214ª Edição - Ano VI
De 21 de abri a 11 de maio/2014
 

Comitiva da FVE/Univap Participa de Encontro no Cefe
Programa Escola Interativa da Secretaria de Educação do Município


 
A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos vem realizando uma série de encontros com universidades, escolas e outros segmentos da sociedade, com objetivo de apresentar o programa Escola Interativa, que visa garantir aos professores e alunos da rede pública municipal o uso eficaz da tecnologia da informação com conteúdo de qualidade, estabelecendo uma nova dinâmica no aprendizado.
A apresentação do programa à Univap e outras instituições educacionais foi realizada dia 29 de abril, a partir das 13h30min, no Centro de Formação do Educador (Cefe) Professora Leny Bevilacqua.
Participaram da comitiva da Universidade, o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Costa; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e Pró-Reitor de Graduação, Avaliação e Educação Continuada, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino; o Assessor da Educação Básica da FVE, Peterson Fernandes; o Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior; o Professor-Pesquisador na área da Física e Astronomia, José Ricardo Abalde Guede; a Profª Mestra Vera Lúcia Catoto Dias (FEA); o Prof. Me. Fernando Moreira, (FCSAC) e a equipe de imprensa da Reitoria.
De acordo com o Secretário de Educação, Célio da Silva Chaves, a implantação desse novo conceito de ensino-aprendizagem acontece em etapas distintas e contempla: a entrega dos notebooks aos professores e sua respectiva capacitação; a instalação das salas interativas nas escolas; a entrega de tablets aos alunos do 6º ao 9ºano e a inclusão da comunidade, quando as famílias irão conhecer e aprender a utilizar as novas ferramentas tecnológicas para apoio e incentivo aos alunos.
O programa está sendo implantado na rede de forma gradual, até o final de 2016, e é composto de duas linhas de ação: uma dedicada à gestão administrativa de cada unidade escolar e outra voltada para a introdução de novos recursos pedagógicos, que tornarão todas as salas de aula da rede municipal em salas interativas multimeios.

Representantes da Área de Recursos Humanos Visitam a Univap

Recepção no Gabinete da Reitoria
 
A fim de promover um conhecimento real da potencialidade da Univap foi instituído um programa de visitas dos diversos segmentos da nossa comunidade.
A primeira visita ocorreu dia 24 de abril, onde se fizeram presentes os representantes da área de Recursos Humanos: Sonia Maria Negreiros Carvalho (Cecompi); Luciane Siqueira (C&D Brasil); Leila Maria Pereira Knoll (OnSet); Jaciara Bianco (Safran); Marcelo Cabral (Rede Vanguarda); Eugênio R. C. Mello e Katia Honesto (Cintra Associados) e Cristiane Lobato (Consultora de Recursos Humanos).
Na ocasião, o Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo, deu as boas-vindas aos convidados e complementou: “A principal ideia de trazê-los aqui foi o de propiciar a vocês uma visão real da Univap: o que temos, o que fazemos, o que pretendemos fazer e o que podemos fazer. Temos tido uma percepção que a nossa visibilidade é subdimensionada em relação a nossa realidade; e o nosso propósito é buscar a construção de uma imagem que faça jus a verdadeira dimensão que a Univap ostenta”.

Visita ao Laboratório de Microscópio
Eletrônico de Varredura do IP&D
 
O Dr. Airton Martin fala sobre a
Espectroscopia Raman Confocal
 
Visita ao Laboratório de Catalisadores
para o Refino do Petróleo/IP&D

Participaram também do encontro, a Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Costa que falou das pesquisas, parcerias com as agências de fomento e dos programas de Mestrado e Doutorado; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, apresentou os inúmeros projetos de extensão; o Diretor do Parque Tecnológico Univap e Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Prof. Dr.Eduardo Jorge de Brito Bastos, fez explanações sobre o Parque e as empresas ali instaladas, dos cursos oferecidos na Faculdade e projetos aprovados pelo CNPq em desenvolvimento na FEAU. O Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, apresentou os cursos e as possibilidades de estabelecer futuras parcerias.

Parte das instalações da FCS −
Laboratório de Hidroterapia
 
Visita às instalações da FCSAC −
Laboratório de TV
 
Laboratório de Fotografia da FCSAC

Após as apresentações, os visitantes foram ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) onde tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os pesquisadores dos Laboratórios: Microscópio Eletrônico de Varredura; Espectroscopia Raman Confocal e de Catalisadores para o Refino do Petróleo; parte das instalações dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e FCSAC.

Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares para Sistema Operacional Android

 
A FVE/Univap e a Nonus assinaram contrato de parceria, no dia 25 de abril, com o objetivo de desenvolverem pesquisas na área de automação comercial com recursos financeiros oriundos da Lei de Informática.
O objetivo do projeto é a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas, utilizando tecnologias de computação elástica (Cloud Computing) para o armazenamento dos dados lidos dos códigos de barras, por meio de equipamentos como tablets, celulares e dispositivos móveis.
Representando a empresa, estiveram presentes Marcos Fiorim Canola; José Domingos Viodella (Diretores) e Marco Antônio Breviglieri (Coordenador Técnico) e pela FVE/Univap o Reitor, Prof. Dr, Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, e a Coordenadora da Univap Virtual, Profª Drª Silene Fernandes Bicudo.
A Nonus, situada em São Paulo, é uma empresa especializada em soluções para a captura de dados. Desenvolve e fabrica leitores, terminais de consulta, kits para integradores, sensores de código de barras e softwares para gerenciamento de cheques, atendendo desde a pequena até a mais complexa necessidade do mercado.
O Projeto está sob a responsabilidade da Univap Virtual e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e terá duração de 12 meses, renovável ano a ano. Além do desenvolvimento da pesquisa aplicada, o projeto permitirá melhor formação de alunos da área de Tecnologia da Informação (TI), visto que estes serão inseridos em um ambiente de trabalho dinâmico e inovador.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)
Inscrições até 29 de maio 2014


 
A Coordenadoria de Iniciação Científica da Univap/CNPq está com as inscrições abertas até o dia 29 de maio de 2014 aos interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), para o período de 2014/2015.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda a contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores e pesquisadores.
O aluno, se selecionado, poderá permanecer durante 12 meses no programa, com possibilidade de renovações.
As inscrições deverão ser entregues na secretaria acadêmica do IP&D II, com Sra. Valéria, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h.
Poderão se inscrever pesquisadores e alunos de graduação da Univap, respectivamente considerados orientador e bolsista, desde que preencham os requisitos constantes no Edital, postado no site: http://www.ipd.univap.br/pibic e detalhes sobre o programa: http://www.cnpq.br/programas/pibic/index.htm

Informações: lraniero@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1121 − Valéria

Ministério do Meio Ambiente Nomeia Pesquisador da Univap
Representante da comunidade científica do Programa Antártico Brasileiro


 
O Pesquisador Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, do Grupo de Física e Astronomia da Univap, foi nomeado pela Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para compor o Grupo de Avaliação Ambiental − GAAm, como representante da comunidade científica das áreas de pesquisa envolvidas com o Programa Antártico junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na função de Relator de Ciências Atmosféricas.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nº 83 de 5 de maio de 2014, conforme determina a Portaria nº 155, de 2 de maio de 2014.
“A Ministra de Estado do Meio Ambiente, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no Decreto Legislativo nº 88, de 1995, que Aprova o Texto do Protocolo Tratado da Antártida sobre Proteção do Meio Ambiente, e na Portaria nº 72, de 30 de março de 2010, que dispõe sobre o Grupo de Avaliação Ambiental do Programa Antártico Brasileiro, resolve:
Artigo 1º - Designar os representantes e respectivos suplentes para compor o Grupo de Avaliação - GAAm, a seguir indicados:
I − Um representante e respectivo suplente dos seguintes órgãos e entidades: a) Ministério do Meio Ambiente; b) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis − Ibama; c) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade − Instituto Chico Mendes; d) Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar-ScRIRM; e) Ministério da Educação; f) Ministério da Ciência e Tecnologia; g) Ministério das Relações Exteriores; h) Ministério do Turismo; i) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e representantes da comunidade científica das áreas de pesquisa envolvidas com o Programa Antártico, que atuarão como Relatores: a) Relator de Ciências Atmosféricas: Paulo Roberto Fagundes; c) Relator de Ciências Geológicas: Carlos Oiti Berbet; e c) Relator de Ciências da Vida: Alexander Turra”.
Leia a Portaria na íntegra: http://www.univap.br/pdfs/dialogo_portaria_ designacao_GAAm_2014.pdf

Mesa Temática
Jornalista, um ser relacional na rede


A coordenadoria do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), a fim de celebrar o Dia do Jornalista − 7 de abril − organizou a Mesa Temática: “Jornalista, um ser relacional na rede”, com a participação dos profissionais da área, Nicolas Chernavsky, jornalista formado pela USP, responsável pelo site cultura política.info, que contém informações e análises dos processos eleitorais dos continentes, onde são abordados os diferentes aspectos das eleições, como por exemplo, os sistemas eleitorais, partidos políticos, candidatos(as), pesquisas de opinião, contexto geopolítico, qualidade do processo eleitoral, entre outros; e Marcelo Claret, Editor-chefe do Metrópole Online (Meon), um portal de notícias da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale) que cobre 39 cidades e traz para a região inovações que movimentam o mercado da informação e da publicidade online.

 

O evento aberto a participação de alunos das diversas áreas do conhecimento da Universidade foi realizado no Auditório da Biblioteca Central (Bl. 5), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, e contou com a presença de aproximadamente 200 estudantes.

Seminário: Utilização do Cluster Hipercubo para Processamento Paralelo no IP&D/Univap

Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho e o aluno bolsista da Fapesp Luiz Eduardo Camargo Aranha Schiavo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, apresentaram um Seminário no dia 15 de abril, ocasião em que foi feito um breve histórico e visão geral a respeito da estrutura física do Hipercubo, um Cluster HPC (Cluster para Computação de Alto Desempenho) utilizado para a realização de simulações numéricas pelos pesquisadores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia e de Engenharia Biomédica e de outros pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

O aluno bolsista Luiz Eduardo e o
Prof. Dr. Irapuan
 
Vista parcial da sala

Durante o Seminário, também foram discutidas as formas de acesso (interno e externo) via túnel, com demonstração prática de transferência de arquivos, submissão de Jobs, sistema de filas de execução, entre outros. A nova página web do Cluster também foi apresentada com as devidas explicações aos usuários e procedimentos para recadastramento.
O aluno da Engenharia da Computação da Univap e bolsista de Suporte Técnico da Fapesp, Luiz Schiavo, é atualmente o responsável pela administração do Hipercubo no IP&D. Ele realiza o monitoramento e manutenção do cluster e vem organizando na forma de uma Wiki as informações para os usuários: informações gerais sobre o equipamento, dicas de acesso e uso, regras de utilização etc. Na realização desse trabalho, o aluno terá a oportunidade de interagir com especialistas brasileiros e estrangeiros, o que deverá lhe proporcionar excelente aprendizado na área de administração de sistemas, redes e computação de alto desempenho.

O Vale Encantado do Paraíba

O Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos, em parceria com a Cultura Univap e Centro de Estudos da Cultura Popular, apresentaram, gratuitamente, no dia 23 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o espetáculo "O Vale Encantado do Paraíba".

   

O espetáculo valoriza e divulga as tradições da cultura popular e do folclore da região. A peça foi inspirada nas danças e músicas que nasceram da mistura das culturas indígena, africana e europeia − entre elas a Dança de São Gonçalo, o Jongo, a Catira e o Moçambique − e também em lendas como "A Noiva do Banhado", o "Corpo Seco" e o "Túnel do Banhado".
"O Vale Encantado do Paraíba" é um dos resultados do Projeto Piraquara que, a partir de 2012, passou a ser gerido em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Os textos e a direção geral dos trabalhos são de Calixto de Inhamuns. O projeto, criado em 1988 pela FCCR, busca se adaptar às novas realidades da cultura popular e do folclore, além de pesquisar, amparar e divulgar a cultura de raiz do Vale do Paraíba.

Palestra Sobre o Uso de Pipetas Automáticas

A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, a fim de apresentar técnicas de pipetagem nos laboratórios, convidou um representante da Empresa Analítica para ministrar uma palestra aos alunos da Graduação e Pós-Graduação, dia 16 de abril, a partir das 14h, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Pipeta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos, utilizada em laboratórios.

 

Durante a palestra ministrada por Eduardo F. de Oliveira, foram apresentadas as técnicas de Pipetagem, manutenção básica, verificação da performance, calibração e os tipos clássicos de pipetas comercializadas: automáticas (micropipetas) e pipetas manuais (graduadas e volumétricas).
De acordo com o palestrante, a pipeta é um instrumento de precisão confiável e tem sido usada há muitos anos. Contudo, como há várias formas de manuseio, uma pipeta só irá operar bem se o operador souber usá-la. Diferenças nas técnicas podem alterar o volume aspirado e interferir diretamente nos resultados obtidos.

Univap Adere à Campanha da Ativista Maria da Penha

A Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Coordenadora da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, Profª Mestra Débora Guedes, alunos e professores da Universidade, participaram dia 23 de abril da palestra “Sobrevivi...e posso Contar” da ativista Maria da Penha, realizada no plenário da Câmara de São José dos Campos.

 

Durante evento que contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, cinco instituições de do município aderiram à Campanha Compromisso e Atitude: a lei é mais forte − que busca criar uma rede de combate à violência contra a mulher. Entre as adesões estão, a Prefeitura, Univap, SOS Mulher, Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, Polícia Militar e Conselho da Mulher Empreendedora da ACI (Associação Comercial e Industrial).
Maria da Penha, vítima de violência doméstica, a deixou com deficiência física permanente, sobrevivente é responsável pela criação da Lei Federal 11.340, que criou mecanismos para coibir a violência contra a mulher.
O evento foi transmitido, ao vivo, pela TV Câmara e pelo site da Casa de Leis.

Bate-Papo com Profissionais da Imprensa

A coordenadoria do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) organizou em abril dois encontros dos alunos com profissionais da imprensa graduados na Univap e em plena ascensão profissional.
Os eventos foram realizados simultaneamente no dia 2 de abril, para as turmas do 7º (4º ano) e do 3º período semestral (2º ano).
Os convidados foram Ricardo Santos (Embraer) e Natália Teodoro (TV Vanguarda).

 

O jornalista Ricardo Santos, que trabalha na Assessoria de Comunicação da Embraer, tratou da temática: "o dia a dia da comunicação de uma empresa de destaque mundial".
Ricardo é formado em Jornalismo pela Univap e Pós-Graduado em aviação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Trabalha na Embraer desde 2003, responsável pelo relacionamento com a mídia na América Latina, além de apoiar escritórios regionais de comunicação na França, China, Singapura e Estados Unidos. Além da interface direta com a imprensa, Ricardo desenvolve relacionamento com os departamentos de comunicação de outras empresas, instituições, agências reguladoras, secretarias, prefeituras, ministérios e Presidência da República, ao lado da equipe de relações governamentais.
Já a jornalista Natália tratou da temática: "roteiro e reportagem”. Durante o bate-papo com os alunos, ela falou da dinâmica de uma emissora de TV, prática da reportagem e as características da produção de uma reportagem diária.

Seminário em Física e Astronomia
A Variação do Número de Regiões Ativas Solares


Em continuidade ao Ciclo de Seminários 2014 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, no dia 22 de abril, o Prof. Dr. Caius Lucius Selhorst, pertencente ao Grupo de Pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) ministrou a uma palestra intitulada A Variação do Número de Regiões Ativas Solares.

O Dr. Caius Lucius durante a sua apresentação
no IP&D
 
Vista parcial do Auditório

No Seminário, o Dr. Caius mostrou resultados de pesquisas sobre a ocorrência de regiões ativas solares registradas nas últimas duas décadas. O trabalho foi motivado pelo comportamento atípico do Sol no último ciclo de atividades, o qual apresentou contagens de de manchas solares muito menores do que os valores previstos. Uma das possíveis explicações para esta mudança está na redução do campo magnético médio das manchas solares que vem diminuindo gradativamente. As investigações realizadas pelo professor tentam desvendar as causas das divergências entre as observações e as previsões por meio de uma análise estatística do número de regiões ativas e observadas entre 1992 e 2013 e a sua relação com os índices clássicos de atividades solares.

Faculdade da Terceira Idade Celebra a Saúde

A Faculdade da Terceira Idade (FTI), a fim de comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, organizou um encontro de pesquisadores dia 22 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, para que eles pudessem apresentar aos alunos suas pesquisas em andamento ou resultados adquiridos.
Participaram do evento o Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D/Univap) e a Mestranda em Engenharia Biomédica, Liliane Pereira Pinto, que apresentou a pesquisa: Análise por Espectroscopia Raman Confocal do Processo de Glicação na Pele Humana; a Farmacêutica Alexandra Fernandes Callera, do Centro de Hematologia do Vale com Anemia em Idosos e Neide Pereira Cardoso, Coordenadora Nacional do Supera, com Ginástica para o Cérebro.

A Profª Patrícia Abe, do Curso de TO
da FCS, durante a abertura do evento
 
As palestrantes convidadas Liliane,
Alexandra e Neide
 
Vista parcial do Teatro Univap

A FTI, sob a coordenação do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), é um programa institucional que congrega o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati). Além das matérias, o Projeto mantém em sua grade curricular palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre elas a dança, o teatro, a pintura em tela, terapia ocupacional e coral.
Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, no prédio Faculdade de Direito; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Dia Mundial de Atividade de Física
Alunos e Professores da Saúde na Praça do Jardim Aquarius


 
Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram do evento em comemoração ao Dia Mundial de Atividade Física, promovido pela Associação Cristã de Moços (ACM), dia 6 de abril (domingo), das 10h às 14h, na Praça do Jardim Aquarius, em São José dos Campos.
O evento em sua terceira edição teve por objetivo mobilizar a comunidade a fim de estimulá-la a adotar um estilo de vida mais ativo, preservando a saúde, prevenindo doenças e buscando melhor qualidade de vida.
Para realizar os trabalhos de orientação à saúde pelos cursos da área da saúde da Universidade, uma Unidade Móvel do Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap, ficou à disposição para que alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social pudessem dar as orientações ao público presente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso a OMS instituiu o dia 6 de abril como a data para a realização de atividades de prevenção com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.
A prática de atividades físicas é muito importante para manter uma vida mais saudável, pois contribui para o bem-estar, aumenta a autoestima, diminui o estresse, o risco de depressão, entre outros benefícios.
Pequenas atitudes no dia-a-dia como caminhar 30 minutos por dia pelo menos 3 vezes por semana, andar de bicicleta, trocar o elevador pelas escadas, pular corda e cuidar da alimentação, podem contribuir para uma vida mais ativa e saudável.

“Viola Em Pauta”
Recital com Bruno Carlos e Zélia Marão


 
O Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza recebeu dia 25 de abril, a partir das 20h, Bruno Carlos e Zélia Marão, que apresentaram um recital de viola e piano com músicas escritas para esse tipo de formação e outras obras para piano e canto.
O recital intitulado “Viola em Pauta” é mais um evento organizado pela Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) que realiza todos os trabalhos de extensão da Univap.
Zélia Marão estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí e na Universidade Estadual de Campinas, além frequentar outros cursos de especialização no Brasil e no exterior.
Nascida em Tanabi, interior de São Paulo, Zélia é pianista, arranjadora e recriadora musical. Sua carreira é especialmente voltada para a música de câmara, tendo realizado apresentações com Kátia Spássova (violino); Elisabeth Ratsesdorf (cantora); Júlia Brown e Olga Lazareva (piano a 4 mãos); Adriana Holtz e Tecris Rodrigues (cello) dentre outros. Foi também professora de história da música, teoria musical, piano e regente de importantes grupos vocais, entre eles, o Madrigal Cantares; Coral da Caixa Econômica Federal; Madrigal ADC Inpe e Coral ADC Embraer. Atualmente é diretora artística do Quarteto Agha, grupo que criou e onde atua como arranjadora e pianista.
Bruno Carlos iniciou seus estudos de Viola na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, regido por renomados maestros, entre eles Kurt Mazur, Carl Martin, Roberto Minczuck, Roberto Tibiriçá e Aylton Escobar.
Atualmente é integrante da Orquestra da USP e concertinho das violas na Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

Exposições Internas

 



Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições são distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecem até 17 de maio.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Andy Warhol
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Unisol
(Nicho) Ron Mueck
Faculdade de Ciências da Saúde – Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Rubem Valetim
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Gustavo Rosa
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Robert Rauschenberg
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Paul Klee
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Carybé
Faculdade de Ciências da Saúde - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 Obras desaparecidas - Alfredo Volpi
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Picasso
Térreo (CTIC/Secretaria Geral/Cultura) Bloco 5 Aldemir Martins

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Simpósio na Univap


12° Qualivitae


Doutorado


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) - Período de 2014/2015

Setor Responsável: Coordenadoria de Iniciação Científica da Univap/CNPq − IP&D

Inscrições: Secretaria Acadêmica do IP&D II − Valéria

Horário: 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h

Informações: Prof. Dr. Leandro Raniero - lraniero@univap.br

Telefone: (12) 3947-1121 − Valéria

De 29 de abril a 29 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

www.redevale.ita.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

De 21 a 23 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

De 26 a 30 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Kássia Kister (Pianista)

Horário: 19h30

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Promoção: Benjamim Silva Araújo/Entrada Franca/Univap/Mastery/ Reis/Ju Guimarães/Nelson Cabeleireiros/Taxi Vila Ema

Direção: Paulinho Azevedo

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

Entrada Gratuita

8 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Recital – Com Lenine Santos e Nancy Bueno

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Horário: 20h

Entrada Gratuita

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 de outubro a 1° de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas