213ª Edição - Ano VI
De 03 a 20 de abril/2014
 

Proposta do Curso de Medicina da Univap
Projeto, Infraestrutura e Corpo Docente Qualificado


A Diretora da FCS, Profª Emília Ângela (Mirela)
 
A Lei 12.871, aprovada no Congresso Nacional em 2013, traz avanços significativos para a saúde da população. Ela propõe a reforma do ensino médico com novos currículos e a criação de mais vagas em cursos de Medicina e em residência médica e a fixação de médicos em regiões remotas do Brasil, pequenos municípios e regiões periféricas dos grandes municípios.
O conteúdo da referida Lei faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. O Programa, em parceria com o Ministério da Educação, prevê a criação de 11.447 novas vagas de graduação em Medicina no país, sendo 3,6 mil a serem criadas em instituições públicas e 7,8 mil em instituições privadas.

Workshop “German-Brazilian Cooperation In The Field Of Plasma Technology”

 
A Univap esteve representada pelo Prof. Dr. Homero Santiago Maciel, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e pesquisador junto aos Laboratórios de Nanotecnologia e Processos a Plasmas e de Nanotecnologia Biomédica no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), durante a realização do Workshop “German-Brazilian Cooperation In The Field Of Plasma Technology”, realizado de 17 a 19 de março, no Parque Balneário Hotel, na Praia do Gonzaga, em Santos/SP.
Organizado pelo grupo internacional BalticNet-PlasmaTec e com apoio do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa, Deutschland-Brasilien, Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Sindipeças, o Workshop reuniu renomados profissionais nacionais e estrangeiros com objetivo de apresentar projetos, discutir propostas de aplicações do plasma nas áreas das engenharias e do setor produtivo.
Com extensa programação, o Prof. Homero foi convidado a ministrar uma palestra dia 18 de março, sobre a temática: “O estado da arte da tecnologia do plasma no Brasil e informações relativas sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap)”.
Durante o evento foram apresentados os mais recentes desenvolvimentos do uso de plasma para Revestimentos (pintura, baixa fricção, revestimentos duros, revestimentos funcionais); Processos ambientais (filtragem e purificação do ar, purificação de água, recuperação de energia) e Tecnologia de alimentos (descontaminação).
Alemanha e Brasil têm sido parceiros em ciência e pesquisa há mais de 40 anos. O Brasil é o mais importante parceiro da Alemanha na América do Sul, por isso a manutenção de relações de cooperação entre os dois países é uma prioridade especial. A parceria entre os dois países foi reforçada no ano passado, em 13 de maio de 2013, pelo presidente alemão Joachim Gauck, que inaugurou oficialmente, em São Paulo, o evento “Alemanha + Brasil 2013-2014”.

Fonte: www.bmbf.de

Seminário em Física e Astronomia
Abundância Química em Regiões de Formação Estelar


Com objetivo de dar uma introdução aos principais processos físicos em regiões de formação estelar, o Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia realizou dia 8 de abril, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, o Seminário: Abundância Química em Regiões de Formação Estelar, ministrado pelo Prof. Dr. Oli Luiz Dors Jr.

O Prof. Dr. Oli Luiz Dors Jr., durante a sua
apresentação no IP&D
 
Vista parcial da sala de aula

No Seminário, foram apresentados os principais mecanismos de formação de linhas de emissão observadas em regiões denominadas pelos astrônomos de regiões H II (sendo H I o hidrogênio atômico neutro e H II o hidrogênio ionizado). As regiões H II são nuvens de gases ionizados (plasma) de baixa densidade, geralmente com altas taxas de formação estelar. O seminário abordou também de que forma as observações podem ser utilizadas para inferir a metalicidade (abundância de elementos químicos mais pesados que o hidrogênio e o hélio) de galáxias.
Na ocasião do Seminário, o Prof. Oli apresentou um retrospecto dos principais pesquisadores e cientistas que, ao longo de aproximadamente 70 anos, se dedicaram ou ainda se dedicam ao estudo desses objetos e os principais marcos das investigações sobre abundância química de galáxias, como a descoberta, em 1610, da primeira região H II por Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, conhecida como Nebulosa de Orion.

Aluna do Curso de História Lança Livro em São Paulo
[War]ning


A aluna Yasmin Caminata, do 2º ano do Curso de História (3º período), da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, é a autora do livro [War]ning, lançado dia 12 de abril, pela Editora Multifoco, na Sala da Petrobras da Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

 

Trata-se de um romance entre uma mulher Tenente e um soldado da 6ª e 7ª divisão britânica, ambientado na Segunda Guerra Mundial. Após matar seis soldados nazistas em uma confeitaria perto de sua casa, Jenna Miller se torna a mais nova e primeira mulher Tenente da II Guerra Mundial. Treinada desde pequena pelo seu pai, o Coronel da 6ª e 7ª divisão de militares da Inglaterra, Jenna se torna a nova instrutora dos soldados. Dentro da base militar, ela aprende a lidar com o machismo e preconceito, fazendo amizade com o Capitão e também médico: Jack Forlan, o qual nutre uma paixão secreta pela Tenente. Porém, surge um novo soldado que se apaixona pela coragem e autoridade da Tenente Miller, seu nome: Harry Sparks. Juntos eles enfrentam os conflitos e emoções da Segunda Guerra Mundial e vivem acontecimentos que ficarão para sempre em suas memórias, desde novas amizades à perda de pessoas queridas, num cenário de uma guerra que existiu, assombrou o mundo e ficou marcada na História, misturando ficção com realidade e suspense até o final.
Em entrevista para o Informativo Diálogo, Yasmin, que nasceu em São Paulo, dia 5 de junho de 1995, disse que começou a escrever desde pequena e conta um pouquinho de sua história: “peguei gosto mesmo pela escrita quando estava no 3º ano do Ensino Médio, juntamente com uma amiga, a qual cito nas dedicatórias do livro. Muitas pessoas me incentivaram a escrever. Inicialmente não pensava em cursar História e sim Letras, ou algo voltado para a Literatura, mas percebi o quanto me interessava por pesquisas e pelo passado histórico, isto facilitou a minha escolha pelo curso de História da Univap, e hoje percebo o quanto esta escolha tem me ajudado em outras histórias que estou escrevendo”.
De acordo com Yasmin, inicialmente os livros serão vendidos pelo site da Editora Multifoco até que os exemplares estejam disponíveis em uma livraria.

Para saber mais, acesse: http://www.editoramultifoco.com.br
Contato com a autora: (12) 99184-9002

Parque Tecnológico Univap Sedia o Global Windows Azure Bootcamp 2014

O evento Global Windows Azure Bootcamp 2014, realizado dia 29 de março, simultaneamente em 57 países, totalizou a participação de 137 cidades. No Brasil, o evento foi realizado em 21 municípios, representando 12 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, foram 1.032 vagas abertas e distribuídas entre as localidades participantes.
Em São José dos Campos, o evento foi realizado no Parque Tecnológico Univap, Campus Urbanova, com apoio da Daruma Developers Community, Urmet Daruma, NIPBR e da Microsoft.

   

O Global Windows Azure Bootcamp é um evento global e criado para todo e qualquer profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), porém, para participar dos laboratórios que envolviam o desenvolvimento de aplicações era necessário o conhecimento da linguagem de programação C# (C Sharp) e para os laboratórios de infraestrutura, o conhecimento básico de redes e configuração de servidores.
O objetivo do Azure Bootcamp 2014 foi capacitar os participantes, por intermédio de especialistas da Microsoft, a utilizarem (passo a passo) o programa Nuvem da Microsoft.
Participaram do evento cerca de 70 pessoas, entre alunos, representantes de empresas e programadores que assistiram a palestras com renomados profissionais da área, entre eles: Lucas Romão, MVP (Keynote via Lync e instruções locais); Diogo Heringer, MTAC (Azure Virtual Private Network); Douglas Romão, MTAC (Azure Virtual Private Networ e MTAC (Integrando SharePoint Online com Windows Azure); Fabio Hara, Microsoft (Nuvem privada com Microsoft Azure Pack); Djonatas Tenfen, MTAC (Publishing ASP.NET Applications with Windows Azure Web Sites and Visual Studio Online); Thiago Lunardi, MTAC (Azure Mobile Services com Windows Phone e Windows App); Julio Arruda (Introduction to Cloud Services) e Claudenir Andrade, MVP (Case: Emissão Eletrônica de Documentos na Nuvem).

Artista Nato

 
O Prof. Dr. Paulo Barja, graduado em Física, PhD em Ciências, professor, pesquisador, músico e escritor, é um artista nato: uma dessas pessoas que possuem diversas habilidades e está pronto para qualquer desafio.
Na Univap, é pesquisador junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e docente das Faculdades de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).
Barja participou recentemente do 7º Festival da Mantiqueira − Diálogos com a Natureza, realizado de 4 a 6 de abril, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. Promovido anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, o evento apresenta palestras, mesas redondas e lançamentos de livros, reunindo escritores consagrados, novos talentos e o público amante da literatura. No Festival, o professor da Univap apresentou três livros de sua autoria: Cordéis para Crianças (2013), Sonetos (2014) e Anarcopoesia (2014).
Além dos livros, o professor Barja possui cerca de 50 folhetos de cordel publicados (os “Cordéis Joseenses”) e ocupa a cadeira de número 16 na Academia Joseense de Letras. Nos últimos anos, recebeu a Bolsa Funarte de Circulação Literária (2010); Bolsa de Produtividade Científica do CNPq, na área de Engenharia Biomédica (2011) e Prêmio “Mais de Literatura de Cordel” - categoria Formação (Ministério da Cultura, 2011).
A utilização da poesia como recurso educacional é tema de mais um projeto elaborado pelo professor Barja, por ele chamado de “Cordelteca Joseense”, de Incentivo à Leitura, que está sendo avaliado pela comissão do Programa “Mais Cultura nas Escolas − Categoria Ensino Médio Inovador”. O Programa, uma parceria entre o Ministério da Educação e Ministério da Cultura, busca maior interação dos alunos nas escolas públicas.

Saiba mais: www.cordeisjoseenses.blogspot.com.br

Observatório de Saúde da Região Metropolitana do Vale do Paraíba
Pesquisa Aliada aos Serviços Prestados à População


Reunião com parte da equipe do Observatório da Saúde
no IP&D da Univap

 
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde e pesquisadores e gestores da área da saúde estiveram reunidos, dia 27 de março, no Instituto de Saúde (IDS), para promoverem o evento Marco Zero, organizado para a apresentação dos projetos aprovados no Edital PPSUS-SP 2012.
Na ocasião, foram apresentados 41 trabalhos, organizados em cinco grupos divididos pelos temas: Gestão e gerência do SUS e Redes Regionais de Atenção à Saúde, Materno-infantil e Saúde Mental, Doenças transmissíveis, Avaliação e tecnologias de saúde e Doenças não transmissíveis.
Pela Univap, o projeto aprovado em setembro de 2013, por intermédio de um Edital de Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS-SP), é de autoria da pesquisadora Profª Drª Paula V. Carnevale Vianna, intitulado: Observatório da Saúde da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, SP: articulando a formação profissional e a gestão compartilhada do SUS.
Esse projeto tem como objetivo desenvolver e consolidar uma plataforma virtual dedicada à compilação e divulgação de dados, análises e pesquisas relacionados à saúde coletiva na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a fim de, pelo acesso facilitado às informações, construir uma visão regional, compartilhada das demandas, ofertas, inovações e limitações na área da saúde coletiva. Pretende, ainda, estabelecer vínculos formais entre as universidades da região, rede de serviços municipais e promover o olhar ampliado da saúde nos cursos de formação das universidades envolvidas.
Por ter como público-alvo não somente os técnicos de saúde, mas também estudantes, agentes sociais e todos os cidadãos, o maior desafio do projeto é tratar do tema ‘saúde coletiva’ de forma atrativa, compreensível, para que leve à reflexão e à análise crítica e fundamentada acerca do sistema de saúde regional. A primeira análise do portal é a investigação da linha de cuidado ao câncer de mama e colo de útero.
Com a participação de cinco alunos de Graduação (dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Enfermagem e Medicina) e uma aluna de Mestrado (Planejamento Urbano e Regional) em três Universidades envolvidas no projeto, os resultados parciais do projeto foram apresentados e discutidos em março deste ano, nos Colegiados de Gestão (que reúne os secretários de saúde) de três das quatro microrregiões que compõem a Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte.

Saiba mais: http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/homepage/destaques/seminario-promovido-pelo-is-apresentou-projetos-aprovados-no-ppsus-2012
E-mail: paulavianna@univap.br

Homenagem às Mulheres

A fim de prestar homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Associação Cristã de Moços (ACM) de São José dos Campos convidou alunos e professores dos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap para participarem de um grande evento, organizado dia 18 de março, nas instalações da instituição no Jardim Satélite.

Parte da equipe do Curso de Nutrição
 
O Prof. Dr. Jarbas F.F. dos Santos e as alunas
do Curso de Odontologia

Na ocasião, foram realizados cerca de 300 atendimentos relativos à saúde e prevenção do câncer bucal, saúde dos pés, prevenção do câncer de mama, cuidados fisioterápicos para o pré e pós-operatório na mastectomia, verificação da pressão arterial e orientação nutricional para a prevenção da hipertensão.

Equipe da Urmet Daruma/Univap Virtual participa da AUTOCOM 2014

Alunos bolsistas e funcionários do Projeto Urmet Daruma/Univap Virtual, instalado no Parque Tecnológico Univap, participaram do principal evento de Automação Comercial e Tecnologia da América Latina (AUTOCOM 2014), realizado de 8 a 10 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo.
A característica mais importante da AUTOCOM é a presença de expositores com soluções já adequadas à legislação e necessidades nacionais, o que permite a aplicabilidade imediata no comércio brasileiro.
Além da exposição de produtos, foi realizado também um Congresso com inúmeras palestras e temas definidos a partir de uma pesquisa com o mercado e tendências para o varejo, como o Omni Channel, RFID, além da presença da experiência de especialistas em e-commerce, substituição tributária, e-Social, gestão da informação, entre outros temas.

   

Durante o evento, a Equipe da Urmet Daruma/Univap Virtual apresentou três novos produtos, prontos para a industrialização: Daruma Mobile Franework para Androide e Windows 8; Daruma Cloud Computing para a Emissão de Documentos Eletrônicos e Pesquisa de Computação Embarcada (MT-1800), desenvolvidos pela Daruma, Univap e Intel.
Beneficiada pela Lei de Informática nº 8.248/91, a FVE/Univap iniciou, em 2008, o projeto de parceria entre a Univap Virtual e a Urmet Daruma, que tem apresentado bons resultados, pois possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação para a automação comercial, assim como a capacitação profissional dos alunos dos cursos de Ciências e Engenharia da Computação da Univap.
O Projeto, que possui três linhas de pesquisa: desenvolvimento de softwares; tecnologia da informação (TI) e integração com desenvolvimento, possibilita a proposta e a certificação de novos produtos para Urmet Daruma.
De acordo com o Gerente de Integração e Desenvolvimento do Projeto pela Urmet Daruma junto à Univap, Claudenir Campos Andrade, a equipe é composta por 17 integrantes, sendo que 70% são alunos pesquisadores bolsistas do Sistema FVE de Educação/Univap.

Banda Inspyra

 
A Banda Inspyra, composta por Gustavo Dedding (voz), Daniel Sellanes (teclado), Sílvio Ribeiro (guitarra), Thiago Pontes (contra baixo) e Oswaldo Cacciolari (bateria), apresentou-se dia 6 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
No repertório, foram apresentadas músicas do Barão Vermelho, Bob Marley, Eric Clapton, Clube da Esquina, Gilberto Gil, Jack Johnson, John Mayer, Jorge Ben Jor, Kings of Leon, Legião Urbana, Lenine e The Killers.
O evento gratuito, organizado pela Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realiza no ambiente acadêmico diversas apresentações culturais e exposições.

Para saber da programação cultural, entre em contato: (12) 3947-1009

Alunos do Curso de Enfermagem
Avaliação da Qualidade de Saúde de Funcionários e Alunos da FVE/Univap


 
Os trabalhos da equipe de alunos do Curso de Enfermagem continuam a se realizar no ambiente acadêmico da Univap, no Campus Urbanova, e estão percorrendo vários setores, a fim de avaliar a qualidade de saúde dos funcionários da FVE/Univap.
A equipe, composta de seis alunos (matutino) do 9º período semestral (4º ano), Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a orientação da Profª Mª Conceição Lancia, realiza procedimentos para verificação da pressão arterial, medida de cintura para avaliar a circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC) e taxa de açúcar no sangue (Glicemia Capilar). Se algum funcionário ou aluno apresentar anormalidades na avaliação geral, a equipe encaminha-o para o Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS, para avaliação da equipe multiprofissional, composta de Enfermeiros, Nutricionistas e de Educadores Físicos. De que forma, evitar a hipertensão, o diabetes e o sobrepeso também fazem parte das orientações pela equipe.
No último dia 11 de abril, a equipe da Enfermagem permaneceu nas instalações da Biblioteca Central (Bloco 5), no período da manhã, e realizou grande número de atendimentos. Funcionários da FVE/Univap, do Parque Tecnológico e de Faculdades também foram beneficiados pelos serviços prestados pelos alunos da área da saúde.

Entrevista Sobre a Época da Ditadura Militar

 

A professora-pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Profª Drª Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, e alguns alunos bolsistas participaram de uma reportagem produzida pela equipe da TV Band Vale, sobre a temática: Ditadura Militar.
Assista à entrevista no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=1jPBmvIUUHg, exibida na 2ª Edição, do Jornal Band Vale, dia 27 de março.

Alunos de Publicidade e Propaganda Visitam a Agência DM9

 
Os alunos do 5º e 7º períodos semestrais (3º e 4º ano) do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, acompanhados pela coordenadora do Curso, Profª Mª Celeste M. Manzanete e pela Profª Esp. Flávia dos Santos Cardoso, da disciplina de Redação Publicitária e Marketing, visitaram, dia 28 de abril, as instalações da DM9, em São Paulo, uma das maiores e mais premiadas agências do País.
Fundada em 1989, a DM9 faz parte de dois dos maiores grupos de comunicação do mundo: o Publicis Omnicom, por meio da rede DDB WorldWide, e o Grupo ABC, o maior grupo brasileiro de comunicação e um dos 20 maiores do mundo, segundo o Advertising Age. A agência tem sede em São Paulo, escritório em Brasília e duas agências independentes: A DM9Sul, em Porto Alegre, e a DM9Rio, na capital fluminense. Em seus 24 anos, a excelência criativa da DM9 foi reconhecida pelo mercado com 4 títulos de Agência do Ano, 2 GPs e mais de 100 Leões no Festival Internacional de Cannes, 13 Prêmios Caboré - sendo 6 de melhor Agência do Ano, 20 Prêmios Abril de Publicidade e 14 Profissionais do Ano. Seu trabalho permite aliar sucessos de público e crítica em campanhas para clientes como Brastemp, C&A, Consul, Guaraná Antarctica, Intel, Itaú, Mercedes Benz, Sadia, Terra, Tok&Stok, Vivo e Walmart.

Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces

Fundação Ezequiel Dias - FUNED
 
A Univap, por intermédio do Professor-Pesquisador Dr. José Carlos Cogo, do Laboratório de Fisiologia e Farmacodinâmica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e do Serpentário junto ao Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Univap, faz parte do grupo de Instituições que idealizaram e que irão promover o Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces, de 20 a 23 de maio de 2014, no Instituto Vital Brazil, Rio de Janeiro.
A relevância das coleções biológicas de animais peçonhentos do país representa a principal fonte de motivação para a realização desse evento.
Acredita-se que essa iniciativa servirá para ampliar a consciência do público em geral de que as coleções biológicas são ferramentas importantes, muitas vezes únicas, sobretudo quando aplicadas a outras áreas do conhecimento, como a sistemática, a ecologia, a biogeografia, a saúde pública e ambiental.
Promover constantemente o encontro e o debate entre pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, representantes das políticas públicas e estudantes em torno de diferentes temas ligados direta ou indiretamente aos acidentes com animais peçonhentos é prioridade na missão das entidades envolvidas na realização desse evento.
Todos os esforços estão sendo mobilizados para que o Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces represente o início de muitas confraternizações em prol do desenvolvimento das ações conjuntas e dos avanços do conhecimento para melhor servir a todas as comunidades.

Para saber detalhes sobre este evento, acesse: http://www.colecoesbiologicas.com/

Simpósio na Univap


12° Qualivitae


Cursos de Especialização e Extensão


Parque Tecnológico Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
TV Univap passou a transmitir a sua programação pelo Canal 8 da NET

(São José dos Campos e Jacareí)

A partir de 8 de abril
Recital de Viola e Piano

Com Bruno Carlos e Zélia Marão

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

Entrada Gratuita

25 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

De20 a 30 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

www.redevale.ita.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

De 21 a 23 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Recital – Com Lenine Santos e Nancy Bueno

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Horário: 20h

Entrada Gratuita

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

21 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 de outubro a 1° de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas