195ª Edição - Ano VI
De 17 de junho a 18 de agosto /2013
 

 
2º Café com Prosa
Ciência e Arte para Temperar Conversas e Alimentar Pessoas


A Prosa e o Violão de Rodrigues Neto foi o prato do dia, realizado no 2º encontro dia 28 de junho, das 16h às 18h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
Contador de causos e explicando a composição de suas músicas, Rodrigues fez apresentações de várias canções, acompanhado pelo músico Luís Rosa. O Prof. Roque Mendes, docente e coordenador da Educação Continuada da Univap, também tocou violão e interpretou algumas canções de MPB.
O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes.

 
 

A ideia é construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e de promover diálogos que envolvam a arte e ciência entre os participantes.
Os encontros que num primeiro momento seriam realizados a cada 15 dias, estão ocorrendo uma vez por mês. De acordo com os idealizadores do Projeto, não se trata de datas fechadas, mas programadas para que ocorram sempre no final de cada mês, às quintas ou sextas-feiras.
As manifestações sobre o evento tiveram repercussões positivas não só dentro da Instituição, mas de fora também, entre eles o e-mail da ex-aluna, Eloá Garcia de Abreu Lobo, que expôs sua opinião sobre a iniciativa:

 
Boa noite!

Sou ex-aluna desta Universidade e uma constante admiradora da prosa e da poesia - melhor dizer das Artes em geral -, e achei muito interessante a matéria sobre a criação e a realização do "I Café com Prosa" (Informativo 194ª Ed.). Quero parabenizá-los pela iniciativa e, pretensiosamente, fazer uma sugestão que me ocorreu após esta leitura.
À parte do objetivo de integrar docentes e funcionários, acredito que esse momento prazeroso buscando "temperar conversas e alimentar pessoas", num sentido mais amplo, também poderia ser algo enriquecedor se fosse estendido aos alunos, ou não. Ou seja, a todos aqueles que, num momento de folga e interesse, estivessem dispostos a inspirar, ou expirar, um ar mais poético, digamos assim. Um espaço descontraído, democrático e cultural, que agregasse os interessados em sempre aprender algo mais... novos alimentos e temperos! É isso... assim imagino, algo com um toque de "Café Filosófico" apresentado pela TV Cultura, misturado com os ingredientes do antigo, mas não velho, Sarau.
Agradeço a leitura de minhas colocações e espero que, de alguma forma, elas possam acrescentar algo.

Att.

Eloá Garcia de Abreu Lobo
Curso de Direito – Conclusão em 2009

A participação de alunos é bem-vinda e conta com o apoio para que apresentem sugestões e tragam para dentro da Universidade seus objetos de inspiração, seja por intermédio da música, da literatura ou de outras formas de expressão.
O 3º Café com Prosa está agendado para o próximo dia 5 de setembro (quinta-feira) – Prato do Dia – Viver é afinar o instrumento – Canções de Dino Beghetto e Outros.
Dino Beghetto Júnior é mestrando em Física e Astronomia da Univap, bacharel em Música pela Faculdade de Artes Santa Cecília e especialista em Composição Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes.

3º Café com Prosa - Prato do Dia – Viver é afinar o instrumento: Canções de Dino Beghetto e Outros – 5 de setembro – às 16h – Ceplade – Campus Urbanova

 

<< Voltar