago

O objetivo principal desse encontro foi promover a aproximação de pesquisadores, estudantes e instituições, a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional, do avanço de pesquisas e do melhor servir, além de divulgar informações preventivas a todas as comunidades que vivem em risco de acidentes com animais peçonhentos.
Durante o 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil, os alunos da Univap apresentaram em formato de pôsteres os seguintes trabalhos científicos: “Análise dos Registros das Espécies de Serpentes Entregues em 2013 no Serpentário do CEN/Univap”, de autoria de Juliana Santos Oliveira, Thiago Mesquita Mendonça Reis, Edvana de Toledo Oliveira, Stephen Hyslop, João Francisco de Azevedo Mattos e José Carlos Cogo; “Neutralization by Commercial Bothropic Antivenom of the Mouse Paw Edema Caused by Philodryas OlfersII (Dipsadidae, Xenodontinae) Snake Venom”, de autoria de Edvana de Toledo Oliveira, João Rafael Silvério, Stephen Hyslop e José Carlos Cogo.

Campanha de Prevenção a Diabetes

Alunas do Curso de Enfermagem/FCS
 
Alunos e as Professoras Conceição Lancia, F. Filócomo e Luciene R. Chagas, do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participaram da Campanha de Prevenção a Diabetes, realizada pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, dia 14 de novembro.
A ação educativa foi realizada no Largo São Francisco, no centro da cidade, com objetivo de chamar a atenção da população para a importância de cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas para a prevenção de doenças, principalmente a Diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo que pode ser evitado.

Alunos da E.E. Ilza Irma Visitam a Univap

Os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio, acompanhados por professoras, da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Cóppio, localizada na Vila Sinhá, em São José dos Campos, visitaram, dias 19 e 26 de novembro, as instalações do Campus Urbanova da Univap, a maior infraestrutura da Universidade.

Apresentação geral da Universidade
 
Visita à FEA

Os alunos foram recebidos na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), onde visitaram alguns laboratórios. Em seguida conheceram a Faculdade de Educação e Artes (FEA), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e o Centro de Estudos da Natureza (CEN), sob a responsabilidade da FEA e que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.
A recepção às Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.

Hidroterapia/FCS
 
Laboratório dos cursos de Farmácia e
Biomedicina/FCS
 
Apresentação da FEAU

A fim de melhor coordenar os trabalhos realizados dentro da Universidade e dar a devida atenção aos visitantes, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes Faculdades, definiu que as visitas de Escolas/Colégios sejam sempre agendadas às quartas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para agendar uma visita entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1080

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais

Nos dias 20, 25 e 27 de novembro, os alunos da Escola Monteiro Lobato, do Colégio Nossa Senhora Aparecida e do Instituto São José participaram do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Univap.

Atividades nos Laboratórios do IP&D
 
Laboratório de Anatomia/FCS

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), em parceria com a Direção das Instituições de Ensino, o Programa, oferecido nos períodos da manhã e tarde, foi realizado nos Laboratórios das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); Ciências da Saúde (FCS); Educação e Artes (FEA) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Criado em 2013 pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Oficina do Curso de Engenharia
Aeronáutica e Espaço
 
Oficina no Serpentário/CEN/FEA
 
Atividades no Laboratório de
telecomunicações na FEAU

O Programa é desenvolvido no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Univap, onde está concentrada a maioria das Faculdades e o Instituto de Pesquisa. São mais de 100 laboratórios, que abrem suas portas para receber estudantes, seus familiares e amigos, assim como professores e todos aqueles que quiserem vivenciar um dia de prática profissional.
Para participar do Programa Mão na Massa, a Instituição deve entrar em contato com a Universidade para acerto de data e inscrição dos alunos.

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap
Tel.: (12) 3947-1081
E-mail: maonamassa@univap.br

Julgamento Simulado da Faculdade de Direito
Projetos de Ampliação de Acesso à Justiça


 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 20 e 21 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que este ano discutiram “Projetos de Ampliação de Acesso à Justiça”. Os projetos foram elaborados objetivando ampliar esse acesso, considerando os meios alternativos conhecidos, de acordo a realidade local e regional, para atuação em São José dos Campos, com a participação da Univap e envolvendo o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito. Os projetos seguiram as orientações indicadas em regras preestabelecidas nos Editais, sendo avaliados, entre outros critérios, pela sua viabilidade e ampliação do acesso à justiça já desenvolvido pelo NPJ. Os princípios jurídicos (e/ou doutrina) e elementos humanistas (argumentos morais, lógicos, sociais, políticos, entre outros) tiveram que ser fundamentados nos projetos apresentados. O Julgamento Simulado é um projeto anual da Faculdade, sob a responsabilidade dos docentes Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, direcionado aos alunos do 1º e 2º períodos semestrais do Curso.
Aberto à participação da comunidade, os Julgamentos Simulados, realizados em três sessões no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro,discutiram seis Projetos de ampliação do acesso à justiça que, posteriormente,foram encaminhados à Direção da Faculdade de Direito para análise e possível implantação.
Nos Julgamentos da Univap, representando um Tribunal do Júri, os alunos usam os trajes (becas) específicos da área do Direito.

Pró-Reitora da Univap é Eleita Vice-Coordenadora Regional do ForExt

 
A Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, foi eleita Vice-Coordenadora da Câmara Sudeste no Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ForExt), realizado dias 24 e 25 de novembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie − Campus Campinas/SP.
A eleição aconteceu em Campinas (SP), dia 25, durante o XXI Encontro Nacional e XVI Assembleia Nacional do Fórum, que este ano teve como tema central “A Curricularização da Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: desafios do Plano Nacional de Educação 2014-2024.”
Foram eleitos para a Coordenação Nacional, biênio 2014-2016, Josué Adam Lazier como Presidente, representando a Universidade Metodista de Piracicaba/SP; Gladis Luisa Baptista, Vice-Presidente, Universidade Feevale/RS e Janete Cardoso dos Santos, Secretaria Geral, Universidade Católica de Brasília/DF e os Coordenadores Regionais das Câmaras Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte-Nordeste.
A próxima edição do evento será realizada dias 16 e 17 de novembro de 2015, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
O ForExt é um espaço de diálogo com os diversos setores da política da Educação Superior do Brasil e propõe continuar os trabalhos de elaboração das diretrizes da extensão universitária para as instituições comunitárias. Também mantém a interlocução com o governo federal, com a finalidade de promover a unidade da extensão universitária brasileira e a construção de instrumentos de avaliação compatíveis com a complexidade, diversidade e pluralidade de práticas extensionistas e do sistema de educação superior brasileiro.

Eleição na Univap para a Composição dos Novos Conselhos
Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão


O Reitor da Univap, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando a aprovação do Novo Estatuto da Universidade do Vale do Paraíba, em 2014, pelo Conselho de Integração Universidade-Sociedade (CIUS) e pelo Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, deu início, no mês de outubro, aos procedimentos para a implantação do Novo Estatuto. Nomeou a Comissão do Processo Eleitoral, composta pelos funcionários: Prof. Dr. Roque Mendes − Presidente; Alberto Eugênio Canhoto; Maria Cristina Goulart Pupio Silva e Cinara Pinto da Cunha Giglio, que tomaram providências para o processo eleitoral por voto secreto dos conselheiros e respectivos suplentes, que farão parte por 2 (dois) anos do Conselho Universitário (CONSUN) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

 

Foram eleitos, por seus pares, para integrar o CONSUN: um (a) representante do Corpo Docente de cada Faculdade; um (a) representante do Corpo Técnico-Administrativo da Univap, graduado no Ensino Superior e um (a) representante do Corpo Discente, regularmente matriculado e adimplente com as suas responsabilidades acadêmicas e financeiras em relação à Universidade. Para integrar o CONSEPE, foram eleitos, também por seus pares: um (a) representante dos Coordenadores de Curso de cada Faculdade; um (a) representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu; um (a) representante do Corpo Docente de cada Faculdade e um (a) representante do Corpo Discente.

 

O Processo Eleitoral foi conduzido com absoluta transparência, tendo sido divulgado amplamente no âmbito da Universidade, em locais de acesso e também por meio dos canais de comunicação da Intranet, Internet, aluno online e outros, permitidas as candidaturas prévias pelos interessados e votações nos diversos Campi, tendo a Reitoria, ao final dos trabalhos da Comissão, expedido Portaria homologando os resultados, com os nomes dos eleitos e também a votação obtida por todos os candidatos. Os eleitos serão empossados em data a ser agendada pela Reitoria da Universidade.
A Universidade congratula-se com toda a Comunidade por esse momento histórico da instituição, haja vista a participação de todos os segmentos no Processo Eleitoral democrático referido.

Conselho Universitário (CONSUN)
Eleitos

a) Um (a) representante do Corpo Docente de cada Faculdade
Representação Titular Suplente
Faculdade de Direito - FD Edgard Solano Luiz Carlos Andrade de Aquino
Faculdade de Educação e Artes – FEA Ana Enedi Prince Silva Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC Fernando José Garcia Moreira Vânia Braz de Oliveira
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – FEAU Maria Regina de Aquino Silva Homero Santiago Maciel
Faculdade de Ciências da Saúde – FCS Mário Oliveira Lima Sônia Khouri

b) Um (a) representante do Corpo Técnico-Administrativo
Representação Titular Suplente
Corpo Técnico-Administrativo Celenrozi Costa Zaroni Valquíria Aparecida Saraiva de Moraes

c) Um (a) representante do Corpo Discente
Representação Titular Suplente
Corpo Discente Lucas Prudente de Paiva Cristiane Ragazini de Souza


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)
Eleitos

a) Um (a) Representante do Corpo Docente de cada Faculdade
Representação Titular Suplente
Faculdade de Direito - FD José Leite de Souza Neto Luiz Carlos Andrade de Aquino
Faculdade de Educação e Artes – FEA Patrícia Mara Danella Zácaro Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC João Batista do Prado Júnior Celeste Marinho Manzanete
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – FEAU Ângela Cristina Krabbe Anderson de Oliveira Lobo
Faculdade de Ciências da Saúde – FCS Juliana Ferreira Strixino Paula Vilhena Carnevale Vianna

b) Um (a) representante do Corpo Discente
Representação Titular Suplente
Corpo Discente Lucas Prudente de Paiva Cristiane Ragazini de Souza

c) Coordenadores de Cursos de Cada Faculdade
Representação Titular Suplente
Faculdade de Educação e Artes – FEA Iuri Rojanh da Silva Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC Rachel de Aguiar Cordeiro Mazzarino Robernei Aparecido Lima
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – FEAU Liu Yao Cho Ivone Regina de Oliveira
Faculdade de Ciências da Saúde – FCS Cláudia Soar Débora Wilza de Oliveira Guedes

d) Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado)
Representação Titular Suplente
Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu Airton Abrahão Martin Paulo Romano Reschilian

Coral Univap

 
Coral Univap, sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza, realizou dia 1º de dezembro no Teatro Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro a sua quarta apresentação. O Projeto Coral Univap, reiniciou suas atividades na Universidade em agosto de 2012 e a ideia é de não restringir suas atividades somente no ambiente acadêmico, ou seja, ele não é restrito aos alunos e funcionários da Universidade, mas aberto à comunidade, ou seja, quem tiver disponibilidade e queira participar, será sempre muito bem-vindo.
Além do Coral Univap, o Prof. Cannizza assumiu em 2013, a regência do Coral Viva Voz, da Faculdade da Terceira Idade.

Exposições Internas

 


A Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições abaixo relacionadas permanecem até 10 de janeiro de 2015.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Man Ray
Presidência (2.º andar) Bloco 5 Escher
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)– Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Romero Britto
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Iberê Camargo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Ron Mueck
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Jasper Johns
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Conchas Marinhas
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 O intrigante Iraque
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Carlos Scliar
Faculdade de Comunicação e Artes (FCSAC) Bloco 2
Entrada Principal
Paul Klee
Térreo (CTIC/Secretaria Geral/Cultura) Bloco 5 Cassiano Ricardo e Santos Dumont , o pai da aviação e Antonov 225

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Boas Festas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Observatório de Astronomia e Física Espacial

(Férias Acadêmicas − Agendamento a partir do dia 20 de janeiro de 2015).

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Site: http:/www1.univap.br/~observatorio/Bem-vindos.html

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

(Férias Acadêmicas − Agendamento a partir do dia 20 de janeiro de 2015).

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: Segundas a Sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

(Férias Acadêmicas − Agendamento a partir do dia 20 de janeiro de 2015).

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas