193ª Edição - Ano VI
De 27 de maio a 9 de junho/2013
 

 
Cerimônia de Lançamento do Livro Língua Portuguesa – Estudos Fonéticos

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) e a Cultura Univap organizaram, dia 23 de maio, o lançamento do livro: Língua Portuguesa – Estudos Fonéticos, de autoria do Prof. Antônio Ravanelli e das alunas do curso de Letras, Camila Marson e Aline de Paula Sá.

Vista parcial do Auditório no Campus Aquarius
 
O Coral Univap homenageia o Prof. Ravanelli

O evento, realizado a partir das 19h, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, reuniu aproximadamente 200 pessoas, que tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do Coral Univap, que na ocasião homenageou o ilustre docente aposentado.
Muito querido por alunos e professores, o Prof. Ravanelli tinha mania de dar apelido a todas as suas alunas do curso de Letras e relembrou alguns deles, na noite do lançamento, com extremo carinho e alegria.

O público aplaude a apresentação
do Coral
 
O Diretor da FEA abre a cerimônia de
lançamento do livro
 
O Prof. Antônio Ravanelli emocionado
conta sua trajetória na Univap

Fez agradecimentos especiais ao Reitor da Univap, Prof. Jair Candido de Melo, à Profª Fátima Manfredini, do Setor de Cultura, ao Diretor da FEA, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, ao Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa e ao ex-professor da Universidade, Francisco de Assis Rímoli, seu amigo mais próximo. Também não deixou de agradecer a amizade e o coleguismo de muitas professoras ali presentes que acompanharam sua trajetória educacional na Univap.
Emocionado com a homenagem prestada, ele não se estendeu muito, mas falou um pouco de seus sonhos e de alguns estudos inacabados que ainda pretende publicar.

As ex-alunas do curso de Letras
Camila Marson e Aline de Paula Sá
 
O público ouve com atenção as
histórias do Prof. Ravanelli
 
Sessão de autógrafos

Antônio Ravanelli nasceu em São Tomás de Aquino/MG, e iniciou a sua formação acadêmica em Belo Horizonte, concluindo a graduação em São Paulo, onde se licenciou em Letras Clássicas (Grego Latim e Português). Também cursou a Faculdade de Direito São Francisco na Universidade de São Paulo (USP) até o quarto ano, bacharelando-se em Ciências Jurídicas na FVE, em São José dos Campos.
Foi o fundador do curso de Letras da FEA da Univap, onde lecionou por quarenta e cinco anos. Neste período também publicou dois livros de grande relevância para os estudiosos da área de linguagem: Latim Vivo e Glossário – Vocábulos Arcaicos Portugueses, com a participação de alunos do curso de Letras.
Em 2012, em reconhecimento à sua cultura e a seu desempenho educacional, a Univap concedeu-lhe o título de Professor Emérito.

 

<< Voltar