196ª Edição - Ano VI
De 19 a 25 de agosto /2013
 

 
Políticas Públicas em Educação Ambiental

A Univap sediou a realização da mesa de debates "Políticas Públicas em Educação Ambiental", realizada dia 12 de agosto, a partir das 19h, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova. O Encontro foi realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Univap e a rede de educadores articulados ao Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea).

Recepção aos participantes no Auditório da
Univap
 
A Profª Drª Levidar Célia de Cascia Pereira,
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Planejamento e Gestão Ambiental (Lato Sensu)
da Univap

Um dos principais convidados para o debate foi o professor doutor Marcos Sorrentino, assessor especial do Ministério da Educação (MEC), que inseriu o tema da sustentabilidade nas políticas de educação. Marcos Sorrentino é conhecedor do campo socioambiental. Referência na área da Educação Ambiental, ele teve uma passagem marcante pelo Ministério do Meio Ambiente, entre 2003 e 2008, quando alavancou diversos programas e iniciativas, dentre eles o Sistema Nacional de Educação Ambiental (SisNEA).
A publicitária Renata Ferreira Franco, que também participou do Encontro, é integrante da equipe de mobilização do Instituto Alana, organização voltada à defesa dos direitos, desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes, que desenvolveu um projeto educativo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, de alerta sobre o consumismo infantil.

A Secretária do Meio Ambiente da
Prefeitura Municipal, Andréia
Francomano Bevilacqua
 
Marcus Sorrentino (UfsCar), Manoel
Ricardo Novaes (USP) e Renata Ferreira
Franco (USP) na mesa de debates
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade

Completou a mesa, Ricardo Novaes, diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, especialista em processos de mobilização, articulação e capacitação de atores públicos e da sociedade civil para a gestão compartilhada dos recursos naturais.
O evento foi preparatório para a Conferência Municipal de Meio Ambiente realizada nos dias 16 e 17 de agosto, na Câmara Municipal, que tratou do tema: "Política Nacional de Resíduos Sólidos", e discutiu a produção, o consumo sustentável e a educação ambiental.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

 

<< Voltar