210ª Edição - Ano VI
De 24 de fevereiro a 02 de março/2014
 

Retrospectiva 2013

Com objetivo de fazer um balanço das atividades realizadas dentro e fora da Universidade, por intermédio de alunos, professores e funcionários, a Reitoria e a Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, convidaram membros da Instituição para assistir, no dia 26 de fevereiro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a uma apresentação denominada “Retrospectiva 2013”, tendo como fonte o Diálogo - Informativo On-line da Univap.
O trabalho de levantamento de dados e a apresentação de um Power Point criado pela equipe da Univap Virtual ficaram sob a responsabilidade do Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e da jornalista Sylvia Leds. O relatório mostrou as atividades do início do ano letivo (processo seletivo); a semana de integração; as diversas visitas que a Universidade recebeu durante o ano; escolas envolvidas no Programa Mão na Massa, criado em 2013; treinamento de funcionários; eventos culturais e exposições; seminários/palestras e outras atividades acadêmicas realizadas dentro da Universidade; alunos e ex-alunos em destaque; parcerias estabelecidas; integração de funcionários; participação externa de docentes, pesquisadores e alunos em congressos, simpósios, jornadas e publicações; melhoria da qualidade de ensino; ações voltadas à comunidade; projetos de pesquisas aprovados ou em andamento nas agências de fomento e por meio de outros parceiros e as atividades da Faculdade da Terceira Idade.

O Prof. Jair, Reitor da Univap,
parabeniza a todos pelos resultados
 
A Diretora do IP&D, Profª Sandra
Costa, fala da produção científica
 
O Prof. Anézio Bernardes fala do bom
desempenho dos ingressantes

Quantificados todos os eventos, a Universidade realizou em 2013: 24 seminários no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), organizados por intermédio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu; mais de 100 palestras; 50 minicursos; 15 workshops; recebeu mais de 30 visitas; docentes e alunos participaram de mais de 50 eventos externos; realizou mais de 30 ações voltadas à comunidade e organizou cerca de 25 apresentações musicais.
O Diálogo - Informativo On-line Univap, fonte básica deste levantamento, foi implantado no primeiro semestre de 2008 e acompanha as novas tendências das mídias eletrônicas, que tornaram mais rápidas as comunicações. As notícias publicadas semanalmente só são possíveis pelo apoio incondicional da comunidade acadêmica, que sugere pautas e informa as atividades programadas em seus setores.
Cada edição possui em média de 12 a 16 pautas e, desde a sua criação até dezembro de 2013, foram publicadas 206 edições.
Sob a responsabilidade da jornalista da Reitoria, o Diálogo é editorado pela equipe da Univap Virtual e distribuído para aproximadamente 20 mil endereços eletrônicos, entre eles alunos, funcionários, imprensa, entidades classistas, indústrias, órgãos de fomento, prefeituras, escolas particulares, além de outros interessados que realizam seu cadastro por opção própria, a fim de receber o Informativo da Universidade.

Seminário de Marketing Digital

Auditório do Parque Tecnológico Univap
 
Com objetivo de promover o mercado de marketing digital na região do Vale do Paraíba e de contribuir para a capacitação dos profissionais e agentes de comunicação, a Associação Brasileira de Agentes Digitais do Interior de São Paulo (Abradi-ISP), com apoio da Univap, realizou dia 22 de fevereiro, no Auditório do Parque Tecnológico da Universidade, no Campus Urbanova, o “Seminário de Marketing Digital”.
O evento, gratuito e com vagas limitadas, reuniu renomados profissionais da área, entre eles, Eduardo Prange, da CBO do SEEKR, que proferiu uma palestra sobre ‘Monitoramento de Mídias Sociais’; Euripes Magalhães, da Ogilvy, sobre ‘Design Thinking e User Experience’ e Fábio Augusto, do Sebrae, com o tema ‘Canvas com diferencial competitivo’.
Participaram dos debates os especialistas Rafael Kiso − Vice-Presidente de Planejamento do Grupo Focusnetworks Digital; Fabrício Máximo − Diretor de Juventude da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e jornalista especializado nas gerações baby boomers X, Y e Z e Janaíra França, Mestre em Comunicação, professora, pesquisadora e consultora em marketing, comunicação digital e estratégia empresarial.
Além das palestras e debates, o evento apresentou uma tela interativa de 60 polegadas, onde os participantes puderam tirar fotos durante o evento com publicação em tempo real. Todos participaram de uma confraternização pós-evento.
O Seminário realizado em São José dos Campos deu início a uma série de eventos que acontecerão em 10 municípios do interior paulista e organizados pela Abradi-ISP.
O evento contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Administração e de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap.
De acordo com o Prof. Me. Fernando Moreira, diretor da TV Univap, e docentes da FCSAC, todas as palestras serão disponibilizadas na Internet.

Revista Nature Entrevista o Coordenador do Observatório da Univap

O Prof. Cássio em visita ao observatório SOAR no Chile
 
O Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, coordenador do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap - Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior e pesquisador junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), concedeu no mês de fevereiro uma entrevista à Revista Nature − International Weekly Journal of Science, a respeito das vantagens que o Brasil terá ao se associar ao consórcio que vai construir o Telescópio Gigante Magalhães, de 25 metros de diâmetro, no Chile, e que possibilitará a utilização de 4% do tempo do referido telescópio.
O projeto, no valor de 40 milhões de dólares, está em fase final de análise pela Fapesp e conta com a participação de 26 doutores em Astronomia do Estado de São Paulo, sendo 5 deles professores-pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do IP&D da Univap.

Leia a reportagem na íntegra:
http://www.nature.com/news/são-paulo-poised-to-join-megatelescope-1.14766

Bate-Papo com o Jornalista Eduardo Pedro

 
Os alunos do 4º ano de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap receberam a visita do jornalista Eduardo Pedro, responsável pela comunicação da empresa aérea Emirates-Brasil. O bate-papo, que teve como tema "o dia a dia da comunicação de uma empresa internacional", aconteceu durante a aula de Comunicação Empresarial, sob a responsabilidade do Prof. Fredy Cunha, na noite do dia 26 de fevereiro.
Eduardo é formado em Jornalismo pela Univap e tem atuado há um bom tempo como profissional da área de Comunicação Empresarial. Fez estágio na Rádio Piratininga de São José dos Campos, trabalhando na editoria esportiva. Na área de comunicação corporativa, trabalhou dez anos como Assessor de Comunicação na Embraer; atuou como consultor de comunicação na Fibria, Plastic Omnium e há cerca de dois anos assumiu a Comunicação da Emirates no Brasil.
Entre outras ações, o jornalista tem coordenado os trabalhos da marca em relação à Copa do Mundo, que acontecerá neste ano, no Brasil. Eduardo tem MBA em Strategic Communications pela University of Florida e MBA de Gestão de Negócios Internacionais e e-business pela FAAP.

Café com Prosa
Matinê Carnavalesca


Alguns funcionários com o Reitor
 
A equipe da Reitoria organizou dia 27 de fevereiro, com a proximidade do carnaval, uma matinê carnavalesca no 6º encontro do Café com Prosa, realizado a partir das 16h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
A comissão organizadora decorou o salão do Ceplade, preparou um coffe break e entregou aos funcionários, professores e alunos participantes um saquinho contendo confete, serpentina e uma máscara holográfica.
O funcionário da Biblioteca Central, André Luiz de Toledo, foi também convidado a participar da comissão organizadora e ficou responsável pelo som, seleção das tradicionais marchinhas carnavalescas e apresentação das imagens durante o evento.
Participaram da matinê carnavalesca aproximadamente 130 pessoas, que aproveitaram a ocasião para descontrair e cair na folia.
O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. A ideia é construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e promover diálogos que envolvam arte e ciência entre os participantes.
A participação de alunos é sempre bem-vinda e os organizadores contam com o apoio de todos (alunos e funcionários) para que apresentem sugestões e tragam para dentro da Universidade seus objetos de inspiração, seja por intermédio da música, da literatura ou de outras formas de expressão.

Dê sua sugestão por e-mail: dialogo@univap.brgabinete@univap.br


A alegria contagiou a todos
 
André, Sylvia, Mônica e Prof. Aquino,
da comissão organizadora do evento
 
As antigas marchinhas carnavalescas
animaram os participantes


A integração de funcionários de vários
setores
 
Este foi o primeiro evento
carnavalesco na Univap
 
Os professores Mário, Fernanda e
Paulo Barja


As meninas da área da saúde
 
Funcionários aprovaram o evento
 
Pesquisadores do IP&D também
prestigiaram a matinê carnavalesca

Regulamentação da Profissão de Psicopedagogo

 
A fim de dar ciência aos profissionais das áreas da Educação e Saúde a respeito da regulamentação da profissão de Psicopedagogo aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, em 16 de outubro de 2013, um encontro foi organizado dia 24 de fevereiro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, pela Profª Mª Mariângela Faggionatto, docente do curso de Especialização em Psicopedagogia: Clínica e Institucional da Coordenadoria de Educação Continuada da Univap.
O Projeto de Lei da Câmara dos Deputados especifica que além dos graduados na área de Psicopedagogia, poderão também exercer a atividade os detentores de diploma universitário em Pedagogia e Psicologia ou qualquer outro ao nível de licenciatura, desde que tenham concluído ainda curso de especialização em Psicopedagogia com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada à área.
O PLC também autoriza o exercício da profissão àqueles que já possuam o diploma de curso superior que estejam ou tenham exercido, comprovadamente, atividades profissionais de Psicopedagogia em entidade pública ou privada, até a data de publicação da lei.
Entre as atribuições da Psicopedagogia, o projeto inclui intervenção psicopedagógica com o objetivo de solucionar problemas de aprendizado, com enfoque na pessoa ou na própria instituição onde se desenvolva a aprendizagem.

Palestra no IP&D
Belezas Astronômicas: Estética e Além


 
Em continuidade ao Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia organizado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, a coordenadoria do Programa convidou a Dra. Margarita Valdez-Gutiérrez, do México, para ministrar uma palestra dia 28 de fevereiro, aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, de Graduação e Bolsistas de Iniciação Científica.
Durante a palestra intitulada "Belezas Astronômicas: estética e além", a pesquisadora procurou apresentar e discutir os principais conhecimentos físicos e astronômicos e os aspectos observacionais presentes por trás das impressionantes e, por vezes icônicas, imagens astronômicas registradas por diversos observatórios espaciais, entre eles, o Hubble Space Telescope (HST) e o Spitzer Space Telescope.
As principais linhas de investigação da Dra. Margarita são a morfologia e estrutura de galáxias espirais e a cinemática e dinâmica do gás ionizado em galáxias irregulares. A pesquisadora está visitando a Univap/IP&D, em companhia do Dr. Ivânio Puerari, do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica, do México, pesquisador visitante junto ao Laboratório de Física e Astronomia, a convite do docente-pesquisador da Universidade, Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho.

Parque Tecnológico Univap


O Conhecimento Liberta


Atendimento Jurídico


Educação Ambiental


Atendimento à Comunidade


Observatório de Astronomia


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mutirão de Audiências – Univap e Procon (Faculdade de Direito)

Local: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap − Rua Dr. Tertuliano Delphim Jr., 181 − Jardim Aquarius

Horário: a partir das 13h30

Informações: (12) 3908-0962

14 de março
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

Evento: De 21 a 23 de maio

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Inscrições Abertas para o envio de resumos. Vagas Limitadas!

www.redevale.ita.br

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

Submissão de trabalhos até 23 de março
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

15 de março
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

22 de março
22º Aniversário de Criação da Univap

1° de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

De20 a 30 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul − 2014

“Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades”

www.redevale.ita.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova - Univap

Realização: RedeVale

Organização Local: Univap/Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Apoio: Ceivap; Agevap; CNPq, ABRH

De 21 a 23 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
International Symposium on Fungal Stress (ISFUS)

Informações: (12) 3947-1163

Com o Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

25 de outubro a 1° de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas