212ª Edição - Ano VI
De 25 de março a 02 de abril/2014
 

Parceria Entre o Santander Universidades e a Univap
Concessão de Bolsas de Estudo no Exterior


 
O Gerente de Convênios do Santander Universidades, Sr. Sérgio Kogima, visitou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dia 13 de março, e inseriu a Univap no Programa de Bolsas Ibero-Americanas.
A Universidade está sendo beneficiada com cinco Bolsas de Estudos, no valor de 3 mil euros cada uma, para o período de seis meses e que deverá cobrir as despesas com hospedagem, alimentação e transporte.
A Universidade vai selecionar alunos de acordo com o mérito acadêmico, os quais tenham cumprido mais de 10% e menos de 90% do seu curso de graduação. Os alunos da Univap terão, como opção de intercâmbio, seis universidades Latino-Americanas, localizadas no Chile, Argentina, México e Portugal.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição até o dia 11 de maio, diretamente no site do Santander: http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx
O Santander Universidades é uma Divisão Global do Grupo Santander que criou o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), estabelecendo 4 eixos principais: Mobilidade; Inovação e Empreendedorismo; Transferência Tecnológica e Apoios Acadêmicos.
O PAES tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades.
Detalhes sobre o Programa de Bolsas Ibero-Americanas estão descritos no ícone Programa Santander de Mobilidade Internacional, lançado em 2011. O Programa visa promover a internacionalização da atividade acadêmica; criar novas frentes de colaboração e reciprocidade; fortalecer o intercâmbio bilateral e estreitar o relacionamento entre universidades dos países Ibero-Americanos, por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

Edital: http://www.univap.br/pdfs/edital_2014_iberoamericana.pdf

Informações na Univap, pelo telefone: (12) 3947-1120

Especial da TV Câmara − Mulheres Cientistas

A Vice-Reitora da Univap e Diretora do IP&D, Drª Sandra
Costa, durante a entrevista
 

A TV Câmara de São José dos Campos produziu e publicou na Internet, em 2 de março, uma série de reportagens em Homenagem às Mulheres. Neste segundo episódio, retrata o trabalho e a vida de algumas que se dedicam à ciência e à tecnologia.
A equipe de reportagem esteve no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap no Campus Urbanova e entrevistou várias pesquisadoras que se desdobram para conciliar a pesquisa científica, a docência e a família, num mesmo espaço de tempo.
Assista à reportagem na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=MaQbNHR3DyE

Fonte: TV Câmara

Educação Ambiental
Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul


No período da manhã, representantes das Diretorias de Ensino do Vale do Paraíba (Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá) estiveram reunidos para a elaboração de uma proposta que será integrada ao futuro Programa de Educação Ambiental para toda a Bacia do Rio Paraíba do Sul. Este programa será destinado a diversos públicos e segmentos da sociedade. Os representantes das Diretorias de Ensino assumiram a tarefa de liderar as discussões sobre a Educação Ambiental Escolar por meio de reuniões mensais, que serão realizadas durante este ano. Os trabalhos estão sendo organizados sob o gerenciamento dos professores de Geografia, Luciano Rodolfo de Moura Machado, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Régia Araújo Pereira, interlocutora da Educação Ambiental da Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

   

No período da tarde, aconteceu a 107ª Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do CBH-PS. Entre os presentes, o Eng. Luiz Roberto Barretti, Presidente do Conselho de Orientação de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Saneamento e Energia (ARSESP), uma autarquia vinculada à Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Vice-Presidente do CBH-PS e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Subseção Vale do Paraíba (ABES-VP).

   

Nas pautas da reunião, destacaram-se os seguintes assuntos: a realização do Encontro de Ex-alunos do Curso de Gestão e Educação Ambiental; a elaboração do livro de 10 Anos do referido Curso; a participação no diálogo interbacias a respeito do Plano de Educação Ambiental para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul; o projeto educativo sobre a Poluição no Alto Paraíba - PJ-MAIS de Paraibuna e os resultados dos Módulos 1, 2 e 3 na 10ª Edição do Curso de Gestão e Educação Ambiental − 2014.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise
Aula Inaugural


A Coordenadoria de Educação Continuada da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) da Univap iniciou, dia 22 de março, as aulas do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise − Teoria e Técnica (Especialização).
Com a duração de dezenove meses e aulas ministradas aos sábados, das 9h às 17h, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, o Curso de Especialização em Psicanálise está sob a Coordenação da Profª Mª Marcella Pereira de Oliveira e é direcionado aos profissionais das áreas de psicologia, medicina, pedagogia e outros interessados.

   

De acordo com a Profª Marcella Oliveira, embora São José dos Campos ofereça outros cursos na área de Psicanálise, este será o primeiro de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) dentro da modalidade da saúde mental no município.
As aulas envolverão a teoria psicanalítica, que trata do ser humano em profundidade, em sua personalidade, emoções e afetos, bem como o trabalho clínico. O conteúdo teórico transita entre a biologia, filosofia, sociologia, antropologia, psicologia e a linguística.
O Psicanalista é registrado no Ministério do Trabalho, conforme determina o Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), e pode exercer a profissão em todo território nacional. No entanto, para o atendimento clínico em consultórios, o profissional precisa obter o título de “Especialista”, além do registro como “Autônomo” na Prefeitura local.
em Psicanálise está sob a Coordenação da Profª Mª Marcella Pereira de Oliveira e é direcionado aos profissionais das áreas de psicologia, medicina, pedagogia e outros interessados.

Para saber mais, acesse: http://www.univap.br/posgrau/cursos.php
Telefones: 3949-2292 ou 3947-1233 − latosensu@univap.br

TV Univap Incrementa Sua Equipe

 
A TV Univap ganhou, no mês de março, um reforço para seu time. O apresentador da TV Band Vale, Lucas Sanseverino, é o mais novo coordenador técnico do canal universitário. Lucas é formado em Rádio e TV pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap e fez estágio na TV.
Um dos programas que apresenta na TV Band Vale é o República 103,9, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2012, e mesmo antes de terminar o Curso Superior, o programa já estava na grade emissora no Vale do Paraíba.
O apresentador está animado e muito feliz com a oportunidade: “É o momento de retribuir com meu trabalho todos os benefícios que colhi com o que aprendi aqui! Se hoje consegui me encontrar no mercado, devo muito à TV Univap e à Faculdade.”
De acordo com o Diretor da TV Univap e docente da FCSAC, Prof. Me. Fernando Moreira, os alunos estão bem empolgados com a presença do Lucas na equipe da TV. “É um profissional que está no mercado de trabalho e pode acrescentar muito na formação acadêmica de cada um deles”, enfatiza.

Fonte e Foto: TV Univap

Inauguração da Optovac no Parque Tecnológico Univap
Filial da Sagem - Grupo Safran


O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, e o Diretor do Parque Tecnológico Univap e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, participaram, dia 20 de março, da cerimônia de inauguração da Optovac, filial da Sagem no Brasil do Grupo Safran, instalada no Parque Tecnológico da Universidade.
Além dos representantes da Universidade, também participaram da solenidade, o Prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Sebastião Cavali, o Diretor Geral da Sagem, matriz da Optovac, Bruno Even, Valérie Redron, Chief Executive Officer da Optovac, entre outras celebridades.

O Presidente da FVE, o Diretor do
Parque e o Diretor da Optovac
 
O Diretor da Sagem, o Prefeito de
SJC, Valérie e Henrique da Optovac
 
Valérie Redron da Optovac durante
os agradecimentos

Após o coquetel de inauguração, os presentes puderam conhecer as linhas de produtos (optrônica e aviônica) e os projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela Finep.
A Optovac é uma empresa Brasileira criada em 1986 que tem por tradição a concepção e execução de projetos inovadores em óptica e optrônica para aplicações nas indústrias de Defesa, Segurança e Aerospacial.
Integrada em 2012 à empresa Sagem (grupo Safran), a Optovac passou a oferecer no Brasil todo o portfólio tecnológico da Sagem em optrônica, aviônica, e eletrônica com soluções estado-da-arte. Com transferência de tecnologias críticas e parcerias com Universidades e ICTs brasileiros, a Sagem e a Optovac estão contribuindo para a inovação e a soberania tecnológica do Brasil.
Atualmente, instalada no Parque Tecnológico Univap, em São José dos Campos, a Optovac integra sistemas de controle de voo para o programa EC-725 e se prepara para a nacionalização dos binóculos multifuncionais a infravermelho. A Optovac possui capacidade para produzir todas as soluções da Sagem e oferecer manutenção e suporte técnico desses produtos no Brasil.
Entre os clientes da empresa, estão o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, Polícias Brasileiras, Forças Especiais e Integradoras de Sistemas.

Optovac Mecânica e Optoeletrônica Ltda.
Parque Tecnológico Univap − Sala 405
Av. Shishima Hifumi, 2911
São José dos Campos - SP - CEP: 12244-000
E. contato@optovac.com.br
Telefone: +55 (12) 3949 6070
http://www.optovac.com.br/

Fonte e Fotos: Optovac

Cosmologia Teórica e Computacional no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do Inpe
Seminário em Física e Astronomia


Em continuidade aos temas tratados pelos Seminários do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap, o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes convidou o Dr. Reinaldo R. Rosa, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para ministrar uma palestra aos alunos, dia 25 de março, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade sobre a temática: Cosmologia Teórica e Computacional no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Inpe.

Dr. Reinaldo durante a Palestra
 
O palestrante convidado com o Prof.
Francisco no IP&D
 
Vista parcial do Auditório

Na ocasião, o Dr. Reinaldo apresentou duas linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas por um grupo de pesquisadores na área de Cosmologia, junto ao Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC), uma unidade integrante da Coordenação de Laboratórios Associados (CTE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A primeira utiliza computação híbrida, baseada na tecnologia GPU/CUDA, para simular a formação de estruturas em grande escala via um modelo alternativo para interpretar a "matéria escura", que é o ingrediente principal no modelo cosmológico padrão: Lambda-CDM. CUDA é uma plataforma de computação paralela e um modelo de programação. Ela permite aumentos significativos de performance computacional ao aproveitar a potência da unidade de processamento gráfico (GPU).
A segunda linha trabalha na proposta de um modelo cosmológico que toma, como primeiros princípios, ingredientes majoritariamente geométricos, incluindo, em um mesmo cenário, processos causais mais simples, que apresentam também uma interpretação alternativa para "energia escura", além de uma solução para a singularidade de Aleksandr Friedmann, que mostrava ser possível gerar, dentro de qualquer uma das duas teorias de Einstein da gravitação, um modelo cosmológico dinâmico, e que seu movimento − contrariamente à tradição − não constituía uma configuração de equilíbrio fundamental, mesmo que o movimento não fosse constante. Esses novos ingredientes tornam o cenário, conhecido como "Cusp Cosmology", muito provocativo e instigante, pois, admite incluir, ao modelo padrão, uma extensão pré-Big-Bang.

Qualidade de Saúde de Funcionários e Alunos da FVE/Univap
Trabalho de Campo dos Alunos do Curso de Enfermagem


Com objetivo de melhorar a qualidade de saúde de funcionários e alunos da FVE/Univap, uma equipe composta de seis alunos (matutino) do 9º período semestral (4º ano), Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a orientação da Profª Mª Conceição Lancia, estão percorrendo vários setores da Instituição, realizando procedimentos de controle de pressão arterial, circunferência abdominal (Medida de Cintura), índice de massa corporal (IMC) e a verificação da taxa de açúcar no sangue (Glicemia Capilar).

 

Como evitar a hipertensão, diabetes e o sobrepeso, também faz parte das orientações. Quando detectadas essas anormalidades, a equipe encaminha o paciente ao Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade, para atendimento por uma equipe multiprofissional, composta de Enfermeiros, Nutricionistas e de Educadores Físicos.
A equipe de alunos já realizou trabalhos no Parque Tecnológico Univap, no Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui e na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, todos no Campus Urbanova.

TV Câmara - Defesa do Consumidor

 
Para discutir a relação entre as empresas e os consumidores, a TV Câmara de São José dos Campos recebeu a advogada especialista em Direito do Consumidor, Cidinha Borges; o professor de Direito do Consumidor da Faculdade de Direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Moacyr Costa Neto, e a presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Juliana Fraga.
A reportagem foi exibida no Youtube, dia 21 de março de 2014.
Para assistir à reportagem, acesse o endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=krVyKzjF3U4

Fonte: TV Câmara

Exposições Internas

 



Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade. As exposições são distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecem até 18 de abril.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campi o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central (1.º andar) Bloco 5 Carybé
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Rubem Valentim
(Nicho) Alfredo Volpi
Faculdade de Ciências da Saúde – Prédio do Curso de Odontologia Bloco 4 Di Cavalcanti
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Romero Britto
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Jasper Johns
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Gustavo Rosa
Colégios Univap – Unidade Centro (CTI) Centro Caricaturas IV
Faculdade de Ciências da Saúde - Prédios dos Cursos de Fisioterapia/Terapia Ocupacional/Nutrição/Enfermagem Bloco 7 Bruno Torfs
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Roy Fox Lichtenstein
Térreo (CTIC/Secretaria Geral/Cultura) Bloco 5 Robert Rauschenberg

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Com objetivo de oferecer aos estudantes conhecimentos atualizados e avançados para o exercício profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho, a Univap, por intermédio da Coordenadoria de Educação Continuada da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), deu início, no último dia 24 de março, às aulas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Engenharia de Segurança do Trabalho.

   

Com abordagem multidisciplinar e holística, o Curso, com a duração de 20 meses, totalizando 748 horas/aula, é destinado aos profissionais de nível superior, com registro de habilitação emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
O aluno com Especialização nessa área estará apto a desenvolver estudos, planejar e gerenciar programas de segurança do trabalho; participar de equipes multidisciplinares na gestão e controle dos riscos envolvendo pessoas e patrimônio e de atuar como interlocutor, interagindo com consultores externos, organismos de controle e fiscalização, bem como outros atores envolvidos no processo de gestão de segurança do trabalho organizacional.
Sob a coordenação geral do Prof. Esp. Ivanilton Lopes e coordenação técnica da Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, o Curso, com aulas três vezes por semana, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, é oferecido nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

Saiba mais: www.univap;br/posgrau
Informações: 3949-2292 ou 3947-1233

Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo 2014
Univap terá docente como Júri da 11ª Edição


 
O Prof. Me. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e diretor da TV Univap, foi convidado pela revista e portal Imprensa para fazer parte do Júri do Prêmio Líbero Badaró 2014, na categoria de Jornalismo Universitário.
O Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo é realizado com o apoio da Câmara de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, e visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo 76 mil reais aos melhores trabalhos jornalísticos do País, tanto de profissionais quanto de universitários.
A 11ª edição irá reconhecer as melhores matérias - veiculadas de janeiro a dezembro de 2013 - em 10 categorias, mais duas categorias especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró; à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.
Entre os jornalistas que já conquistaram mais de uma vez a premiação, destacam-se o jornalista Caco Barcellos (TV Globo), Dalcio Machado (Diário do Povo), Gilberto Dimenstein (Folha de S.Paulo), João Antonio de Barros (O Dia) e Marilu Cabañas (Rádio Brasil Atual), entre outros.

Concluído o Acesso Wifi na Faculdade de Ciências da Saúde

A equipe do Setor de Infraestrutura do Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTIC) do Sistema FVE de Educação, terminou no dia 17 de março os serviços de ampliação do acesso Wifi (rede de conexão sem-fio), nos prédios 7 e 9 da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), onde estão concentrados os cursos de: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Parte dos serviços de instalações já havia sido concluído integralmente no Bloco 4, onde está localizado o curso de Odontologia, também da FCS.

Vladimir durante a instalação dos
equipamentos
 
Alunas da FCS conectadas
 
Kajita dá explicações sobre o
funcionamento da rede

Outros prédios (1, 2, 3, 8, 10, adjacências e o Centro de Estudos da Natureza), todos no Campus Urbanova, também estão com o acesso cem por cento em funcionamento.
De acordo com os Analistas de Sistemas, Vladimir Costa e André Kajita, com a finalização deste trabalho, a FCS está totalmente coberta, beneficiando a comunidade acadêmica.

Informações e dúvidas pelo telefone: (12) 3947-1201 ou 3947-1202
Setor de Infraestrutura do CTIC
E-mail: infra@univap.br

Diretório Acadêmico da FCS Realiza Gincana Solidária

 
O Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com objetivo de incentivar a união, o espírito de equipe e a solidariedade entre alunos, professores e funcionários dos cursos, está organizando a realização da 1ª Gincana Solidária da FCS.
A Gincana, que teve início dia 17 de março, vai até o próximo dia 11 de abril e consistirá na maior arrecadação possível de alimentos, cobertores e agasalhos pelos cursos da FCS, para posterior doação ao Asilo Santo Antônio, localizado na Rua Coronel José Monteiro, 713 - Centro, em São José dos Campos.
Cada curso competirá como uma espécie de time, recebendo pontos à medida que arrecadar e entregar para a comissão organizadora a maior quantidade de mantimentos, agasalhos e cobertores. A pontuação será dada a cada curso de acordo com o tipo de doação que fizer, conforme descrito na tabela abaixo.

Simpósio na Univap


Cursos de Especialização e Extensão


Parque Tecnológico Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
TV Univap passou a transmitir a sua programação pelo Canal 8 da NET

(São José dos Campos e Jacareí)

A partir de 8 de abril
Recital de Viola e Piano

Com Bruno Carlos e Zélia Marão

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − São José dos Campos

Organização: Cultura Univap/Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Informações: 3947-1009

Entrada Gratuita

25 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

De20 a 30 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

www.redevale.ita.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

De 21 a 23 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 de outubro a 1° de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas