200ª Edição - Ano VI
De 16 a 30 de setembro/2013
 

 
Alunos da Faculdade da Terceira Idade Visitam a Exposição “Equivocábulos”

Alunos e a coordenadoria da FTI na entrada principal da
FAAP em São José
 
Alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap, acompanhados pela coordenadoria do curso, visitaram no dia 16 de setembro, a exposição de artes Equivocábulos na FAAP em São José dos Campos.
A mostra apresenta pinturas, fotografias, objetos, desenho e projeção de vídeo de onze ex-alunos da Fundação. As obras foram criadas originalmente para o espaço do Museu de Arte Brasileira (MAB-Centro) da FAAP em São Paulo e agora foram transpostas para o espaço expositivo do campus de São José dos Campos.
Os trabalhos em exposição exibem a bagagem adquirida ao longo dos anos de estudo e desenvolvimento no curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, marcando assim o começo de suas trajetórias profissionais no circuito artístico.
As produções apresentam métodos próprios de pesquisa, em conformidade com a elaboração de caminhos particulares de desenvolvimento percorridos por cada um deles, e representam o cruzamento e a fusão de mídias, assim como a investigação e o uso de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.
Além de apresentar as criações desses artistas ao público, a mostra, que conta com a curadoria do professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, tem como um de seus objetivos dar a eles a oportunidade de experimentar cada uma das etapas de desenvolvimento desse tipo de atividade.
Os ex-alunos passaram por todas as fases necessárias que antecedem a exposição, tais como: conhecimento do espaço físico expositivo, escolha das obras, elaboração de um projeto museográfico, produção para viabilizar a instalação da obra dentro do espaço expositivo, além de todas as outras etapas necessárias para tornar concreto um projeto de exposição.
A mostra, que agora conta com um apoio educativo durante todo o período de visitação, esteve em cartaz no MAB-Centro, em São Paulo, e, a partir do dia 14 de outubro, poderá ser apreciada na FAAP Ribeirão Preto.
Exposição Equivocábulos permaneceu em São José dos Campos de 8 de julho a 20 de setembro de 2013.
A Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos atende pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).
O Ceac é indicado aos ‘iniciantes’ e oferece disciplinas como psicologia, português, qualidade de vida, atualidades, gerontologia, direito e cidadania, conhecimentos gerais, entre outras.
Já o Ceati é dirigido aos ‘alunos veteranos’, que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas. Neste semestre os temas abordados, são ligados à arte e cultura, filosofia, sociologia, sensibilidade e educação entre outros.
Além das matérias, o Projeto mantém em sua grade horária curso instrumental de espanhol e ainda oferece aos alunos palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre eles a dança, a pintura em tela, modelo e manequim, e coral.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade, em São José dos Campos no Prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Saiba mais sobre a Faculdade da Terceira Idade Univap pelo telefone: (12) 3928-9850, ou pessoalmente, na Secretaria da FTI (Prédio da Faculdade de Direito) - das 14h às 17h - Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro - São José dos Campos/SP.

Fontes: FTI/ FAAP/equivocabulos/sjc


  << Voltar