193ª Edição - Ano VI
De 27 de maio a 9 de junho/2013
 

 
Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Os alunos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Física e Astronomia da Univap organizaram dias 23 e 24 de maio, o Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba - SimFAST.
O evento foi realizado nas instalações do Observatório de Física e Astronomia Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova da Universidade, em São José dos Campos.

Os participantes do Simpósio
 
O Reitor faz abertura oficial do evento

O Simpósio teve por objetivo reunir pesquisadores, pós-graduandos e graduandos em diversas áreas da Física e da Astronomia para discutir e trocar experiências sobre os diferentes campos dessas ciências.
Fizeram parte da comissão organizadora do evento, os alunos: Danilo Maciel, Will Robson Rocha, Rodolfo de Jesus, Williamary Portugal, Milton Vinícius, Caren Lorensi, Zuleika A. da Luz Sodré, Flávia Tardelli, Alessandro José de Abreu, Marcelo Henrique Duarte, Priscila Freitas Lemes e Evelyn Martins.
A programação do Simpósio envolveu a realização de várias palestras com renomados pesquisadores, apresentação de trabalhos científicos nas formas orais, exposição de 24 pôsteres e observação do céu.

O Prof. Irapuan dá boas-vindas aos
participantes
 
A comissão organizadora do Simpósio

A abertura do evento contou com a presença do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, que deu boas-vindas aos participantes. "A presença de cientistas de tão alto nível nos deixa honrado. Ressalto aqui a importância e responsabilidade dos senhores quanto a gerar conhecimento, principalmente na área da Astronomia que busca entendimentos para a evolução do homem e de outros temas importantes da ciência".

Exposição de trabalhos na forma de pôsteres
 
Priscila F.Lemes, Doutoranda e Presidente do
Simpósio

Em seguida, o coordenador do Doutorado, Prof. Dr. Irapuan Rodrigues, parabenizou os alunos envolvidos na organização do Simpósio, agradeceu a presença dos inscritos e palestrantes e fez um breve relato sobre a criação dos Programas de Pós-Graduação de Mestrado e de Doutorado, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade. "A pesquisa em Física Espacial na Universidade do Vale do Paraíba teve início em 1997 com a criação do grupo de Física Atmosférica. Inicialmente o grupo obteve um significativo financiamento da Fapesp (Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo) que permitiu consolidar o grupo. Devido a forte atuação e capacidade de produzir ciência de alto nível, a Universidade também investiu recursos financeiros para que o grupo pudesse realizar suas pesquisas e criar no futuro programas de Pós-Graduação, avaliados hoje, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4".

A apresentação oral de Vladimir Suárez, do
Observatório Nacional (RJ)
 
Drª Alessandra Pacini, do IP&D/Univap,
durante a apresentação de trabalho

Participaram do SimFAST, aproximadamente 70 pessoas, entre pesquisadores e estudantes. As apresentações orais de trabalhos envolveram os seguintes temas: "Interpretações da correlação [Na/O] na análise evolutiva dos aglomerados estelares", Vladimir Jearim Peña Suárez (ON); "Polarimetria óptica e modelagem de novas polares observadas no OPD/LNA no período 2010-2012" Karleyne Medeiros Gomes da Silva (Inpe); "A multi-domain approach to asteroid family halos identification" Valério Carruba (UNESP); "Uso de redes neurais para análise de dados de raios cósmicos" Alessandro Gerson Moura Izzo de Oliveira (Univap); "Tail Structures of Comet P/Halley 1910 II" Marcos Rincon Voelzke (Unicsul); "Radioemissões Solares Tipo II Associadas a Flares e CMES", Rafael Douglas Cunha da Silva (Univap); "Estudo da espessura equivalente ionosférica durante um ano de baixa atividade solar", Marcelo Henrique Duarte Silva (Univap); "SGRs and AXPs as rotation-powered massive white dwarfs", Jaziel Goulart Coelho (ITA); "Variação da intensidade de raios cósmicos observada pela Rede Global de Detectores de Muons", Marlos Rockenbach da Silva (Univap) "Optimal Trajectories to Reach the Asteroid Apophis", Denilson Paulo Souza dos Santos (Inpe); "Estudo da resposta da baixa ionosfera polar ao mais energético SPE do ciclo solar #23 utilizando riômetros", Alessandra Abe Pacini (Univap) e as palestras: Observando as Atmosferas de Exoplanetas" Gabriel Hickel (UNIFEI); "O que os olhos não vêem, a gravidade sente?" Max Faúndez-Abans (LNA); "Planetas extrassolares: detecção e características" Adriana Valio (Mackenzie); "Buracos negros supermassivos", João Steiner (USP); "O Domínio da Tecnologia de Veículos Aeroespaciais Hipersônicos no IEAv/DCTA", Antônio Carlos (IEAv/DCTA); "Pesquisas Ionosféricas no Setor Brasileiro", Clézio Nardin (Inpe); "Origem Solar e Interplanetária de Tempestades Geomagnéticas", Alisson Dal Lago (Inpe) "Variáveis cataclísmicas magnéticas: observações e modelos", Cláudia Rodrigues (Inpe).

 

<< Voltar