219ª Edição - Ano VII
De 12 de agosto a 1 setembro/2014
 

Reconhecimento e Renovação de Cursos

Cinara ministra palestra no Ceplade
 
Com o objetivo de dar apoio aos coordenadores dos cursos de graduação da Universidade em relação ao processo de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento dos Cursos de Graduação, a Coordenadoria de Avaliação da Pró-reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) realizou um encontro dia 2 de julho, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, no qual foram apresentadas por Cinara Pinto da Cunha Giglio, da Coordenadoria de Avaliação e Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), informações sobre a legislação, instrumentos atuais e procedimentos que fazem parte do processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos de graduação. A reunião teve a participação de 24 coordenadores de diferentes cursos da Univap e da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde.

Caixa Econômica Federal Premiará Encontro de Iniciação Científica da Univap


A Caixa Econômica Federal, além de patrocinar mais uma vez o Encontro de Iniciação Científica da Univap, a ser realizado dias 23 e 24 de outubro, no Campus Urbanova, este ano vai premiar projetos que contribuam para o Desenvolvimento Habitacional do Programa “Minha Casa, Minha Vida - Faixa 1”.
Esta é a 18ª Edição do Encontro de Iniciação Científica Univap, que este ano tem como tema central: Ciência para um Planeta Urbano, e pretende debater e discutir trabalhos que vislumbrem modos alternativos de desenvolvimento nas áreas da saúde, energia, água, habitação, ambiente, resíduos, entre outros.
A Caixa premiará os três melhores trabalhos apresentados na área habitacional. Para o 1º lugar, em dinheiro, o valor de R$ 2 mil; 2º lugar, R$ 1 mil e para o 3º a entrega de um Tablet.
A Univap realiza desde 1996 o Encontro de Iniciação Científica. Implantou depois mais dois eventos semelhantes: o Encontro de Pós-Graduação, que este ano realiza a sua 14ª Edição, direcionado para alunos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, e o Encontro de Iniciação Científica Júnior, 8ª Edição, aos alunos do Ensino Médio.
O 18º Encontro de Iniciação Científica, o 14º Encontro de Pós-Graduação e o 8º INIC Jr. serão realizados dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), o evento tem por objetivo abrir espaço para discussão da produção científica realizada por alunos do Ensino Médio, da Graduação e Pós-Graduação, por intermédio da apresentação de seus trabalhos selecionados pelo Comitê Científico da Universidade.
Participam do evento anual alunos de mais de 100 instituições de Ensino e de diversos Estados brasileiros, que aproveitam a oportunidade para o aprofundar o conhecimento e o intercâmbio científico e cultural.

Informações: www.inicepg.univap.br   E-mail: infoinic@univap.br.

Jardim Sensorial no Parque Vicentina Aranha
Parceria entre a Univap e Ajfac


Alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e de Engenharia Ambiental, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, sob a orientação dos docentes Profª Drª Walderez Moreira Joaquim e Prof. Dr. Antônio Carlos Guimarães Prianti Jr., coordenam as atividades desenvolvidas no Projeto Jardim Sensorial, implantado no Parque Vicentina Aranha, aberto à visitação pública.

   

O Projeto Jardim Sensorial visa proporcionar aos visitantes momentos de lazer, interação com a natureza e a vivência de diferentes sensações, por meio de exercícios dos cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar.
O projeto, que permanece no Parque Vicentina Aranha até dezembro, é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap e da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (Ajfac), destinado ao público de todas as idades e aberto à visitação, sempre às quartas e sextas-feiras, das 9h às 15h e aos domingos, das 9h às 14h.

Palestra do Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Faculdade de Direito da Univap


A Direção da Faculdade de Direito da Univap convidou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Nalini, para ministrar uma palestra, dia 28 de agosto, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
O Advogado do Futuro foi o tema da palestra proferida pelo Presidente do TJ aos alunos e convidados, que lotaram o Teatro no período da noite.

Dr. José Roberto Nalini
 
Docentes e Autoridades de São José
dos Campos na abertura do evento
 
Vista parcial do Teatro Univap

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, com Mestrado e Doutorado na USP, o Dr. Nalini ministrou aulas no Instituto de Educação Experimental de Jundiaí-SP; na PUC-Campinas; Universidade Paulista; Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo; Sociedade Padre Anchieta de Ensino; Uninove e na Escola Paulista da Magistratura.
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e Presidente do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Atualmente executa também as funções de Secretário-Executivo da Academia Paulista de Letras.

Artigo de Pesquisadores da Univap na Revista da Fapesp

Alexandre e Sergio Pilling no Lasa/Univap
 
Um artigo recentemente publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (Inglaterra) pelo estudante de doutorado, Mestre Alexandre Bergantini, em colaboração com seus orientadores, o Prof. Dr. Sergio Pilling e Profª Drª Diana Andrade, foi citado na edição do mês de setembro/2014 da Revista Fapesp, em uma matéria sobre a notícia de que a NASA (Agência Espacial Americana) acredita que formas de vida serão detectadas fora do planeta Terra num prazo de 20 anos. A pesquisa, feita pelo grupo de astroquímica e astrobiologia da Univap (Lasa/Univap), está intimamente relacionada com o estudo de como a vida pode ter surgido nos primórdios do Sistema Solar, uma questão que permanece em aberto, e que intriga cientistas do mundo todo. O Lasa/Univap, um laboratório construído com recursos da Fapesp, Capes e CNPq, além da própria Univap, tem condições de simular os mais diversos ambientes do espaço, incluindo a superfície de luas e cometas do Sistema Solar. Tais estudos buscam compreender como a química dos ambientes espaciais evolui quando submetida aos efeitos da radiação emitida por estrelas, por exemplo. Notícias como essa mostram que a pesquisa realizada pelo grupo de Física e Astronomia da Univap é referência e se destaca no cenário científico internacional.

Leia a matéria na íntegra: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/08/21/triturador-de-moleculas/

Colaborador: Alexandre Bergantini – IP&D/Lasa/Univap

Alunos e Professores da Fundhas Visitam a Univap
Unidade Profissionalizante Dom Bosco


Alguns alunos e professores da Unidade Profissionalizante Dom Bosco, da Fundação Prof. Hélio Augusto de Souza (Fundhas), visitaram parte das instalações da Univap no Campus Urbanova, dia 20 de agosto.
A equipe da Fundhas foi dividida em duas turmas, acompanhadas pela Educadora Social Debora Alves Cesare e mais uma professora auxiliar. Uma das equipes, com 27 alunos, realizou a visita no período da manhã e a outra à tarde, com 24 estudantes.

O secretário Geral, Alberto Canhoto, fala do
Processo Seletivo
 
Dúvidas sobre o ProUni e Fies esclarecidas
pela Assistente Social Maria Helena

Os visitantes foram recebidos no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), onde assistiram ao vídeo institucional, receberam orientações quanto ao Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) e Processo Seletivo. Após as explanações sobre os inúmeros trabalhos que a Universidade desenvolve, os visitantes foram conhecer o Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Viveiro de Plantas Medicinais, o Borboletário e o Serpentário.

Profª Walderez (CB/FEA) explica a cultura de
plantas medicinais
 
Os alunos Thiago e Juliana falam dos
trabalhos do Serpentário

No encerramento das visitas, os estudantes receberam um kit com informações sobre os diferenciais da Universidade e os cursos de graduação oferecidos.
A recepção de visitas de Escolas e Colégios à Universidade está sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

Informações: (12) 3947-1080

Exposições Internas

 


Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições são distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecem até 22 de setembro.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Paul Klee
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Paul Cézanne
(Nicho) Romero Britto
Faculdade de Ciências da Saúde – Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Roy Fox Lichtenstein
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Marc Chagall
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) Biblioteca do Prédio Rubem Valentim
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Alexander Calder
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Wassily Kandinsky
Faculdade de Ciências da Saúde - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 Kurt Seligmann
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Iberê Camargo
Faculdade de Comunicação e Artes (FCSAC)
Bloco 2
Entrada Principal
Man Ray

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Bolsa de Pós-Doutorado no Laboratório de Física e Astronomia da Univap

Vista parcial das instalações do IP&D da Univap

 
A Coordenadoria do Programa de Doutorado em Física e Astronomia da Univap informa que estão abertas as inscrições, até o próximo dia 15 de setembro, aos interessados em concorrer a 1 (uma) Bolsa de Estudo de Pós-Doutorado para o desenvolvimento de projeto em uma das áreas de concentração da Astronomia e Física Espacial, junto ao Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap, em São José dos Campos, SP.
A referida Bolsa de Estudo está sendo oferecida por intermédio do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Pnpd/Capes), um programa de concessão institucional que financia estágios Pós-Doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu acadêmicos, recomendados pela Capes.
A Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os estados da Federação.
O número de cotas de bolsas oferecido varia de acordo com critérios definidos pela Capes, que podem levar em conta o desempenho do PPG na avaliação trienal, as áreas de apoio estratégico, a região em que se situa a Instituição de Ensino Superior (IES), entre outros. Os PPGs contemplados são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades.
A Bolsa de Estudo de Pós-Doutorado terá a duração de 12 meses (1 ano), com a possibilidade de renovação. O selecionado receberá a ajuda de custo no valor de R$ 4.100,00 mensais.
Os candidatos interessados deverão enviar por e-mail: Plano de Trabalho; Currículo Lattes atualizado e Carta de Candidatura com a indicação de um colaborador da Univap, para o seguinte endereço: fisica@univap.br
O resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de setembro e as atividades iniciadas em 1º de outubro.

Informações na Univap: http://www.ppgfa.univap.br

Programa da Capes: http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-das-bolsas http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Telefone: (12) 3947-1113 − Prof. Dr. Sérgio Pilling

Recital Duo Clarevon

A Univap Cultura, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, organizou no Teatro Univap, dia 17 de agosto, a apresentação do Recital ‘Duo Clarevon’, composto pelos musicistas: Clara Zarur (Piano) e Evon Piffer (Flauta).

 

A apresentação gratuita faz parte de uma série de espetáculos e shows apresentados a públicos diversos no Teatro da Universidade.
No repertório, foram executadas as obras de A. Dvorak; L. Beethoven; F. Schubert, R. Schumann e J. C. Amaral Viera.
O ‘Duo Clarevon’ foi formado no começo de 2011, com o intuito de realizar estudos de repertório e fazer concertos desse material, que é bastante vasto para essa formação.
A dupla já se apresentou no Auditório da Escola de Música Melodia; Escola de Música W.A. Prodarc; Parque Vicentina Aranha; Parque Santos Dumont e Espaço Cultural São Bendito, todos eles em São José dos Campos.

Aluno da Univap na Johns Hopkins University
Programa Ciência Sem Fronteiras


 
O aluno Marco Antônio Vieira Macedo Grinet, do 6º período (3º ano) de Graduação em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), da Univap, foi selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras para permanecer durante 1 ano na Johns Hopkins University.
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento − CNPq e Capes −, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Neste ano, no Programa Ciência sem Fronteiras, apenas 3 alunos foram selecionados para a Johns Hopkins University, sendo 1 deles da Univap.
A Johns Hopkins University foi inaugurada em 1876 e possui atualmente nove divisões acadêmicas e campi em toda a área de Baltimore-Washington. A Universidade é considerada uma das melhores instituições americanas e é reconhecida internacionalmente nas áreas do ensino e da pesquisa. Eminentes professores orientam os melhores alunos nas áreas de artes e música; humanidades; ciências sociais e naturais; engenharia; estudos internacionais; educação; negócios e das profissões da área da saúde.
Johns Hopkins, além da área hospitalar, também tem um campus perto de Rockville, em Montgomery County; Maryland e instalações acadêmicas em Nanjing, China, e em Bolonha, Itália. Oferece também a Educação Continuada em Washington e na Colômbia.
O aluno da Univap, Marco Antônio, já havia sido contemplado com bolsa de estudo da Fapesp, pela aprovação do Projeto: “Produção de scaffolds poliméricos pela técnica de rotofiação com nanotubos de carbono incorporados”, desenvolvido pelo período de 2 anos junto ao Laboratório de Nanotecnologia Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), sob supervisão do Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo.

Alunos da Escola Estadual Yoshiya Takaoka Visitam a Univap

Cerca de 70 alunos da Escola Estadual Yoshiya Takaoka, localizada na Vila Paiva, em São José dos Campos, acompanhados por 7 professores, visitaram dias 25 e 26 de agosto as instalações da Univap, no Campus Urbanova.

O Prof. Me. Celso Meneguetti fala do Processo
Seletivo e dos cursos da FCSAC
 
Visita aos Laboratório de Fotografia e de
Rádio na FCSAC

Os alunos foram recepcionados no prédio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC/Bloco 2), onde assistiram ao vídeo institucional e receberam orientações sobre o Processo Seletivo, ProUni e Financiamento Estudantil. Em seguida visitaram parte das instalações do Curso de Educação Física (FEA); Curso de Odontologia (FCS); TV Univap (FCSAC); Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Farmácia (FCS); Gastronomia (Bloco 9/FCSAC); Engenharias e Arquitetura (Feau) e o Centro de Estudos da Natureza (CEN/FEA).
A Escola trouxe os alunos à Univap em duas turmas. A primeira com 32 alunos mais 3 professores (25/8) e a segunda, com 38 alunos mais 4 professores (26/8).

O Diretor da FEA, Prof. Dr. Milton Beltrame,
recepciona os alunos
 
A Enfermeira Paula explica os trabalhos
desenvolvidos no curso de Odontologia/FCS

A organização de recepção às Escolas do Estado ou Colégios está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.
Tendo em vista a grande procura e de forma a padronizar as ações propostas, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes faculdades, definiu que, a partir do mês de setembro, as visitas de Escolas/Colégios serão agendadas sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Na TV Univap os alunos conheceram
o Estúdio e as Ilhas de Edição
 
Laboratório de Hidroterapia do curso
de Fisioterapia da FCS
 
Visita aos Laboratórios da FEAU


Viveiro de Plantas Medicinais do
curso de Ciências Biológicas/FEA
 
Exposição de espécies de Serpentes
 
O Prof. Dr. José Carlos Cogo fala das
pesquisas realizadas com Serpentes

Para saber mais, entre em contato com o telefone: (12) 3947-1080


Debate: Diversidade Sexual
Curso de Serviço Social/FCS


A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, em continuidade à programação do projeto pedagógico do curso oferecido no Campus Centro, realizou, dia 28 de agosto, um debate sobre a diversidade sexual, com a participação dos docentes Lívia Gonsalves Toledo e Marcos Valdir Silva.

 

A ideia do debate foi discutir diversos aspectos da temática em suas várias formas de expressão, leis, pensamentos, discriminação e acima de tudo, promover a reflexão acerca da diversidade sexual, com a apresentação de dados científicos, indicadores sociais e informações sobre a construção e desconstrução social dos conceitos. Outro aspecto relevante foi o trato das políticas públicas e a garantia do exercício do direitos e deveres da população.
O evento contou com representantes de escolas, outras universidades da região, instituições sociais, religiosas, alunos, profissionais, ex-alunos e representantes de movimentos sociais.

Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap para o ano letivo de 2014, realizaram, de 28 de julho a 1º de agosto, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência.

Oficina de Produção de Vídeo ministrada por
funcionários da Univap Virtual
 
Apresentação do Projeto Escola Interativa pelo
Secretário Célio Chaves da Prefeitura de SJC

Estiveram reunidos na Univap, além de coordenadores de cursos e docentes, o Secretário de Educação de São José dos Campos, Prof. Célio da Silva Chaves, que apresentou o projeto “Escola Interativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos”, e a Profª Drª Geovana Ferreira Melo, Diretora de Ensino da Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que ministrou a palestra: “A aula no Ensino Superior: planejamento e prática pedagógica”.
A programação da Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência também envolveu a realização das Oficinas de “Produção de Vídeos Usando o Programa Movie Maker” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, ministradas pelos funcionários da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues e Bruno C. Martinelli.
As atividades foram realizadas nos Laboratórios da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.

Profª Drª Geovana Ferreira Melo da
Universidade Federal de Uberlândia
 
Oficina sobre o AVA - Ambiente Virtual de
Aprendizagem – pela equipe da Univap Virtual

Para a Coordenadora de Avaliação, Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, as atividades realizadas na Semana fazem parte do programa de formação pedagógica continuada, que tem como objetivo fomentar a discussão e o conhecimento de fundamentos e de práticas pedagógicas que podem elevar a qualidade do Ensino Superior na instituição e tem sido realizado em janeiro e julho de cada ano escolar. As semanas normalmente contemplam atividades voltadas para a concepção e planejamento do trabalho pedagógico e oficinas que buscam trazer para os docentes a possibilidade de se capacitar na produção de materiais e/ou no uso de recursos para o ensino.
As atividades da semana de julho de 2014 tiveram expressiva participação dos docentes da universidade.

Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
O volume 20 da 35ª edição da Revista Univap já está disponível no site da Universidade para consulta, por intermédio do endereço eletrônico: http://revista.univap.br. A Revista Univap, atualmente sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, é uma publicação semestral e editada no formato on-line, a partir da 29ª Edição.
O objetivo da Revista é divulgar pesquisas e estudos cumprindo a tríplice missão da Universidade de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão de modo indissociável.
A publicação incentiva a realização de pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos nas áreas das ciências e em temas de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura, resenhas, nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
V. 20 - Nº 35 (2014): Revista Univap online/ISSN 2237-1753

http://revista.univap.br

Informações: (12) 3947-1091
Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu

Lirismo Crônico
Autoria do Professor Paulo Barja


 
A direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e a Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) organizaram, dia 21 de agosto, no Auditório da Faculdade, a partir das 20h, uma cerimônia para o lançamento do livro: Lirismo Crônico, de autoria do Prof. Dr. Paulo Barja.
A obra reúne escritos (crônicas e poemas) compostos a partir do futebol e, em particular, dos jogos da Copa do Mundo 2014. A ideia básica da obra é o envolvimento das artes e de esportes (dança, futebol, literatura, tênis, teatro), que servem de ponto de partida para reflexões sobre a vida cotidiana.
O Prof. Dr. Paulo Barja é docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), da FCSAC e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Além do ensino universitário, o Prof. Barja é músico e escritor. Membro da Academia Joseense de Letras, foi contemplado com o Prêmio Mais de Literatura de Cordel (MinC, categoria formação). É autor dos livros: Cordéis Joseenses; Cordéis para Crianças (de todas as idades), Anarcopoesia e Sonetos. Divide seu tempo entre a docência, a pesquisa e atividades artísticas.

Saiba mais: paulobarja.blogspot.com

Workshop Sou + Saúde na Univap

Aproximadamente 200 alunos do Ensino Médio (2º e 3º anos), acompanhados por dois professores do Colégio Embraer Juarez Wanderley, participaram, dia 28 de agosto, pela quarta vez consecutiva, do Workshop Sou + Saúde, organizado pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.

Recepção e boas-vindas no Auditório do
Ceplade, Campus Urbanova
 
Uso de Equipamentos de Alta Tecnologia

No Workshop foram oferecidas Oficinas de Práticas Profissionais nas áreas de: Biomedicina (Sangue Bom); Enfermagem (Nas Batidas do Coração o Ritmo da Vida); Farmácia (Identificação de Produtos Naturais para Uso Farmacológico); Fisioterapia (Uso de Equipamentos de Alta Tecnologia para Avaliar, Tratar a Dor, a Força Muscular, Flexibilidade, Trofismo, Equilíbrio e Condicionamento Cárdio e Respiratório); Nutrição (Erros e Acertos das Escolhas Nutricionais); Odontologia (Prática Técnica e Clínica: Atuação como Cirurgião Dentista); Serviço Social (Dinâmica sobre as Ações do Serviço Social para Entendimento de Suas Atuações) e Terapia Ocupacional (Vivência com Deficiências Físicas na Residência Experimental).

Identificação de Produtos Naturais
 
Erros e Acertos das Escolhas Nutricionais

Além das Oficinas, os alunos receberam informações dos cursos oferecidos na Faculdade, as possíveis áreas de atuação, condições do atual mercado de trabalho e a real interação entre os profissionais da área de saúde.

Nas Batidas do Coração o Ritmo da
Vida
 
Vivência com Deficiências Físicas na
Residência Experimental
 
Clínica de Fisioterapia


Atuação como Cirurgião Dentista
 
Prática Técnica e Clínica na área
Odontológica
 
As equipes no encerramento das
Oficinas

Se a sua Escola tiver interesse de participar do Workshop Sou + Saúde, entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1087 − E-mail: fcs@univap.br

Além do Movimento

O Grupo Corpus Magnus, da Escola de Ballet Marina Lambert, apresentou no Teatro Univap, dia 21 de agosto, o espetáculo ‘Além do Movimento’.
A apresentação, organizada em parceria com a Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), foi gratuita e direcionada a pessoas de todas as idades.

   

O espetáculo apresentou uma trama/teatro, composta de falas e coreografias. As cenas acontecem numa academia de dança que apresenta o cotidiano dos bailarinos que lá estudam, suas vidas, a personalidade de cada um, as dificuldades e vitórias.
O Grupo foi fundado em 1989, por Marina Lamberti, com o intuito de unir um elenco de bailarinos formados para a realização de apresentações de diversas modalidades e estilos.
Atualmente o grupo é constituído por um elenco fixo misto de 10 bailarinos, com mais de 20 obras interpretadas em diferentes espetáculos.

Congresso Internacional na Rússia
Participação de Membros do Grupo de Astronomia e Astroquímica


O Prof. Dr. Sergio Pilling, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, juntamente com alguns de seus alunos Doutorado, Mestres Alexandre Bergantini, Will R. Rocha e Fredson A. Vasconscelos participaram do The 40th Cospar Scientific Assembly, realizado de 2 a 10 de agosto, em Moscou, Rússia.

Palestras proferidas pelo Prof. Dr.
Sergio Pilling
 
O Mestre Alexandre Bergantini
 
Apresentação dos trabalhos em
pôsteres

Este evento bienal que reúne cerca de 4 mil pessoas envolve os principais especialistas nas áreas de Física Espacial, Geofísica, Astronomia, Astrofísica e Ciências afins. A equipe da Univap apresentou quatro trabalhos científicos em formato de pôsteres e proferiram duas palestras, com os resultados inéditos obtidos recentemente no Laboratório de Astrofísica da Univap (Lasa).
A participação dos membros do Grupo de Astronomia e Astroquímica da Univap no Congresso Internacional na Rússia foi financiada com recursos Fapesp. Durante a estadia em Moscou a equipe aproveitou para estabelecer e solidificar laços de colaboração cientifica com profissionais da área de astroquímica presentes no evento.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra. Essa linha de pesquisa é uma das disponíveis na Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap.

Informações: http://www1.univap.br/gaa/lasa.htm
E-mail: spilling@univap.br

Visita Técnica ao Laboratório de Anatomia

A coordenadoria do curso Técnico de Nutrição do Senac − São José dos Campos, solicitou à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, que ministrasse no dia 22 de agosto, para 17 alunos acompanhados pela Profª Cristiane Jimenez, aulas práticas complementares no Laboratório de Anatomia, envolvendo o estudo de: Músculos, Ossos e Sistema Digestório.

   

As atividades foram ministradas na Universidade pelo Prof. Mestre João Benício de Almeida e pela Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso.

Soltura de Espécies
Criadouro Conservacionista da Univap


Alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, com a presença da Polícia Ambiental, participaram, dia 21 de agosto, da soltura de animais provenientes de apreensões da Polícia Ambiental e de doações de cidadãos.

Cachorro do Mato sendo libertado do
cativeiro pelo Veterinário Responsável
 
Uma Maitaca já em liberdade
 
A equipe de alunos e professores do
curso de Ciências Biológicas/FEA

Após o período de reabilitação, 1 Cachorro do Mato, 18 Periquitões (Periquitão Maracanã) e 6 Maritacas (Maitaca de Maximiliano) foram reintroduzidas na natureza dentro da área de preservação da Universidade.
De acordo com a Bióloga Responsável pelo Criadouro Conservacionista da Univap, Karla Andressa Ruiz Lopes, é extremamente gratificante presenciar a soltura de espécies depois de reabilitados. É lamentável dizer, mas alguns animais chegam à Univap em estado deplorável, doentes e machucados. Cuidar desses animais, vê-los recuperados e poder soltá-los novamente na natureza é muito bom.

Atletas de Paraciclismo

A Univap apoia atualmente dois atletas que participam das provas de Paraciclismo. Os paratletas Josimar Sena e Jady Malavazzi também recebem acompanhamento junto ao Setor de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do Laboratório de Reabilitação Sensório-Motora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Jady Malavazzi
 
Josimar Sena em destaque

Os paratletas estão tendo bons rendimentos e se preparam para galgar uma vaga nos Jogos Paraolímpicos, que vão ocorrer no Brasil em 2016.
Jady, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Vemex, Shimano, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, Instituto Mara Gabrilli e da Univap, participou da 2ª Etapa da Copa Brasil, no município de Penha, em Santa Catarina, dia 24 de agosto, onde percorreu 40 km. Ela já foi selecionada e embarca com a Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial, que acontecerá na cidade de Greenville - Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Josimar, patrocinado pela Vemex, Shimano, pelo Clube de Ciclismo de São José dos Campos e pela Univap, conquistou o 2º lugar (geral) e o 1º lugar na categoria (H3), na 6ª etapa do Valeparaibano de Paraciclismo, realizada no dia 24 de agosto, no município de Caçapava.

Dia do Nutricionista

A fim de comemorar o Dia do Nutricionista, celebrado no Brasil em 31 de agosto, a Liga Acadêmica de Nutrição promoveu no dia 29 de agosto, um encontro entre estudantes, profissionais e professores do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.

 

Na ocasião, a Liga Acadêmica organizou um coquetel de boas-vindas e convidou o Nutricionista e Chef de Cozinha, Leonardo Canellas, que ministrou a palestra: A interface da Nutrição e Gastronomia

Temporada de Observação do Céu

 
O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap convida a todos para suas noites de observação no Campus Urbanova. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas também para grupos fechados, como escolas, por exemplo, e ocorrem todas as segundas- feiras, das 18h30 às 21h.
Para agendar uma visita, envie um e-mail para observatorio@univap.br com suas informações e o número de visitantes, ou acesse o formulário de inscrição na página do observatório: www1.univap.br. As atividades incluem uma palestra introdutória e observação do céu.

Aguardamos sua visita!

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

Público Alvo: funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação

Dias da Semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horários: das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

Obs.: Regulamento e Contrato

Agosto/Setembro
Recital de Canto e Piano com Lenine Santos (Tenor) e Nanci Bueno (Piano)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Composições de Benjamim Silva Araújo

Horário: 18h

Entrada Gratuita

Informações: (12) 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br

Organização: Cultura Univap − Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius)

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde”

Tema: A busca pela sinergia entre gestão e qualidade

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova da Univap

Evento Gratuito − Vagas Limitadas

Inscrições: eventos@ativia.com.br

Telefone: (12) 3954-3954 Ramal 250 ou 251

Realização: Ativia/Univap/FCS

Patrocínio: Hospital Alvorada/Tomovale/Suppory Segma/FAAP

Site: http://www.ativia.com.br/ativia/index.php?pg=noticias&id=1033

6 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Avaliação de Conhecimento Integrado (Todos os cursos)

1° de dezembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

Apartir das 8h

9 de dezembro
Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial

Períodos: Tarde e Noite

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Informações: 3947-1145

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas