222ª Edição - Ano VII
De 7 a 26 de outubro/2014
    
 

Conferência Asiática sobre Ciência e Tecnologia de Plasma e Simpósio sobre Ciência de Plasma para Materiais

 
O Professor-Pesquisador da Univap, Prof. Dr. Homero Santiago Maciel, responsável pelo Laboratório de Nanotecplasma do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap e do Laboratório de Plasmas e Processos do ITA, participou, de 31 de agosto a 5 de setembro, no Centro de Convenções Adelaide North Terrace, em Adelaide, na Austrália, da 12ª Conferência Ásia-Pacífico sobre Ciência e Tecnologia de Plasma e do 27º Simpósio de CiênciaPlasmade Materiais.
O evento conjunto teve por objetivo analisar o progresso das pesquisas sobre plasma e suas aplicações, bem como ampliar o intercâmbio entre pesquisadores da área.
Durante o evento, o Prof. Homero ministrou a palestra “Plasma-Enhanced Atomic Layer Deposition: A Powerful Technique To Control Thin Film Properties”.
De acordo com o Dr. Homero, o evento foi excepcional. “A participação neste evento foi uma excelente oportunidade para troca de informações e discussões sobre resultados científicos na área de plasmas e processamento de materiais, deixando-nos a convicção de que nossas linhas de pesquisas estão no mesmo nível internacional”.
Após a conferência, o pesquisador da Univap foi convidado a permanecer como professor visitante, de 5 a 12 de setembro, na “Queensland University of Technology − QUT”, em Brisbane, junto ao Departamento de Engenharia Elétrica, quando pôde participar de diversas discussões em grupos sobre resultados de pesquisas.

Oficina Active Presenter

 
A Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, por intermédio da Coordenadoria de Avaliação, vem realizando desde 2012 uma série de atividades destinadas ao aperfeiçoamento pedagógico dos professores da Universidade e realizou, dia 17 de setembro, uma Oficina sobre o software Active Presenter: Criação de vídeos com captura de tela. Essa ferramenta facilita a elaboração de videoaulas e outras apresentações.
A Oficina foi ministrada pelos membros da equipe da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues e Bruno C. Martinelli, sob a coordenação da Profª Drª Silene Fernandes Bicudo. O evento foi realizado em um dos laboratórios gentilmente cedido pela direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), no Campus Urbanova.

2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento
Participação de Alunos de Mestrado


 
Os alunos de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Univap, acompanhados da Profª Dra. Cilene Gomes, participaram do 2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD), realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.
O SNPD teve o objetivo de debater as recentes teorias e experiências em planejamento e desenvolvimento regional e urbano no Brasil e no mundo, contribuindo na qualificação de técnicos, docentes e discentes.
Os alunos Bruno Henrique C. Moreira, José Caleia Castro, a Profª Drª Cilene, a aluna Ionice Vieira, Daniel José Andrade e André Luiz de Toledo, tiveram a oportunidade de participar, além do Seminário, do Workshop Internacional em Planejamento e Desenvolvimento; do XIV Simpósio de Geografia da UDESC e do IV Encontro dos Mestrados Profissionais da área PUR/D.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional está sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

XII International Meeting on Paracoccidioidomycosis and Other Mycoses

A Profª Flávia e o aluno Rogério
 
A docente e pesquisadora na área de Ciências Biológicas da Univap, Profª Drª Flávia Villaça Morais, e os alunos de Iniciação Científica, Rayssa Thaiane da Rosa Silva (Biomedicina) e Rogério Luís Aleixo Silva (Ciências Biológicas), participaram do “XII International Meeting on Paracoccidioidomycosis and Other Mycoses”, realizado de 21 a 24 de setembro, em Brasília, DF.
Durante o encontro em Brasília, os pesquisadores da Univap apresentaram, por intermédio de painéis, os trabalhos do grupo de pesquisa em Paracoccidioidomicose, aprovado pela Fapesp e em desenvolvimento no Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade.
Importantes pesquisadores na área de Micologia Molecular estiveram presentes, entre eles, Joseph Heitman (Duke University, USA), Aaron Mitchell (Carnegie Mellon University, USA) e Arturo Casadevall (Albert Einstein College of Medicine, EUA).

Talentos da Embraer
Docente da FEA/Univap Faz Parte da Comissão Julgadora


 
A Coordenadora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profª Mestra Maria Angélica Gomes Maia, foi convidada para fazer parte da Comissão Julgadora do Concurso de Artes Plásticas da ADC Embraer. A premiação ocorreu dia 13 de setembro, no Ginásio Poliesportivo, numa cerimônia que reuniu associados, diretores, participantes e convidados. Na ocasião, foram premiados os selecionados nos três principais concursos culturais promovidos pela ADC Embraer − Fotografia, Artes Plásticas e Literatura. O evento também marcou a abertura da Exposição das Obras, que permaneceu no Poliesportivo por uma semana.Participaram da Edição de 2014 153 associados, que inscreveram 305 obras, sendo 62 em artes plásticas, 179 fotografias e 64 criações literárias.
Além da Profª Maria Angélica da FEA/Univap, fizeram parte da Comissão Julgadora, Ary Nogueira e Regis Machado.

V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia
IV Fórum de Pesquisa e Inovação


 
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, foram realizados em Natal - RN, o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) e o IV Fórum de Pesquisa e Inovação (FOPI) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), organizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e CLBI.
Estiveram presentes nos eventos os professores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Dr. Arian Ojeda González, Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Dr. Paulo Roberto Fagundes; os alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade, Me. Alessandro Gerson Moura Izzo de Oliveira e Ma. Zuleika Auxiliadora da Luz Sodré, além do bolsista de Pós-Doutorado Kavutarapu Venkatesh.
Também participaram dos eventos a aluna de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Claudiele Andrade Pinheiro, bolsista de iniciação científica do Inpe.
Todos os participantes da Univap apresentaram trabalhos com resultados de suas pesquisas. Como nas edições anteriores, receberam apoio da organização dos eventos e de órgãos de fomento.
Durante a Assembleia Ordinária, realizada na sexta-feira, 3 de outubro, foi eleita a diretoria para a gestão 2014-2016 da Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia, que tem como sede o Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, sendo eleitos os seguintes membros da diretoria:

Presidente: Dr. Clezio Marcos De Nardin (Inpe)
Vice-presidente: Dra. Inez Staciarini Batista (Inpe)
Secretário Geral: Dr. Amauri Fragoso de Medeiros (UFCG)
Secretário: Dr. José Ricardo Abalde (Univap)
Tesoureiro: Dr. Jean-Pierre Raulin (Mackenzie)

Alunos da EE Zilah Ferreira Visitam a Univap

Os alunos e professores da Escola Estatual Zilah Ferreira visitaram, dia 1º de outubro, alguns laboratórios das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e o Centro de Estudos da Natureza (CEN), sob a coordenação geral da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.

Recepção
 
Estúdio de TV da FCSAC

A recepção das Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.

Visita às instalações da FEAU
 
Conhecendo o Serpentário e o Viveiro de
Plantas Medicinais (CEN/FEA)

Tendo em vista a grande procura e de forma a padronizar as ações propostas, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes faculdades, definiu que, a partir do mês de setembro de 2014, as visitas de Escolas/Colégios sejam agendadas sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1080

X Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí

O Prof. Danyel Castelo Branco e o Prof. Mário
 
O Coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, participou do X Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí (CONAFISIO), realizado dias 9 e 10 de outubro.
O docente da Univap foi convidado a ministrar a palestra: “Reabilitação e avanços tecnológicos em Neurologia”.
O CONAFISIO é considerado o maior congresso de sua categoria no Estado do Piauí e um dos maiores do Brasil, tendo mais de 700 discentes inscritos neste ano. Em sua X edição, mobilizou fisioterapeutas de todo país, que apresentaram pesquisas científicas em andamento e discutiram temas atuais e importantes da área.

12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) − Unidade Urbanova da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, realizou a 12ª Sipat − Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de 13 a 16 de outubro, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, das 14h às 15h.

Jean Gena da segurança do trabalho
 
Bióloga Edvana do serpentário

A programação envolveu a realização de palestras sobre as temáticas: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ministrada pelo Prof. Mestre Edvaldo Amorim, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Coordenador do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Doenças Sexualmente Transmissíveis, proferida pela Enfermeira Lidiane Paula Araújo Oliveira (Unimed); Cobras e Serpentes: O que fazer? por Edvana Toledo de Oliveira (Bióloga e funcionária da FEA/Serpentário do Centro de Estudos da Natureza).
As empresas Unimed, Uniodonto, DDDrin e Tecnovale extintores patrocinaram a realização da 12ª Sipat na Univap.

Interpretação e Processamento de Produtos de Radar Meteorológico

O Prof. Jojhy durante a aula
 
Funcionários do Centro Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia do Ministério da Defesa, participaram de 13 a 24 de outubro do Curso de Interpretação e Processamento de Produtos de Radar Meteorológico.
O Curso de atualização teve por objetivo capacitar os alunos para a utilização de radares meteorológicos para o monitoramento da atmosfera da região amazônica.
Realizado na Sala de Treinamento do Parque Tecnológico Univap, no Campus Urbanova, o Curso foi coordenado pela Univap Virtual, setor responsável pela Educação a Distância na Universidade. As aulas foram ministradas pelo Prof. Dr. Carlos Frederico de Angelis, atual pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e membro do PMM Science Team da NASA, cujas pesquisas são focadas nos estudos da precipitação. Possui vasta experiência na área de Geociências e trabalha principalmente com temas ligados ao sensoriamento remoto da atmosfera, radar meteorológico, estimativa de precipitação e Sistemas de Informações Geográficas aplicado à Meteorologia, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Também ministrou aulas o Prof. Mestre Jojhy Sakuragi, funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (INPE/CPTEC/DSA). Atua na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, Radares e Satélites Meteorológicos.

Show Musical com Paulinho Azevedo

 



A Cultura Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou, gratuitamente, um show musical com Paulinho Azevedo, dia 16 de outubro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedito de Souza, a partir das 20h.

Docentes da Universidade Participam da Arena de Profissões dos Colégios Univap

Com objetivo de apresentar as inúmeras possibilidades do mercado de trabalho, os Diretores dos Colégios Univap convidaram os Diretores das Faculdades, Coordenadores de Curso e Professores da Universidade para participarem da Arena de Profissões, dia 15 de outubro, no Teatro Univap.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre as áreas de atuação dos profissionais, fizeram perguntas e esclareceram dúvidas.

 

Participaram da atividade o Prof. Me. Celso Meneguetti (Rádio e TV) e Prof. Me. João Batista do Prado Júnior (Administração), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha (Diretor da Faculdade de Direito); a Profª Drª Erika Peterson Gonçalves e Profª Mestra Patrícia Marcondes Dos Santos (Representando a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo); o Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior (Diretor da Faculdade de Educação e Artes) e a Enfermeira Patrícia Goulart Cardoso (Representante da Faculdade de Ciências da Saúde).

XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica

 
O trabalho realizado pelo Grupo do Centro de Laserterapia e Fotobiologia (Celafo) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, intitulado: “Transformada Wavelet na Análise do Efeito da Fototerapia de Baixa Intensidade Sobre a Atividade Muscular Mastigatória”, foi apresentado pela doutoranda em Engenharia Biomédica e estagiária-docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade, Ingrid Solange S. Muñoz (foto), durante o XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB 2014), realizado de 13 a 17 de outubro, em Uberlândia/MG.
O estudo, orientado pelos professores Renata A. Nicolau (Coordenadora-professora do Curso de Odontologia da FCS) e Alderico R. Paula Júnior (Docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) teve como objetivo auxiliar no diagnóstico de disfunções temporomandibulares e contribuir para a prevenção e/ou acompanhamento de tratamento de dor e fadiga dos músculos da mastigação.
Participaram também do estudo os alunos dos 10° e 6° períodos do Curso de Odontologia da Univap, Davidson R. Costa e Leandro J. Masulo, bolsistas de iniciação científica do CNPq e FVE, respectivamente, além dos ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, Doutores Carlos A. Kelencz e Thiago S. Maciel.

Dia do Professor

A Direção de cada Faculdade da Univap, cada uma à sua maneira, prestou, no dia 15 de outubro, homenagens aos professores da casa.

Docentes durante a homenagem
 
Aluna em discurso
 
Vista parcial dos alunos presentes

Na Faculdade de Direito, Campus Centro, docentes do Curso de Direito, de Administração e de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade, receberam, no período da manhã, homenagens dos alunos na entrada principal do prédio.

9ª Edição do Café com Prosa
“Ao Som da Estação...”


Os músicos Rodi & Cezinha apresentaram excelente repertório durante a 9ª Edição do Café com Prosa da Univap, realizada no último dia 16 de outubro, nas instalações do Prédio da Biblioteca Central no Campus Urbanova.

Os músicos Cezinha & Rodi
 
Alexandre do CTIC e os professores
Manoel e João da FCSAC
 
Vista parcial do ambiente

As canções de Tom Jobim, Djavan, Toquinho, Vinicius, Chico Buarque, Francis Hime, Milton Nascimento, João Nogueira, Ivan Lins, Tim Maia e muitos outros artistas brasileiros foram executadas pelos músicos, com a maestria de quem sabe tocar e interpretar muito bem.
A contrapartida para apresentação gratuita da dupla aos funcionários da Univap se deu por intermédio da confecção do cartaz do evento, produzido pela aluna Natália Motta Gonçalves, do 5º período semestral (3º ano) do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); pela divulgação do evento nas repartições da FVE/Univap; pelo envio de convite por e-mail aos funcionários e por reportagens no Informativo Diálogo e na TV Univap.

Integração dos funcionários
 
Aluna Rafaele Fernandes em
homenagem aos Professores
 
Vista geral do local

Os funcionários consideraram este como um dos melhores eventos organizados na Univap e solicitaram à comissão organizadora uma nova apresentação da dupla em 2015.
Sob a temática “Ao Som da Estação”, os salões foram decorados a fim de remeter a ideia da alegria, da época das flores, das cores, da comunicação, do amor e da amizade. Os colaboradores foram os mais diversos; além dos funcionários do Setor de Serviços Gerais, do Ceplade, da Reitoria, da Prius, Progeduc, Assessoria de Projetos, FCSAC e da Secretaria Geral, a comissão também recebeu centenas de flores coloridas, confeccionadas por alunos da Escola de Educação Infantil “Dente de Leite”, que continham mensagens de amizade, bondade, carinho, paz e amor e que deixaram o ambiente ainda mais bonito.
Durante a realização do Café com Prosa, uma homenagem também foi prestada aos professores, cuja data de celebração do “Dia do Professor” é 15 de outubro. Na ocasião, a aluna Rafaele Fernandes, 4º período semestral (2º ano), do Curso de Rádio e TV da FCSAC, leu o texto:

Ser professor

Ser professor não deve ser tarefa fácil, mas aquele que escolheu a profissão ou foi escolhido por ela, merece com toda certeza o nosso respeito e admiração. Porque é este o profissional que divide o conhecimento de toda uma vida e só espera de nós a compreensão daquilo que fala;
Que orienta nas dificuldades;
Esclarece as dúvidas;
Dá sugestões e não as impõe!
Não menospreza os menos sabidos e nem ridiculariza os erros;
Acredita no seu aluno;
E faz da sala de aula um verdadeiro teatro onde trabalha personagens que se tornarão protagonistas de boas trajetórias;
Insiste, persiste e nunca desiste diante de uma nova hipótese.
Tem a incrível capacidade de colocar-se inúmeras vezes no lugar do outro;

É ... ser professor não deve ser mesmo uma tarefa fácil ... Porque muitas vezes, até mesmo sem querer, ocupa o lugar de um pai, talvez um meio tio, irmão!
É ele quem dá bronca na hora da necessidade e nos traz de volta à razão;
Que acalenta e não desampara;
Aponta o caminho a seguir e procura, à distância, nos acompanhar na jornada;
Torce por nós o tempo todo e fica feliz quando nos vê algum tempo depois, já encaminhados na vida e, prontos para dividir com outras pessoas um pouco daquilo que ele nos ensinou na época em que frequentamos a escola.

Por tudo isso e muito mais, senhores professores, o nosso muito obrigado!

Parabéns pelo dia de ontem, 15 de outubro, Dia do Professor!

Os músicos Rodi & Cezinha também prestaram uma homenagem, com a música de Ataulfo Alves “Meus Tempos de Criança”
O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. A ideia foi construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e promover diálogos que envolvam arte e ciência, entre os participantes.
A próxima edição será realizada dia 18 de dezembro, no Ceplade, sob a temática “Talentos da Univap”, onde funcionários poderão apresentar suas performances, sejam elas na área da música, da dança, das artes plásticas, fotografia, entre outras. A comissão organizadora está trabalhando o regulamento, que em breve será divulgado aos funcionários da Instituição.

Dê sua sugestão por e-mail: cafecomprosa@univap.br

IV Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado

“A Comunicação de Mercado em Busca de um Novo Habitar na Contemporaneidade”, este foi o tema da IV Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado (ECOM), realizada dia 20 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
O evento, realizado em parceria entre a Univap, Unesco e Universidade Metodista de São Paulo, manteve seu compromisso central focando a sistematização do conhecimento, seja nos processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, bem como as percepções construtoras das imagens corporativas e dos relacionamentos com as marcas. Participaram do Encontro estudantes de pós-graduação, mestres, doutores, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação.

Recepção
 
Abertura

A temática do evento deste ano tratou da diversidade discursiva; da fragmentação sistemática da atenção diante da oferta excessiva de conteúdos; do consumo autônomo de mídias e do compartilhamento on-time de fatos e ocorrências que dão sentido aos atores tecnossociais, entre outros.
Discutir as práticas mercadológicas é avançar além dos aspectos econômicos, pontuando sua condição de uma contínua construção simbólica e de mantenedora do imaginário social. O desafio dos pesquisadores no recorte desse fenômeno é centrar-se na abordagem multidisciplinar e na contribuição dos vários olhares e pensares sobre a ambiência cotidiana e os atos comunicativos entre as organizações e os seus públicos de interesses.
Para abrir essa discussão, o evento contou com a participação do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; da Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Drª Sandra Costa; da Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; do Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto e do Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo, Coordenador Geral do evento, representante da Cátedra Unesco/Umesp.

O Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto
Filho − ECA/USP
 
O Prof. Dr. João Luís Anzanello
Carrascoza − ESPM
 
A Profa. Dra. Elizabeth Moraes
Gonçalves − UMESP

Na primeira parte do Encontro, os participantes puderam acompanhar as palestras do Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho (ECA/USP), seguida pela fala do Prof. Dr. João Luís Anzanello Carrascoza (ESPM), fechando com palestra da Profª Drª Elizabeth Moraes Gonçalves (UMESP).
Na segunda parte, houve a apresentação dos trabalhos selecionados pelo comitê científico, que esteve a cargo de várias Instituições, com professores renomados na área de comunicação e mercado, como Profª Drª Kátia Zanvettor (Univap); Profª Drª Renata Malta (UFS); Prof. Dr. Josmar Andrade (EACH/USP); Prof. Dr. Kleber Markus (UMESP); Prof. Dr. Martin Kunhn (UNASP) e Profª Drª Selma Felerico (ESPM/Mackenzie).

Apresentação de Trabalho
 
LABCom/Univap
 
A Profa. Dra. Renata Malta − UFS

Os trabalhos selecionados de pesquisadores de várias instituições (Umesp, Univap, Unip, USP, Unasp, Mackenzie, PUC) foram divididos por “Grupos de Trabalhos (Gts)” nas áreas de Comunicação & Consumo, Comunicação de Mercado & Redes Sociais Online, Mídia & Inovações e Cidadania & Sustentabilidade.
Na última noite, ocorreu a palestra da Profa. Dra. Renata Mata, da Universidade Federal de Sergipe, com a temática “O material e o imaterial na práxis publicitária contemporânea”. Segundo a organizadora do evento na Univap, a Profª Ma. Vânia Braz, “o evento trouxe profissionais renomados da área acadêmica, mas que fazem sempre a ponte com o mercado, possibilitando aos pesquisadores e alunos que participaram estarem cada vez mais atentos às inovações do mercado, além de entenderem a importância do olhar teórico e sua ligação fundamental com as práticas mercadológicas”.
O evento foi também ponto de partida para a apresentação dos primeiros artigos produzidos pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura − LabCom/Univap, que fecha o ano com seu primeiro projeto de pesquisa, e foca a divulgação da ciência na mídia, aprovado pelo CNPq.

Encontro com Ex-alunos do Curso de Graduação em Jornalismo
Douglas Salgado e Cíntia Guimarães


A Coordenadoria do Curso de Graduação em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), recebeu, na noite do dia 17 de outubro, os ex-alunos Douglas Salgado e Cíntia Guimarães, que vieram contar um pouco da experiência que tiveram no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), período em que realizaram pesquisas para a produção dos livros.

Douglas Salgado e Cíntia Guimarães na
FCSAC
 
Vista parcial do auditório

Douglas Salgado é autor do livro "As memórias de João Gomes de Araújo" e Cíntia Magalhães é autora de "Simplesmente fui ver".
Direcionada aos atuais estudantes de jornalismo, os escritores falaram da experiência em desenvolver uma obra literária, da arte de escrever, de ser jornalista, da busca pelo patrocínio e da expectativa em publicar uma obra.

16ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo realizou, de 20 a 22 de outubro, no Campus Urbanova, a “16ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (SEAU)”. O objetivo do evento é integrar os estudantes com os profissionais e as empresas das diversas áreas das engenharias e da arquitetura, trazendo tendências de mercado e apresentando as mudanças de perfil dos atuais profissionais.

Construção Amadora de Aeronaves
 
Vista parcial das exposições

O evento gratuito, realizado com extensa programação, envolveu a realização de palestras com renomados profissionais, minicursos, workshops e exposições de trabalhos. A atividade, sem fins lucrativos, conta com o apoio de entidades classistas, que além de patrocinarem o evento, colaboram participando por intermédio de palestras e outras ações.
Este ano a SEAU foi patrocinada pela Gail, Up Time Idiomas; SolidWay Treinamentos; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos − AEASJC; Persolo; Água Monteiro Lobato; Grupo Empresas; Vestmy Uniformes; AMBEV; MDM Movelaria; LTC editora e Grupo Arteofício.

Aeronáutica e Espaço
 
Iniciação científica com alunos da
EE Estevam Ferri
 
Palestra e minicursos fizeram parte
da programação

Para operacionalizar o evento, que acontece uma vez por ano, sempre no mês de outubro, a diretoria da FEAU nomeia no início de cada ano letivo uma comissão composta por professores de diversos cursos, que recebem o total apoio de coordenadores de curso e funcionários da Secretaria da Faculdade. Os alunos também são convidados a participarem ativamente da organização e realização deste evento, sendo essa colaboração voluntária e muito bem recebida pela comissão organizadora. A importância da participação dos alunos é reforçada por intermédio de reuniões de discussão dos objetivos a serem alcançados.

Os alunos prestigiaram várias
temáticas
 
Prioridade em explicar aos visitantes
o trabalho desenvolvido
 
Visitantes externos e alunos de outros
cursos prestigiaram o evento

Prestigiaram a 16ª SEAU alunos do ensino médio, público e privado, interessados nas profissões de Engenheiro e Arquiteto Urbanista, funcionários de outras Faculdades da Universidade, empresas da região, profissionais bem sucedidos nas diversas áreas da engenharia e alunos da graduação da FEAU.
As palestras Estrutura de Concreto: Planejamento e Logística-Experiências HS Tressoldi; Ruído de Aeronaves e seu Impacto nas proximidades de Aeroportos; Conhecendo as Novidades do Java 8; Utilização do Gás Natural nos condomínios verticais; Engenharia de Custos e os Minicursos práticos: Execução mecanizada de tubulões (Fuste e Base - Patente); Geomorfologia e Hidrologia do Vale do Paraíba, entre outros, fizeram parte da extensa programação.

Conferência de Arte e Educação
Caminhos Traçados


Os alunos do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram, na primeira quinzena do mês de outubro, a Conferência de Arte e Educação 2014, que envolveu a realização de palestras, exposições, performance e workshop.
Fizeram parte da Comissão Organizadora o aluno Gabriel Duarte Rachid, a Coordenadora do Curso, Profª Ma. Maria Angélica Gomes Maia e a Profª Ma. Vanessa Stollar.

Exposição Compartilhadas
 
Apresentação do aluno Michael Silva, do
6° período semestral

A abertura da Conferência foi realizada dia 1º, às 19h30, com a participação de Rafael Trabasso, com a palestra “Recursos educacionais abertos: Tecnologias para a construção do conhecimento”. No dia 3, exposição geral dos cursos de Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. No dia 9, das 10h às 20h, a Performance: Sujar para que seja, com a participação de Tata Vazio e Marcus Groza. Nos dias 9 e 10, Coletivo Semo, Palestra e Workshop e no dia 14, a Exposição: Experiências Compartilhadas, sob a curadoria de Michael Silva, que apresentou ao público as produções dos alunos, permitindo assim novas percepções referentes à experimentação de procedimentos e processos artísticos de crianças e adolescentes.

Vista parcial do Auditório
 
Arte, integração e amizade

A Conferência de Arte e Educação 2014 abriu um espaço de reflexão acerca da mediação da aprendizagem em arte, uma vez que quando estudantes de arte se propõem ao desafio de encarar a sala de aula, são estabelecidos os primeiros diálogos e relações entre pesquisa em arte (experimentação artísticas) e pesquisa sobre arte (mediação de processos e procedimentos artísticos).

Acordo de Entendimento
Universidade de Guadalajara, do México, e Univap


O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e o Diretor de Sistema Universitário de Rádio e Televisão da Universidade de Guadalajara, do México, Prof. Dr. Gabriel Torres Espinoza, assinaram, dia 21 de outubro, um acordo de entendimento entre as instituições, que envolverá a cooperação na realização de intercâmbio de professores/técnicos; a organização e execução de atividades de pesquisa; o compartilhamento de publicações para fins científicos, acadêmicos e de ensino e a organização conjunta de conferências e seminários. Também consta no referido acordo realizar produções, coproduções e intercâmbio de materiais audiovisuais de alta qualidade, de interesse nacional e internacional, assim como proporcionar prestação de serviços, assessorias e capacitações de material de radiodifusão de aspecto técnico e de programação.

Assinatura de Acordo
 
Cumprimentos após assinatura
 
Vista geral da sala

O acordo firmado entre as universidades terá a duração de cinco (5) anos, podendo ser rescindido ou prorrogado de comum acordo entre as partes.
Participaram da solenidade de assinatura do acordo, no Gabinete do Reitor, o Secretário Geral da Associação de Televisões Educativas e Culturais Iberoamericanas, Prof. Dr. Alberto Garcia Ferrer; O Vice-Diretor Sênior Internacional do Sistema Universitário de Rádio e Televisão da Universidade de Guadalajara, do México,o Prof. Dr. John Ospina; o Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Dr. Manoel Otelino Peixoto da Cunha e o docente da FCSAC e Diretor da TV Univap, Prof. Mestre Fernando Moreira.

Encontros de Iniciação Científica da Univap

A Univap realizou, dias 23 e 24 de outubro, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, 4 (quatro) grandes Encontros de Iniciação Científica, sendo eles, o XVIII INIC − Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica; XIV EPG − Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação; VIII INIC Jr − Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica Júnior e o IV INID − Encontro Nacional de Iniciação à Docência.
É tradição da Univap abrir espaço para a discussão da produção científica realizada por alunos da casa e de outras instituições, para que dessa forma haja maior interação, troca de experiências, avanço de vários estudos e perspectivas futuras.

Solenidade de abertura do evento
 
Vista parcial do auditório
 
A Profª Dra. Amélia de Lima

O tema escolhido este ano, "Ciência Para Um Planeta Urbano", se deu devido à contínua e dinâmica transformação do mundo globalizado, que tem evidenciado a propensão do deslocamento humano e promovido a urbanização acelerada em inúmeras localidades.
Estiveram presentes à solenidade de abertura o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Vice-Reitora, Coordenadora Geral do INIC e Pró-Reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa; a Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela LoSchiavoArisawa; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva; o Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto e o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha.

Encontro Ibero-Americano de TV Educativa na Univap
TV Morfosis foi realizada dias 21 e 22 de outubro no Campus Urbanova


A Univap sediou, dias 21 e 22 de outubro, o 7º Fórum Internacional de Televisão “TV Morfosis”. Idealizado pela Universidade de Guadalajara, do México, o evento tem por objetivo mostrar a opinião e visão de vários especialistas da mídia internacional e tecnologias de comunicação sobre a atual situação da televisão.
O encontro, realizado no Campus Urbanova, foi organizado pela Universidade de Guadalajara, Univap, Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e pelo Canal 44.

   

Sob a temática “Desafios para a Televisão Multitelas”, o TV Morfosis abordou o panorama atual da indústria audiovisual no Brasil e na Ibero-América; as contribuições da indústria brasileira para o cenário e as possibilidades que se apresentam para os produtores, realizadores e canais de televisão digital.
Participaram da abertura do evento, no Auditório da Biblioteca Central do Campus, o Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap; o Prof. Mestre Fernando G. Moreira, Diretor da TV Univap e Presidente da ABTU; o Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Alberto Garcia Ferrer, Secretário Geral da Associação de Televisões Educativas e Culturais Iberoamericanas; Gabriel Torres Espinoza, Diretor do Sistema Universitário de Rádio e Televisão da Universidade de Guadalajara e German Perez, Gerente do Canal Nacional Universitário da Colômbia.

   

Na edição brasileira, foram realizados cinco programas, com a participação de renomados especialistas e pesquisadores.
Estiveram presentes ao Fórum Rosana Alcântara, Diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine); Mario Borgneth, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura; Nelson Breve, Presidente da Empresa Brasil de Comunicação; Pedro Ortiz, Diretor da TV USP e Vice-Presidente da ABTU; Paulo Miranda, Presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários; Mario Jefferson, Presidente da Frente Nacional pela Valorização das TV’s Comunitárias, entre outros.

Inauguração da Sala Santander

O Santander Universidades, dentre as atividades que desenvolve em apoio à Educação Superior, patrocinou, na Univap, a reforma total de uma sala de 92 m2, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, bem como a compra de equipamentos para videoconferências.

 

A Sala Santander Universidades é destinada à realização de palestras, treinamentos e aulas interativas.
O projeto de engenharia e arquitetura esteve sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Diretor do Parque Tecnológico Univap. Todo trabalho foi desenvolvido pela equipe da Assessoria de Projetos da FVE, sob a responsabilidade técnica do Engº. Tércio Ueda Yaokiti, e colaboração do estagiário Stephen Goulart Chimenti, aluno do 8º período semestral (4º ano) do Curso de Arquitetura da FEAU. A equipe ainda pôde contar com o apoio do Prof. Me. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e Diretor da TV Univap, do Engº. Ricardo Veras e de funcionários do Setor de Serviços Gerais da FVE.
A Sala contém duas TV’s LED de 55 polegadas; uma Central Touch Screen de 23 polegadas,com software de interatividade; mesa do professor com monitor, teclado e mouse sem fio; câmera HD para skype com áudio; 21 mesas móveis e 42 poltronas, que podem ser disponibilizadas de acordo com a necessidade da atividade a ser realizada. A inauguração foi realizada dia 23 de outubro, com a presença do Sr. Sérgio Kojima, Gerente Geral da Gestão de Convênios do Santander Universidades; de Andréa Cantovitz, Gerente do Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Univap; de assessores da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap; do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; da Vice-Reitora, Profª Drª Sandra Costa e de Diretores das Faculdades.

 

O Santander Universidades é uma Divisão Global do Grupo Santander, que criou o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), estabelecendo 4 eixos principais: Mobilidade; Inovação e Empreendedorismo; Transferência Tecnológica e Apoios Acadêmicos. O PAES tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades.
A Univap é parceira do Santander Universidades nos Programas de Mobilidade Internacional e Santander Fórmula, que já beneficiaram vários alunos com a concessão de bolsas de estudo.

Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra

Profª Ana Viola e o Prof. Sérgio Bacha
 
O Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha e a Profª Drª Ana Maria Viola de Souza receberam, em setembro de 2014, o Certificado de Conclusão do Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos, pela Universidade de Coimbra, Portugal/IUS Gentium Conimbrigae.
A Tese de Pós-Doutoramento, desenvolvida pelos docentes da Univap, intitulada: “Envelhecer: Direito, Cidadania, Participação e Responsabilidade − Um Estudo de Caso na Casa do Idoso de São José dos Campos, São Paulo, Brasil”, teve como orientadora, a Profª Drª Maria Benedita Urbano, que também fez parte da Banca Examinadora juntamente com a Profª Drª Carla Marcelino Gomes.
O Curso de Pós-Doutoramento foi ministrado com aulas presenciais e a distância, no período de 10 de dezembro de 2012 a 10 de dezembro de 2013.
O Prof. Dr. Sérgio Bacha graduou-se em Direito pela Univap, em 1979; concluiu o Mestrado em 1995 e o Doutorado em 1998, pela PUC/São Paulo. É Advogado, Professor de Direito Constitucional e Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito, nomeado pelo Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo.
A Profª Drª Ana Viola graduou-se em Direito na Univap, em 1983; concluiu o Mestrado em 1998 e o Doutorado em 2003, pela PUC de São Paulo. Possui cursos de Especialização, entre eles, Metodologia do Ensino Superior e de Direito do Trabalho. É professora na Faculdade de Direito da Univap; Professora e Pesquisadora no Mestrado em Direito, Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário Salesiano, Unisal -Lorena/SP e Professora e Supervisora de Estágio da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo. Participa do Grupo de Estudo do Observatório de Violências nas Escolas, Núcleo de Pesquisa da Unisal.

Exposições Internas

 

Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. Ficaram até 14 de novembro as exposições abaixo relacionadas, e outras já estão sendo providenciadas para substituí-las.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.

Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Man Ray
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Escola do passado
(Nicho) Brinquedos da nossa Infância
Faculdade de Ciências da Saúde – Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Romero Britto
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Iberê Camargo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) Biblioteca do Prédio Ron Mueck
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Jasper Johns
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Conchas Marinhas
Faculdade de Ciências da Saúde - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 O intrigante Iraque
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Carlos Scliar
Faculdade de Comunicação e Artes (FCSAC) Bloco 2
Entrada Principal
Paul Klee
Térreo (CTIC/Secretaria Geral/Cultura) Bloco 5 Cassiano Ricardo e Santos Dumont , o pai da aviação e Antonov 225

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Seminário em Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu


A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, sob a supervisão geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), promove no decorrer do ano, além das aulas, uma série de atividades que envolvem a realização de palestras, simpósios, participação de alunos e docentes em congressos e conferências no Brasil e no exterior.

A Drª Luciana faz as apresentações
 
A palestrante convidada
 
Vista parcial do Auditório

Por intermédio da disciplina “Seminários”, de responsabilidade da Profª Drª Luciana Barros Sant’Anna, foi realizada, no dia 17 de outubro, no Auditório do IP&D Prof. Dr. Emmanuel Antonio dos Santos, a palestra “Blood-brain barrier, a target for Phoneutria Nigriventer spider venom”, proferida pela Profª Drª Maria Alice da Cruz Hofling, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas − Unicamp.
O IP&D é o Órgão da Univap encarregado de executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como do ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu de caráter institucional; de fornecer assessoria técnica científica a organismos públicos e privados e de prestar serviços à comunidade.

Aula Expositiva no Curso de Odontologia

A responsável pela disciplina de Endodontia, Profª Drª Iris Maria Frois, do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Sáude (FCS), convidou, dia 14 de outubro, o Prof. Mestre Miguel Cristian Castigio Marin para ministrar uma palestra sobre o “Sistema de Instrumentação Mecanizada TF Adaptive”.
A palestra teve por objetivo apresentar aos alunos um novo sistema de instrumentação automatizada para tratamento de canais radiculares, capacitando-os para utilização na clínica odontológica.

A Drª Iris faz abertura do evento
 
O Dr. Miguel durante a palestra

O sistema TF (Twisted File) Adaptive foi adotado pela disciplina de Endodontia, por ser um sistema inovador de alta tecnologia que proporciona o tratamento de canal com maior conforto, rapidez e segurança, tanto para o paciente quanto para o profissional.
A Univap é a primeira instituição da região a oferecer aos alunos de graduação a capacitação na utilização desse tipo de tecnologia.
A palestra, que também contou com o apoio da Profª Drª Flávia Goulart Cardoso, foi viabilizada tendo em vista a parceria estabelecida com a Sybron Endo, empresa pertencente ao grupo Kavo-Kerr, que forneceu os equipamentos (motores) em forma de comodato.

Primeiros Socorros
Treinamento


Os alunos do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA), participaram, dia 18 de outubro, no período da manhã, de um treinamento de primeiros socorros no Campus Urbanova, como parte da disciplina “Socorro de Urgência”.

   

Sob a orientação do Enfermeiro Prof. Me. João Benício de Almeida, docente dos cursos de Serviço Social e Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do Curso de Educação Física da FEA, a atividade foi realizada em parceria com os profissionais de Enfermagem da Refinaria Henrique Lage/Petrobras.
Para realização do Simulado, 5 (cinco) alunos representaram as vítimas de queimaduras, amputação, evisceração, cortes profundos e dificuldades respiratórias.

   

De acordo com o Prof. Benício, a importância do atendimento em primeiros socorros está relacionada ao salvamento de vidas. “Quanto mais adequado o auxílio pré-hospitalar, menos danos ocorrem e há maior probabilidade de preservação da vida”, enfatiza.

Quarteto Agha

 
A Cultura Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organizou, dia 21 de outubro, a apresentação gratuita do Quarteto Agha, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro.
O Quarteto atua no cenário musical desde 2011, com músicos inquietos frente a um padrão de concerto “erudito” e buscando novos caminhos.
A idealização do grupo veio com Zélia Marão, pianista e responsável pelas recriações escritas especialmente para o quarteto.
Escolheram como propósito aproximar as obras de grandes mestres da música clássica às obras clássicas da música popular. Desde então têm essa característica fundamental, ou seja, a mescla de músicas e compositores de épocas e estilos diferentes.
O grupo já realizou apresentações em São José dos Campos, Campos de Jordão, Taubaté e em São Paulo.

Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior


O Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, da Univap, localizado no Campus Urbanova, completou, em outubro deste ano, o seu 3º aniversário e já tem muita história para contar. Apesar da pouca idade, o Observatório já se tornou referência na região, com seu programa regular de atendimento ao público. Em média, 30 pessoas visitam o Observatório a cada sessão, entre moradores da região, grupos de estudos e estudantes do ensino médio e fundamental.

   

Todas as segundas-feiras, a partir das 19h, a equipe do Observatório recebe o público para as atividades, que incluem uma palestra introdutória sobre astronomia e uma sessão de observação do céu, caso ele não esteja encoberto. Este ano, favoreceu a observação de Marte e Saturno; em 2015 o destaque deverá ser Júpiter e seus satélites.

   

O papel do Observatório da Univap na divulgação e popularização da astronomia na região do Vale do Paraíba ganhou destaque também na imprensa e várias reportagens já foram veiculadas pelas emissoras de TV, em sites ou publicadas nos jornais impressos. No final do mês de outubro, o Coordenador do Observatório, Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa (foto principal), concedeu entrevista ao Jornalista Julio Ottoboni, do Diário do Comércio e Indústria (DCI).
Leia a reportagem na íntegra:
http://www.dci.com.br/dci-sp/univap-trabalha-para-divulgar-a-astronomia-id423232.html

Agende uma visita pelo e-mail: observatorio@univap.br

Vestibular 2015


Boas Festas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

Público Alvo: funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação

Dias da Semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horários: das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

Obs.: Regulamento e Contrato

Outubro/Novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Avaliação de Conhecimento Integrado (Todos os cursos)

1° de dezembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

A partir das 8h

3 de dezembro
Prova – Processo Seletivo 2015

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova

Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Urbanova

São José dos Campos - SP

CEP: 12244-000

Tel.: (12) 3947-1099

A lista de distribuição dos candidatos por prédios ou salas, com seus respectivos números de inscrição, será divulgada 2 (dois) dias antes da realização das provas, no site www.univap.br/seletivo

14 de dezembro
Café com Prosa − Talentos da Univap

Inscrições Antecipadas − Regulamento na Intranet (Em breve)

Local: Ceplade − Campus Urbanova

Horário: das 15h30 às 18h

Informações: (12) 3947-1080 − E-mail: cafecomprosa@univap.br

18 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Período da Noite − Segundas-feiras

Horário: 18h30 às 21h

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Site: http:/www1.univap.br/~observatorio/Bem-vindos.html

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: Segundas a Sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas