218ª Edição - Ano VII
De 29 de julho a 11 de agosto/2014
 

Meeting Univap − Gestores de Empresas
Parque Tecnológico e Incubadoras


Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os diversos públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, recebeu dia 2 de julho, no Campus Urbanova, dirigentes das empresas instaladas no Parque Tecnológico Univap e gestores das Incubadoras Tecnológicas Univap e Univap/Revap.
Participaram do café da manhã representantes da Ambra/Amtech; EQE; Equatorial; GEA; Geoambiente; Intercientífica; Lifemed; Onset; Bradar; Planevale, Proxion/Vexon; Sistema de Ensino Dr. Micro; Absys; VTX e os gerentes das Incubadoras.

Recepção
 
Reitoria e Diretoria do Pq Tec Univap
 
Convidados

O objetivo do encontro foi conhecer melhor as empresas; saber das dificuldades e objetivos; apresentar as mudanças que estão ocorrendo na Universidade; conhecer os projetos e pesquisas aprovados pelas agências de fomento; conhecer o Programa Mão na Massa e, por fim, realizar visita a alguns espaços da Universidade para observar a boa infraestrutura oferecida.
Outros encontros nesses moldes foram realizados anteriormente. Em abril, a Univap recebeu um grupo de gestores de Recursos Humanos de São José dos Campos e outras cidades da região; em maio, o encontro foi com representantes da OAB e de professores e funcionários da Faculdade de Direito, que ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o Campus Urbanova, e, em junho, dirigentes de Escolas Particulares do município.
O Meeting Univap é uma iniciativa da Reitoria da Universidade e organizado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.

Intercâmbio Santander Universidades
Aluno de Arquitetura do Chile Permanece na Univap até Dezembro


O aluno Rodrigo André Mamani, 23 anos, do curso de Arquitetura da Universidade Valparaíso do Chile (Campus San Felipe), permanecerá durante seis meses estudando na Univap, por intermédio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades.
Ele chegou no início do mês de julho à Univap e foi recebido na Reitoria pela Vice-Reitora Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, pelo Chefe de Gabinete, Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino e, posteriormente, apresentado ao Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Prof. Dr. Jorge Eduardo Brito de Bastos.
A Universidade Valparaíso, no Chile, é uma instituição pública e autônoma. Fundada sobre uma longa tradição, dissemina o conhecimento, cultivando a ciência e tecnologia, humanidades e as artes. Oferece cursos de graduação, pós-graduação, pesquisas e está compromissada com o desenvolvimento regional e nacional.

O aluno da Universidade do Chile, Rodrigo
Mamani
 
O Reitor da Univap, Prof. Jair, Andréa
Cantovitz/Gerente do PAB e Sérgio Kogima

O Santander Universidades, que mantém o Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, é uma Divisão Global do Grupo Santander, que criou o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), estabelecendo 4 eixos principais: Mobilidade; Inovação e Empreendedorismo; Transferência Tecnológica e Apoios Acadêmicos. O PAES tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades.
A Univap, por ser parceira do Santander Universidades, foi beneficiada com cinco Bolsas de Estudos, no Programa Santander Ibero-Americana, no valor de 3 mil euros cada uma, que cobrirá as despesas com hospedagem, alimentação e transporte. Os alunos selecionados já embarcaram para a Universidade do Porto, em Portugal, e lá permanecerão pelo período de seis meses.
O Santander Universidades, por intermédio do Sr. Sérgio Kogima, Gestão de Convênios, firmou também outro convênio com a Univap, denominado “Santander Fórmula”, que oferecerá uma bolsa de 5 mil Euros para o aluno que for selecionado este ano. Em breve, a Reitoria, disponibilizará as informações relativas a este processo de seleção.

1º Encontro Univap de Educadores

Para dar início às atividades do segundo semestre e aprimorar o conhecimento de educadores da Instituição, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios, da Univap e do Parque Tecnológico, convidou o Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho para ministrar uma palestra dia 31 de junho, na Capela do Campus Urbanova.

Recepção
 
O palestrante
 
Vista parcial do público

A palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, título do livro publicado em parceria com Arthur Meucci, pela Editora Vozes, proporcionou aos presentes momentos de reflexão, de entendimento e de muita descontração. O palestrante deu um show de conhecimento, tornando a noite agradável e inspiradora aos professores da Educação Básica, de Graduação e de Pós-Graduação da FVE/Univap, além de convidados.
Muito requisitado pelas instituições educacionais de todo país, empresas e órgãos governamentais, Clóvis de Barros Filho é professor de livre-docência da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Graduado em Direito (USP) e Jornalismo (Cásper Líbero), com Mestrado em Ciências Políticas (Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle) e Doutorado em Ciências da Comunicação (USP), possui mais de 15 livros e centenas de artigos publicados.

Alunos e Professores da EE Profª Márcia Helena Visitam a Univap

Os professores acompanhados por mais 37 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Márcia Helena de São José dos Campos, visitaram, no último dia 7 de agosto, o Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.

Recepção
 
O reencontro com a ex-aluna da EE no curso
de Odontologia

A recepção da visita ficou por conta da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, que organizou a recepção nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), com as apresentações do vídeo institucional da Universidade, dos Programas de Bolsas de Estudo, Financiamento Estudantil, Mão na Massa e do Processo Seletivo. Em seguida, conheceram parte das instalações da Faculdade de Educação e Artes (FEA), onde foram recebidos pelo Diretor, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, que falou dos cursos oferecidos, do Programa Bolsa Atleta e dos incentivos do governo federal para a carreira de professores.

Visita à TV Univap
 
Encerramento no CEN

No prédio do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde, os visitantes encontraram uma ex-aluna da Escola Estadual, Letícia Couto de Almeida (no centro com a pasta de estudos nas mãos), que concluiu o Ensino Médio no ano passado e que está cursando o 1º de Odontologia. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da TV Univap, os laboratórios dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
No encerramento da visita, os estudantes estiveram rapidamente no prédio da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), onde foram recebidos pelo Diretor, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e no Centro de Estudos da Natureza (CEN), onde assistiram a uma pequena palestra e puderam observar os trabalhos realizados no Serpentário, sob a coordenação geral do Curso de Ciências Biológicas/FEA.

Professor da FEAU participa de Encontro na Eslováquia

O Prof. Sinka durante a sua palestra na Eslováquia
 
O Prof. Dr. Viliam Sinka, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, foi convidado a ministrar uma palestra durante o Colloquium of Metallurgy and Metallurgical Engineering, realizado de 6 a 9 de julho, em Tále, Eslováquia.
A palestra, intitulada “The present and future prospects of friction stir welding in aeronautics” (O presente e futuro da soldagem FSW na aeronáutica), explica detalhadamente a soldagem FSW. Trata-se de uma soldagem por fricção, que na aeronáutica se aplica para substituir os prendedores na fuselagem de aeronaves e é utilizada pelos fabricantes Boeing, Airbus, Embraer, entre outros.
Na FEAU/Univap, vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) já foram elaborados sobre o assunto, com a colaboração de instituições licenciadas que utilizam e realizam pesquisas sobre a temática.
O evento foi organizado em comemoração ao 20º aniversário da Revista Indexada “Acta Metallurgica Slovaca”, que publicará os artigos dos palestrantes convidados, numa edição especial.

Comandante do CPI-1 Visita o Reitor da Univap

 
Com objetivo de estreitar relacionamento com a Universidade e estabelecer uma possível parceria por intermédio da criação de um Núcleo de Estudos de Segurança Pública, estiveram na Univap, dia 8 de agosto, para uma conversa com o Reitor, a Coronel PM Eliane Nikoluki, Comandante do CPI-1 (Comando do Policiamento do Interior − Um, com sede em São José dos Campos) e responsável pelo policiamento preventivo ostensivo nas trinta e nove cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Durante a visita, a Cel. PM Nikoluk esteve acompanhada do Tenente Coronel PM Altair Lopes da Trindade, Chefe do Estado-Maior do CPI-1; do Capitão PM Antero Alves Baraldo, Chefe da Seção de Comunicação Social do CPI-1; do Presidente do Conselho da Maçonaria Joseense, Fernando Canineo e do Diretor Administrativo da Secretaria Especial de Defesa do Cidadão, Carlos Eugênio Bakos.
Na Univap, a comitiva foi recebida pelo Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pela Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva e pelo Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Bacha.
A criação de um Núcleo Estudos de Segurança Pública, por meio da Universidade, pretende possibilitar uma ampliação na discussão dos problemas que afetam a segurança pública na Região Metropolitana do Vale do Paraíba em razão de suas peculiaridades e, principalmente, sob o ponto de vista da causa-raiz desses problemas. O estudo de dados e informações de várias fontes, inclusive aqueles produzidos pela própria polícia, será fator primordial para se buscar soluções integradas e sustentáveis, por meio do envolvimento e promoção da integração e melhor articulação de todos os setores da sociedade que, direta ou indiretamente, contribuem ou interferem para a construção de uma sociedade mais segura, saudável e justa para todos.
Ficou definido que uma nova reunião será agendada entre a Polícia Militar e a Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, para acerto de detalhes a respeito da criação do referido Núcleo.

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade

Para dar início ao programa curricular do 2º semestre, a coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap organizou uma série de atividades, dia 11 de agosto, a partir das 14h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza.

Palestrante convidado
 
A Coordenadora Profª Débora Guedes
e Jaqueline Mergen, Assistente Social
 
Apresentação da ASIN

A primeira atração foi a apresentação de dança das crianças e dos adolescentes atendidos na Associação para a Síndrome de Down (ASIN) de São José dos Campos. Ao final da performance, a coordenadoria da ASIN recebeu dos alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap cerca de 150 Kg de alimentos não-perecíveis, arrecadados no show beneficente da Faculdade ao final do 1º semestre deste ano.
A aula inaugural foi ministrada pelo Secretário de Desenvolvimento Social de São José dos Campos, Luiz Jacometti, sobre a temática: Cidadania e Direitos Humanos.

Vista parcial do público
 
Luiz Jacometti da SDS da Prefeitura
 
Show com o Grupo Paranga

Na ocasião, os alunos da FTI também tiveram a oportunidade de assistir ao show “Mazzaropi e Elpídio’ − o sucesso de uma história, com o Grupo Musical Paranga, organizado pelo setor de Cultura da Univap da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.
O Grupo Paranga surgiu na década de 70, em São Luiz do Paraitinga, e tornou-se, com os passar dos anos, referência no Brasil. No show, além das músicas, foram apresentadas fotos, vídeos e gravação com depoimentos de pessoas que conviveram com o compositor Elpídio. O bate papo foi liderado por Negão dos Santos, filho do compositor, e por Renata Marques, que contextualizaram as obras conforme iam sendo apresentadas no telão.

Reconhecimento Internacional
Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics


 

O Pesquisador Prof. Dr. Paulo Fagundes, docente dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, recebeu, em junho deste ano, o Certificado de Revisor de Excelência, por contribuir com a Elsevier e Editores do Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics, pela alta qualidade dos serviços prestados e inestimável contribuição para o progresso da ciência e tecnologia.




Excellence in Peer Review
Thank you for your contribution!

Dear P.R. Fagundes,

Elsevier and the Editors of Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics, want to thank you for your contribution as a peer reviewer. In particular, the Editors have selected you for recognition of your high quality work and would like to award you with a Certificate of Reviewing Excellence.

When you take the time to help others publish their papers, you are providing a vital contribution to the progression of science, technology and medicine.

We know that reviewing manuscripts is not easy, but your dedication, attention to detail, and professionalism shines through in your work. As recognition for your assistance, we are presenting you with a digital Certificate of Reviewing Excellence, presented in conjunction with the Editors of Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics.

The advancement of scientific knowledge depends on the contribution of people like you.

>> Please click here to claim your Certificate

Yours sincerely,

Sarah Hunt
Publisher, Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics Elsevier


Fórum de Lideranças: Desafios da Educação em São Paulo

Ryon Braga, diretor-presidente da UniAmérica
 
O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa e o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, fizeram parte dos 200 líderes de Instituições de Ensino do Brasil presentes no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, realizado dia 6 de agosto, no Insper, em São Paulo.
Em sua terceira edição, o Fórum promovido pela Blackboard Brasil; Grupo A; Insper e a Hoper Educação, teve o objetivo discutir práticas, compartilhar ideias e experiências em educação e apresentar soluções inovadoras para o ensino centrado no aluno.
Para debater o tema foram convidados os especialistas: Ryon Braga, Diretor-Presidente da UniAmérica; Carolina da Costa, Diretora Acadêmica de Graduação do Insper; Dale Stephens, Fundador da UnCollege; Fábio Reis, Diretor da Unisal/Lorena e Shay David, CRO e Fundador da Kaltura. Dois Workshops também fizeram parte da programação e foram ministrados por Ruy Guérios, da Eniac, e José Francisco Vinci de Moraes, da ESPM.

Fonte: desafiosdaeducacao.com.br

III Encontro Internacional de Reitores Universia
“A Universidade do Século XXI − Uma Reflexão da Ibero-América”


O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e o Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa, participaram dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, do III Encontro Internacional de Reitores Universia, que definiu o plano de atuação que deve ser seguido pelas universidades participantes até o próximo encontro que será realizado em 2018, em Salamanca.

 

O evento reuniu mais de 1.100 reitores de universidades de todo o mundo e promoveu debates sobre a universidade do século XXI. O país com mais universidades participantes foi o Brasil, na condição de anfitrião, com 607 instituições de ensino públicas e privadas.
O plano de atuação foi definido e documentado na Carta RIO 2014, que pode ser lida na íntegra: Carta Universia Rio 2014
A reflexão coletiva sobre o presente e futuro das universidades ibero-americanas também fez parte da programação e ponto de partida para uma estratégia comum de atuação com base nas questões-chave que poderão ser consultadas no site da Universia http://www.universia.com.br

Saiba mais: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/29/1108810/veja-concluses-iii-encontro-internacional-reitores-universia.html

Fonte: Universia Brasil

Comunicação na ACI Jovem
Participação de Alunos de Publicidade e Propaganda da Univap


 
Os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), participaram, dia 3 de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos, de uma atividade proposta pela ACI Jovem, que representa novos empreendedores.
A proposta da atividade contou com a participação do publicitário Mário Celso Prado, da BZ Propaganda e Marketing, na simulação de um programa de televisão, nos moldes do “Roda Viva”, da TV Cultura, uma espécie de talk show brasileiro.
O evento disponibilizou 30 vagas para estudantes de comunicação e cada instituição da região indicou cinco alunos. Pela Univap, participaram: Anali Rená Santos, Diego Evangelista Batista e Ellen de Andrade Martins (4º ano); Caroline Cristina da Silva e Márcio Augusto Martins da Silva (2º ano), do curso de Publicidade e Propaganda.
A ACI de São José dos Campos é uma entidade civil que representa empresas comerciais e industriais da cidade. Criada em 23 de agosto de 1935, por um grupo de empresários, a ACI é fiel ao objetivo de promover o desenvolvimento econômico do município, defender os interesses da livre empresa e incentivar a integração com a comunidade.

Ex-aluna do Ciência Sem Fronteiras Participa de Solenidade em Brasília

 
A ex-aluna do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Geisa Nogueira Salles, foi convidada pelo Palácio do Planalto em Brasília, para participar da cerimônia de lançamento da segunda etapa do programa Ciência sem Fronteiras, em que o governo federal irá oferecer 100 mil novas bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros.
O anúncio da concessão das bolsas foi feito dia 25 de junho, durante a solenidade no Palácio do Planalto, pela presidente Dilma Rousseff. O Programa “Ciência sem Fronteiras 2.0” entrará em vigor a partir de 2015.
A ex-aluna da Univap foi selecionada pelo Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq/CAPES, na modalidade graduação sanduíche (SWG), para estudar durante 1 ano na University of Ulster (Irlanda do Norte).

Participe do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq

Intercâmbio com a Universidade Nacional de La Plata - Argentina

 
O Prof. Dr. Oli Luiz Dors Junior, pesquisador do Grupo de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi designado como professor visitante da Faculdade de Ciencias Astronomicas y Geofisicas da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Argentina, no período de 9 a 23 de julho.
Durante o período em que permaneceu na UNLP, acompanhado pela docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Profª Drª Priscila Freitas Lemes, colaboradora de pesquisas, ministrou o curso: "Condiciones Físicas del Gas en Regiones de Fomacion Estelar y AGNs: obseraciones y modelado”.

International Symposium on Fungal Stress
De 26 a 31 de outubro na Univap


Prof. Dráuzio Rangel responsável pelo Simpósio
 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap realiza, de 26 a 31 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o International Symposium on Fungal Stress (ISFUS), que reunirá renomados pesquisadores que discutirão os avanços científicos na área da fisiologia e genética de fungos.
O evento, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), possibilitará maior intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados em conhecer as recentes pesquisas.
O Brasil atualmente é líder mundial em pesquisa na área de controle biológico de insetos com fungos, mas a troca de informações com cientistas de outros países é extremamente importante para a indústria, meio ambiente e agricultura. Muitos dos problemas mundiais, como a segurança alimentar global; biorremediação de produtos tóxicos no meio ambiente e crise de energética requerem intervenções microbianas, especialmente ao nível do metabolismo de estresse dos fungos. Estresse é o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, química ou outras capazes de perturbar ou causar danos celulares. O estudo sobre estresse em fungos é de extrema importância na área industrial, para produzir micro-organismos mais resistentes ao álcool, quando estes micro-organismos estão produzindo cerveja, vinho ou mesmo etanol; ou na área da agricultura, para produzir micro-organismos utilizados para o controle de insetos mais resistentes às condições ambientais, como calor e radiação ultravioleta do sol em que são submetidos.
Entre os temas que serão abordados durante o Simpósio estão: Biologia e biofísica de fungos que vivem em ambientes extremos; Mecanismos de tolerância ao estresse e as respostas em fungos em relação à biologia molecular, aspectos bioquímicos e ecofisiológicos; Estudos de biologia molecular em relação ao estresse de fungos; Métodos físicos, químicos e moleculares para proteção de fungos de importância econômica; Interações de fungos e plantas, incluindo proteção ao estresse mediado por fungos.
Os interessados em participar do evento para a apresentação de trabalhos científicos poderão fazer a sua inscrição para a submissão de resumos até 20 de setembro. Os selecionados serão comunicados via e-mail, para que possam providenciar a apresentação dos trabalhos em formato de pôsteres.
De acordo com o Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, Presidente da Comissão Organizadora, serão premiados pela Elsevier os três melhores trabalhos apresentados durante o Simpósio.
Estão confirmados, para participar do evento, os pesquisadores: Jay Dunlap, membro da United States National Academy of Science; Enrique Cerda-Olmedo, membro da Real Academia de Ingeniería e Real Academia Sevillana de Ciências da Espanha; Johan M. Thevelein, membro da Belgian National Science Foundation; Anita Panek, membro da Academia Brasileira de Ciências, entre outros pesquisadores.

Universidade do Vale do Paraíba − Univap

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 − Urbanova − São José dos Campos − SP
Site: http://www.univap.br/isfus
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: isfus2014@live.com

Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

 
Estão abertas as inscrições gratuitas para o Programa "Academia aberta" da FEA/Univap, que vai funcionar nas instalações do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova.
Direcionada aos funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação, a Academia de Ginástica funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.
Para participar, os interessados deverão estar cientes das regras estabelecidas no Contrato e Regulamento.


Informações na Secretaria da FEA - Telefones: 3947-1246 ou 3947-1008

Inscrições Abertas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa "Academia aberta" da FEA/Univap

Público Alvo: funcionários, estudantes e colaboradores do Sistema FVE de Educação

Dias da Semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horários: das 7h20 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Informações: 3947-1246 ou 3947-1008

Obs.: Regulamento e Contrato

Agosto/Setembro
Workshop Sou + Saúde − Alunos da Colégio Embraer Juarez Wanderley − Oficinas na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: das 8h às 11h30

28 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Show de Poesia em Movimento – Marco Aguyar

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Entrada Franca

Informações: Cultura Univap − cultura@univap.br

Telefone: (12) 3947-1009

31 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Visita ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região − São Paulo

Alunos da Faculdade de Direito acompanhados por professores

4 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Mutirão de Audiências − Faculdade de Direito e Procon

Local: Núcleo de Prática Jurídica − Unidade Aquarius

Rua Tertuliano Delphim Jr., 181 − Jd Aquarius

São José dos Campos

Telefone de Informações: 3908-0962

11 de setembro
Café com Prosa “De Volta aos Anos 60”

Local: IP&D II − Campus Urbanova

Horário: das 15h às 18h

Informações: (12) 3947-1080 − dialogo@univap.br

12 de setembro
Recital de Canto e Piano com Lenine Santos (Tenor) e Nanci Bueno (Piano)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Composições de Benjamim Silva Araújo

Horário: 18h

Entrada Gratuita

Informações: (12) 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br

Organização: Cultura Univap − Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius)

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde”

Tema: A busca pela sinergia entre gestão e qualidade

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova da Univap

Evento Gratuito − Vagas Limitadas

Inscrições: eventos@ativia.com.br

Telefone: (12) 3954-3954 Ramal 250 ou 251

Realização: Ativia/Univap/FCS

Patrocínio: Hospital Alvorada/Tomovale/Suppory Segma/FAAP

Site: http://www.ativia.com.br/ativia/index.php?pg=noticias&id=1033

6 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Avaliação de Conhecimento Integrado (Todos os cursos)

1° de dezembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

Apartir das 8h

9 de dezembro
Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial

Períodos: Tarde e Noite

E-mail: observatorio@univap.br

Responsável: Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Informações: 3947-1145

Visitas Agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas