215ª Edição - Ano VI
De 12 a 31 de maio/2014
 

Univap participa de Projeto do CNPq para Meninas e Jovens
Oito propostas aprovadas na área de ciências exatas


Integrantes dos projetos
 
A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap obteve a aprovação de oito projetos apresentadas na chamada pública para o compor o Projeto Nacional “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Petrobras.
O objetivo do Projeto que terá a duração de um ano é incentivar alunas entre 15 e 17 anos do Ensino Médio a ter interesse nas ciências exatas e no fomento da ciência.
Participam dos projetos em desenvolvimento na FEAU, cerca de 40 jovens, orientados por professores doutores das Engenharias, oito professores acompanhantes das Escolas Públicas participantes e oito alunos dos cursos de graduação da Faculdade.
Esta é a segunda vez que a FEAU/Univap é selecionada pelo CNPq. Na chamada pública de 2013 com abrangência nacional para iniciar em 2014, foram apresentados 528 projetos e 325 selecionados, sendo que os oito apresentados pela FEAU foram aprovados na íntegra.

Seminário em Física e Astronomia
Processos de Acoplamento Equatorial - Baixa Latitude na Atmosfera Superior


Em continuidade ao Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Universidade, realizados durante o semestre, a coordenadoria do Programa convidou o Dr. Sukumaran Nair Geetha Kumari Sumod, do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, para ministrar uma palestra aos alunos de Mestrado e de Doutorado sobre a temática:“Processos de Acoplamento Equatorial - Baixa Latitude na Atmosfera Superior”.

Dr. Sukumaran durante a palestra
 
Alunos e professores

O seminário foi realizado dia 7 de maio, no Auditório do IP&D da Universidade e com apresentação de recentes estudos que procuram entender o acoplamento entre diferentes regiões da atmosfera terrestre. Na ocasião, o Dr. Sumod falou sobre o conceito de acoplamento na atmosfera superior (com altitudes entre aproximadamente 90 e 500 quilômetros de altura), especialmente ao longo da região equatorial e de baixa latitude, extremamente importante devido à presença de uma série de fenômenos geofísicos únicos.
O Dr. Sumod é bolsista de Pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sob a supervisão do Dr. Paulo R. Fagundes, do Laboratório de Física e Astronomia do IP&D. Seu projeto de pós-doutorado tem como tema o estudo da camada F3 da ionosfera e dos efeitos do aquecimento estratosférico repentino na ionosfera em baixas latitudes e na região equatorial, durante o ciclo de atividade solar 24 e tem vigência de dois anos, entre abril de 2014 a março de 2016.

II Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba
SimFAST II


Os alunos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Física e Astronomia da Univap organizaram, dias 8 e 9 de maio, o II Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (SimFAST II).
O evento, realizado nas instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial “Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior”, no Campus Urbanova da Universidade, em São José dos Campos, recebeu cerca de 70 inscrições de pessoas interessadas nos estudos da Física Espacial e da Astronomia.
O Simpósio teve por objetivo congregar acadêmicos de diversas instituições de pesquisa envolvidas nessas áreas, promovendo, dessa forma, contato direto entre renomados pesquisadores e alunos, possibilitando a troca de ideias e de conhecimento a fim de estimular a produção científica.

Abertura com a Vice-Reitora e
Diretora do IP&D, Drª Sandra Costa
 
O Prof. Francisco Fernandes
apresenta o Programa de Doutorado
 
Rafael Douglas Cunha da Silva
durante a apresentação oral

Durante os dois dias de evento, foram realizadas palestras, oficinas, apresentações orais de trabalhos, exibição de pôsteres e uma noite de observação do céu.
Todos os trabalhos apresentados serão posteriormente publicados na Revista Univap, uma publicação on-line da Universidade de divulgação de pesquisas e estudos, que cumpre a tríplice missão da instituição de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo indissociável. O comitê editorial da Revista aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura, resenhas, nas diversas áreas do conhecimento científico.

Programa Univap de Patrocínio ao Estudante Esportista

Alguns alunos contemplados com a Bolsa Atleta
 
A Univap, considerando que há na Instituição diversos atletas, instituiu em 2014 o “Programa Univap de Patrocínio ao Estudante Esportista”, direcionado aos alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
O Programa, que contempla quatro categorias, tem por objetivo apoiar estudantes esportistas da Univap que se destacam no cenário esportivo. O patrocínio se efetiva na concessão de bolsa de estudo, denominada “Bolsa Atleta”. Com este Programa a Universidade busca elevar o desempenho acadêmico, cultural e esportivo de seus alunos, representar a Instituição e divulgar a marca Univap.
O aluno receberá a “Bolsa Atleta” parcial ou integral, dependendo da categoria que se enquadrar e de acordo as normas estabelecidas pela Instituição nas 4 (quatro) categorias.

Reitor da Univap Recebe o Título de Cidadão Joseense

Em sessão solene na Câmara Municipal de São José dos Campos e por indicação do Vereador Fernando Petiti da Farmácia Comunitária, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, recebeu, dia 9 de maio, o Título de Cidadão Joseense, em reconhecimento aos serviços educacionais prestados ao município de São José dos Campos.

Abertura da sessão solene
 
O Presidente da FVE, presta
homenagem ao Reitor da Univap
 
O Diretor da Faculdade de Direito,
Prof. Sérgio Bacha, durante o discurso

A proposta de homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município e a cerimônia reuniu professores, funcionários e alunos da Univap, colegas e amigos do ITA, autoridades do município e familiares.
Compuseram a mesa o presidente da cerimônia e indicador do título, o Vereador Fernando Petiti, o representante do Prefeito de São José dos Campos e Secretário de Educação, Célio Chaves, o Deputado Estadual Hélio Nishimoto, o Vice-Reitor do ITA, Prof. Dr. Fernando Toshinori Sakane, o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa e o Vereador Shakespare Carvalho.

Cerimônia de Lançamento das Antologias de Poesias e de Contos
Resultado do Concurso de Fotografias


A Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, realizou dia 10 de maio, no Auditório Prof. Dr. Teófilo A. S. Cavalcanti, no prédio da Faculdade de Direito da Univap, Campus Centro, a cerimônia de lançamento das Antologias de Poesias e de Contos e o resultado do Concurso de Fotografias 2013.

A Profª Fátima Manfredini e Odete Pereira
Batista da Cultura Univap
 
Vista parcial do Auditório do Campus Centro

Fizeram a inscrição no Concurso de Poesias, nas categorias Comunidade; Ensino Superior e Funcionários, 58 pessoas, que apresentaram 124 textos, dos quais 20 foram selecionados para publicação. No Concurso de Contos, 65 inscritos apresentaram 170 contos, sendo selecionados 24.
No Concurso de Fotografia, 21 pessoas participaram com 56 fotos, dessas, dez foram selecionadas pela comissão como as melhores apresentadas e, entre elas, escolhida a melhor delas, de autoria de Pedro Augusto Pascoli, intitulada “As Cores do Tempo”, para ser a capa da Antologia de Contos. A capa da Antologia Poética é uma homenagem ao artista plástico Edison Braga, com a obra: Igreja Matriz de São José dos Campos − 1958.

O Prof. Luiz Carlos Andrade de
Aquino participante do concurso
 
Fred Albano, membro da
comunidade participante
 
Participantes e comissão organizadora
dos Concursos Univap

Fazem parte das Comissões Julgadores dos Concursos da Univap professores da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Universidade.
Abaixo, os regulamentos dos Concursos de 2014.
Concurso Univap de Contos
Concurso Univap de Fotografias
Concurso Univap de Poesias

Informações: (12) 3947-1009
E-mail: cultura@univap.br

Palestra com a Deputada Federal Luiza Erundina na Univap
Comemoração pelos 45 Anos de Criação do Curso de Serviço Social


A Faculdade de Ciências da Saúde, a fim de comemorar os 45 anos de criação do Curso de Serviço Social e o Dia do Assistente Social (15), convidou a Deputada Federal Luiza Erundina, para ministrar uma palestra aos alunos, dia 12 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.

O Prof. Aquino, a Deputada Luiza Erundina e
a Profª Débora Guedes
 
Abertura da cerimônia

Por ocasião do evento, a Deputada foi recebida pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, representando o Reitor da Universidade, o Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino e a coordenadora do Curso de Serviço Social, Profª Mestra Débora Wilza de Oliveira Guedes.
A palestra proferida pela a Deputada tratou da temática: “A Realidade Brasileira e a Crise do Capital”.

A deputada durante a palestra
 
Vista parcial do Teatro Univap

Atualmente coligada à bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Luiza Erundina foi a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de São Paulo, em 1988. Nasceu dia 30 de novembro de 1934 em Uiraúna, interior da Paraíba e graduou-se como Assistente Social em 1966, pela Universidade Federal da Paraíba. Concluiu o Mestrado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1970. Colaborou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 e posteriormente foi eleita Vereadora (1982), Deputada Estadual (1986) e Prefeita de São Paulo (1989-1993).
No encerramento do evento, os alunos do Curso, prestaram uma justa homenagem ao ex-professor da Univap, Geraldo Vilhena de Almeida Paiva.

Estudos da Física da Alta Atmosfera na Região Antártica

No dia 13 de maio, o Prof. Dr. José Valentin Bageston, da Divisão de Aeronomia (DAE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ministrou o Seminário intitulado "Observações Ópticas e por Radar Meteórico na Estação Antártica Comandante Ferraz".
O seminário, que ocorreu no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, fez parte do Ciclo de Seminários - 2014 do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade e contou com presença de professores, alunos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado do Laboratório de Física e Astronomia do IP&D.

Prof. Dr. José Valentin Bageston, da Divisão
de Aeronomia (DAE), do Inpe
 
Projeto vencedor do concurso da construção
da nova estação brasileira na Antártica

Durante o seminário, o pesquisador, que atua nas áreas de Física e Química da Média e Alta Atmosfera, apresentou as principais motivações científicas para os estudos da física da alta atmosfera na região Antártica. O Dr. Bageston também apresentou instrumentos e técnicas utilizados para a determinação da temperatura mesosférica e para a observação das ondas de gravidade na mesosfera superior, como os imageadores de luminescência atmosférica (airglow) e os radares meteóricos; em particular destacou os instrumentos instalados na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na ilha Rei George, na baía do Almirantado, a 130 km da Península Antártica.
Além da apresentação dos principais resultados das suas pesquisas científicas, o pesquisador relatou um pouco de sua experiência no continente antártico, onde esteve em diversas ocasiões participando da instalação, manutenção e operação de instrumentos e para coleta de dados na estação brasileira.
O episódio relatado que mais interessou aos ouvintes foi a respeito do incêndio que destruiu a estação brasileira no dia 25 de fevereiro de 2012 e que causou a morte de dois militares que tentavam conter o fogo na casa das máquinas, o Dr. Bageston estava presente nesse acidente.
No encerramento do seminário, o pesquisador apresentou algumas imagens do projeto vencedor do concurso da construção da nova estação brasileira na Antártica. Saiba mais sobre este projeto no endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/projeto-eacf.

75ª Semana Brasileira de Enfermagem - Núcleo de São José dos Campos Protagonismo da Enfermagem no Processo do Cuidar

A Univap sediou, dia 16 de maio, por intermédio do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem da ABEn SP − Núcleo de São José dos Campos.

Abertura oficial do evento
 
Vice-Presidente do Coren-SP, Fabíola
de Campos Braga Mattozinho
 
Exposição de painéis e estandes

O evento, realizado nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, envolveu a apresentação de palestras e sessão de pôsteres.
A abertura se deu às 9h, com a presença de representantes da Comissão Organizadora, da empresa Dermacamp, do Pró-Visão, Hospitais da região e da Univap. A palestra de abertura foi proferida pela Vice-Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho, que tratou da temática “Protagonismo da Enfermagem no Processo do Cuidar”.

Patrícia S. Carvalho do Hospital
Santos Dumont
 
Eldina R. Santos do Hospital São
Francisco de Assis
 
Vanderlei Pupin da Rede D’or São
Luís – Hospital ViValle

Outros temas fizeram parte da programação, entre eles: Desenvolvimento de protocolos para cirurgia segura (Patrícia Santiago Carvalho − Enfermeira Supervisora do Hospital Santos Dumont − Unimed de São José dos Campos); Boas práticas como estratégia para a qualidade do cuidado (Eldina R. Santos − Enfermeira Supervisora da Educação Permanente do Hospital São Francisco de Assis); Assistência de enfermagem segura (Vanderlei Carlos Pupin − Gerente de Enfermagem da Rede D’or São Luís − Hospital ViValle); Classificação de risco em urgências e emergências (Maria Cristina Pose Guerra − Diretora de Enfermagem do Hospital Municipal José de Carvalho Florence e Rubens Gomes dos Santos − Enfermeiro do Departamento Hospitalar e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos − Resgate Saúde); Classificação de risco em oftalmologia (Elza Figueira − Enfermeira do Hospital Pró-Visão − Educação Continuada).

Dia Nacional da Matemática

 
Os alunos do 7º período semestral do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA) promoveram, dia 6 de maio, uma confraternização para celebrar o Dia Nacional da Matemática.
O Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, foi criado oficialmente em 2004, pelo Projeto de Lei nº 3.482/2004, de autoria da deputada Profª. Raquel Teixeira. A data foi eleita pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como o “Dia Nacional da Matemática” em referência ao aniversário de nascimento de Júlio Cesar de Melo e Souza (1985 − 1974), matemático brasileiro, mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan. Malba Tahan foi professor de Matemática e um escritor muito criativo, que adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar as suas explicações. Publicou diversas obras literárias, entre elas, o famoso livro “O Homem que Calculava”, que narra a história de um viajante no deserto com incríveis habilidades matemáticas e inúmeras aventuras com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões.
Além de celebrar a data, o pequeno encontro serviu também para reflexão e discussão entre alunos, professores e a coordenação do Curso sobre o momento atual e futuros desafios.

6ª Maratona de Programação e 3ª Maratona de Programação Júnior

A coordenadoria e professores dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e dos Colégios Univap de São José dos Campos e de Jacareí (FVE/Univap) realizaram, dia 17 de maio, a 6ª Maratona de Programação e a 3ª Maratona de Programação Jr.

   

Participaram das competições promovidas no Campus Urbanova, em São José dos Campos, os alunos dos cursos de Engenharias da FEAU e dos Colégios Univap.
A Maratona de Programação estimula a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Curso de Especialização em Educação Inclusiva

A Univap, por intermédio da Coordenadoria de Educação Continuada da Pró-Reitoria de Graduação, Avaliação e Educação Continuada (Progeduc), realizou, no dia 23 de abril, uma apresentação do conteúdo a ser abordado por intermédio do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Inclusiva, que está sendo oferecido na Universidade.
O curso, sob a coordenação da Profª Drª Delcimar de Oliveira Cunha, tem por objetivo aprimorar a qualificação profissional para a garantia do acesso dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou de superdotação, no ensino regular. Além disso, possibilitará realizar estudos de casos para analisar e organizar práticas inclusivas e interativas no cotidiano escolar e junto à sociedade.
Direcionado aos profissionais graduados das áreas da educação e saúde, o Curso ainda permitirá criar situações para conscientizar a família e a comunidade no que diz respeito às práticas inclusivas dentro e fora do ambiente escolar.

Profª Mestra Maria Cecília, durante a
palestra
 
As docentes Maria Cecília, Paulina,
Delcimar, Silvia Regina, Fabiana
 
Vista parcial do Auditório do
Ceplade/Campus Urbanova

Os convidados pela coordenadoria ministram palestras sobre as seguintes temáticas: Da Segregação à Inclusão − História e Legislação, Profª Mestra Maria Cecília L. G. Vaccari; Direitos Humanos e Aspectos Jurídicos da Pessoa com Deficiência, Profª Mª Paulina Ribeiro Barbosa , Direitos Humanos e Aspectos Jurídicos da Pessoa com Deficiência; Bases Neurológicas do Desenvolvimento, Profª Esp. Silvia Regina Trote Ruivo; Recursos para Inclusão, Profª Esp. Cintia Hosoume e Estudos de Caso na Escola Inclusiva, Profª Drª Delcimar de Oliveira Cunha.
Com duração de 20 meses, totalizando a carga horária de 520 horas/aula, o Curso está sendo oferecido no Campus Urbanova, às segundas e quartas-feiras, das 18h30min às 22h.
De acordo com a Profª Delcimar, a maioria das Escolas ainda não estão preparadas para receber esses alunos especiais e isso requer tempo, adequação dos espaços, do currículo e da garantia da inclusão.

Saiba mais: www.univap.br/posgrau
Telefones: 3947-1232 ou 3947-1233

Visita ao Tribunal de Justiça de São Paulo e à Academia de Polícia

Os alunos do 9º período semestral (5º ano) da Faculdade de Direito da Univap, estagiários no Núcleo de Prática Jurídica, realizaram, dia 6 de maio, uma visita ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Acompanhados pelos professores Luiz Fernando Faria de Souza e Warley Freitas de Lima, os alunos foram recebidos pelo Presidente do TJ, Desembargador Dr. José Renato Nalini.

   

Durante a visita, os alunos conheceram um pouco da história do Tribunal de Justiça de São Paulo, desde a sua inauguração, em 3 de fevereiro de 1874, até a construção de sua sede, em 1911, e tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de julgamento na Câmara de Direito Público.
Após a visita ao TJ, professores e alunos estenderam a permanência em São Paulo para conhecer também a Academia de Polícia Civil (Acadepol), local onde assistiram a uma palestra sobre Criminologia e conheceram o “Museu do Crime”.

Anestesia Sem Dor

 
A coordenadoria do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) estabelece, no decorrer do ano, parcerias com empresas especializadas ou especialistas na área odontológica, a fim de manter os alunos atualizados a respeito dos constantes avanços tecnológicos da área.
Entre as atividades realizadas neste semestre, os alunos receberam orientações sobre as novas técnicas de anestesia: Anestesia Computadorizada Sistema Morpheus
A empresa Meibach Tech desenvolveu o sistema MORPHEUS - Anestesia Computadorizada, que possibilita um elevado controle da dor no procedimento anestésico e a utilização de uma menor quantidade de solução anestésica.
A aula técnica foi supervisionada pelas professoras Camila Borges Fernandes (Estágio Supervisionado I) e Renata Amadei Nicolau (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial I).
A anestesia computadorizada do sistema MORPHEUS da Meibach Tech é utilizada, principalmente, por alunos de graduação iniciantes e por recém-formados.

XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

 
A Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e da Faculdade da Terceira Idade da Univap, Profª Mestra Débora Guedes, participou do XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, realizado de 3 de abril a 3 de maio, no Centro de Convenções Hangar, em Belém do Pará. O tema oficial do evento, “A nova geração de idosos e os desafios contemporâneos”, é fruto de uma reflexão sobre o envelhecimento da população, que vem colocar os governos, as famílias e a sociedade em geral frente a questões sobre as quais não estão preparados.
Participaram do Congresso aproximadamente 3 mil profissionais ligados às questões do envelhecimento, totalizando 258 conferencistas, sendo 14 deles internacionais, além de representantes das seccionais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (CBGG), das esferas governamentais, bem como de empresas parceiras e membros da comissão organizadora.
Durante o Congresso, a Profª Débora apresentou dois trabalhos científicos intitulados: “Educação Continuada, Projeto de Vida de Pessoas Idosas” e “Projeto Intergeracional”.

Reitor em Entrevista na TV Câmara

 


Assista à entrevista do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, na TV Câmara de São José dos Campos, que tem convidado algumas personalidades do município para participar do Programa “Com a Palavra”, exibido também no Canal 17, da NET.
Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=7NHewLFFebU

Ações em Prol da Comunidade

 
Alunos e professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizam no decorrer de cada semestre, uma série de atividades de extensão e de atendimento à comunidade, com o objetivo de colocar em prática os conceitos apreendidos em sala de aula e de realizar ações de atenção e de prevenção para uma melhor saúde bucal.
No dia 25 de abril, as alunas Taciana Bastos e Ana Caroline Arantes (7º período semestral) entregaram na “Casa dos Meninos” brinquedos arrecadados no Curso. A ação foi realizada por intermédio da Cruzada Assistencial Padre João Guimarães. No dia 26, foi realizada na Escola Estadual Profª Alcina Moraes Salles, em Jacareí, atividades de orientação à saúde e exame bucal e de triagem para o atendimento odontológico nas clínicas da Univap. Participaram desta atividade 13 alunos, sob a supervisão dos professores Dr. Albano P. Cunha Jr. e da Coordenadora do Curso, Drª Renata Amadei Nicolau.

   

No dia 17 de maio, por intermédio do Ministério Amor e Vida, as atividades foram realizadas na Escola Estadual Profª Lourdes Maria Camargo, Jardim Imperial em São José dos Campos, com orientações sobre saúde bucal (Evidenciação de biofilme, higiene bucal e dicas de dieta não cariogênica). Na ocasião, os alunos apresentaram o Teatro de fantoches e fizeram animação usando fantasias.

Câmara Municipal Homenageia Assistentes Sociais

A Profª Débora da Univap com a Presidente da Câmara,
Amélia Naomi
 
Em sessão solene, dia 16 de maio, a Câmara Municipal de São José dos Campos prestou homenagem aos Assistentes Sociais do Município e da Região, com a entrega de um Certificado de Reconhecimento.
Representou o curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap a coordenadora, Profª Mestra Débora Wilza Guedes de Oliveira.
Estiveram no evento Assistentes Sociais, representantes do terceiro setor, da prefeitura, das universidades e da Justiça Federal.
Alunos e professores da Univap também prestigiaram a solenidade, que reuniu cerca de 350 pessoas.

Ingresso por Transferência ou Graduação


Conheça a Univap


Facebook


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Ciclo de Palestras em Engenharia Biomédica

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica

Inscrições Gratuitas − Confirmação de Participação

Local: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) − Campus Urbanova

Horário: das 19h às 22h30

Programação

Palestra: Identificação de microRNAs como marcadores preditivos de resposta a tratamento radioquimioterápico em pacientes com câncer

Dr. Raphael Bessa Parmigiani

Pesquisador do Instituto Sirio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente e Pós-Doutorado no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York, EUA. Atualmente, é pesquisador no Centro de Oncologia Molecular do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

Palestra: Laser aplicado ao diagnóstico de câncer e em envelhecimento cutâneo

Dr. Airton A. Martin

Doutorado em Física pela Universidade de Toronto e Unicamp e Pós-Doutorado pelo Instituto Max Planck for Festokoperforschung − Stuttgart; Coordenador do Curso de Doutorado em Engenharia Biomédica da Univap e do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica. Atua na área de diagnóstico de câncer não invasivo por biópsia óptica; Estudo dos processos de envelhecimento cutâneo por espectroscopia Raman confocal; Estudo de permeação e modulação bioquímica de cosméticos na pele humana.

Palestra: Fronteiras na prevenção do envelhecimento cutâneo

Dra. Maria Inês Nogueira de Camargo Harris

Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (Unicamp) e em Lesões de Ácidos Nucléicos (CNRS, França).

Certificada no curso SAFETY ASSESSMENT OF COSMETICS IN THE EU pela Universidade de Bruxelas (Bélgica); Docente do Curso de Especialização em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz São Paulo/ SP desde 1999. Entre outras atividades, atuou como Gerente de Segurança de Produtos (Natura), Gerente Técnico em Pesquisas Clínicas (Allergisa Pesquisa Dermatocosmética). Foi uma das idealizadoras e organizadoras do Curso de Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética (Senac/SP). É diretora do Instituto Harris, oferecendo suporte científico e tecnológico e treinamentos para as áreas cosmética e farmacêutica. Autora de vários livros, entre eles: - Pele: Estrutura, Propriedade e Envelhecimento (Editora: Senac São Paulo)

Informações:

Av. Shishima Hifumi, 2.911 São José dos Campos - SP

(12) 3947-1165 − E-mail: ppgeb@univap.br

27 de junho
Exposição: Bichos e Brinquedos do Brasil

Artista Plástico: Guataçara Monteiro

Local: Galeria de Arte Ivonne Tessin Weis

Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 − Jd. Aquarius

São José dos Campos - SP

Horário: das 12h às 21h

Visitas agendadas

E-mail: galeria@univap.br

Telefone: 3923-1220

Até 30 de junho
Concursos Univap de Contos, Poesia e Fotografia

Inscrições Gratuitas

Regulamentos:

Contos

Poesias

Fotografias

Informações: (12) 3947-1009

Cultura@univap.br

Até 31 de julho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Recital – Com Lenine Santos e Nancy Bueno

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Horário: 20h

Entrada Gratuita

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 a 31 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas