207ª Edição - Ano VI
De 20 a 26 de janeiro/2014
 

Pesquisa, Mestrado e Doutorado

Catalisadores para o Refino do Petróleo
 
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), criado em 1996, como órgão responsável da Universidade pelo desenvolvimento de todas as pesquisas. Seus 35 laboratórios, muito bem equipados, com aparelhos de alta precisão e de última geração, estão distribuídos em dois prédios, construídos especificamente para a realização de projetos de pesquisa, bem como para administrar o ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
O IP&D oferece Programas de Pós-Graduação credenciados pela Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nas áreas de: Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado Profissional); Ciências Biológicas (Mestrado Acadêmico); Processamento de Materiais e Catálise (Mestrado Profissional) e Planejamento Urbano e Regional (Mestrado Acadêmico).
Todos os docentes envolvidos nos Programas de Mestrado e de Doutorado, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, possuem apoio das principais agências de fomento à pesquisa no País, como o CNPq, a Fapesp e a Finep.

Professor da Fcsac é coautor de livro lançado no México

 
O docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e Diretor da TV Univap, Prof. Me. Fernando Moreira, participou no painel “Recursos Técnicos y Audiovisuales para las Audiências” do 5º Fórum Internacional de Televisão TV Morfosis, realizado de 4 a 6 de dezembro, promovido pelo Sistema Universitário de Rádio e Televisão da Universidade de Guadalajara (México), cuja palestra de abertura foi ministrada pelo pesquisador Francês, Dr. Dominique Wolton, Diretor do Instituto de Ciências da Comunicação (França).
TV Morfosis é um evento que mostra a opinião e visão de vários especialistas da mídia internacional e tecnologias de comunicação, que abordam a situação atual na televisão. O fórum recebeu mais de 30 pesquisadores, produtores, profissionais dos meios de comunicação e responsáveis pela regulamentação de telecomunicação de oito países, tornando-se um dos mais importantes eventos na discussão sobre o futuro da televisão.
Durante o evento foi realizada a cerimônia de lançamento do livro: “TV Morfosis 2 - Convergencia y scenarios para una televisión interativa”, no qual o Professor da Univap, Fernando Moreira é coautor, com um capítulo.
A coordenação acadêmica do livro é de responsabilidade do Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, renomado pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação da Universidade de Guadalajara − México.

Saiba mais: http://www.tintable.com.mx/tvmorfosis2

Criado na Sub-região de São José Campos
Conselho Consultivo da RMVALE-LN


 
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Metropolitano, órgão ligado à Casa Civil, realizou na manhã da quarta-feira, 18 de dezembro, no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos, a reunião para criação e eleição de presidente e vice do Conselho Consultivo da Sub-região de São José dos Campos, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte RMVALE-LN.
O subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, abriu a reunião ressaltando a importância da criação do Conselho. “O Conselho é uma ferramenta para a elaboração de estratégias, com o intuito da melhoria da sub-região”. E enfatizou que esse grupo “possui um papel extremamente importante”.
Composta pelos Poderes Legislativo e Executivo, o Conselho abre também um importante espaço para a Sociedade Civil, garantindo sua participação.
Dando continuidade à reunião, o vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento - Emplasa, Luiz José Pedretti, explicou que com a criação do Conselho será promovida a integração das políticas públicas. “O Conselho Consultivo das sub-regiões se preocupa em criar soluções efetivas no âmbito não só municipal, mas também regional, de forma integrada para a melhoria da população”.

Equipe de Futebol do São José Esporte Clube
Teste de Força, Potência e Resistência no Laboratório da Univap


A equipe profissional de futebol do São José, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista, realizou uma bateria de testes de força, potência e de resistência muscular, no Laboratório de Biodinâmica da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Campus Urbanova. O setor é equipado com o Dinamômetro Isocinético, além de outros instrumentos para análise do movimento humano, tais como: Cybex Reactor, Eletromiógrafo e Esteira com Plataforma de Força.

   

Os testes gratuitos foram realizados por intermédio de uma parceria firmada entre o coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e o presidente do São José E.C., Sr. Benevides Ferneda, mais conhecido como “Geleia”.
Os testes, acompanhados pelo preparador físico e atual gerente de futebol do Clube, Prof. Sérgio Tanaka, foram realizados no período de 17 a 20 de dezembro, pelo Prof. Daniel Vilela Nogueira, mestre em Engenharia Biomédica e professor de Biomecânica do curso de Fisioterapia da FCS da Universidade.

Fapesp e Conicet anunciam resultado de chamada de propostas
Foram selecionados 14 projetos


Prof. Dr. Dráuzio no Laboratório de Microbiologia Ambiental
do IP&D/Univap
 
A Fapesp e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de La República Argentina (Conicet), anunciam o resultado de uma chamada de propostas conjunta para a realização de programas de intercâmbio entre os dois países, no período 2014-2015.
Cada projeto deverá ter duração de até 24 meses, sendo que a vigência dos processos terá início em 1º de janeiro de 2014.
A Fapesp e o Conicet apoiarão o custeio de despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro saúde), nos termos do acordo de cooperação científica celebrado entre as partes. Serão disponibilizados adicionalmente até R$ 15 mil, os quais deverão ser utilizados exclusivamente no custeio de insumos e equipamentos de pequeno porte.

Propostas selecionadas:

Titular Suplente

Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap

Nicolas Pedrini

Genes relacionados com estresse são induzidos pela luz visível durante o crescimento micelial, resultando em aumento da tolerância de conidios a condições estresse

Nº processo FAPESP: 2013/50518-6

Antonio Carlos Marques
Instituto de Biociências/USP

Gabriel Nestor Genzano

Biodiversity and distribution patterns of the medusozoa form the south-western atlantic

Nº processo FAPESP: 2013/50484-4

Germano Tremiliosi Filho
Instituto de Química de São Carlos/USP

Maria Elisa Martins

Eletrocatalise e sua relação com dispositivos eletroquímicos aptos na geração de energia e em sensores de gases e vapores

Nº processo FAPESP: 2013/50493-3

Renata Guimaraes Moreira
Instituto de Biociências/USP

Fabiana Laura Lo Nostro

Os peixes neotropicais como indicadores de contaminação aquática

Nº processo FAPESP: 2013/50480-9

Marcelo Bahia Labruna
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/ USP

Luia Adrian Diaz

Avaliação da infecção em aves e carrapatos ixodideos por flavivirus e rickettsias de importância sanitária regional

Nº processo FAPESP: 2013/50605-6

Marilia Afonso Rabelo Buzalaf
Faculdade de Odontologia de Bauru/USP

Alfredo Rigalli

Efeito dose-resposta do fluoreto em parâmetros relacionados com a resistência a insulina em linhagens de camundongos com diferentes susceptibilidades genéticas e flurose

Nº processo FAPESP: 2013/50483-8

Maria Magdalena Rossi
Instituto de Biociências/USP

Fernando Oscar Carrari

Desvendando a regulação do metabolismo de vitamina e em solanum iycopersicum

Nº processo FAPESP: 2013/50481-5

Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco  
Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP

Jean Guy Leblanc

Prospecção de bactérias laticas produtoras de vitamina em produtos artesanais da Argentina e Brasil para utilização no desenvolvimento de alimentos enriquecidos com folatos

Nº processo FAPESP: 2013/50603-3

Viviani Gomes
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/ USP

Marina Valeria Mosgovoj

Imunização precoce de bezerros recém-nascidos para agentes virais envolvidos no complexo doença respiratória bovina

Nº processo FAPESP: 2013/50604-0

Vera Nisaka Solferini
Instituto de Biologia/Unicamp

Maria Florencia Fernandez Campon

Filogeografia comparada de duas aranhas orbitelas: unindo chaco e cerrado

Nº processo FAPESP: 2013/50491-0

Maria Orlanda Pinassi
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp

Mariano Feliz

Projeto neodesenvolvimentista na Argentina e no Brasil: estudo comparativo de sua história, contradições e limites

Nº processo FAPESP: 2013/50490-4

Lazaro Eustaquio Pereira Peres
Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz/USP

Ambrosio Ruben Bottini

Efeito do ácido abscisico e as giberelinas no acumulo de açúcares e a sua relação com a síntese de terpenos no fruto de tomateiro (solanum lycopersicum cv micro-tom)

Nº processo FAPESP: 2013/50502-2

Gisele Akemi Oda
Instituto de Biociências/USP

Veronica Sandra Valentin Uzzi

Estudos cronobiologicos em roedores subterrâneos (ctenomys aff knighti), em laboratório e em campo

Nº processo FAPESP: 2013/50482-1

Elaine Cristina Pereira de Martinis
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP

Patricia Haydee Castellano

Avaliação dos aspectos funcionais de cepas de lactobacilos isolados de embutidos fermentados

Nº processo FAPESP: 2013/50498-5

A chamada está disponível no endereço: www.fapesp.br/7653.

Fontes: Fapesp/IP&D-Univap

Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e
Comissões Próprias de Avaliação (CPA) − 2013


A Profª Maria Tereza em uma de suas palestras na Univap
 
A Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula (foto), Coordenadora de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc) da Univap, participou dia 13 de novembro, em São Paulo, do Seminário Regional sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) − 2013.
Os objetivos dos Seminários Regionais, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com o apoio da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), é proporcionar um ambiente de diálogo sobre as expectativas do INEP, CONAES e das CPA em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); analisar o processo de autoavaliação institucional à luz das posições assumidas pelos agentes das CPA, seja mediante debates, apresentação de artigos etc; sensibilizar as CPA quanto à importância da autoavaliação no novo instrumento de avaliação institucional externa, que entrará em vigor; obter propostas, de modo a favorecer a criação de consensos em torno das diretrizes do SINAES e das ações necessárias para a implementação da política de avaliação institucional; debater como idealizam e executam as CPA sobre a produção periódica de relatórios e como se dá o feedback das instâncias decisórias das IES e dos órgãos governamentais, entre outros temas.

Bolsa FIES


Processo Seletivo Pós-Graduação Stricto Sensu 2014


Educação Ambiental


Atendimento à Comunidade


Observatório de Astronomia e Física Espacial


Programa Fidelidade


Reconhecimento pela Pesquisa Desenvolvida


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2014
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Publicitário (FCSAC)

1° de fevereiro
Integra-Univap – Recepção aos alunos ingressantes (FCS)

De 3 a 7 de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

15 de março
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

22 de março
22º Aniversário de Criação da Univap

1° de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
XII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (FCS)
XI Semana da Saúde (FCS)


De 27 a 30 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada/Coordenadoria de Avaliação)

Informações: 3947-1032 − cpa@univap.br

De 28 de julho a 1º de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (Campos do Jordão)

23 de agosto
51º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC (São José dos Campos)

30 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Colação de Grau dos Cursos da FCS

6 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Comemoração “Dia das Crianças” – Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor (Aulas Normais)

15 de outubro
XVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica (IP&D)

23 e 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
X Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” (Parceria entre a Ativia − Planos de Saúde e a FCS) − A confirmar

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal: Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

2 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas