193ª Edição - Ano VI
De 27 de maio a 9 de junho/2013
 

 
Assinatura de Convênio entre a FVE/Univap/Câmara e FCCR
Lançamento do VI Volume da Série: História & Cidade


A Câmara Municipal de São José dos Campos, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) assinaram, dia 22 de maio, um convênio para identificar, preservar e tornar acessíveis os documentos e a história do município, por intermédio do Projeto "Pró-Memória", instituído pelo Decreto-Lei nº 32, de 2 de outubro de 2003.

Os representantes e envolvidos no projeto
Pró-Memória
 
Vista parcial do público presente durante a
cerimônia

Estiveram presentes à cerimônia na Câmara Municipal de São José dos Campos, a Vereadora e Presidente da Casa de Leis, Amélia Naomi, o Presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, o Diretor da FCCR, Alcemir Palma e as pesquisadoras envolvidas no Projeto, Profª Drª Maria Aparecida C. Papali e Profª Drª Valéria Zanetti.

Alcemir Palma (FCCR) e a Vereadora Amélia
Naomi (Presidente da Câmara) na assinatura
de convênio
 
Os parceiros do convênio assinado

O convênio tem a vigência de 60 (sessenta) meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado por igual período, mediante assinatura de termos aditivos. Ficou também estabelecido um representante de cada instituição envolvida na supervisão e no acompanhamento do convênio, sendo Héglide Arruda Costa, representante da Câmara Municipal; Nádia Csoknyai Del Monte Kojio, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, pela Univap, as pesquisadoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti.

As professoras da Univap Maria Tereza,
Valéria, Aparecida Papali e Zuleika
 
Alunos e professores envolvidos nas pesquisas

O Secretário de Educação, Célio da Silva Chaves, também esteve presente à solenidade, representando o Prefeito Carlinhos de Almeida e, além dele, a Gerente de Comunicação em Exercício da Petrobras, Priscilla Vieira Mourão Oliveira; o Secretário de Transportes, Wagner Balieiro; a Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula e Profª Drª Zuleika Stefânia S. Roque, organizadoras do VI Volume da Série: São José dos Campos: História e Cidade – Escola e Educação em São José dos Campos: Espaço e Cultura Escolar; o Diretor da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, professores e alunos do curso de História (FEA), entre outras autoridades e convidados.
Desde a criação do Projeto Pró-Memória, Atas da Câmara Municipal de São José dos Campos foram objeto de investigação a partir de 2004, constituindo, hoje, um rico acervo documental sobre a história política da cidade. A partir de agora, toda documentação do arquivo público municipal, responsável pela preservação da memória do município (Legislativo, Executivo e Judiciário), também serão analisados pela equipe de alunos bolsistas e pesquisadores da Universidade.

A Profª Zuleika e a Profª Tereza Dejuste,
organizadoras do livro: Escola e Educação em
São José dos Campos
 
Sessão de autógrafos

Este projeto permitiu o desenvolvimento de uma série de pesquisas realizadas por alunos e professores no Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, sob a coordenação das pesquisadoras Papali e Zanetti, que, por intermédio do patrocínio da Petrobras foram publicadas numa série de sete volumes, intitulada: "São José dos Campos: História e Cidade", que trataram dos seguintes temas:

1º Volume: Os Campos da Cidade: São José Revisitada
2º volume: Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder
3º volume: São José dos Campos: De Aldeia a Cidade
4º volume: Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença
5º volume: Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos
6º volume: Escola e Educação em São José dos Campos
7º volume: São José dos Campos: cotidiano, gênero e representação (a ser lançado em breve)

Saiba mais pelo telefone: (12) 3947-1005 – IP&D/Univap

 

<< Voltar