198ª Edição - Ano VI
De 2 a 8 de setembro/2013
 

 
Seminários no IP&D

Dr. Martin Wurtele
 
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são desenvolvidos por intermédio de aulas, seminários e pesquisas.
Os coordenadores dos Programas, no decorrer do ano, convidam renomados especialistas para que possam ministrar palestras aos alunos por intermédio de seminários, com a finalidade de mantê-los atualizados com as pesquisas de ponta, sejam elas nacionais ou internacionais.
Os seminários são destinados aos discentes de Mestrado e Doutorado, entretanto, são abertos para alunos de graduação e pessoas da comunidade, que participam como convidados ouvintes.
Atualmente a Univap oferece seis Programas de Mestrado (Ciências Biológicas; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional; Bioengenharia; Processamento de Materiais e Catálise) e dois de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia).

Profª Drª Maria Angélica G. Cardoso
 
Alunos durante um dos Seminário
de Física e Astronomia
 
Prof. Dr. William Tonza

Alguns temas tratados por intermédio de seminários, ao longo deste ano, foram: “Herança Horizontal - Modificações do Genoma Humano" - Prof. Dr. Eduardo Leonardecz - Departamento de Genética e Evolução - UfsCar; "Nanotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas de Liberação de Fármacos" − Profª Drª Andreza Ribeiro Simioni, docente da Univap e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Nanotecnologia Associada à Fotoprocessos; "Bioética na Pesquisa com Células Tronco" − Profª Drª Alice Teixeira Ferreira - Docente e Pesquisadora do Departamento de Biofísica na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp; "Riômetros e suas aplicações atmosféricas e espaciais" - Profª Drª Alessandra Abe Pacini - Professora pesquisadora na área de física solar e coordenadora da rede de riômetros da Univap; "A bioimpressão 3D de órgãos humanos" - Prof. Dr. Rodrigo Alvarenga Rezende - Pesquisador Pós-Doc Fapesp da Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI); “Tomografia por coerência óptica - Princípios e Aplicações” - Dr. Anderson Zanardi de Freitas - Pesquisador do IPEN-CNEN/SP; "Inflamação e Imunidade" - Profª Drª Maria Angélica G. Cardoso, professora assistente da Univap − Graduada em Ciências Farmacêuticas (1988); Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada (1995), ambos em Ribeirão Preto (USP) e doutorado em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2004); "A Rede e-CALLISTO e as investigações solares em ondas métricas" - Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes - Professor pesquisador na área de física solar e Coordenador de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Física e Astronomia da Univap; "Estudo de relação Sol-Terra-Clima em Grande Escala Tempo - Registros Naturais." - Prof. Dr. Alan Prestes, docente da Univap; "Scaffolds poliméricos com nanopartículas incorporadas aplicados à engenharia tecidual."- Prof. Dr. Anderson Lobo - Bacharel em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2005), Mestre em Física e Química de Materiais (2008) e Doutor em Física e Química de Materiais (2011), ambos pelo ITA; "Tecnologia de última geração para quem faz a última geração da tecnologia." − William Tonza e Guilherme Friol - Scherm Brasil; “Radio observations of the Sun” - Dr. Ebenezer Chellasamy Edwin (Ebe) - Indian Institute of Astrophysics − IIA, Bangalore, Índia I; “Biotecnologia e Medicina: Desenho Racional de Fármacos" Martin Wurtele, Dr. rer. nat. - Professor Adjunto no Departamento de Ciência e Tecnologia da Unifesp, entre outros pesquisadores.

Dr. Kevin Mewitt
 
Dr. Ebenezer
 
Profª. Dra. Andreza Ribeiro Simioni

Em 1996, a Universidade criou o IP&D, órgão também responsável pelas pesquisas realizadas na Univap. Possui dois prédios no Campus Urbanova, com 59 Laboratórios, onde atuam 32 grupos de pesquisas, sendo 19 deles cadastrados no CNPq.
As atividades de pesquisas, em sua maioria, estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores possuem diversas colaborações acadêmicas com outras instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.

Faça uma visita ao IP&D da Univap, agende pelo telefone: (12) 3947-1120
e-mail: ipd@univap.br


 

<< Voltar