183ª Edição - Ano V
De 7 a 13 de janeiro/2013
 

 
Ex-aluno do Colégio Técnico é Contratado por Empresa Alemã
Pesquisador Bolsista - Parceria Univap Virtual e Urmet-Daruma


 
A Univap Virtual, instalada no Parque Tecnológico FVE, mantém, desde 2008, um projeto de parceria com a empresa Urmet-Daruma, para o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação para a automação comercial, bem como a capacitação profissional de alunos do Sistema FVE de Educação.
O projeto, beneficiado pela Lei de Informática, envolve três linhas de pesquisa: desenvolvimento de softwares; tecnologia da informação e integração com desenvolvimento, possibilitando a proposta e a certificação de novos produtos para a Urmet-Daruma.
A capacitação permite que os alunos coloquem em prática a teoria aprendida na sala de aula e saiam com formação, maturidade e experiências diferenciadas para o mercado de trabalho.
Foi o que ocorreu no início deste ano, com o ex-aluno do curso Técnico de Informática do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (Campus Centro), Raduan Matheus de Souza Mendes, 18 anos, que permaneceu como pesquisador bolsista no projeto durante o período de um ano e oito meses e que acaba de ser selecionado para trabalhar na Wincor Nixdorf como programador de sistemas.
A Wincor Nixdorf, fundada em 1952, é uma empresa alemã fornecedora de equipamentos, softwares e serviços destinados a uso bancário. A empresa se concentra primariamente na venda, fabricação, instalação e serviço de sistemas de transação eletrônica (caixas eletrônicos), equipamentos bancários, terminais lotéricos, terminais postais, softwares e serviços para mercados financeiros e comerciais no mundo.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, Raduan conta que o aprendizado no Colégio e a experiência adquirida como pesquisador bolsista do projeto FVExDaruma, foram fundamentais e fizeram a grande diferença, mas também procurou ampliar um pouco mais o seu conhecimento fazendo cursinhos paralelos, entre eles: desenvolvimento em C# (Sharp) – uma linguagem de programação; Especialização em Orientação ao Objeto na Plataforma .Net e Programação para Android.
“A experiência que adquiri no projeto foi fantástica e a oportunidade de trabalhar na Wincor Nixdorf, só surgiu quando o Gerente de integração e Desenvolvimento da Daruma, Claudenir Campos Andrade, tomou conhecimento da vaga e indicou o meu nome para participar do processo de seleção. A minha contratação na empresa só foi possível porque os produtos que serão desenvolvidos lá, agora numa nova linha de produtos de automação comercial, exigiam o conhecimento e o funcionamento de vários produtos semelhantes aos que trabalhei aqui na Univap, entre eles, o Emissor de Cupom Fiscal (ECF); Impressoras não Fiscais e Transferência Eletrônica de Fundos TEF)”.
Raduan embarca para Madri na Espanha, entre os dias 3 e 11 de fevereiro, onde permanecerá durante oito meses, para treinamento e integração e quando retornar ao Brasil, vai residir, trabalhar e estudar em São Paulo.

 

<< Voltar