211ª Edição - Ano VI
De 03 a 24 de março/2014
 

Início do Ano Letivo no Mestrado e Doutorado da Univap

A diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Costa, e os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap recepcionaram os alunos (novos e veteranos), dia 10 de março, no Auditório do IP&D, no Campus Urbanova.
Participaram da recepção aproximadamente 200 alunos matriculados nas seguintes áreas do conhecimento: Mestrado Acadêmico em Ciências Biológicas, Engenharia Biomédica, Física e Astronomia e em Planejamento Urbano e Regional; Mestrado Profissional em Bioengenharia e em Processamento de Materiais e Catálise e no Doutorado de Engenharia Biomédica e em Física e Astronomia.
A Univap criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) em 1996, como órgão responsável da Universidade pelo desenvolvimento de todas as pesquisas.
Seus 35 laboratórios, muito bem equipados, com aparelhos de alta precisão e de última geração, estão distribuídos em dois prédios, construídos especificamente para a realização de projetos de pesquisa bem como para administrar o ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu. Atualmente, o Instituto congrega 60 professores doutores, que atuam na graduação e são envolvidos com pesquisa e na Pós-Graduação.
Todos os Programas oferecidos pela Universidade estão credenciados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e os docentes envolvidos em projetos de pesquisas em andamento possuem apoio das principais agências de fomento no país, entre eles o CNPq, a Fapesp e a Finep, além de estabelecer parcerias com empresas, como por exemplo, a Petrobras. Essas agências já apoiaram mais de 320 projetos, os quais totalizaram, nos últimos 5 anos, mais de R$ 30 milhões em recursos aplicados na pesquisa na Univap, em projetos de diferentes áreas do conhecimento.

Profª Sandra dá boas-vindas a todos
 
As instalações do IP&D no Campus
Urbanova
 
Vista parcial do Auditório do IP&D

Como órgão de pesquisa, o IP&D da Univap também fornece assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.
Todas as atividades de pesquisa estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições, que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.
A Univap faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, para enviar alunos ao exterior e mantém, ainda, parcerias com universidades estrangeiras e empresas brasileiras das áreas médica, cosmética, petroquímica e algumas prefeituras.
Os alunos dos Programas de Pós-Graduação podem ser beneficiados com bolsas de estudo da Capes-Prosup, do CNPq, Fapesp e FVE-Univap, possibilitando a dedicação integral ao Mestrado ou Doutorado que estiverem cursando.
O IP&D ainda possui a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), que orienta como proceder para desenvolver as pesquisas dentro da instituição de acordo com as legislações federais, principalmente relativas às pesquisas com seres humanos; a Comissão Interna de Biossegurança (Cibio), que estabelece regras e instruções normativas e o Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua), que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e outras providências.
Na área da pesquisa científica, a Univap foi classificada no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado em setembro de 2012, como a 3ª entre as melhores universidades privadas no Estado de São Paulo e a 10ª do Brasil.

Equipe da Prefeitura de Caçapava Visita o Reitor

Fausto, Sidnei, Fábio, Dr. Anthero e o Reitor da Univap
 

A fim de verificar a possibilidade de estabelecer futuras parcerias entre a Secretaria de Educação de Caçapava e a Univap, estiveram com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dia 11 de março, o Chefe de Gabinete, Dr. Anthero Mendes Pereira Junqueira, o Secretário de Educação, Sidnei Sanita, o Assessor Jurídico e o Coordenador Financeiro, também da Secretaria, Dr. Fausto Navajas de Sá Leite e Fábio Lima, acompanhados pelo Assessor de Comunicação Social, Benedito Veloso.

Palestra ”Higiene Oral I-TOP: Mitos e Verdades”

Os alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) assistiram dia 13 de março, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a uma palestra sobre a temática: “Higiene Oral I-TOP: Mitos e Verdades”, ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy, sob o patrocínio da empresa CURAPROX.
O Dr. Hugo esteve na Universidade a convite da Profª Drª Camila Borges Fernandes, da disciplina de Periodontia, com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em fase de formação profissional.

O Dr. Hugo durante a palestra
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade

Participaram da palestra cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores, que conheceram a “Filosofia iTOP de Profilaxia", idealizada pelo professor Jiri Sedelmayer (Universidade de Hamburgo, Alemanha). O iTOP, que pode ser traduzido como "Higiene Oral Ensinada Individualmente", é uma técnica que permite prevenir as doenças orais de uma forma muito simples, quer dizer, na desorganização da placa bacteriana, placa dental ou biofilme oral por meio de um tripé que prioriza a eficiência, a traumaticidade e a aceitabilidade.

Fonte: www.maxpressnet.com.br

Mutirão de Audiências Conciliatórias
Parceria entre a Faculdade de Direito e o Procon


Alunos do 7º ao 10º período semestral (4º e 5º ano), supervisionados por cinco advogados orientadores da Faculdade de Direito da Univap e também por uma equipe de fiscais do Procon, participaram dia 14 de março do mutirão de audiências conciliatórias, realizado nas instalações do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FD, no Jardim Aquarius.
O evento foi organizado durante a Semana do Consumidor, que este ano teve como tema principal “Direitos Básicos do Consumidor”.

Recepção aos munícipes
 
Vista parcial do NPJ da Faculdade
de Direito
 
Membros da Faculdade de Direito e
do Procon

Participaram dos trabalhos cerca de 50 alunos em 120 audiências. De acordo com a Drª Denise Passos da Costa Plínio, coordenadora do NPJ, esta é a 7ª vez consecutiva que a FD realiza o mutirão de conciliação juntamente com o Procon. “Os bons resultados das edições passadas motivaram a continuidade do projeto, já que apresentaram resultados importantes para todos os envolvidos: os alunos, que vivenciam a teoria aprendida em sala de aula; a população, que vê suas reclamações analisadas com mais celeridade e o próprio Poder Judiciário, que encontra nestas atividades uma oportunidade a mais para que os conflitos sejam solucionados sem a necessidade de mais processos judiciais”, enfatiza.

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade
Participação da Atleta Fabíola Molina


Para dar início ao ano letivo, a Faculdade da Terceira Idade realizou, dia 17 de março, a aula inaugural com a participação da atleta e nadadora olímpica Fabíola Molina, que ministrou uma palestra sobre a temática: “Idoso Presente Construindo o Futuro”.
Participaram da abertura do evento a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, a Coordenadora do curso de Serviço Social e FTI, Profª Mª Débora Wilza Guedes e a equipe de apoio.
A Aula Inaugural no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, foi prestigiada por aproximadamente 400 pessoas, entre alunos e convidados.

Fabíola Molina durante a Aula
Inaugural
 
Profª Débora Guedes na abertura do
evento
 
A Pró-Reitora Maria Regina e
a Diretora da FCS, Profª Emília

A palestrante é formada em Artes Cênicas pela Universidade do Tennessee nos Estados Unidos e é uma das principais nadadoras do Brasil. Desde o início de sua carreira, o “nado de costas” foi sua especialidade. Estreou na seleção brasileira de natação em 1990 e logo em seguida dos Jogos Pan-americanos de Havana, em 1991. Ganhou 1 medalha de prata e 3 de bronze em Jogos Panamericanos; conquistou 6 títulos em Campeonatos Sul-Americanos e 55 em Campeonatos Brasileiros. É recordista Sul-Americana em piscinas olímpicas e semiolímpicas.
No encerramento do evento, a convite da Cultura Univap da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), o público presente pode prestigiar a apresentação dos músicos integrantes do Clube do Choro Pixinguinha, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, integrante do Projeto Oficinas Culturais Altino Boldesan.

A palestrante convidada com os
eleitos na FTI
 
O evento lota o Teatro Univap
 
Apresentação do Clube do Choro
Pixinguinha

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito.

Saiba mais sobre a FTI/Univap pelo telefone: (12) 3928-9850
De segunda a sexta-feira, a partir das 14h

Reitor da Univap Prestigia a Posse na Academia Joseense de Letras

A Academia Joseense de Letras, fundada em 1980, realizou no último dia 17 de março a cerimônia de posse de sete novos acadêmicos. A solenidade, que contou com a presença do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, ocorreu na Câmara Municipal, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
A Academia Joseense de Letras tem 20 imortais, entre eles, Alberto Simões, Augusto Dias, Braga Barros, Christina Hernandes, Daniel Pedrosa, Dyrce Araújo, Edmundo de Carvalho, Julio Ottoboni, Luiz Paulo Costa, Marco Antônio Vitti, Mário Ottoboni, Myrtes M. Masiero, Neide Pinho, Ozires Silva, Reinaldo R. de Sá, Paulo Roxo Barja, Rita Elisa Sêda, Suely S. Lima, Silvio Marques e Wilson R, e empossou durante a cerimônia do dia 17, os novos membros: Daniella Peneluppi, Leandro Reis, Rodrigo Cabrera, Stefânia Andrade, Hector Enrique Giana, Neide Pereira Pinto e Juliana Velonessi.

Membros da AJL após a cerimônia de posse
 
O Reitor, Dr. Jair Cândido de Melo, entrega a
condecoração a nova acadêmica

Participam da AJL pensadores, profissionais liberais, empresários, professores universitários e da rede pública municipal, personalidades representativas e atuantes na vida da nação e do município.
Para fazer parte da Academia é necessário ter livros publicados e residir em São José dos Campos há mais de cinco anos. A indicação de um novo acadêmico depende da existência de cadeiras vagas e de um processo de escolha por meio de votação em Assembleia, convocada, especialmente, para esse fim. O número máximo de cadeiras, por mandato estatutário, é 30.
A Academia Joseense de Letras tem desenvolvido trabalhos literários em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Educação, rede pública e particular de ensino de São José dos Campos, entre outras.

Conheça a AJL: www.ajl.net.br ou www.facebook.com/AcademiaJoseenseLetras

Assessor da Educação Básica da FVE é Coautor de Livro
Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir


 
O Assessor da Educação Básica da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Peterson Fernandes, é coautor no livro Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir, organizado por Ivani Catarina Arantes Fazenda e sob a coordenação técnica de Hermínia Prado Godoy.
Publicado pela Cortez Editora, o livro reúne súmulas, as quais podem ser consultadas de forma individualizada, e que representam o pensar, a pesquisa desenvolvida e a intervenção realizada sobre a interdisciplinaridade pelos 36 pesquisadores orientandos e integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI), fundado e coordenado por Ivani Fazenda desde 1981, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O GEPI foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em 1986.
Com vasta experiência na área educacional, Peterson Fernandes já trabalhou na Rede Salesiana de Escolas e de Ação Social; no Sistema Poliedro; no Grupo Anhanguera e em outras instituições de ensino.
Licenciado em Filosofia, com três especializações (Gestão Pedagógica; Supervisão e Orientação Educacional e em Administração de Empresas), atualmente é aluno de mestrado em Educação na PUC/SP, onde participa do GEPI. Frequentou também diversos cursos de extensão universitária e aprimoramento profissional nas áreas de: Filosofia; Gestão de Negócios e Pessoas; Pedagogia; Teologia e Coach (Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Behavioral Coaching Institute).

Comissão Própria de Avaliação da Univap

Cinara, Adade, Josane, Davidson, Janaína, Tereza,
Valquíria, Canhoto e Moacir, na reunião de 24 de março

 
Membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univap estiveram reunidos no início deste ano, dias 14 e 24 de março, para revisar e finalizar o Relatório de Avaliação da Universidade de 2013. Ele contempla 10 dimensões do processo de desenvolvimento das atividades da Universidade, buscando avaliar os pontos fortes e as necessidades de melhoria.
Esse Relatório é elaborado a partir de dados levantados pela CPA e informações fornecidas pelos diversos setores da Universidade, além da avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Relatório de Avaliação é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que deverá ser enviado ao Inep até 31 de março. O Sinaes analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições. Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisio¬nados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

São membros da Comissão Própria de Avaliação da Univap:

Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula − (Presidente CPA e Coordenadora de Avaliação)
Prof.ª Mª Evanize Visigalli − (FCSAC)
Prof.ª Drª Josane Mittman − (FCS)
Profª Drª Maria Aparecida C. R. Papalli − (IP&D)
Prof. Dr. Sergio Reginaldo Bacha − (FD)
Prof. Me. Moacir de Souza Prado − (FEAU)
Alberto Eugênio Canhoto − (Corpo Tec.-Adm.)
Cinara Pinto da Cunha Giglio − (Corpo Tec.-Adm.)
Valquíria A. Saraiva de Moraes − (Corpo Tec.-Adm.)
Davidson Ribeiro Costa − (Corpo discente)
Prof. Dr. Alberto Adade Filho − (Soc. Civil Org.)
Janaína Costa Dias − (Soc. Civil Org.)


Fonte: CPA/Inep

Microturbina a Gás
Projeto em Desenvolvimento por Aluno do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço


O aluno Augusto em um dos laboratórios do IP&D
apresenta o projeto em 3D

 
O aluno Augusto Luiz Lopes, do 7º período semestral (4º ano), do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, está desenvolvendo um projeto para a fabricação de um motor turbojato de pequena potência, que utiliza como combustível o querosene. O termo "turbina a gás" vem pela questão dos gases resultantes da combustão e queima do combustível, que gera gases quentes em alta velocidade que acabam gerando o empuxo.
O projeto em desenvolvimento, considerado de alto nível pelos docentes da Faculdade, conta também com apoio de professores-pesquisadores, Prof. Me. Silas Camargo de Matos e Prof. Dr. Homero Santiago Maciel.
A equipe do Informativo Diálogo, ao saber desse projeto, foi procurar o aluno, que, em entrevista, conta um pouco mais sobre a pesquisa e o desenvolvimento do projeto.

Diretório Acadêmico da FCS Realiza Gincana Solidária

 
O Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com objetivo de incentivar a união, o espírito de equipe e a solidariedade entre alunos, professores e funcionários dos cursos, está organizando a realização da 1ª Gincana Solidária da FCS.
A Gincana, que teve início dia 17 de março, vai até o próximo dia 11 de abril e consistirá na maior arrecadação possível de alimentos, cobertores e agasalhos pelos cursos da FCS, para posterior doação ao Asilo Santo Antônio, localizado na Rua Coronel José Monteiro, 713 - Centro, em São José dos Campos.
Cada curso competirá como uma espécie de time, recebendo pontos à medida que arrecadar e entregar para a comissão organizadora a maior quantidade de mantimentos, agasalhos e cobertores. A pontuação será dada a cada curso de acordo com o tipo de doação que fizer, conforme descrito na tabela abaixo.

Simpósio na Univap


Cursos de Especialização e Extensão


Atendimento Jurídico


Educação Ambiental


Atendimento à Comunidade


Observatório de Astronomia


Parque Tecnológico Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
22º Aniversário de Criação da Univap

1° de abril
Banda Inspyra

Composições e releituras: Folk/Pop Rock/MPB

Integrantes: Gus (voz), Dan (teclado), Ozz (bateria), Silvio (guitarra) e Vini (baixo)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 20h

Entrada Gratuita

Informações: Cultura Univap (Prius) − Telefone: (12) 3947-1009

6 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

De20 a 30 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

www.redevale.ita.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

De 21 a 23 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 de outubro a 1° de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas