Informativo Diálogo - Edição Especial
Fevereiro de 2013
 

Um intelectual a serviço da educação e da inovação tecnológica
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior
(1920-2013)

A Reitoria da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) comunica e lamenta o falecimento do Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no último dia 1º de fevereiro de 2013.
Nascido em novembro de 1920, em São Paulo, foi aluno da USP, onde cursou Matemática (1948); várias Especializações na área da Física (1964-1971); Pós-Graduação em Física (1970); Doutorado em Ciências, com homologação para o Conselho Estadual de Educação (1977) e Pós-Doutorado, em 1978, no Institut International de Planification de L’éducation - França.
 
Foi condecorado na Câmara Municipal de São Paulo (1970), quando recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade. As honrarias são concedidas a personalidades que, por meio de suas trajetórias, tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano. A Medalha Anchieta foi idealizada em setembro de 1969 e distribuída como brinde aos convidados que participaram da cerimônia de inauguração do Palácio Anchieta, ocorrida na mesma data.
Empenhado na melhoria da qualidade do ensino no País, o Prof. Teixeira sempre expôs suas ideias por intermédio de inúmeros artigos que foram publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais; publicou mais de 10 livros didáticos sobre Física e Matemática para o Ensino Médio; produziu mais de 100 artigos científicos completos publicados em periódicos; orientou centenas de alunos na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou no desenvolvimento de dissertações de Mestrado; autor do livro Relatividade Restrita e coautor de outras dezenas de publicações.
Foi professor de Instrumentação para o Ensino da Física (USP/SP); Prefeito do Campus da USP; Diretor e professor do Centro Universitário da Fundação Santo André/SP; Coordenador Geral da Fundação Brasileira Para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências (Funbec); Diretor da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI); Ministro Interino da Educação (MEC); Presidente e Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria Médico-Odonto-Hospitalar (Abimo); e, na Univap, a partir de 1992, além de Professor Titular junto à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, ocupou os cargos de Pró-Reitor de Extensão, Vice-Reitor, Reitor e de Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade.
Sempre bem-humorado e também apaixonado por inovações tecnológicas, contribuiu para a implantação da primeira incubadora de empresas em São José dos Campos, a Incubadora Tecnológica Univap, em 1996, e estimulou a criação de outras, entre elas, a Incubadora Tecnológica Univap/Revap, a Polovale, o Cecompi e a Incubaero; e ainda outras que foram surgindo nos municípios vizinhos e que na sua implantação foram buscando informações na Universidade do modelo que deu certo e que merecia ser seguido.
Idealizou com outros colegas da Universidade, em meados de 2002, a criação do Parque Tecnológico Univap, inaugurado em 2005, o pioneiro no Vale do Paraíba. Intermediou para que a FVE/Univap fosse, em 2009, a gestora do Programa Prime da Finep (Programa Primeira Empresa Inovadora da Financiadora de Estudos e Pesquisa), o que acabou por beneficiar mais de 90 empresas do Vale do Paraíba. Criou também na Universidade o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), entre tantas outras ações que resultaram na assinatura de convênios e de outras parcerias, entre eles, com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Antonio de Souza Teixeira Júnior, homem simples e justo, muito contribuiu para o crescimento e fortalecimento da Universidade desde a sua criação em 1992 e deixa um legado de feitos administrativos, científicos e humanos.
A FVE-Univap reconhece os inúmeros serviços prestados e terá sempre em sua memória as lições deixadas por este ilustre cidadão!