187ª Edição - Ano V
De 4 a 10 de março/2013
 

 
Programa Ciência Sem Fronteiras
Inscrições para Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda



Os estudantes de graduação da Univap, interessados em estudar fora do Brasil (Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda) com bolsa de estudo, poderão fazer a sua inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras.
Pela Universidade estão fora do Brasil os alunos: Fabiana Aparecida Souza Silva (Engenharia Ambiental), na Universidade de Aveiro/Portugal; Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), na University of Ulster (Irlanda do Norte); Pedro Luiz Golobovante Loureiro (Engenharia Aeronáutica e Espaço), na Universitat de Barcelona/Espanha; e Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia), na Universisty of East London (UEL).
Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes - e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
As áreas prioritárias do programa são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.
Os benefícios concedidos pelo Programa Ciências sem Fronteiras são: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Passagens aéreas e Seguro-Saúde.
A duração da bolsa é de 6 a 12 meses, podendo estender-se até 15 meses quando incluir curso de idioma.
As inscrições para Bélgica e Finlândia vão de 20 de fevereiro de 2013 até 05 de abril 2013, e para Áustria, China e Irlanda vão de 20 de fevereiro de 2013 até 06 de abril 2013. Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de setembro de 2013.
Este programa na Univap está sob a coordenação do Prof. Dr. Alan Prestes e informações poderão ser obtidas pelo e-mail: prestes@univap.br, ou diretamente no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Saiba mais: Links Informativos Diálogos Univap: 169; 175; 176, 179 e 183

Informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

Fontes: Coordenador do Programa na Univap e cienciasemfronteiras.gov.br

 

<< Voltar