223ª Edição - Ano VII
Especial - Novembro/2014
    
 

Univap
Instituição Comunitária de Ensino Superior


O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, qualificou a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).
As instituições comunitárias prestam relevantes serviços de interesse público, com destaque para a educação e a saúde, e atendem os requisitos estabelecidos na Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013.
A Portaria nº 662, de 5 de novembro de 2014, que classifica a Univap como ICES, foi publicada no Diário Oficial da União, nº 215, em 6 de novembro de 2014.

Mutirão de Audiências de Conciliação
 
Atendimento Jurídico Gratuito
 
Parceria entre a Faculdade de Direito,
Juizado Especial, Procon e Prefeitura

Na Univap, a interação com a sociedade pode ocorrer na forma de atendimentos, que são realizados em diversas áreas: Na Faculdade de Direito (FD), por intermédio dos mutirões de audiências de conciliação, realizados durante o ano em parceria com o Poder Judiciário, Procon e a Prefeitura Municipal. Atendimentos individuais também são oferecidos diariamente no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde alunos dos últimos anos da FD, acompanhados de professores, prestam assistência gratuita às pessoas com carência financeira. Na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), os atendimentos ocorrem nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Enfermagem e Nutrição.

Enfermagem
 
Hidroterapia
 
Neurologia Infantil e Adulto

A Faculdade da Terceira Idade, coordenada pelo Curso de Serviço Social da FCS, é outro diferencial da Universidade, com um programa de cunho eminentemente social, focado na atualização cultural do idoso, e que tem como ponto de partida o reconhecimento do potencial de aprendizagem, desenvolvimento e contribuição das pessoas da Terceira Idade para a sociedade, inclusive sobre seus direitos como cidadãos junto à família e à comunidade. Envolve a Universidade, de modo interdisciplinar, no tratamento da questão do processo de envelhecimento e da velhice em si. Atende por semestre cerca de 450 pessoas idosas, constituindo-se em importante Centro de Estágio, de Estudos e Pesquisas para alunos da Universidade, do município de São José dos Campos e da região do Vale do Paraíba.

Coral da Terceira Idade
 
Alunos no Teatro Univap
 
Show de Encerramento de Atividades

Concertos, Recitais de Piano e outras apresentações culturais são oferecidos para a comunidade em geral e realizados, pelo menos uma vez por mês, gratuitamente, no Teatro Univap. Outro programa que tem chamado a atenção da comunidade é o Programa Mão na Massa, criado em 2013. Este Programa busca orientar estudantes do Ensino Médio/Técnico na escolha da futura profissão. Professores e pesquisadores oferecem, nos laboratórios de cada Faculdade, oficinas de práticas profissionais, onde há possibilidade de realizar experimentos e esclarecer dúvidas.

Mão na Massa no Laboratório de
Anatomia
 
Alunos do Ensino Médio no estúdio
de TV
 
Noções de Elétrica, Eletrônica e
Telecomunicações

De acordo com a Lei 12.881, são consideradas ICES as organizações da sociedade civil brasileira que possuem, cumulativamente, as seguintes características: estão constituídas na forma de associação ou fundação, com personalidade jurídica de direito privado, inclusive as instituídas pelo poder público; patrimônio pertencente a entidades da sociedade civil e/ou poder público; sem fins lucrativos, assim entendidas as que observam, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) não distribuem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; b) aplicam integralmente no País os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; c) mantêm escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

Saiba mais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12881.htm