208ª Edição - Ano VI
De 27 janeiro a 02 de fevereiro/2014
 

Cursos Integrais na Univap - Engenharia Física e Engenharia de Produção
Seleção pelo resultado da pontuação do Enem


A Univap abre, no início de 2014, no Campus Urbanova, dois novos cursos de graduação em período integral. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas para o curso de Engenharia Física e 40 vagas para Engenharia de Produção.
Os cursos possuem a duração de cinco anos e formarão profissionais com competências e habilidades para trabalhar dentro de um modelo integrado, multidisciplinar, com destaque para a inovação tecnológica e empreendedorismo.

O Laboratório de Nanotecnologia e Processos
a Plasmas do IP&D será um dos espaços
utilizados pelos alunos do curso de
Engenharia Física
 
O Laboratório de Catalisadores para o Refino
do Petróleo do IP&D será utilizado pelos
alunos do curso de Engenharia de Produção

Poderão participar do Processo Seletivo 2014 apenas candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2009 em diante, e tenham atingido o mínimo de 600 (seiscentos) pontos de média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e o mínimo de 600 (seiscentos) pontos na redação.
Os interessados poderão fazer a inscrição até 23 de fevereiro, preenchendo um formulário que está disponível no site: www.univap.br/integral e pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais), nas Agências Bancárias indicadas no Boleto.

Alunos do Instituto São José participam do “Programa Mão na Massa” na Univap

Biologia/FEA
 
Alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Instituto São José, acompanhados pela Profª Siman Elis da Silva Cândido Freitas e Profª Ana Cláudia Antunes G. Faez, Orientadora Educacional e professora da disciplina de Química, respectivamente, participaram no final do ano passado (26/11), do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, que a Univap oferece aos alunos do Ensino Médio/Técnico de Escolas Particulares e Públicas da Região Metropolitana (RMVale).
Os alunos do Instituto São José participaram das Oficinas de: Jornalismo e Rádio e TV; Publicidade e Propaganda na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Química, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); Nanotecnologia Biomédica no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); Biomedicina e Terapia Ocupacional, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Artes Visuais, Geografia, História, Pedagogia e Biologia na Faculdade de Educação e Artes (FEA).

Curso Técnico em Meteorologia a Distância
Prova Final da Segunda Turma


Aproximadamente 95 alunos estão concluindo o Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância, iniciado em março de 2013. A prova presencial final foi aplicada nos dias 24, 27 e 29 de janeiro de 2014, pela equipe da Univap Virtual, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
A FVE/Univap venceu, no início de 2011, o pregão eletrônico publicado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para oferecer um Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância para 300 observadores meteorológicos, empregados da Infraero, fisicamente alocados em vários estados brasileiros.
A primeira turma, com 150 alunos, que iniciou o curso em março de 2012, recebeu no Auditório do Edifício-Sede da Infraero, em Brasília, o Certificado de Conclusão de Curso em uma cerimônia realizada dia 4 de abril de 2013, com a presença de representantes da Univap Virtual, responsável pela Educação a Distância na FVE/Univap, Infraero e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

   

O curso teve por objetivo formar profissionais para atuarem nas funções e/ou atividades previstas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), e ministrado por professores especializados do Sistema FVE de Educação em meteorologia com ênfase em aeronáutica.
O Curso foi oferecido em um módulo de doze meses letivos, divididos em três núcleos, com um total de 1.008 horas, às quais foram adicionadas 250 horas de estágio supervisionado.
A Infraero é uma empresa pública nacional sediada em Brasília, vinculada à Secretaria de Aviação Civil e presente em todos os Estados brasileiros. A empresa administra 66 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga. Esses aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. Em números, isso equivale a 2,6 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando cerca de 155,3 milhões de passageiros, por ano.

Seminário em Física e Astronomia

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia inicia 2014 com a realização de dois Seminários ministrados pela Dra. Anthea J. Coster. Os seminários foram ministrados no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). O primeiro Seminário, programado para 28 de janeiro, às 10h, tratou da temática: “Measuring the effect of sudden stratospheric warming on the ionosphere” e no dia seguinte, dia 29, às 15h: “Using GPS to study magnetosphere-ionosphere coupling”. Esse evento faz parte do projeto CNPq-MIT Nº 29-2012 (Univap/MIT), cujo objetivo é estudar a resposta da ionosfera e termosfera no setor Americano durante tempestades geomagnéticas.
A pesquisadora convidada, Drª Anthea J. Coster, é membro da equipe de Ciências Atmosféricas no MIT (Massachusetts Institute of Technology) junto ao Haystack Observatory, onde coordena uma série de projetos de GPS ionosféricos.

Dra. Anthea em uma de suas
palestras no IP&D
 
O Prof. Dr. Paulo Fagundes é um dos
integrantes do Projeto CNPq-MIT
 
Alunos e Professores no Auditório do
IP&D

PhD em Física Espacial e Astronomia pela Universidade de Rice, em Houston, Texas, em 1983, suas pesquisas incluem física da ionosfera, magnetosfera e termosfera; posicionamento GPS e precisão de medição; clima espacial e acoplamento ionosfera-magnetosfera.
O objetivo dos Seminários foi apresentar e discutir os tópicos de pesquisa que as equipes da Univap e MIT estão investigando para os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, assim como explorar outras possibilidades de colaboração científica. A visita da Dra. Anthea foi bastante proveitosa, além dos seminários, houve reuniões com os professores da Universidade e estudantes de doutorado. Em abril o Prof. Dr. Paulo Fagundes realizará uma visita ao MIT para finalizar os estudos relacionados com o efeito do rápido aquecimento da estratosfera “stratospheric sudden warming” e seus efeitos na ionosfera equatorial e baixas latitudes e a resposta da ionosfera a tempestades geomagnéticas que ocorreram em 2013.

Rede Wifi
Ampliação do Acesso


Kajita e Vladimir trabalhando no gabinete central da
Biblioteca no Campus Urbanova
 
A fim de facilitar o acesso à Internet e a mobilidade do usuário dentro do espaço acadêmico com a mínima perda de conexão, o setor de Infraestrutura do Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTIC) do Sistema FVE de Educação está trabalhando na ampliação do acesso Wifi (rede de conexão sem-fio) na Universidade.
Para dar suporte ao volume de equipamentos conectados simultaneamente nessa nova estrutura, os links de acesso à Internet foram ampliados para proporcionar uma navegação confortável aos atuais usuários e também aos usuários da rede sem fio.
No Campus Urbanova da Univap, que é bem mais amplo, tendo em vista que se trata da maior infraestrutura do Sistema FVE de Educação, o número de acessos é dividido entre as equipes da FVE, IP&D, Parque Tecnológico e maior número de Faculdades da Universidade. Os demais Campi têm seu acesso independente, gerenciado localmente com equipamentos próprios, que também implementam filtros, proxies, firewalls e sistemas de controle de banda.
As instalações já foram concluídas integralmente, ou em parte delas, em diversas localidades. No Campus Urbanova, os Blocos 1, 2, 3, 4, 8 10, adjacências e o Centro de Estudos da Natureza estão com a cobertura total; Já os Blocos 5 (Administração e Biblioteca), IP&D I e II e Bloco 6, com cobertura parcial e os Blocos 7 e 9, em andamento. A Faculdade de Direito no Campus Centro e o Núcleo de Práticas Jurídicas no Campus Aquarius também já estão com a rede em pleno funcionamento. No Campus Platanus, em Campos do Jordão, a conexão é parcial no Bloco 2.
Este trabalho de modernização do acesso à rede e aumento da comunicação de dados está sob a coordenação geral dos Analistas de Sistemas, Vladimir Costa e André Kajita.

Informações e dúvidas pelo telefone: (12) 3947-1201 ou 3947-1202
Setor de Infraestrutura do CTIC
E-mail: infra@univap.br

Conheça o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior − Campus Urbanova


 
A FVE/Univap possui no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o Observatório de Astronomia e Física Espacial - Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, um espaço destinado a propagar o conhecimento dessa ciência junto aos estudantes de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral, interessado em conhecer e observar os astros, cometas, eclipses ou chuvas de meteoros.
Inaugurado em 14 de outubro de 2011, o Observatório Univap, além de equipamentos didático-científicos, como por exemplo, o riômetro (conjunto de antenas destinadas a medir a absorção ionosférica das ondas eletromagnéticas da atmosfera), tem um telescópio refletor de 30 centímetros e três telescópios portáteis de 12,5 cm de diâmetro, totalmente computadorizados, e um telescópio solar. Possui ainda um auditório para 55 pessoas com toda infraestrutura necessária para a realização de palestras e cursos, espaço para exposição de trabalhos e uma área destinada a experimentos didáticos interativos.

Para agendar uma visita, acesse: www.univap.br/observatorio

Bibliotecas da Univap
Ambientes agradáveis para estudar


A Univap possui em seus diversos Campi amplas e confortáveis Bibliotecas, com salas de estudo, acervo adequado e atendimento de qualidade, onde alunos e professores se reúnem para realizar pesquisas, trabalhos acadêmicos e outras atividades semelhantes.
A equipe de profissionais está preparada para orientar os usuários em suas pesquisas, normalização de referências e trabalhos acadêmicos, assim como acesso a bases de dados. Utiliza o software Ariel, que agiliza o recebimento e envio de documentos, solicitados por meio do Comut (comutação bibliográfica).
Para o gerenciamento dos procedimentos técnicos é utilizado o Sistema Pergamum, um dos mais modernos e interativos sistemas de bibliotecas desenvolvidos no Brasil. Mantém convênio com bibliotecas e centros de documentação, permitindo assim melhor qualidade da informação oferecida. O acesso ao acervo é feito via terminais, localizados próximos ao balcão de atendimento ou pela Internet, pelo endereço eletrônico: http://biblioteca.univap.br.

Biblioteca FEAU
 
Sala de Estudos da Biblioteca Central
 
Ambiente descontraído

A política de desenvolvimento do acervo tem como objetivo nortear os critérios de aquisição e seleção de materiais em todas as suas formas: compra, doação e permuta, assim como o descarte e remanejamento de materiais.
Além de toda infraestrutura disponível, as Bibliotecas emprestam notebooks para professores e alunos da Universidade, para que estes possam utilizá-los no Campus onde atuam.
Os funcionários das Bibliotecas da Universidade estão em constante treinamento para que tenham condições de atender da melhor maneira possível o usuário, de forma a estimular o aprendizado e ampliar o conhecimento.
A Universidade possui Bibliotecas nos seguintes Campi: Centro (Faculdade de Direito e Colégio Univap − Unidade Centro); Urbanova (Central; Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento); Aquarius (Colégio Univap − Unidade Aquarius); Biblioteca Setorial Villa Branca (Faculdades e Colégio Univap − Unidade Villa Branca), em Jacareí e em Campos do Jordão (Biblioteca Setorial Platanus - Faculdades).

Faculdade de Direito bibfdvp@univap.br
Colégio Univap – Unidade Centro bibcti@univap.br
Biblioteca Central bib@univap.br
Biblioteca Feau (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) bibfeau@univap.br
Biblioteca IP&D bibipd@univap.br
Biblioteca Aquarius bibise@univap.br
Biblioteca Villa Branca bibjac@univap.br
Biblioteca Platanus bibplatanus@univap.br


Engenharias - Período Integral


Ingresso na Univap


Bolsa FIES


Programa Fidelidade


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Oficinas Sobre o Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para Docentes da Univap

Organização: Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação e a Coordenadoria de Avaliação

Local: Bloco 1 – Sala 24 – Campus Urbanova – Laboratório de Informática

Horário: das 14h às 17h30

Informações: (12) 3947-1032

12 de fevereiro
Aula Magna

Prof. Dr. José Luiz Tejon – “Os Desafios da Liderança e Superação na Vida e na Carreira”

Local: Auditório da Capela – Campus Urbanova

Horário: 19h30

17 de fevereiro
V Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap

Temática: “Autismo – Propostas de Intervenções”

Palestrantes: Cíntia Hosoume; Francisco José Hennemann Neto e Silvia Regina Frate Ruivo

Responsável: Profª Drª Delcimar de Oliveira Cunha

Coordenadora do Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap

Pós-Graduação Lato Sensu

Local: Bloco 8 - Auditório de Ceplade

Horário: das 18h30 às 22h

Inscrições Gratuitas: Confirmar presença no link

17 de fevereiro
Visita da Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Químicas e Geociências (COCQG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), D.Sc. Natacha Carvalho Ferreira Santos, ao Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Horário: das 14h às 15h30

18 de fevereiro
6º Encontro do Café com Prosa – Matinê Carnavalesca com Marchinhas

Venha brincar com a gente e pegar a sua máscara ...

Local: Bloco 8 – Ceplade

Horário: 16h

27 de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

15 de março
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

22 de março
22º Aniversário de Criação da Univap

1° de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas