187ª Edição - Ano V
De 4 a 10 de março/2013
 

 
Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática

 
A Univap implantou no final de 2012 e publicou no manual do Processo Seletivo 2013 as novas regras para alunos ingressantes matriculados que, no vestibular, obtiveram nota inferior a 5 (cinco) nas provas de Português e/ou Matemática. Assim, ficou estabelecida a obrigatoriedade de frequentar o Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática, disciplina(s) oferecida(s) aos sábados e durante o primeiro ano do curso.
O Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática é uma ação da Univap na busca da qualidade de ensino, com o objetivo de propiciar ao aluno ingressante ferramentas que o habilitem em leitura, interpretação, análise e produção de textos, assim como no aprofundamento matemático, por meio de um trabalho integrado e interdisciplinar.
Essa ação teve uma experiência piloto durante o ano de 2012, que envolveu alunos matriculados nos diversos cursos das faculdades da Univap.
Atualmente, encontram-se matriculados, de acordo com as normas do Vestibular, 327 alunos no curso de Matemática; 59, no de Língua Portuguesa; e outros e 127 em ambos os cursos. A carga horária total é de 60 horas, sendo 30 horas em cada um dos dois (2) semestres. Carga essa que se apresenta, quinzenalmente, como um facilitador àqueles que cursarão uma só das disciplinas.
Ambos os cursos, sob a tutela da Univap, e apoio da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), têm a orientação da Profª Mª Maria Valedelis Nunes Pereira. O curso de Língua Portuguesa conta com apoio de dois professores mestres, sob a coordenação do Prof. Me. Anézio Cláudio Bernardes, responsável, ainda, pelo curso de Letras e que conta com o apoio de mais dois professores. Já o curso de Matemática, sob a responsabilidade da Profª Mª Elisângela Pavanello e orientação do Prof. Me. Iuri Rojahn da Silva, também coordenador do curso de Matemática, possui mais cinco (5) professores colaboradores.
As aulas são realizadas no Campus Centro, no prédio da Faculdade de Direito, no horário das 9h às 12h40, por intermédio de aulas quinzenais e alternadas, por turmas.
Este projeto de nivelamento, ora denominado Projeto de Aprimoramento, não tem o objetivo de preencher todas as lacunas que se instalaram durante o passado escolar de cada discente, em relação a essas áreas de conhecimento, mas sim, o de proporcionar-lhes instrumentos que lhes permitam, de um lado, amenizarem as suas dificuldades, e de outro, integrá-los ao ambiente acadêmico, para que, durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, possam interagir, proficientemente, com os colegas de turma e com os professores de seus cursos; e, também, sejam, de fato, competentes para estabelecerem diálogos com os autores, por intermédio dos textos abordados, nesse processo, aceitando, ou não, com argumentos plausíveis, o que esses autores estão lhes propondo.

 

<< Voltar