187ª Edição - Ano V
De 4 a 10 de março/2013
 

 
Faculdade da Terceira Idade
Aula Inaugural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) recebeu, dia 11 de março, como convidado para a aula inaugural do curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac), o jornalista Carlos Abranches, que tratou do tema: "Educação - Aprender para a vida".
Por intermédio de uma palestra interativa, o jornalista fez com que os presentes refletissem sobre o aprendizado de todos os dias e, principalmente, na troca que a Faculdade possibilita para quem a frequenta. Falou também das perspectivas do nosso tempo e fez uma proposta de uma nova caminhada, mostrando que a diferença está na atitude de cada um, no modo de olhar o mundo e as pessoas. Enfatizou também a arte de aprender sempre, de construir laços de aproximação e de prestar mais atenção nas pessoas.

Aplausos aos novos alunos da Faculdade da
Terceira Idade
 
Maria U. Rosa, Mário L. Congo, Edy de Camargo
e Marcílio Leite dão boas-vindas aos novos alunos

No final da palestra, o jornalista tocou violão e cantou algumas músicas brasileiras da década de 1960/1970.
Filósofo, especialista em Administração de Recursos Humanos, com formação em Psicanálise Clínica, Carlos Abranches, conseguiu envolver, emocionar e animar a todos os presentes.
Prestigiaram a aula inaugural mais de 500 pessoas que lotaram o Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, no prédio da Faculdade de Direito, onde funciona a FTI.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes a idealizadora do Projeto e coordenadora da Faculdade, a Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato, a coordenadora pedagógica Profª Mª Débora Guedes, o cerimonialista Ahed Said Amin, palestrantes e as alunas colaboradoras (estagiárias do curso de Serviço Social).
O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos que completou 22 anos de criação, atende cerca de 500 alunos, pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).

Vista parcial do Teatro Univap
 
Estagiárias e as coordenadoras da FTI,
Profª Elizabeth e Profª Débora

O Ceac é indicado aos 'iniciantes' e oferece disciplinas como Psicologia, História, Atualidades, Gerontologia, Direito, Cidadania, Conhecimentos Gerais, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos 'alunos veteranos', que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas ligados à política, tecnologia social, educação, entre outros.
Além das matérias, o Projeto mantém em sua grade horária curso instrumental de espanhol e ainda oferece aos alunos palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre eles a dança, a pintura em tela, modelo e manequim, terapia ocupacional e coral.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade, em São José dos Campos no Prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Faculdade da Terceira Idade Univap - Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro
(Prédio da Faculdade de Direito) - São José dos Campos/SP
Horário de Atendimento: das 14h às 17h - Telefone: (12) 3928-9850

 

<< Voltar