221ª Edição - Ano VII
De 23 de setembro a 6 de outubro/2014
    
 

International Symposium on Fungal Stress
De 26 a 31 de outubro na Univap


 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap realiza, de 26 a 31 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o International Symposium on Fungal Stress (ISFUS), que reunirá renomados pesquisadores que discutirão os avanços científicos na área da fisiologia e genética de fungos.
O evento, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), possibilitará maior intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados em conhecer as recentes pesquisas.
O Brasil atualmente é líder mundial em pesquisa na área de controle biológico de insetos com fungos, mas a troca de informações com cientistas de outros países é extremamente importante para a indústria, meio ambiente e agricultura. Muitos dos problemas mundiais, como a segurança alimentar global; biorremediação de produtos tóxicos no meio ambiente e crise de energética requerem intervenções microbianas, especialmente ao nível do metabolismo de estresse dos fungos. Estresse é o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, química ou outras capazes de perturbar ou causar danos celulares. O estudo sobre estresse em fungos é de extrema importância na área industrial, para produzir micro-organismos mais resistentes ao álcool, quando estes micro-organismos estão produzindo cerveja, vinho ou mesmo etanol; ou na área da agricultura, para produzir micro-organismos utilizados para o controle de insetos mais resistentes às condições ambientais, como calor e radiação ultravioleta do sol em que são submetidos.
Entre os temas que serão abordados durante o Simpósio estão: Biologia e biofísica de fungos que vivem em ambientes extremos; Mecanismos de tolerância ao estresse e as respostas em fungos em relação à biologia molecular, aspectos bioquímicos e ecofisiológicos; Estudos de biologia molecular em relação ao estresse de fungos; Métodos físicos, químicos e moleculares para proteção de fungos de importância econômica; Interações de fungos e plantas, incluindo proteção ao estresse mediado por fungos.
De acordo com o Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, Presidente da Comissão Organizadora, serão premiados pela Elsevier os três melhores trabalhos apresentados durante o Simpósio.
Estão confirmados, para participar do evento, os pesquisadores: Jay Dunlap, membro da United States National Academy of Science; Enrique Cerda-Olmedo, membro da Real Academia de Ingeniería e Real Academia Sevillana de Ciências da Espanha; Johan M. Thevelein, membro da Belgian National Science Foundation; Anita Panek, membro da Academia Brasileira de Ciências, entre outros pesquisadores.

Programção ISFUS

Universidade do Vale do Paraíba − Univap

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 − Urbanova − São José dos Campos − SP
Site: http://www.univap.br/isfus
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: isfus2014@live.com

International School on Space Science
Participação de Doutorandos de Física e Astronomia da Univap


Os alunos de Doutorado em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Me. Alexandre Tardelli, Ma. Caren Lorensi, Ma. Flávia Elaine Coelho Tardelli, Me. Marcelo Henrique Duarte Silva, Ma. Williamary Portugal e Ma. Zuleika Aparecida da Luz Sodré, participaram da International School on Space Science (ISWI/SCOSTEP), realizada no Instituto Geofísico del Peru (IGP), em Lima, entre os dias 15 e 24 de setembro.

   

O evento, patrocinado pelo Scientific Committee on Solar-Terrestrial Physics (SCOSTEP) e pela International Space Weather Initiative (ISWI), foi organizado pela Associação Latino Americana de Geofísica Espacial (ALAGE), em parceria com outras instituições que atuam na área.
Participaram da abertura das atividades na Escola Internacional de Ciência Espacial os diretores pesquisadores Dr. Nat Gopalswamy (NASA, USA), Dr. Marco Milla (IGP, Peru) e Dr. Abraham Chian (INPE, Brasil).
Prestigiaram o evento mais de 40 estudantes e pesquisadores de diversos países da América Latina, cuja programação envolveu a realização de 22 palestras abordando os temas: interior e atmosfera solar, heliosfera Dínamo solar, interações solares-terrestres, Sol e clima, magnetohidrodinâmica, partículas energéticas solares, erupções solares, física de plasma, processos não-lineares e simulações numéricas em geofísica espacial, magnetosfera, ionosfera e atmosfera superior, clima espacial, aquecimento global e instrumentação em geofísica espacial.

 

Além da extensa programação, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Rádio Observatório de Jicamarca, do Instituto Geofísico del Peru. Esse Observatório abriga vários instrumentos, entre eles, ionossondas, magnetômetros, receptores GPS, interferômetros Fabry Perot e um dos maiores radares de espalhamento incoerente do mundo.

Uma Nova Abordagem para o Ensino de Engenharia: o Caso da Singapore University of Technology and Design (STUD)

A Coordenadoria de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação convidou o Prof. Dr. Paulo Lourenção, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) para, a partir de visita por ele realizada à Singapore University of Technology and Design (SUTD), apresentar uma nova concepção de ensino da referida universidade. Acompanharam o prof. Paulo dois alunos da STUD que estavam desenvolvendo projetos junto à Embraer e responderam perguntas sobre a experiência naquela universidade.

 

A palestra foi realizada no dia 28 de agosto, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova.
Vale mencionar que os trabalhos e pesquisas da SUTD são desenvolvidos em colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA. Além do MIT, a SUTD também tem cooperação com a Universidade de Zhejiang (ZJU) da China e com a Universidade de Administração de Cingapura, em Cingapura. A missão da SUTD é o avanço do conhecimento e formação de líderes com técnicas fundamentadas e inovadoras para atender às necessidades da sociedade. Isto é realizado com foco em design, por meio de um currículo multidisciplinar integrado e multidisciplinar de pesquisa.

Educando para a Vida

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap convidou a fundadora do Centro de Investigação em Desenvolvimento Ético no México e França (CIDEL) e criadora da Educação Universal para o Desenvolvimento Ético (EUDE), Drª Gilda Darlas, para ministrar uma palestra para educadores, pais e funcionários da Universidade.

 

Sob a temática: “Educando para a Vida”, a palestra foi realizada dia 18 de setembro, no Auditório de Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
O método utilizado pela Drª Gilda, que já recebeu diversos prêmios, entre eles, o Visonaris 2010, reforça o uso de atitudes mediadoras, diálogos assertivos e inclusivos, posturas integradoras, questionamentos empáticos e compassivos, capacidade de autoanálise e auto-observação, atenção e integração, disciplina mental e física, que buscam diminuir os problemas modernos que envolvem pouca capacidade de interação produtiva entre estudantes com a escola ou familiares, isso devido à falta de empatia, à agressividade, indisciplina, bullying e o fraco desempenho escolar.
A metodologia apresentada na Univap já beneficia jovens em diferentes países, como México, Guatemala, China, Índia, França e Reino Unido.

Equipe do São José de Basquete Faz Avaliações Físicas na Univap

 
Com objetivo de preparar a equipe de Basquete de São José para o próximo campeonato Brasileiro (NBB 7) que começa para os joseenses em 4 de novembro, o preparador físico, Prof. Adilson Doretto e o fisiologista da equipe, Prof. Dr. Fabiano Barros, realizaram no dia 24 de setembro, no Laboratório de Fisiologia do Exercício do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação a Artes (FEA) da Universidade, as avaliações de consumo de oxigênio dos atletas joseenses. As análises dos resultados darão importantes subsídios aos preparadores para que possam planejar a preparação física individual de cada atleta.
De acordo com o Dr. Fabiano, fisiologista da equipe e docente do Curso de Educação Física da FEA, a Universidade apoia as equipes da cidade e por isso disponibiliza seus laboratórios para que os atletas sejam avaliados pelas comissões técnicas. “São testes que nos permitem avaliar de maneira direta o metabolismo de cada atleta e dessa forma controlar o desempenho de cada um deles e prepará-los de forma adequada para a próxima temporada”, enfatiza.

19ª Congresso Brasileiro de Ortodontia - SPO

 
Os professores da disciplina de Ortodontia, do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Marcelo Lelis Zuppardo e Ewerson Bertolini Shinozaki, participaram do 19ª Congresso Brasileiro de Ortodontia - SPO, realizado de 25 a 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo.
O Congresso reuniu cerca de 5 mil profissionais da área odontológica, que assistiram a palestras de especialistas que apresentaram revisão de técnicas consagradas e propuseram novas, integrando a ciência, tecnologias e a prática clínica.

Site “Ideias na Mesa”
Oficina de Nutrição


 
Alunas do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob supervisão da Profª Teresa Marsi, realizam às terças-feiras, no horário do intervalo das aulas do período da manhã, entre 10h30 e10h50, oficinas de nutrição, com o propósito de favorecer a segurança alimentar e nutricional da comunidade acadêmica, bem como de pacientes e acompanhantes.
A atividade acontece no Centro de Prática Supervisionada (CPS) - Bloco 7, no Campus Urbanova, conhecido como ambulatório dos cursos da área da Saúde, onde são elaboradas receitas com aproveitamento integral dos alimentos, uso de alimentos orgânicos e funcionais, além de inúmeras sugestões para a melhoria da alimentação e qualidade de vida das pessoas que participam.
A Oficina de Nutrição da Univap é tão interessante que foi publicada recentemente no site “Ideias na Mesa”, uma plataforma virtual mantida em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=experienciaUsuario/view&id=363 Trata-se de uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que visa o estabelecimento de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos e ao fortalecimento e a valorização da EAN.

Projeto: Futuro Profissional Colgate

Os futuros cirurgiões-dentistas do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap assistiram, dia 22 de setembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, à palestra “Guia para selecionar um regime preventivo mais adequado para cada paciente”, ministrada pelo professor Raphael Polo. A referida palestra faz parte do Programa “Futuro profissional”, promovido pela empresa Colgate-Palmolive, e tratou de substâncias químicas que estão sendo produzidas no mercado odontológico para controlar a formação do biofilme (placa bacteriana ou tártaro) nos dentes. Essa é a segunda edição do evento neste ano e a terceira realizada na Universidade, com o objetivo principal de levar complemento científico aos acadêmicos.

 

“O curso de Odontologia estabeleceu uma parceria com o ‘Projeto Futuro Profissional Colgate’, no ano de 2010. Essa relação de parceria também se configura na doação de materiais lúdicos e de kits de higienização dental para alunos, professores, pacientes atendidos nas clínicas do Curso de Odontologia e nas campanhas de prevenção junto às comunidades”, explica a coordenadora do Curso de Odontologia, Profª Drª Renata Amadei Nicolau.

Pesquisa Sobre Veneneo de Serpente é publicada em Revista Indexada

 
O veneno da Serpente Bothrops fonsecai, um tipo de jararaca encontrada somente na região de Campos do Jordão, foi estudada durante dois anos por uma equipe de pesquisadores de várias instituições de Ensino Superior (IES).
Os trabalhos tiveram início no Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e Serpentário do Centro de Estudos da Natureza da Univap; na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá, pelo Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e Faculdade Anhanguera Educacional de Taubaté, cujos resultados foram publicados na Revista Indexada Internacional, denominada Journal of Venom Research.
São responsáveis pelas pesquisas desenvolvidas e do artigo publicado no jornal internacional: Carla T. Fernandes, Vânia M. A. Giaretta, Luiz S. Prudêncio, Edvana O. Toledo, Igor R.F. da Silva, Rita C.O. Collaço, Ana M. Barbosa, Stephen Hyslop, Léa Rodrigues-Simioni e José Carlos Cogo.
De acordo com os pesquisadores, essa serpente vive numa região restrita que abrange o Sul de Minas Gerais, o Leste de São Paulo, na região de Campos do Jordão e no Sul do Rio de Janeiro.
Acidente ofídico envolvendo seres humanos ocorrem com frequência nessa região, mas como os Prontos Socorros não têm como identificar a espécie de serpente envolvida no acidente, entra na estatística junto com outras jararacas responsáveis por 80% dos acidentes.

Encontro do Reitor com Representantes da Secretaria de Educação de São José

Em continuidade aos encontros programados entre a Reitoria da Universidade com diferentes públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, recebeu dia 26 de setembro, no café da manhã, o Secretário da Educação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Célio da Silva Chaves, a Diretora do Departamento de Educação Básica, Maria Zélia da Silva, a Chefe de Divisão da Educação Infantil, Márcia Toledo, Coordenadoras de Ensino e membros das assessorias técnicas.
O objetivo desse encontro foi entrelaçar um relacionamento mais aprofundado com os professores do município e saber como a educação de São José dos Campos está caminhando com a implantação da Escola Interativa, que utiliza as novas tecnologias em sala de aula. Por outro lado, a Prefeitura aclama pela implantação de cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu na área da Educação, para aperfeiçoamento profissional dos professores. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, e a Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Drª Sandra Costa, prontificaram-se a estudar a solicitação dos professores com a máxima urgência.

   

Outro fator discutido nesse encontro foi a falta de interesse das pessoas em atuar na área da docência, ou ainda, do despreparo com que o educador chega à sala de aula, uma vez que há grande oferta de educação a distância no país. A exemplo do que está ocorrendo na área da educação no Brasil, as coordenadoras dos cursos de Pedagogia e História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Professoras Anamaria da Silva M. Gascon Oliveira e Ana Enedi Prince Silva, citaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na qual a Univap tem atualmente 135 alunos integrantes até 2018.
O Pibid é uma iniciativa do Ministério da Educação para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional, pagas diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário, sendo contemplados: o estudante; o supervisor; a coordenação de área; a coordenação de área de gestão de processos educacionais e a coordenação institucional.

   

Na ocasião, a Profª Sandra Costa aproveitou a oportunidade para convidar todos para visitarem a Universidade nos dias 23 e 24 de outubro, por ocasião do XVIII Encontro de Iniciação Científica, que envolve a apresentação de trabalhos do Ensino Médio/Técnico; Graduação; Pós-Graduação e de Iniciação à Docência. Disse ainda que durante os dois dias, ao todo, serão apresentados 1200 trabalhos de alunos de diversas universidades, representando mais de 17 Estados brasileiros.
Após o encerramento do café, os presentes foram convidados a visitarem alguns espaços da Universidade, entre eles, o Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais; os Laboratórios de Documentação Histórica e das Cidades no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Outros encontros nesses moldes foram realizados anteriormente. Em abril, a Univap recebeu um grupo de gestores de Recursos Humanos de São José dos Campos e outras cidades da região; em maio, representantes da OAB e de professores e funcionários da Faculdade de Direito, que ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o Campus Urbanova; em junho, dirigentes de Escolas Particulares do município; em julho, dirigentes das empresas instaladas no Parque Tecnológico Univap e gestores das Incubadoras Tecnológicas Univap e Univap/Revap.
O Meeting Univap é uma iniciativa da Reitoria da Universidade e organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

Faculdade de Educação e Artes tem 135 Alunos em Escolas Públicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)


 
A Univap participa pela segunda vez do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e mantém hoje nas escolas públicas do município 135 alunos de Licenciatura da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
O Pibid é uma iniciativa do Ministério da Educação para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional que são pagas diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.
Iniciação à docência − para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
Supervisão − para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). Coordenação de área − para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
Coordenação de área de gestão de processos educacionais − para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
Coordenação institucional − para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
Atualmente, os 135 alunos da FEA envolvidos no Pibid 2014-2018, estão inseridos em 15 Escolas Estaduais de São José dos Campos.
De acordo com o Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, a iniciativa do governo permite interessante investimento e, consequentemente, valorização da carreira de professor, havendo maior proximidade da Escola Básica com a Universidade, desenvolvimento de aulas em novos ambientes, maior interesse dos alunos do Ensino Básico nas aulas e um despertar desses alunos para a carreira de professor.
Para a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, o programa possibilita ao aluno vivenciar a realidade da escola pública e isso permitirá que sejam mais engajados, futuramente. “Eles fazem uma troca de experiências com os alunos que é muito importante”, enfatiza.
A Faculdade de Educação e Artes da Univap oferece os cursos de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Letras, História, Pedagogia, Geografia e Química.

IX Congresso Internacional de Teoria Crítica

 
O Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino, docente da Faculdade de Direito da Univap, participou, como estudante de Doutorado na Unimep, do IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gêneses, desdobramentos e apropriações, em que apresentou o trabalho "Amor e enigma em Carlos Drummond de Andrade: ensaio de interpretação a partir da teoria estética de Adorno".
Esse trabalho foi apresentado como um ensaio de interpretação, a partir de elementos da teoria estética de Adorno, do poema Amar, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), publicado em 1951 no livro Claro Enigma. O objetivo é construir uma reflexão que mergulhe na poesia enquanto obra de arte e que, pelo seu interior, revele, ainda que provisoriamente, um possível conteúdo de verdade que essa obra expressa. A pretensão do trabalho é evidenciar o quanto a teoria estética de Adorno é capaz de construir uma compreensão da obra de arte - aqui representada pelo poema de Drummond - que a situa na modernidade e a revela como expressão de suas contradições.
O Congresso foi realizado no Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), entre os dias 1 e 5 de setembro de 2014.
O Congresso foi uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, com objetivo de aprofundar tanto o conhecimento sobre a Teoria Crítica da Sociedade quanto sobre sua contribuição para a análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea. Este foi o 9º Evento Científico organizado pelo GEP e pela sexta vez de cunho internacional. A ideia é promover e estimular o debate e aprofundar reflexões sobre a origem da Teoria Crítica da Sociedade, no contexto da cultura humanista alemã em tensão com a desenvolvida civilização tecnológica estadunidense; sobre seus desdobramentos teóricos em direção às culturas latinas, particularmente a brasileira e a latino-americana; sobre a forma como suas categorias e conceitos fundamentais foram apropriados e reelaborados por outras realidades linguísticas diferentes.

Aluna de Engenharia Química é a Vencedora do Bolsas Fórmula Santander

 
A aluna Nathanne Cristina Vilela Rost, do 6º período semestral (3º ano) do Curso de Graduação em Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, foi selecionada pela Bolsa de Mobilidade Internacional do Fórmula Santander, do Santander Universidades.
A avaliação, de acordo com o Edital, levou em consideração a média das notas das disciplinas da graduação; número de trabalhos publicados/apresentados em congresso; artigos em revistas científicas, segundo critério Qualis Capes; certificado de premiação; número de semestres em Iniciação Científica comprovados; número de notas e número de reprovação.
A bolsa de estudos é equivalente a cinco mil euros, para um semestre de curso no exterior e custeio de despesas com transporte, alimentação e hospedagem, uma vez que o curso será concedido entre as universidades de origem e de destino.

Coordenadora do Mestrado em Bioengenharia no Fórum Nacional

 
A Profª Dra. Fernanda Pupio Silva Lima, Coordenadora do Programa de Mestrado em Bioengenharia, sob a responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, participou do Fórum Nacional de Mestrado Profissional (FOPROF), realizado dia 2 de outubro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O evento abordou os seguintes temas: Cenários do desenvolvimento brasileiro e o papel da Pós-Graduação Profissional Stricto Sensu; Marco Regulatório em Revisão: do Parecer Sucupira às Novas Diretrizes da Pós-Graduação Profissional Stricto Sensu e Mesa Redonda.

Alunos de Escola Estadual Visitam a Univap
Último Ano do Ensino Médio da E. E. Prof. Pedro Mazza


A Univap recebeu, dia 24 de setembro, a visita de 38 alunos acompanhados de dois professores da Escola Estadual Prof. Pedro Mazza, localizada no Jardim da Granja, interessados em conhecer a infraestrutura do Campus Urbanova.

   

Os alunos foram recepcionados no prédio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC/Bloco 2), onde assistiram ao vídeo institucional e receberam orientações sobre o Processo Seletivo, ProUni e Financiamento Estudantil. Em seguida, visitaram parte das instalações do Curso de Educação Física (FEA); TV Univap (FCSAC); Biblioteca Central; Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/Bloco 7); Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e o Centro de Estudos da Natureza, que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais (CEN/FEAU).
A recepção das Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.

   

Tendo em vista a grande procura e de forma a padronizar as ações propostas, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes faculdades, definiu que, a partir do mês de setembro de 2014, as visitas de Escolas/Colégios serão agendadas sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para saber mais, entre em contato com o telefone: (12) 3947-1080

Comemoração “Dia das Crianças”

 



Para homenagear as crianças em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), funcionários, professores e alunos organizaram, dia 8 de outubro, uma comemoração pelo “Dia das Crianças”, celebrado em 12 de outubro.

Recital de Canto e Piano

 


A Cultura Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou gratuitamente no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedito de Souza, no Campus Centro, dia 21 de setembro, o Recital de Canto e Piano, com Lenine Santos (tenor) e Nanci Bueno (piano), que executaram composições de Benjamim Silva Araújo.

45º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria

 
A cirurgiã-dentista Profª Drª Letícia Vargas Freire M. Lemos, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou do 45º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, realizado de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Convenções Boulevard, em Londrina, Paraná.
O evento científico-acadêmico reuniu professores do Brasil e da América Latina, com o objetivo de congregar os profissionais que trabalham pela sistematização, aprimoramento do ensino e da pesquisa, bem como no desenvolvimento de especialidades.
Por ocasião do Encontro, a Profª Letícia participou como Relatora do Simpósio de Odontopediatria “Alterações da Estrutura Dentária”. O Relatório será publicado em breve no site do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (www.grupo.odo.br/2015). Fizeram parte do Grupo de professores integrantes do Simpósio (foto): Letícia Vargas F. M. Lemos (FCS-Univap), Juliano Pelim Pessan (FOA-Unesp), Francisco Xavier Simões (Uesb), Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (FOB-USP), Daniela Rios (FOB-USP) e Lourdes Ap. Martins dos Santos-Pinto (FOAr-Unesp).
A participação de eventos semelhantes possibilita a atualização profissional dos docentes e contribui para o enriquecimento de importantes questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e ao aprimoramento de áreas especializadas.

Pós-Doutorado na França

 
A pesquisadora e docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Profª Drª Diana Paula Andrade, concluiu, no final do mês de julho, seu segundo pós-doutorado, a partir de um projeto bilateral Brasil-França, junto às agências CAPES-COFECUB. O pós-doutorado foi realizado no Grand Accélérateur National d'Ions Lourds (Grande Acelerador Nacional de Íons Pesados), localizado na cidade de Caen, na Normandia Francesa, no período de setembro de 2013 a julho de 2014. O projeto conta com uma equipe composta de 3 brasileiros, 1 francês, 1 alemão e 1 chinesa. Os brasileiros envolvidos no projeto foram: Diana Paula Andrade (Univap-SJcampos), Enio Frota da Silveira (PUC-Rio) e Ana Lucia de Barros (CEFET-Rio).
No período em que a Dra. Diana permaneceu na Normandia Francesa, desenvolveu pesquisas em astrofísica molecular, relacionadas à formação e destruição de moléculas de interesse astroquímico e astrobiólogo. Essas pesquisas estão relacionadas à origem da vida e a intenção foi verificar se há possibilidade de formação de moléculas mais complexas a partir da destruição de moléculas simples, que existem em diferentes locais espaciais, utilizando a radiação estelar para a degradação. A equipe tentou também descobrir leis fundamentais que generalizam os resultados adquiridos pelos pesquisadores para qualquer tipo de molécula, o que possibilitaria, no futuro próximo, prever resultados sem precisar fazer experimentos.
A Dra. Diana desenvolve na Univap pesquisas na área de Astrofísica, com ênfase em Estrelas Supergigantes B[e], e em Astroquímica, com ênfase em gelos e química de grãos interestelares, atuando principalmente nos seguintes temas: estrelas supergigantes B[e], dessorção de moléculas no meio interestelar, superfícies planetárias e de cometas e formação de moléculas pré-bióticas em ambientes astrofísicos. Atua também como revisora, desde março de 2011, do jornal Astrobiology (Larchmont, N.Y.) - ISSN:1531-1074.
A Profª Diana concluiu seu primeiro pós-doutorado no Departamento de Física da PUC-Rio, utilizando o acelerador Van de Graaff, em 2009; o seu Doutorado em Ciências, pelo Instituto de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2008; o seu Mestrado em Astronomia, pelo Observatório Nacional, em 2004 e o seu Bacharelado em Astronomia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2002.

Ação Odontológica Preventiva no Parque Novo Horizonte

Alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram, dia 27 de setembro, de mais uma ação preventiva organizada pelo Ministério Amor e Vida, direcionada aos moradores do Parque Novo Horizonte.

   

Foram realizadas atividades de educação em saúde bucal, para promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças bucais. Os alunos, por intermédio de teatro de fantoches e animação com fantasias, ensinaram técnicas de escovação e bons hábitos na alimentação. As atividades deram enfoque principalmente à cárie dentária e à doença periodontal, visto que o aspecto comportamental é fator determinante para o desenvolvimento das doenças bucais. Os participantes também receberam Kit de higiene bucal e um folheto do Curso de Odontologia da Univap, juntamente com orientações sobre como efetuar o cadastro para atendimento nas clínicas odontológicas da Universidade.

 

Participaram das atividades no Parque Novo Horizonte 6 professores e 13 alunos, que atenderam aproximadamente 85 pessoas, entre 0 e 61 anos.
O Ministério Amor é Vida, coligado à organização evangélica internacional e interdenominacional, fundada em 1957, procura, por intermédio de profissionais voluntários, parcerias com instituições educacionais, igrejas locais e pessoas da comunidade, realizar atividades em prol de populações carentes de recursos financeiros das cidades onde atua. O Ministério de Amor é Vida em São José dos Campos está sob a coordenação da Sra. Dirce Aragão.

Seresta na Faculdade da Terceira Idade

 



Os alunos da Faculdade da Terceira Idade assistiram, dia 23 de setembro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedito de Souza, à apresentação do Show Piano em Seresta, com a participação de Moysés (canto) e Guilherme (piano).
A apresentação foi organizada pela Cultura Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

Exposição: Eu, Mar, Ilha

A Coordenadoria do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) convidou a psicóloga e artista plástica Marília Weis para expor seus trabalhos na Galeria de Arte Ivonne Tessin Weis, na Unidade Aquarius da Univap.
A abertura da exposição foi realizada dia 16 de outubro, com a presença da direção da Faculdade, professores e alunos.

 

A exibição, que permaneceu até 20 de outubro, contempla desenhos e pinturas realizadas em capa de revestimento sintético, tinta acrílica, predominando a figura humana.
De acordo com a coordenadora do curso, Maria Angélica Gomes Maia, exposições como essa propiciam a inserção do aluno no universo da arte e valorizam os artistas da região.

O Dia “D” da Univap
Instituição Socialmente Responsável


A Univap realizou dia 20 de setembro, das 8h às 14h, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, por intermédio dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) uma série de atendimentos à comunidade, denominado o Dia “D” - Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, atendendo as normas da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) que tem por objetivo organizar, anualmente, num só dia, pelas IES de todo país, e/ou em espaços definidos, uma mostra de suas ações, realizada sempre no mês de setembro.
A Instituição de Ensino Superior que apresenta seus projetos anuais e participa das ações estabelecidas pela ABMES recebe anualmente um selo de reconhecimento pelos serviços prestados como uma Instituição Socialmente Responsável.

 

A atividade realizada no Parque Vicentina Aranha fez parte de uma extensa programação idealizada no início de cada ano letivo na Faculdade que busca levar à população da cidade e municípios vizinhos, o conhecimento e atendimento nas áreas de: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Alunos e professores são envolvidos nos atendimentos realizados pela Faculdade que preza pela "excelência no cuidar" da saúde do ser humano. Todos os oito cursos estão aptos e possuem conhecimentos necessários para intervenções preventivas e curativas, buscando desta forma aprimorar a qualidade de vida das pessoas.

 

O “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, promovido pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, foi precedido por seminários de sensibilização e por publicações da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) sobre o tema responsabilidade/compromisso social das IES. A Univap recebeu o selo pela primeira vez em 2012/2013 e foi contemplada novamente este ano, tendo em vista as atividades que realiza na área da saúde. Entre os programas desenvolvidos na Universidade por intermédio da FCS, estão: Workshop Sou + Saúde e o Programa Mão na Massa que envolve a realização de oficinas de práticas profissionais para estudantes do Ensino Médio; Atendimentos no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS, no Campus Urbanova, nas áreas da Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional; Atendimento Odontológico nas Clínicas do Campus Urbanova; em Unidades Móveis e em outros espaços; Recuperação estética por intermédio da confecção de próteses faciais, oculares e nasais; seminários e palestras, entre outras intervenções.

Semana do Idoso

A Faculdade da Terceira Idade Univap, a fim de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado dia 1º de outubro, organizou, em parceria com o Sesc de São José dos Campos, uma programação especial, que teve início dia 30 de setembro e encerrou-se no dia 2 de outubro.
No dia 30 de setembro, as atividades tiveram início no período da tarde, no Teatro Univap, com a palestra “Projetos de Vida − Redescobrindo Sonhos”, proferida pelo Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, que propôs uma reflexão a respeito dos fatores que influenciam a construção dos projetos de vida e que se concretizam nos sonhos.

   

No dia 1º de outubro, às 18h30, assistiram no Sesc ao filme: E se vivêssemos todos juntos? (Direção Stéphane Robelin. França − Alemanha. 2012) e logo após a sessão, discutiram a narrativa do filme com a participação da Psicóloga Rosana Spessoto, especialista em Psicologia Analítica pela Universidade São Francisco − SP.
No dia 2, também no Sesc, os alunos puderam apreciar a apresentação musical Trovadores Urbanos, que encerrou a Semana do Idoso, numa tarde repleta de cultura e lazer. Os seresteiros mais famosos do Brasil criaram um espetáculo sobre os baús abertos da nossa memória afetiva.

Vestibular 2015


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

Público Alvo: funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação

Dias da Semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horários: das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

Obs.: Regulamento e Contrato

Outubro/Novembro
Programa Mão na Massa

Colégios Univap − Unidade Centro

Horário: das 9h às 12h

Informações: (12) 3947-1081

30 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
Novos Rumos ... Novos Desafios (FCSAC)

Local: Campus Urbanova

Informações e Inscrições: www.eventick.com.br/novos-rumos-novos-desafios

1º de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde”

Tema: A busca pela sinergia entre gestão e qualidade

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova da Univap

Evento Gratuito − Vagas Limitadas

Inscrições: eventos@ativia.com.br

Telefone: (12) 3954-3954 Ramal 250 ou 251

Realização: Ativia/Univap/FCS

Patrocínio: Hospital Alvorada/Tomovale/Suppory Segma/FAAP

Site: http://www.ativia.com.br/ativia/index.php?pg=noticias&id=1033

6 de novembro
Programa Mão na Massa

Colégios Univap − Unidades Aquarius (SJCampos) e Villa Branca (Jacareí)

Horário: das 14h às 17h

Informações: (12) 3947-1081

30 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Avaliação de Conhecimento Integrado (Todos os cursos)

1° de dezembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

Apartir das 8h

9 de dezembro
Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial

Períodos: Tarde e Noite

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Informações: 3947-1145

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas