220ª Edição - Ano VII
De 2 a 22 de setembro/2014
 

Gilson de Cássia Carvalho, um educador
(In memoriam)


Dr. Gilson em abril de 2014 na FCS/Univap
 
O vazio provocado pela partida inesperada, desavisada, de Gilson desse mundo ainda não assentou na equipe coordenadora do Projeto Curso de Medicina. Vínhamos convivendo muito proximamente com ele, pessoa tão querida, única, rara, que nos convencia sem palavras, apenas com a retidão de suas ações. Em uma das inúmeras ocasiões que se seguiram ao seu falecimento e que, invariavelmente, celebraram a sua vida e os seus feitos na área da saúde, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, equiparou-o a Paulo Freire, pela forma simultaneamente simples, direta e emancipadora de ensinar e se comunicar. Já tínhamos antes feito essa relação - são certamente almas gêmeas. E não estamos falando da semelhança física (que incluía a inconfundível barba), mas dos sentidos do educador - a escuta atenta e reflexiva, o olhar que acolhe, o respeito ao saber dos educandos, os gestos que deixam o locutor à vontade para expor as ideias e o convidam à reflexão crítica e troca construtiva, a materialização das palavras no exercício da vida.
Gilson, nascido sergipano, criado mineiro, crescido joseense e vivido brasileiro, assim como Freire, deixava claro seu posicionamento ético e sua defesa da vida, das pessoas, dos direitos humanos e, claro, do SUS. E na sua trajetória profissional, como médico pediatra, sanitarista, secretário de saúde da cidade de São José dos Campos, assessor e consultor do Ministério da Saúde e de diversos órgãos públicos e da sociedade civil organizada, era sempre reconhecível por esse papel aqui ressaltado - o de educador, aquele que ensina e aprende, ouve e reflete; responde e questiona. Nunca se apropriava dos conhecimentos: "conhecimento é para ser compartilhado, uma vez pensado não tem mais dono".

Cursos da Univap no Guia do Estudante

 


O Diretor de Redação Fábio Volpe, do Guia do Estudante, impresso pela Editora Abril, informou à Reitoria da Univap, no último dia 4 de setembro, os cursos da Universidade que foram estrelados na avaliação geral do Guia do Estudante (GE), e constarão da publicação “GE − Profissões Vestibular 2015”, disponível nas bancas de jornal de todo o País, a partir do dia 10 de outubro de 2014.






Curso Estrelas
Administração 3
Biomedicina 3
Ciências Biológicas 3
Educação Física 3
Engenharia Aeronáutica e Espaço 3
Engenharia Ambiental e Sanitária 3
Engenharia Biomédica 4
Engenharia Civil 3
Engenharia da Computação 3
Engenharia Eletrônica 3
Farmácia 3
Fisioterapia 3
Jornalismo 3
Nutrição 4
Odontologia 3
Pedagogia 3
Rádio e TV 3
Serviço Social 4
Terapia Ocupacional 3

Informações sobre os cursos no site: www.univap.br.

Programa Mão na Massa

Cerca de 38 alunos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, localizado no Jardim Esplanada, participaram, dia 21 de agosto, do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Univap.

Programa jornalístico de TV
 
Produção de nanobiomateriais
 
Dinâmica de Voo

Organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), em parceria com a Direção do Colégio, o Programa, oferecido no período da tarde, foi realizado nos Laboratórios das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde; Educação e Artes e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.
Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Plasma e a sua natureza
 
Iniciação à Robótica
 
Toque de Midas

O Programa é desenvolvido no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Univap, onde está concentrada a maioria das Faculdades e o Instituto de Pesquisa. São mais de 100 laboratórios, que abrem suas portas para receber estudantes, seus familiares e amigos, assim como professores e todos aqueles que quiserem vivenciar um dia de prática profissional.
Para participar do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, a Universidade está desenvolvendo um site, onde os interessados poderão fazer a sua inscrição e escolher as oficinas que querem participar, nas datas preestabelecidas pela Comissão Organizadora.

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap
Tel.: (12) 3947-1080
E-mail: maonamassa@univap.br

Univap participa do 1º Workshop Sobre Profissões e Carreiras
Colégio Nossa Senhora Aparecida


O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, administrado pelas Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, realizou dia 22 de agosto, o 1º Workshop sobre Profissões e Carreiras.
O convite do Colégio foi direcionado à Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que intermediou com as Faculdades a possibilidade de contribuir para o sucesso do evento.

   

Participaram de uma mesa redonda, para falar das respectivas áreas, seus aspectos positivos e desafios da profissão, o Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, Diretor da Faculdade de Direito; a Profª Mestra Vânia Braz, Coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e a Profª Mestra Patrícia Marcondes dos Santos, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo. Além dos docentes da Univap, também prestigiaram o evento o Secretário de Educação da Prefeitura Municipal, Prof. Célio da Silva Chaves, entre outros dirigentes de escolas e autoridades do município.
As instituições de ensino participantes tiveram também na ocasião a oportunidade de divulgar seus cursos, entregando aos presentes material promocional.

Aula Magna do Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap

A direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), que coordenada os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap, convidou o Prof. Rainer Randolph, Doutor em Ciências Econômicas e Sociais - Universidade Erlangen-Nuremberg/RFA (Friedrich-Alexander) e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ministrar a aula magna do Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, dia 19 de agosto.

A diretora do IP&D, Sandra Costa, na abertura
do evento
 
Bernadete, esposa do Prof. Emmanuel,
representante da família

A aula magna tratou da temática “Cooperação federativa, arranjos institucionais e arenas sociopolíticas espaciais”.
O convidado atua no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, nas áreas de: expansão metropolitana; urbanização em áreas perímetropolitanas e relações urbano-rurais; segregação e mobilidade sócioespacial em escala regional; planejamento subversivo e novas formas de participação na gestão urbana e regional; redes sóciotécnicas.
Por ocasião da aula magna e com a finalidade de prestar uma justa homenagem ao ex-professor do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos, falecido dia 12 de junho, a direção do IP&D, deu o nome dele ao Auditório do IP&D.

O Auditório Prof. Dr. Emmanuel
Antonio dos Santos do IP&D
 
Dr. Rainer da UFRJ durante a aula
magna
 
Vista parcial do Auditório

O Prof. Emmanuel era doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (USP); era Secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura da atual gestão da Prefeitura de São José dos Campos. Foi diretor de Planejamento de São José de 1993 a 1995, quando coordenou a elaboração do plano diretor de desenvolvimento integrado. Também foi professor do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) e da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Teatro em Cordel na Universidade

Alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap tiveram a oportunidade de assistir, no dia 8 de setembro, no período da noite, à apresentação do Teatro em Cordel: Da Lenda de Romãozinho à Peleja de João Grilo e Chicó, sob a direção de Edmilson Santini.
O espetáculo reúne várias histórias de linguagem de cordel, em que o narrador desdobra-se entre o canto, a encenação e a fala, propondo ao público um passeio cênico-poético pelos diversos temas que compõem o repertório da apresentação.

   

Durante a encenação, que é uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna e aos sotaques do Bumba-Meu-Boi, entre outras, e cuja concepção e própria atuação é de Santini, são apresentadas narrativas que propõem um mote à plateia, convidada a cantar junto.
Se contando um conto, acrescenta-se um ponto, no Teatro em Cordel acrescenta-se pontos diversos. Há uma palestra inicial − ao som de instrumentos típicos − que situa a plateia nas origens da literatura de cordel; seguindo-se de encenação e contação da história propriamente dita. Assim, o Teatro em Cordel cumpre função educativa-cultural, sem deixar de ser, naturalmente, de entretenimento e de lazer.
A apresentação na Univap se deu por intermédio do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, em parceria com a direção da FCSAC.

Lançamento do Livro “Envelhecer Vivendo”

 
A Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profª Mestra Débora Guedes e a Assistente Social da Faculdade da Terceira Idade Univap de São José dos Campos, Jaqueline Mergen, estiveram no Sesc de São José dos Campos, dia 16 de agosto, às 15h, para a cerimônia de lançamento do livro “Envelhecer Vivendo”, de autoria da bibliotecária aposentada e professora Lourdes Mesquita Siqueira, 93 anos.
A Profª Lourdes, graduada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP), fez parte da equipe que implantou a Biblioteca Central do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na década de 1950. Lá criou, em 1965, um Curso de Informação em Tecnologia e Estrutura do Trabalho Científico, que ministrou até 1991, quando se aposentou.
A autora, além de possuir outras publicações de técnicas normativas, atualmente é presidente do Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida de Caçapava; Criadora da Academia Caçapavense de Letras e Coordenadora Pedagógica da Faculdade da Terceira Idade Univap daquele município.
Em seu novo livro, a autora faz uma reflexão sobre o universo do aprendizado, dos sonhos e dos projetos de vida.

A Relação Universidade-Empresa

A Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação convidou o Prof. Dr. Luiz Eugênio A. de Moraes Mello, Diretor Global de Tecnologia da Vale S/A, Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Editor Setorial do Brasilian Journal of Medical and Biological Research, para ministrar uma palestra aos professores da Universidade.

 

A palestra, ministrada dia 8 de agosto, dentro da programação da Semana de Aperfeiçoamento à Docência, foi realizada no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova.
O pesquisador convidado atua nas áreas de plasticidade neuronal; mecanismos básicos de acupuntura; epilepsia; degeneração neuronal; células tronco; fisiologia e fisiopatologia do sono e em gestão de Ciência e Tecnologia.
O Prof. Luiz Mello também foi membro dos conselhos científicos do CNPq e da Fapesp. Muito contribuiu na discussão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias. Colaborou também para a aprovação pela Câmara dos Deputados da Lei que regulamenta a experimentação animal e que acabou por criar o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
Sua atividade à frente da criação de uma rede de institutos de tecnologia dentro da antiga Vale do Rio Doce (atual Vale S.A.) inaugura um novo modelo de atuação da área empresarial privada em ciência e tecnologia no Brasil.

Sistema, Princípios Tributários e Competência

 
O Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Bacha, convidou o Especialistas em Direito Tributário, Prof. Paulo de Barros Carvalho, para ministrar aos alunos, dia 13 de setembro, a palestra: "Sistema, Princípios Tributários e Competência".

O Direito Tributário Brasileiro é um verdadeiro Sistema Constitucional Tributário. Logo, ao estudo correto da norma de competência, se torna imprescindível delinear qual é o alcance dos princípios constitucionais em matéria tributária, com o objetivo de se fazer uma verdadeira interpretação dos dispositivos que especificam e delimitam este ramo do direito, tornando possível entendê-lo de forma particular, algo que, por consequência, possibilitará compreender de forma mais acurada, também, o restante do ordenamento jurídico, até em razão de sua proximidade e de sua indissociabilidade com o Direito Constitucional.

Fontes: FD/ http://www.ambito-juridico.com.br

Univap Assina Parceria Educacional com o Hospital Sírio-Libanês

Dr. Roberto, Drª Emília e Dr. Mário

 
A Univap assinou, dia 12 de setembro, por tempo indeterminado, um Memorando de Entendimento Para Formatação de Parceria Educacional com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) de São Paulo. A parceria tem por finalidade o aprimoramento da formação médica no Brasil, o fortalecimento do processo de educação permanente e o estímulo à pesquisa aplicada ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Estiveram presente na cerimônia de assinatura do Memorando, o Prof. Dr. Roberto de Queiroz Padilha, Coordenador do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa e o Coordenador do Curso de Fisioterapia da FCS, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima (foto).
O Programa do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) de apoio às escolas médicas se denomina CMIRA, acrônimo que resume o principal objetivo (a aquisição de competência médica) e as formas de obtê-la: mobilidade estudantil (aprendizagem em vários cenários), internacionalização da escola médica, qualificação da residência médica e avaliação das competências adquiridas. O programa consiste de uma série de ações que envolvem o aprimoramento e atualização do corpo docente da Univap na área da Saúde, por intermédio de metodologias ativas no ensino profissional; do compartilhamento do conhecimento com profissionais de relevante expressão do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL; da disponibilização de softwares nas diversas áreas do conhecimento para diferentes atividades, entre elas, casos clínicos, aulas expositivas e videoconferência; da oferta de campos de estágio a docentes e discentes da Univap e da participação em programas de avaliação do conhecimento, instrumentados por Board internacional.
A parceria irá proporcionar a formação ativa aos novos docentes médicos e inclui a familiarização com mecanismos pedagógicos que lhes permitam atuar na atenção à saúde e no desenvolvimento de habilidades de comunicação, em busca de aperfeiçoamento constante, capacitados tanto para a tomada de decisão como para a gestão de recursos e pessoas visando o bem da comunidade.
De acordo com a Profª Drª Paula Carnevale, que vem acompanhando o projeto do curso de medicina desde o início, a proposta de educação permanente do IEP está alinhada com o projeto da Universidade. A formação docente, o uso de metodologias inovadoras de ensino, a preocupação com os processos avaliativos, a troca de conhecimento são processos fundamentais para um curso de qualidade e certamente serão aprimorados com os novos parceiros. Os médicos formados estarão certamente aptos a trabalhar pela vida dos cidadãos e das comunidades, eixo norteador do curso, sempre reforçado por nosso condutor, saudoso Gilson Carvalho.

Visita à Sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região

 
O Prof. Luiz Fernando Faria de Souza, orientador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap, e 40 alunos do último semestre visitaram, dia 4 de setembro, a Sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região − TRF3, situada na Avenida Paulista, em São Paulo.
Recepcionados pelo Cerimonial do Tribunal, os alunos e docente da Univap assistiram ao vídeo institucional, conheceram as instalações do TRF3 e presenciaram uma sessão de julgamento, acompanhando as sustentações orais dos advogados inscritos.
O Presidente da Sessão, Desembargador Carlos Muta, solicitou aos demais Desembargadores presentes que proferissem seus votos de modo didático e explanação sobre os processos, declarando sua decisão de forma clara e simplificada. O pedido do presidente foi com objetivo de facilitar o entendimento por parte dos alunos visitantes. A colaboração do presidente do TRF3 propiciou aos estudantes uma verdadeira aula de Direito Material e Processual.
No encerramento da Sessão, o grupo da Univap ainda teve a oportunidade de conhecer a sala do Ouvidor do TRF3, Desembargador Marcio Morais; a estrutura do gabinete e a rotina de trabalho.

Grupo de Teatro Univap
Lira para Piano e Pedras


Os alunos das Faculdades de Educação e Artes (FEA) e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, membros do “Grupo de Teatro Casa de Benê”, participaram da 29ª Edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), com a peça: Lira para Piano e Pedras.
A peça encenada pelos alunos da Univap retrata o mês de maio de 1968. A América Latina, então sob pressão dos diversos regimes autoritários, tinha marcado em sua trajetória os ditos “Anos de Chumbo” e velhos padrões foram sendo contestados por aqueles que aspiravam a liberdade. Essa é a história de cinco jovens apaixonados pela vida: Lucas, Diogo, Marcos, Regina e Ninon, que viram suas histórias serem atravessadas pela Ditadura Militar que calou o objeto de suas paixões. Amar não era mais um exercício natural da vida, mas sim um compromisso vital de honra.

   

A peça foi encenada no Festivale, dias 10 e 11 de setembro, às 19h30, nas Casas de Cultura Eugênia da Silva (Parque Novo Horizonte) e Tim Lopes (Bosque dos Eucaliptos). Anteriormente, foi apresentada no Balaio Estudantil, dia 29 de julho; rendeu o prêmio de melhor ator para Edgar Veríssimo e melhor atriz coadjuvante para Tatiane Fernandes.
O Grupo de Teatro Casa de Benê foi criado em dedicação ao espaço e à pessoa de Benedito Alves da Silva, nome também do Cine Teatro, localizado em frente ao Banhado em São José dos Campos. Tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva hoje é um local sem qualquer atividade cultural e está totalmente abandonado pelo poder público.
O Festivale, organizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e realizado anualmente, está em sua 29ª Edição. O Festival tem por objetivo despertar talentos, formar plateias e trocar experiências entre artistas e profissionais das artes cênicas. Durante o mês de setembro, apresenta espetáculos de rua, palco, bonecos e peças infanto-juvenis, com vasta programação, que inclui mostras, debates, oficinas e workshops.
Participam do Grupo de Teatro Casa de Benê: Direção e Adaptação: Elcio de Carvalho; Elenco: Alessia Krisanovski / Amanda Evelyn / Edgar Veríssimo / Elton Caraça / Felipe Uchôas / Gabriel Nascimento / Gabriel Piña / Guilherme Augusto / Isabela Oliveira / Louise Guerreiro / Marcelo Menezes / Marcio Augusto / Matheus Leão / Tatiane Fernandes; Produção: Rafaele Fernandes / Louise Guerreiro; Desenho de Luz: Louise Guerreiro / Guilherme Augusto; Sonoplastia e Trilha Sonora: Elcio de Carvalho e Rafael Chamusca; Figurino: Louise Guerreiro / Tiago Moura / Amanda Evelyn / Alessia Krisanovski; Fotografia: Vinícius Anjos.

Mutirão de Audiências
Univap, Procon e Juizado Especial Cível


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, dia 11 de setembro, nas instalações do NPJ, Jardim Aquarius, o segundo Mutirão de Audiências de Conciliação de 2014, com cerca de 70% de acordos.

 

O objetivo do Mutirão, que contou com a participação de 100 estagiários do curso de Direito da Univap, professores orientadores, do Juizado Especial Cível e da equipe técnica do Procon, é dar solução a casos de queixas de consumidores.
De acordo com a Profª Denise Passos da Costa Plínio, Coordenadora do NPJ, esta é a oitava vez que o Procon e a Faculdade de Direito da Univap se unem para resolver os inúmeros casos de reclamações registrados no órgão da Prefeitura. “O objetivo da ação conjunta é agilizar o atendimento aos consumidores; permitir que os estagiários coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula e evitar uma maior sobrecarga ao Poder Judiciário”, enfatiza.

 

Participaram da abertura dos trabalhos na Univap o Prefeito Municipal, Carlinhos de Almeida; o Diretor da Faculdade, Prof. Dr. Sérgio Bacha; a Coordenadora do NPJ, Profª Drª Denise Costa Plínio; os Juízes Dr. Marcos Pagan e Drª Elaine Cristina Cavalcante, do Juizado Especial Cível de São José dos Campos; além das equipes de apoio das instituições envolvidas.

Teatro Infantil

 

A Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) em parceria com a Companhia Teatral Mulheres em Atos, realizou gratuitamente no Teatro Univap, dia 24 de agosto, a partir das 15h, a pré-estreia da peça teatral Infantil “Caixas Mágicas − ou o que tem dentro das coisas”, sob a direção de Cláudia Savastano.

XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira
Participação de Docentes e Alunos da Univap


 
Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, foi realizada no Hotel Atlântico, em Búzios (RJ), a XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que este ano comemora seus 40 anos de fundação.
A Univap foi a quarta instituição com maior número de participantes no evento, totalizando 17 integrantes do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade.
Participaram da Reunião Anual da SAB os Professores Doutores Caius Lucius Selhorst, Diana Paula Andrade, Francisco Carlos Rocha Fernandes e Sérgio Pilling.
Mais uma vez, a participação dos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Física e Astronomia da Universidade foi expressiva. Estiveram presentes os doutorandos Me. Alexandre Bergantini de Souza; Me. Deise Aparecida Rosa; Fredson Araújo Vasconcelos; Me. Rafael Douglas Cunha da Silva; Me Victor de Souza Bonfim e Me. Will Robson Monteiro Rocha e os mestrandos Alexandre José de Oliveira e Silva; Caroline Dambelle Barroso de Castro; Cesar Hipólito Pinto; Dino Beghetto Jr. e Matheus Soares Palhares, além da participação das alunas de Iniciação Cientifica Luana Souza Borges e Karla Faquine, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU).
Durante o evento, foram apresentados 30 trabalhos científicos com a participação dos membros da Univap, sendo 5 comunicações orais e 25 na forma de painéis, nas seguintes áreas: Astronomia Estelar; Astronomia Extragalática; Meio Interestelar; Astrobiologia; Física Solar; Instrumentação Astronômica e Ensino e Divulgação em Astronomia.
Como nos anos anteriores, a participação dos professores e de alunos teve o apoio de órgãos de fomento, da SAB e da própria Universidade, demonstrando seu comprometimento com as atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição.

A Evolução da Justiça do Trabalho e as Ações Coletivas
Palestra Faz parte das Comemorações dos 60 Anos da Faculdade de Direito


 
A Diretoria da Faculdade de Direito da Univap convidou o Desembargador e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. Flávio Allegretti Cooper, para ministrar uma palestra aos alunos e convidados, como parte da programação em comemoração aos 60 anos de criação da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba.

A palestra realizada no Teatro Univap, dia 16 de setembro, sobre a temática: “A Evolução da Justiça do Trabalho e as Ações Coletivas”, foi também prestiagiada pela Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São José dos Campos, Drª Silvia Dias, a Juíza da 5ª Vara Trabalhista, Maria da Graça Barbosa, pelo Diretor Jurídico do Jornal O Vale, Dr. Gustavo Vantine, além de outras autoridades.

Visita à Cisco do Brasil

 
A convite de Luciano Linzmaier, Diretor Executivo da Dalcom Tecnologia, uma visita à Cisco do Brasil, em São Paulo, foi realizada dia 5 de setembro. O objetivo foi apresentar à comitiva da FVE/Univap e ACI de São José dos Campos os projetos de TI que a Dalcom realiza para o setor de Educação com o apoio da Cisco, envolvendo dois pilares: Gestão Acadêmica e Ganho de Eficiência.
Participaram da comitiva: o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Diretor da TV Univap, Prof. Mestre Fernando Moreira e o Gerente de TI da FVE/Univap, Vladimir M. Costa, acompanhados pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos, Felipe Cury.
Na Cisco, a Comitiva foi recebida pelo Sr. Ricardo Santos, responsável pelo Setor de Desenvolvimento e Negócios do Mercado de Educação, que acompanhou a todos e fez uma demonstração do trabalho realizado pela Dalcom Tecnologia em parceria com a Cisco.

Café com Prosa
De volta aos Anos 60


Quem teve a oportunidade de prestigiar o 8º Encontro do Café com Prosa “De Volta aos Anos 60”, realizado dia 12 de setembro, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, não se arrependeu. A festa animadíssima só foi possível devido à colaboração de funcionários de vários setores da Universidade, entre eles, o pessoal do Ceplade, Serviços Gerais, Reitoria, Diretores de Faculdades, Progeduc e, em especial, do IP&D. O grande colaborador, que permitiu que esse evento fosse um sucesso, foi o funcionário do IP&D, Diogo Correa, que concedeu toda a decoração, som e iluminação.

   

Além dos quitutes e refrigerantes servidos, os presentes dançaram muito, ouvindo músicas da época numa pista de dança, decorada com globo espelhado, canhões com luzes e laser.
A equipe organizadora do evento, neste 8º Encontro, também propôs que os funcionários fossem caracterizados com roupas da época. Escolhidos por aplausos, os selecionados foram: Rosangela Castro Gonzaga (Secretaria Geral), Maria Aparecida S. Almeida (Prefeitura), Cinara da Cunha P. Giglio (Progeduc), Diana Paula A. P. G. de Oliveira (IP&D) e Tânia de Fátima A. Chaves (FCS), premiadas com uma garrafa de vinho, doadas pelos diretores da Universidade.
Participaram do evento cerca 250 pessoas, entre professores, funcionários e alguns alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

   

próximo encontro do Café com Prosa será realizado dia 16 de outubro, quinta-feira, das 15h às 18h, com a presença da dupla musical Rodi & Cezinha, que apresentará um repertório musical de bossa nova, samba canção e outros ritmos ditados por compositores da MPB, entre eles, Cartola, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ataulfo Alves, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Ivan Lins, João Nogueira, Tim Maia, entre muitos outros. A temática do Café com Prosa do mês de outubro será: “Ao Som da Estação ...” e será realizado no Bloco 5 - Térreo - Prédio da Biblioteca Central, próximo ao Auditório, no Campus Urbanova.
O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. A ideia é construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e promover diálogos que envolvam arte e ciência entre os participantes.
A participação de alunos é sempre bem-vinda e os organizadores contam com o apoio de todos (alunos e funcionários), para que apresentem sugestões e tragam para dentro da Universidade seus objetos de inspiração, seja por intermédio da música, da literatura ou de outras formas de expressão.

Dê sua sugestão por e-mail: dialogo@univap.brgabinete@univap.br

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio da EE Prof. Pedro Mazza Visitam a Univap

A Univap recebeu, dia 17 de setembro, a visita de 30 alunos acompanhados de dois professores da Escola Estadual Pedro Mazza, localizada no Jardim da Granja, interessados em conhecer a infraestrutura do Campus Urbanova.

   

Os alunos foram recepcionados no prédio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC/Bloco 2), onde assistiram ao vídeo institucional e receberam orientações sobre o Processo Seletivo, ProUni e Financiamento Estudantil. Em seguida, visitaram parte das instalações do Curso de Educação Física (FEA); Curso de Odontologia (FCS); TV Univap (FCSAC); Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Farmácia (FCS); Gastronomia (Bloco 9/FCSAC); Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e o Centro de Estudos da Natureza, que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais (CEN/FEA).

   

A organização de recepção às Escolas do Estado ou Colégios está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.

 

Tendo em vista a grande procura e de forma a padronizar as ações propostas, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes faculdades, definiu que, a partir do mês de setembro, as visitas de Escolas/Colégios serão agendadas sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para saber mais, entre em contato com o telefone: (12) 3947-1080

Poesia em Movimento - Show

 




A Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou no Teatro Univap, o Show com Marco Aguyar, denominado “Poesia em Movimento”.
O evento gratuito e direcionado à comunidade foi realizado dia 31 de agosto, a partir das 19 horas.

Coral Univap
Inscrições abertas para Novos Integrantes


Coral no Teatro Univap dia 16 de agosto de 2013
 
A Univap recebe inscrições para os novos interessados em participar do seu Coral, que realiza ensaios sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no Salão Azul da Unidade Aquarius, Rua Dr. Tertuliano Delfim Júnior, 181, em frente à Praça do Jardim Aquarius, em São José dos Campos.
O Coral da Univap foi criado por iniciativa do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.
Sob a responsabilidade e regência do Maestro Prof. Me. José Roberto Cannizza, o Coral tem por objetivo oferecer à comunidade acadêmica, bem como para a população em geral, a oportunidade de desenvolver o potencial criativo por intermédio do canto.
Além da prática coral são também oferecidas aulas de técnica vocal, leitura musical e noções da história da música.
Sem a necessidade de experiência ou de conhecimento musical, o Coral Univap, que conta hoje com 20 participantes, realizou sua primeira apresentação em dezembro de 2012.
Atualmente, no prédio da Unidade Aquarius, funciona o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito e o Colégio Univap.

Informações: 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br, ou diretamente com o Maestro por intermédio do E-mail: robcan@univap.br

O Uso Correto de Animais em Pesquisa

O Comitê de Ética em Uso de Animais da Univap (Ceua/Univap) realizou, de 14 de agosto a 17 de setembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, o segundo Curso Sobre Capacitação em Uso de Animais em Pesquisa. O objetivo foi orientar os alunos que utilizam animais em suas pesquisas a como trabalhar, manipular e também cuidar dos animais de Laboratório.

O Prof. Dr. José Carlos Cogo
 
Vista parcial do Auditório

No Curso foram abordados temas relevantes como: legislação atualizada que permite o uso de animais em pesquisas; trabalhos em biotério; manipulação, biologia, fisiologia e anestesia em animais de laboratório.

Vital Brasil


Temporada de Observação do Céu

 
O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap convida a todos para suas noites de observação no Campus Urbanova. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas também para grupos fechados, como escolas, por exemplo, e ocorrem todas as segundas- feiras, das 18h30 às 21h.
Para agendar uma visita, envie um e-mail para observatorio@univap.br com suas informações e o número de visitantes, ou acesse o formulário de inscrição na página do observatório: www1.univap.br. As atividades incluem uma palestra introdutória e observação do céu.

Aguardamos sua visita!

Caixa Econômica Federal Premiará Encontro de Iniciação Científica da Univap


A Caixa Econômica Federal, além de patrocinar mais uma vez o Encontro de Iniciação Científica da Univap, a ser realizado dias 23 e 24 de outubro, no Campus Urbanova, este ano vai premiar projetos que contribuam para o Desenvolvimento Habitacional do Programa “Minha Casa, Minha Vida - Faixa 1”.
Esta é a 18ª Edição do Encontro de Iniciação Científica Univap, que este ano tem como tema central: Ciência para um Planeta Urbano, e pretende debater e discutir trabalhos que vislumbrem modos alternativos de desenvolvimento nas áreas da saúde, energia, água, habitação, ambiente, resíduos, entre outros.
A Caixa premiará os três melhores trabalhos apresentados na área habitacional. Para o 1º lugar, em dinheiro, o valor de R$ 2 mil; 2º lugar, R$ 1 mil e para o 3º a entrega de um Tablet.
A Univap realiza desde 1996 o Encontro de Iniciação Científica. Implantou depois mais dois eventos semelhantes: o Encontro de Pós-Graduação, que este ano realiza a sua 14ª Edição, direcionado para alunos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, e o Encontro de Iniciação Científica Júnior, 8ª Edição, aos alunos do Ensino Médio.
O 18º Encontro de Iniciação Científica, o 14º Encontro de Pós-Graduação e o 8º INIC Jr. serão realizados dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), o evento tem por objetivo abrir espaço para discussão da produção científica realizada por alunos do Ensino Médio, da Graduação e Pós-Graduação, por intermédio da apresentação de seus trabalhos selecionados pelo Comitê Científico da Universidade.
Participam do evento anual alunos de mais de 100 instituições de Ensino e de diversos Estados brasileiros, que aproveitam a oportunidade para o aprofundar o conhecimento e o intercâmbio científico e cultural.

Informações: www.inicepg.univap.br   E-mail: infoinic@univap.br.

Vestibular 2015


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

Público Alvo: funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação

Dias da Semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horários: das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

Obs.: Regulamento e Contrato

Outubro/Novembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

Horário: Das 8h às 10h

8 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
Café com Prosa "Ao Som da Estação ..."

Apresentação Musical com Rodi & Cezinha

Local: Térreo − Bloco 5 (Prédio da Biblioteca Central)

Horário: das 15h às 18h

Informações: (12) 3947-1080

16 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde”

Tema: A busca pela sinergia entre gestão e qualidade

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova da Univap

Evento Gratuito − Vagas Limitadas

Inscrições: eventos@ativia.com.br

Telefone: (12) 3954-3954 Ramal 250 ou 251

Realização: Ativia/Univap/FCS

Patrocínio: Hospital Alvorada/Tomovale/Suppory Segma/FAAP

Site: http://www.ativia.com.br/ativia/index.php?pg=noticias&id=1033

6 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Avaliação de Conhecimento Integrado (Todos os cursos)

1° de dezembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

Apartir das 8h

9 de dezembro
Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial

Períodos: Tarde e Noite

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Informações: 3947-1145

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas