217ª Edição - Ano VII
De 23 de junho a 28 de julho/2014
 

Media Training com a Equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica

Alunos dos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap e militares que fazem parte da Equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica (SAR - Search and Rescue) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) participaram, de 19 a 28 de maio, das atividades de treinamento de mídia (Media Training) promovidas em parceria com a FCSAC/Univap.

   

A ideia é colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula com a participação de militares e de uma simulação de acidente aéreo.
O treinamento de mídia tem por objetivo otimizar o contato das fontes de informação de um órgão público ou empresas, com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento correto com a imprensa.
Dentro do programa foram desenvolvidos: coletiva com a imprensa; entrevista em rádio; entrevista em TV e cobertura fotográfica. As atividades que envolveram práticas televisivas e de rádio foram realizadas nos estúdios da Universidade, no Campus Urbanova.

Festival de Cultura da FCSAC/Univap

Alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap organizaram, dia 4 de junho, o Festival de Cultura da FCSAC, que reuniu diversas atividades culturais desenvolvidas nos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda; Design de Moda; Gastronomia e Gestão Ambiental.

   

Entre as atrações, o desfile de moda “Respeitável Luxo”, organizado por alunos do 1° e do 2° ano, apresentou a ousadia dos futuros profissionais da área que desafiaram as tendências comerciais de cores e tecidos para a estação outono/inverno e desenvolveram suas criações inspiradas na arte circense. Reforçando a ideia de cores vivas e alegria, alunos e ex-alunos da Univap - atores do Grupo de Teatro Universitário “Casa de Benê”- apresentaram-se como personagens do universo do circo e realizaram performance dos palhaços, bailarinas e mágicos.
A Mostra Gastronômica de Degustação; a 5ª Mostra de Vídeo 1 Minuto e performances do andrógeno Ikaro Kadoshi também fizeram parte da programação.
A Cultura FCSAC, aberta ao público, foi realizada no período da noite, Salão de Festas da Capela Ecumênica da Universidade, Campus Urbanova.

Recital ‘Duo Clarevon’

Os musicistas Clara Zarur (Piano) e Evon Piffer (Flauta) apresentaram no Teatro Univap, dia 24 de maio, a partir das 20h, o Recital ‘Duo Clarevon’, quando executaram obras de Astor Piazzolla, Claude Bolling, Claude Debussy, Robert Schumann e, principalmente, de compositores brasileiros, entre eles Pattápio Silva, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Júlio Reis, Osvaldo Lacerda, E. Villani Cortez e Amaral Vieira.

 

O Recital ‘Duo Clarevon’, com entrada franca e aberto ao público em geral, foi organizado pela Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Universidade.
O ‘Duo Clarevon’ foi formado no começo de 2011, com o intuito de realizar estudos de repertórios e fazer concertos e desde então tem se apresentado em diversos espaços culturais do município.

Social Jazz Club Brazil na Faculdade da Terceira Idade

Os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap e convidados assistiram no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 26 de maio, a partir das 14h, a uma apresentação do grupo “Social Jazz Club Brazil”.

 

O evento gratuito e organizado pela Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, apresentou samba, jazz e suas vertentes, de compositores brasileiros e norte-americanos.
O Social Jazz Club Brazil, combo de música instrumental, foi criado em 2009 e é composto por Leandro Lima (sax, clarinete e flauta), Renilton Carlos (sax e flauta), Fred Tavares (sax e flauta), Júlio Cesar (trompete e flugel horn), Anderson Delavéqia (trompete e flugel horn), Jhoney Siqueira (trombone), Marcos Pedro (guitarra), Sidney Filho (baixo) e Ton (bateria).

Professores da Faculdade de Direito e Presidência da OAB
Visita ao Campus Urbanova da Univap


Uma comitiva composta por docentes e funcionários da Faculdade de Direito e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos estiveram no Campus Urbanova dia 30 de maio, a convite da Reitoria, a fim de conhecer melhor a infraestrutura da Universidade e as pesquisas realizadas na Instituição.
Os convidados visitaram as instalações da TV Univap, Observatório de Astronomia e Física Espacial, alguns laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), a área da Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde e o Parque Tecnológico Univap.

TV Univap
 
IP&D

No encerramento da visita, os convidados foram recebidos no Auditório do Parque Tecnológico da Universidade pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; pela Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva; pelo Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; pelo Diretor do Parque Tecnológico, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e pelo Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, além da equipe de apoio.
No encerramento da visita, os presentes participaram de um café de confraternização e avaliação da iniciativa sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.

Fisioterapia/FCS
 
Parque Tecnológico

De acordo com o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, a visita causou impacto em alguns professores que nunca tiveram a oportunidade ou tempo de visitar o Campus Urbanova. “Conhecer algumas áreas consideradas vitrines de atendimento à comunidade, de pesquisa e visibilidade da Instituição, despertou em todos o sentimento de orgulho por sentirem-se parte integrante da Instituição e isso foi extremamente positivo”. A iniciativa é excelente e precisa ser repetida para os diversos segmentos da sociedade para que possam conhecer a Univap, uma Instituição que nasceu em São José dos Campos e que já formou profissionais que ocupam atualmente cargos de destaque no país, enfatizou o diretor.

Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul
“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”


A Univap foi a sede do II Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, realizado de 21 a 23 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

Cerimônia de Abertura
 
Palestra com a Dra. Maria Semião Neto do
Ministério do Meio Ambiente

O evento, organizado pelo Projeto RedeVale-Ita e pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap contou com o patrocínio da Associação Pró-Gestão da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Associação do Rio Paraíba do Sul (ABRH) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A finalidade do Simpósio, que reuniu dezenas de especialistas, foi discutir projetos de infraestrutura hídrica na bacia e debater as implicações da transposição do Rio.

Dr. Wilson Cabral da RedeVale-ITA
 
Exposições

Participaram da cerimônia de abertura do evento a Vice-Reitora da Univap, Profª Drª Sandra Costa; a Vereadora Renata Paiva; Andreia Franco Bevilacqua, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Tarcísio José de Souza e Silva, Secretário do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e Wilson Cabral de Sousa Júnior, Coordenador da RedeVale-ITA e Comitê organizador do evento.
A palestrante convidada para abertura do II Simpósio de Recursos Hídricos, Dra. Maria Susana Semião Neto, do Ministério do Meio Ambiente, tratou da temática: Pactuação para alocação de água.
Na programação do evento, além das palestras, foram realizadas sessões temáticas, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação cultural.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
Palestra com Pesquisador da Georgia Regents University


Os alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica da Univap assistiram, dia 26 de junho, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), à palestra “Fotopolimerização: os tipos e as características dos aparelhos. Qual o futuro da reação ativa dos compósitos?”, ministrada pelo Dr. Frederick Rueggeberg, professor titular de materiais dentários do Departamento de Reabilitação Oral da Faculdade de Odontologia, da Georgia Regents University, cidade de Augusta, EUA.

 

Pesquisador no College of Dental Medicine e autor de inúmeras publicações científicas, o Dr. Frederick é especialista em luz e nos mecanismos de fotoativação.

Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos

A Oficina Cultural Altino Bondesan realizou no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, nos dias 3 e 4 de junho, o Seminário “Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos”.
O evento gratuito foi realizado com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Cultura Univap, Setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.
O Seminário foi direcionado aos dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores. Ao reunir num mesmo espaço diferentes olhares de profissionais e pesquisadores conceituados, o evento procurou contribuir no aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e compartilhamento de experiências.

Paulo Rodrigues da Secretaria da
Cultura e Alcemir Palma/FCCR
 
José Márcio Barros durante a palestra
 
Julio Adrião no espetáculo
“A Descoberta das Américas”

A noite de abertura encerrou-se com a apresentação do espetáculo “A Descoberta das Américas”, montagem premiadíssima do ator Julio Adrião para o texto de Dario Fo.
“Júlio Adrião e Alessandra Vannucci transformaram em um belo monólogo a obra do italiano Dario Fo. A chegada dos espanhóis à América é narrada por Johan Padan, um zé-ninguém que foge da fogueira da Inquisição e embarca numa das caravelas de Cristóvão Colombo. Sobreviver a um naufrágio, escapar dos índios antropófagos e até expulsar os colegas colonizadores fazem parte da aventura cheia de apuros do personagem”, comenta Dirceu Alves Júnior, na resenha que escreveu para a Revista Veja.
O texto foi inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, que revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI.
Dirigido pela italiana Alessandra Vannucci, “A Descoberta das Américas” já foi visto por mais de 250 mil pessoas em cerca de 400 apresentações pelo Brasil e exterior, e rendeu a Adrião o Prêmio Shell (RJ) de Melhor Ator.
A programação do Seminário também envolveu a realização de palestras e mesas-redondas que trataram dos temas: Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações - Palestrante: José Márcio Barros; A Formação do Gestor Cultural - Debatedores: José Carlos Durand e Maria Helena Cunha - Mediação: Débora Aquino; Públicos da Cultura - Debatedores: João Batista de Andrade, Ney Piacentini e Susana Ventur - Mediação: Gabi Gonçalves.

Fontes: FCCR/Secretaria de Cultura de SP/Revista Veja

Meeting Univap com Gestores de Educação Básica

Diretores e Coordenadores Pedagógicos dos Colégios Anglo, COC, Dom Bosco, Embraer, Esfera, Instituto São José, Monteiro Lobato, Nossa Senhora Aparecida, Objetivo Júnior, Opção e Poliedro foram convidados pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap para participarem de um café da manhã com o Reitor, dia 5 de junho, nas instalações do Parque Tecnológico Univap, Campus Urbanova.

Recepção e Café da Manhã
 
Equipe da Reitoria

O objetivo do encontro foi apresentar as mudanças que estão ocorrendo na Universidade; os projetos e pesquisas aprovados pelas agências de fomento; o Programa Mão na Massa; a realização de visita a alguns espaços a fim de conhecerem a infraestrutura da Universidade e, consequentemente, criar novos laços com os Colégios particulares de São José dos Campos.
Receberam os convidados o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Drª Sandra Costa; o Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Maria Regina de Aquino Silva; o Diretor do Parque Tecnológico Univap e Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, além da equipe de apoio.

Fisioterapia/FCS
 
Centro Cirúrgico/FCS

Por ocasião do Encontro, os visitantes tiveram a oportunidade de saber mais detalhes sobre algumas pesquisas em andamento nos Laboratórios de Nanotecnologia e Processos a Plasmas; de Espectroscopia Vibracional Biomédica e de Catalisadores para o Refino do Petróleo, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), bem como conhecer parte da infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que realiza atendimento gratuito à população por intermédio do Curso de Fisioterapia.

Mostra de Dança 2014

 




Alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram dia 14 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro da Mostra de Dança 2014.

Univap participa da 6ª Edição da Uniexpovale

Professores das Faculdades de Direito; Educação e Artes; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde e Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap participaram dia 24 de maio (sábado), no Colégio Anglo Cassiano Ricardo, das 11h às 16h30, da 6ª Edicão da Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba (Uniexpovale).

Vista parcial da área destinada à
Univap
 
Os professores Celso e João da FCSAC
 
O Prof. Liu da FEAU

O objetivo do evento, que ocorre todos os anos, é proporcionar um encontro entre os futuros universitários com as instituições de ensino superior, de forma a despertar a curiosidade do jovem estudante na escolha de sua futura profissão.
No evento, além da apresentação da infraestruura da Universidade, foram realizadas orientações sobre o funcionamento dos cursos, grade curricular, sistema de avaliação, metodologia de ensino, mercado de trabalho e minipalestras sobre as temáticas: O que é ser Engenheiro; Comunicação e Negócios; Capacitando para a Era do Conhecimento; Saúde e Suas Diferentes Atuações; Conhecendo o Direito.

Uso Racional de Medicamentos

O Diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e membro do Conselho Municipal de Saúde, André Luís dos Santos, foi convidado pelos alunos do Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade da Univap, integrantes da Faculdade da Terceira Idade, para ministrar uma palestra dia 2 de junho, a partir das 14h, no Teatro da Universidade, sobre o uso de medicamentos, intitulada: Tome uma atitude: pergunte ao farmacêutico sobre sua saúde.

 

A Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionada a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito.

Palestra no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas

 
Em continuidade aos seminários programados no início do ano letivo aos alunos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, foi realizado no dia 2 de junho, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, a palestra: Correlação da diversidade genômica e da densidade relativa de populações de Helicobacter pylori (E-Proteobacteria: Helicobacteraceae) em pacientes portadores de afeções gástricas”, ministrada pela Profª Mestra Érika Correa.
A convidada é Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos do Colégio Tableau de Taubaté, graduada em Biomedicina e Mestra em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, com aprimoramento profissional em Hematologia pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Futuro do Presente das Águas do Rio Paraíba do Sul

A Univap foi a sede do ciclo de palestras sobre “O Futuro do Presente das Águas do Rio Paraíba do Sul”, realizado dia 31 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, organizado pela Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (Acevap).
O evento, realizado no período da manhã, teve por objetivo contribuir para a discussão e debate sobre o tema, assim como apontar caminhos e soluções para garantir o melhor uso da água na região.

Tatiana Motta, da Associação Corredor
Ecológico, durante a palestra
 
Vista parcial da sala com os grupos de trabalho

Participaram do encontro os representares da Agência Nacional das Águas (ANA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Ethos, da SOS Mata Atlântica, da Univap entre outras instituições.
A primeira palestra, proferida pelo Prof. Dr. Gilvan Sampaio (Inpe), tratou sobre “O Rio Paraíba do Sul e o seu Papel nas Questões Hídricas e nas Mudanças Climáticas Globais”.
As mesas redondas sobre as temáticas: Posicionamento Técnico sobre a Água/ Preservação e Produção das Águas do Rio Paraíba do Sul; Ações e Diretrizes Voltadas para a Preservação/Conservação também fizeram parte da programação.

O Mercado de Trabalho e a Academia
Comunicavale 2014


 
A Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, Profª Mestra Celeste Marinho Manzanete, foi convidada a participar do evento Comunicavale 5+5, realizado dia 17 de maio.
O Comunicavale é um site sobre a propaganda e a publicidade praticada no interior de São Paulo. Trata-se de uma plataforma de conteúdo completa onde o mercado, comunicação e publicidade se encontram e que apoia todas as iniciativas para a melhora do mercado da comunicação regional. Eventos, programas de rádio e diversas ferramentas transformam a página num ponto de encontro certo para quem procura informações do setor com quem mais entende sobre o assunto no interior de São Paulo.
Anualmente, a equipe do site realiza um evento a fim de discutir o que está sendo veiculado ou acontecendo na área da comunicação e para isso convida profissionais, professores e estudantes para debaterem.
O painel deste ano tratou da tortuosa relação entre agências e o estágio. Para debater o assunto foram convidados: Josué Brazil, da Unitau e do Blog ValePublicitando; Profª Fátima Gamallo, Unip; Profª Celeste Marinho, Univap e representando as agências, Marushio Desu, Coletivo de Ideias e Eduardo Costa, Phocus.

Fontes: Fcsac/Univap e comunicavale.com.br

Visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

A coordenadoria do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap organizou, dia 28 de maio, uma visita dos alunos do 5º ano ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas/SP.
A referida visita foi acompanhada pelo Orientador do NPJ, Dr. Luiz Fernando Faria de Souza, e pelos professores de Direito e Processo do Trabalho, Marco Folegatti de Rezende e Clélio Marcondes Filho.

   

Os alunos da Univap e outras Faculdades de Direito das cidades de Campinas e de Valinhos foram recebidos pelo Cerimonial do TRT.
No Tribunal, assistiram às sessões de julgamento da SDI-3 (Seção de Julgamento de Processos de Dissídios Individuais 3) e palestra do Presidente da Sessão.
Após a sessão de julgamento, os alunos foram encaminhados à Biblioteca e à Escola Judicial, onde foi servido o café da tarde, ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecer o acervo da Instituição.
No encerramento da visita, o Desembargador Samuel Hugo Lima, Diretor da Escola Judicial, recebeu os alunos para uma palestra sobre a história do Tribunal Regional do Trabalho, a função da Escola Judicial e Justiça do Trabalho.

Professor da Univap Ministra Palestra sobre Astronomia no Instituto São José

O Prof. Dr. Francisco Carlos R. Fernandes, do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, ministrou, nos dias 25 de abril, 12 e 14 de maio, no Instituto São José, uma série de seis palestras, direcionadas para mais de 500 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Sob o título “Astronomia no dia a dia”, a série de palestras teve por objetivo contribuir para a preparação dos estudantes para a XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 16 de maio, e ao mesmo tempo contribuir para a popularização da Astronomia e das Ciências, de maneira geral.

   

De acordo com o Prof. Francisco, sempre envolvido com atividades de divulgação científica, o maior desafio é adequar a linguagem científica para que ela seja acessível às crianças de 6 a 10 anos. “A apresentação para este público é repleta de imagens e animações”, enfatiza ele. Nas palestras, o professor abordou temas relacionados a fenômenos astronômicos presentes no cotidiano, entre eles, as estações do ano, as fases da lua, os eclipses solares e lunares, as constelações e a ocorrência de dias e noites. Também falou sobre a questão da poluição luminosa, que atrapalha muito as observações do céu noturno e que tem sido tema recorrente das edições passadas da Olimpíada.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi criada em 1998, com o intuito de popularizar a astronomia junto aos alunos. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, que devem, preferencialmente, participar voluntariamente. Participam da Olimpíada desde alunos do 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Cerca de 800 mil alunos de todos os estados brasileiros têm participado da OBA nos últimos anos e os participantes recebem um certificado impresso, no qual consta também se ganhou alguma medalha.
Atividades dessa natureza ajudam a despertar o interesse sobre o tema Astronomia, principalmente em jovens estudantes, sempre muito curiosos, bem como fomentar e estimular a busca e o intercâmbio de experiências nesta área do ensino.

Ação Solidária na Casa dos Meninos
Doação de Agasalhos e Atividades de Prevenção Odontológica


 
Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Taciana Olímpia de A. M. Bastos, Tamires Stephanie S. Oliveira e Ronaldo Irapuan B. Lux, acompanhados pela Profª Drª Ana Christina Claro Neves, visitaram, dia 24 de maio, a Casa dos Meninos, em São José dos Campos. Na ocasião, a equipe da Univap, além de distribuir agasalhos arrecadados no Curso de Odontologia, realizou atividades preventivas de orientação em saúde e higiene bucal.
As crianças da entidade assistencial, entre 6 e 12 anos, também receberam da Univap escovas dentais, e aquelas que apresentaram algum tipo de complicação dentária foram orientadas à procurarem as clínicas odontológicas da Universidade, no Campus Urbanova, para avaliação e posterior tratamento.

Ciclo de Palestras em Engenharia Biomédica

As coordenadorias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) realizaram no Campus Urbanova da Univap, dia 27 de junho, no período da noite, o 1º Ciclo de Palestras em Engenharia Biomédica.

Recepção
 
Dr. Raphael Parmigiani
 
Vista parcial do Auditório do IP&D

Estiveram reunidos no evento alunos, professores e convidados que assistiram às palestras: ‘Identificação de microRNAs como marcadores de resposta a tratamento radioquimioterápico em pacientes com câncer”, com o Prof. Dr. Raphael Bessa Parmigiani, Pesquisador do Centro de Oncologia Molecular do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Doutor em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente e Pós-Doutorado no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center - Nova York, EUA. ‘Laser aplicado ao diagnóstico de câncer e em envelhecimento cutâneo’ Prof. Dr. Airton A. Martin, Doutor em Física pela Universidade de Toronto e Unicamp e Pós-Doutorado pelo Instituto Max Planck for Festokoperforschung − Stuttgart. É o atual Coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia Biomédica do IP&D/Univap e do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica, também do Instituto.

Dr. Airton A. Martin
 
Drª Maria Inês Harris
 
Coquetel no encerramento do evento

Realiza pesquisas na área de: diagnóstico de câncer não invasivo por biópsia óptica; processos de envelhecimento cutâneo por espectroscopia Raman Confocal e permeação e modulação bioquímica de cosméticos na pele humana. ‘Fronteiras na Prevenção do envelhecimento cutâneo’, Profª Drª Maria Inês Nogueira de Camargo Harris, Pós-Doutorada em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (Unicamp) e em Lesões de Ácidos Nucléicos (CNRS, França). Foi certificada no curso Safety Assessment Of Cosmetics In The Eu pela Universidade de Bruxelas (Bélgica). É docente do Curso de Especialização em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo desde 1999. Atuou como Gerente de Segurança de Produtos (Natura); Gerente Técnico em Pesquisas Clínicas (Allergisa Pesquisa Dermatocosmética). Uma das idealizadoras e organizadoras do Curso de Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética (Senac/SP). É diretora do Instituto Harris, oferecendo suporte científico, tecnológico e treinamentos para as áreas cosmética e farmacêutica. Autora de vários livros, entre eles, Pele: Estrutura, Propriedade e Envelhecimento (Editora: Senac São Paulo).

Pesquisadoras da Fapeam Visitam a Univap

Dra. Sandra, Drª Maria Olívia, Dr. Mário e Drª Andréa
 
A Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação, Profª Drª Sandra Costa, recebeu, dia 1º de julho, a visita das pesquisadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Drª Maria Olívia Simão (Diretora-Presidente) e Profª Drª Andréa Viviana Waichman (Diretora Técnico-Científica), interessadas em conhecer as pesquisas em desenvolvimento no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Na ocasião, as pesquisadores aproveitaram para conhecer vários espaços da Universidade, entre eles, as instalações do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), onde foram recebidas pelo coordenador, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima.

Defesa de Tese de Doutorado

A Profª Mestra Flávia Goulart da Rosa Cardoso defendeu, dia 25 de junho de 2014, a Tese de Doutorado em Odontologia Restauradora - Especialidade Endodontia, no Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (ICT/Unesp) - Campus de São José dos Campos, sob o título “Quantificação de Endotoxinas e sua Relação com Sinais/Sintomas e Volumetria da Lesão Periapical e do Canal Radicular em Dentes com Infecção Endodôntica Primária”.

 

A Tese foi desenvolvida sob a orientação da Profª Drª Marcia Carneiro Valera (Professora Titular da Unesp) e objetiva quantificar endotoxinas e carga microbiana nas infecções endodônticas primárias, antes e após o preparo químico cirúrgico e uso de diferentes medicações intracanais, relacionando níveis de endotoxinas e microrganismos cultiváveis com a volumetria da lesão periapical através do uso de tomografias computadorizadas de feixe cônico, verificando possíveis relações com sinais e sintomas clínicos; além de relacionar os mesmos níveis com a volumetria dos canais radiculares.
Fizeram parte da Banca Examinadora: O Prof. Dr. Luiz Roberto Coutinho Manhães Júnior; Prof. Dr. Carlos Henrique Ribeiro Camargo; Profª Drª Marcia Carneiro Valera do ICT/Unesp/SJC; Prof. Dr. José Flávio Affonso de Almeida (Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp) e Prof. Dr. Renato Miotto Palo (Faculdade de Odontologia de Campinas/Unip).

Ação Social no Asilo Padre Bonafé
Atividade do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas


Alunos e professores do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas/Recursos Humanos da Educação Continuada da Univap, realizaram dia 28 de junho, uma ação social aos idosos moradores do Asilo Padre Bonafé, localizado no Bairro Bonsucesso, em São José dos Campos.

 

A atividade que visa a interação entre alunos e idosos é parte integrante da disciplina “Planejamento Estratégico” ministrada pelo Prof. Esp. Rogério Romano e envolveu a organização de um café da manhã com apresentação de música caipira pelo cantor Tony Viola, a distribuição de cestas básicas, kits de higiene e sorteio de brindes.

 

Colaboraram também para o sucesso do evento equipes dos cursos de Odontologia e de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). A equipe de Enfermagem acompanhada pelo coordenador do curso, Prof. Mestre João Benício de Almeida, realizou a verificação da taxa de açúcar no sangue e a aferição da pressão arterial; já os alunos de Odontologia, ministraram palestra sobre a importância da higiene bucal na manutenção da saúde.

Cordelteca Joseense para Incentivo à Leitura
Projeto Aprovado


Os alunos com o Prof. Paulo Barja (em pé))
 
O Prof. Dr. Paulo Barja, graduado em Física, PhD em Ciências, professor das Faculdades de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), pesquisador junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, músico e escritor, obteve, no início do mês de maio, a boa notícia de que mais um projeto de sua autoria foi aprovado, agora pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”.
O Projeto de Incentivo à Leitura, denominado “Cordelteca Joseense”, foi submetido em 2013 e avaliado pela comissão do Programa “Mais Cultura nas Escolas − Ensino Médio Inovador”. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura que busca levar experiências culturais a escolas públicas.
O projeto do Prof. Barja será desenvolvido junto à Escola Estadual Francisco Lopes de Azevedo, localizada no Jardim Satélite, em São José dos Campos, com a duração prevista de 1 (um) ano.
O Prof. Barja iniciou em 2008 a publicação dos Cordéis Joseenses, com 48 títulos criados e editados em produção independente. Em 2012, com apoio do MinC/Funarte, a coleção ultrapassou a marca de 10.000 exemplares. Em 2013, Barja lançou o Cordel dos Professores (Obra coletiva gerada após ministrar o curso de cordel para professores da Rede Municipal de São José dos Campos) e o livro “Cordéis Para Crianças (de todas as idades)”. Em 2014, lançou os livros “Sonetos” e “Anarcopoesia”.
Ocupante da cadeira de número 16 na Academia Joseense de Letras, o Prof. Barja também tem desenvolvido outras pesquisas e projetos nas áreas de Bioengenharia, Comunicação e Matemática/Estatística.
No primeiro semestre deste ano, alunos do Curso de Rádio e TV da FCSAC/Univap, na disciplina de Sonoplastia, criaram um Audiocordel com o texto “Confusão no Campo Rico”, de autoria de Barja. Este trabalho pode ser ouvido através do link: https://www.youtube.com/watch?v=TKGDs5qeRec&feature=youtu.be

Saiba mais sobre o autor: paulobarja.blogspot.com

Alunos Selecionados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic-CNPq)

 
A Coordenadoria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Univap/CNPq publicou a lista de alunos classificados no processo de seleção do Pibic-CNPq, para o período de 2014/2015.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores e pesquisadores.
O aluno selecionado poderá permanecer durante 12 meses no programa, com possibilidade de renovações.
Os selecionados, descritos por ordem alfabética na listagem abaixo, deverão procurar o Prof. Dr. Leandro José Raniero, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), para conclusão do processo de concessão.

Aluno (a) Orientador (a)
1 Alexandro da Silva Alves Andreza R. Simioni
2 Ana Paula Pinto Maricília Silva Costa
3 Caio Henrique da Rosa Anderson de Oliveira Lobo
4 Flávia Dias Fernandes Priscila Pereira Fávero
5 Gabriela Aparecida da Silva Souza Fernanda Pupio Silva Lima
6 Gisele Ferreira Ribeiro Flávia Villaça Morais
7 Janicy A. Carvalho Milton Beltrame Júnior
8 Karen J. S. Grancianinov Airton Abrahão Martin
9 Karla Faquine Rodrigues Sérgio Pilling
10 Kelly Cristina M. Lopes de Araújo Ivone Regina de Oliveira
11 Laura K. Fortaleza de Lara Maria Aparecida Chaves R. Papali
12 Lorena Silva Sampaio Francisco Carlos Rocha Fernandes
13 Lucas Augusto Manfroi Fernanda Roberta Marciano
14 Nathanne C. V. Rost Leandro José Raniero
15 Nilton Carlos Rosa Sandra Maria Fonseca da Costa
16 Pablo Ramires Sanches Juliana Ferreira Strixino
17 Pedro Leis da Rocha Almeida Márcio Tadeu de Assis Honorato Muella
18 Priscila E. Bussolaro Cândido Liu Yao Cho
19 Rachel Carvalho Gonçalves Rodrigo Sávio Pessoa
20 Rodrigo Trevizol V. Gaddini Lúcia Vieira Santos
21 Selen Karoline Santos Batista Renata de Azevedo Canevari
22 Victória Mendes de A. V. dos Reis Mário Oliveira Lima



Informações: 3947-1132
E-mail: lraniero@univap.br

Inscrições Abertas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Venha fazer parte do Grupo de Ginástica do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap

Gratuito - 10 Vagas

Obrigatório a apresentação de atestado médico-cardiológico no ato da inscrição

Atividade direcionada às funcionárias da FVE/Univap

• Alongamento
• Localizada
• Jump
• Step
• Aeróbica

Dias: Segundas e quartas-feiras

Horário: das 17h20 às 18h20

Local: Bloco 3 − Curso de Educação Física − Campus Urbanova

Responsável pela atividade: Profª Patrícia M. Danella Zácaro

agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade

Show Aula: Mazzaropi e Elpídio − O sucesso de uma história

Horário: 14 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro

Repertório com canções de Elpídio que fizeram parte das trilhas dos filmes de Mazzaropi

Bate papo liderado por Negão dos Santos (filho do compositor) Renata Marques, contextualizando as obras

Informações: (12) 3928-9850 (FTI) ou 3947-1009 (Cultura)

11 de agosto
Recital Duo Clarevon (Clara Zarur & Evon Piffer) – Piano e Flauta

19h

Entrada Gratuita

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza (Prédio da Faculdade de Direito)

Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro

Informações: (12) 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br

17 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Visita de 80 Alunos e 2 professores da Escola Estadual Yoshiya Takaoka (Projeto Unibanco) ao Campus Urbanova da Univap

Horário: das 8h às 12h

25 e 26 de agosto
Workshop Sou + Saúde − Alunos da Colégio Embraer Juarez Wanderley − Oficinas na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: das 8h às 11h30

28 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Café com Prosa “De Volta aos Anos 60”

Local: IP&D II − Campus Urbanova

Horário: das 15h às 18h

Informações: (12) 3947-1080 − dialogo@univap.br

12 de setembro
Recital de Canto e Piano com Lenine Santos (Tenor) e Nanci Bueno (Piano)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Composições de Benjamim Silva Araújo

Horário: 18h

Entrada Gratuita

Informações: (12) 3947-1009 − E-mail: cultura@univap.br

Organização: Cultura Univap − Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius)

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde”

Tema: A busca pela sinergia entre gestão e qualidade

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova da Univap

Evento Gratuito − Vagas Limitadas

Inscrições: eventos@ativia.com.br

Telefone: (12) 3954-3954 Ramal 250 ou 251

Realização: Ativia/Univap/FCS

Patrocínio: Hospital Alvorada/Tomovale/Suppory Segma/FAAP

Site: http://www.ativia.com.br/ativia/index.php?pg=noticias&id=1033

6 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

Apartir das 8h

9 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas