205ª Edição - Ano VI
De 18 a 29 de novembro/2013
 

Julgamentos Simulados − Faculdade de Direito
A Redução da Maioridade Penal no Brasil


 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 18, 25 e 26 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que este ano discutiram “A Redução da Maioridade Penal no Brasil”.
O Julgamento Simulado é um projeto anual da Faculdade, sob a responsabilidade dos docentes Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, direcionado aos alunos do 1º e 2º períodos do Curso. Também colaboraram com esse importante trabalho na Faculdade os docentes: Prof. Me. João José Custodio da Silveira, Prof. Me. Eutálio Jose Porto de Oliveira, Prof. Esp. Paulo Celso Ayrosa Monteiro De Andrade, Prof. Me. Edgar Solano e Prof. Esp. Joaquim G. F. Nascimento.
O Julgamento Simulado, aberto à participação da comunidade, foi realizado em duas Sessões, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro (Castejón), em São José dos Campos.
O Julgamento reproduz o Tribunal do Júri e os alunos usam os trajes (becas) específicos. Na 1ª Sessão de Julgamento foram apresentadas as peças jurídicas, em que a Promotoria e Advogados apresentaram, para interrogação, suas testemunhas (especialistas convidados pelas bancadas). Na 2ª Sessão houve debate direto entre Promotores e Advogados, além das bancadas que foram interrogadas pelos Juízes (todos eles alunos do 2º Período do Curso). Ao final da 2ª Sessão de Julgamento, os Jurados debateram e apresentaram suas deliberações, que foram lidas para o público como votos em que os alunos-jurados fundamentaram suas decisões.
Na turma do matutino, o veredito foi cinco (5) votos a favor da redução da maioridade penal e dois (2) contra. Na turma da noite, quatro (4) votos contra e três (3) a favor.
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito da Univap fazem parte de um inovador Projeto Pedagógico, que busca oferecer um ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e conhecimento de outras áreas do Direito.

Comitiva da Secretaria de Promoção da Cidadania de São José Visita a Univap

Dimas Soares, o Reitor, Prof. Mário, Franklin, Dr. Coimbra,
Prof. Benício e a Profª Daniela
 
O Secretário de Promoção da Cidadania, Dimas Soares, o Diretor do Departamento de Idosos, Dr. José de Castro Coimbra e o Chefe da Divisão de Vulnerabilidade, Franklin Maciel, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, visitaram dia 6 de novembro as instalações da Univap no Campus Urbanova e conversaram sobre possíveis parcerias na área de desenvolvimento de tecnologia assistida, relacionada a drogas, idosos e pessoas com deficiência.
Na Univap, a comitiva da Prefeitura foi recebida pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pelo coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, pelo coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. João Benício e por funcionários da Faculdade de Ciências da Saúde.

Univap Recebe 135 Bolsas de Estudos do Governo Federal
Formação de Professores


A Univap foi contemplada com 135 bolsas de estudos do Governo Federal para os alunos de Licenciatura dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
As bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), foram concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relativas ao Projeto “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” Pibid/Capes − que atendeu as exigências do Edital 61/2013 e foi aceito por recomendação. As bolsas estarão disponíveis, também, a alunos ingressantes em 2014, nas referidas licenciaturas. O investimento total da Capes é de R$ 1.200 mil, a serem aplicados em quatro (4) anos.

 

A Univap, que recebeu essa notícia no último dia 22 de novembro, é a única Universidade de São José dos Campos a obter esse apoio às licenciaturas. O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
As bolsas concedidas são pagas pela Capes diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

Fontes: Pibid/Univap e Pibid/Capes

1º Seminário Regional de Magistrados Vitalícios
Escola Judicial TRT − 15ª Região


Abertura do Seminário na Univap
 
A Escola Judicial (Ejud) do TRT da 15ª Região realizou nos dias 21 e 22 de novembro o 1º Seminário Regional de Magistrados Vitalícios das circunscrições de São José dos Campos e Sorocaba da 15ª. Com o tema "Conhecimento para uma atuação crítica", o encontro reuniu 79 juízes de 1ª instância, em um dos auditórios da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), no Campus Urbanova, em São José dos Campos. No total, participaram dessa atividade ao longo do ano 281 magistrados vitalícios.
A iniciativa vem ao encontro do que determina a Resolução nº 9 de 2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que regulamenta a formação continuada dos juízes trabalhistas. Além do aprimoramento de sua formação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ou rever os colegas e trocar experiências profissionais.
Compuseram a mesa de abertura, na manhã da quinta-feira, 21, o diretor da Ejud, desembargador Samuel Hugo Lima; o diretor acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Sergio Reginaldo Bacha; a representante dos juízes titulares de Vara do Trabalho do Conselho Consultivo e de Programas da Escola, a juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan; e os representantes da Ejud nas Circunscrições de São José dos Campos e Sorocaba, respectivamente os juízes Marcelo Garcia Nunes e Mauro César Luna Rossi, além do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), o juiz Alessandro Tristão.

5º Encontro de Acadêmicos do Sindicato dos Odontologistas

 
As alunas Alessandra Daniela Ferraz Campos, Paula Carolina de Almeida e Rúbia Gomes de Oliveira (foto) representaram o curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no 5º Encontro de Acadêmicos do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, realizado dia 9 de novembro, na sede da entidade na capital.
O Sindicato promoveu o encontro com o objetivo de informar os futuros profissionais sobre o trabalho do Sindicato e conquistas que vem conseguindo para a categoria, além de organizar a realização de palestras sobre vários temas, entre eles: Vigilância Sanitária; Urgências e Emergências; Pacientes Portadores de Necessidades Especiais; Marketing e Planejamento para Dentistas; Odontologia no Trabalho e Oncologia do Trabalho.
Esses encontros são anuais e importantes para orientar os futuros profissionais sobre áreas de atuação e atualização de temas relevantes à profissão.

Liderança e Equipe
Palestra no IP&D


O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap convidou o professor, consultor e coach Eng. Edson Fujita para ministrar uma palestra, dia 12 de novembro, a partir das 15h, para pesquisadores, professores e funcionários do Instituto no Campus Urbanova, sobre as temáticas: estilo de liderança; trabalhos em equipe; motivação e outros assuntos.

 

O processo de coaching cria um poderosíssimo ajuste de habilidades, que permite entrar em ação para realizar sonhos. É importante compreender que um coach contribui para que o ouvinte ou cliente assuma responsabilidade pelos resultados, foca o desenvolvimento dos estados emocionais, desenvolve a autoconfiança, desperta o poder interior, amplia as opções de decisão, elimina bloqueios, e assim, proporciona autorreabilitação e felicidade.
No IP&D, o Prof. Fujita foi recebido pelos funcionários Maria Alice Macedo de A. Silva e José Eduardo Ribeiro (foto).


Odontologia do Sono

 
A Profª Drª Marília Gabriela de Oliveira Lopes, da disciplina de Fisiologia do Sistema Estomatognático, convidou a Profª Drª Lilian Giannas (foto), PhD no tratamento do ronco e apneia obstrutiva do sono, para ministrar uma palestra dia 14 de novembro, sob a temática: Odontologia do Sono − Um Novo Horizonte na Odontologia.
O objetivo do encontro foi esclarecer e apresentar as diversas implicações da privação do sono na fisiologia sistêmica do corpo humano, além de mostrar para os alunos do 4º período semestral do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) uma nova possibilidade de atuação do cirurgião-dentista.

Maquetes Apresentam o Desenvolvimento de Patologias
Cursos de Biomedicina e Farmácia


 
Os alunos do 2º período semestral dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), apresentaram, no dia 11 de novembro, trabalhos que abordaram as principais características dos sistemas reprodutores humanos, bem como o processo de fecundação. Essa atividade, associada à confecção de maquetes, visa a desenvolver nos alunos diversas habilidades, como a comunicação verbal, condensação de conhecimentos, uso de material reciclável e, ainda, tornar acessível ao público leigo informações sobre esse assunto.
A disciplina que envolve a realização desse trabalho é de Histologia Humana dos Sistemas, sob a orientação dos Professores Doutores Emilia Ângela Lo Schiavo Arisawa e Carlos Eduardo Dias Colombo.
Para a Profª Emília, os trabalhos realizados em sala de aula são empolgantes e de certa forma entusiasmam os alunos, que passam a entender que aprender a amar o conhecimento ajuda a disseminá-lo, enfatiza.

V Simpósio de Geriatria e Gerontologia e X Jornada Gerontológica

 
A coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profª Drª Cláudia Soar, foi convidada a participar como moderadora da Mesa Redonda "Experiências de Profissionais que Trabalham com Fragilidade na Prática", realizada no V Simpósio de Geriatria e Gerontologia e na X Jornada Gerontológica, dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP.
Com a temática: Ampliando caminhos no manejo da fragilidade em idosos, os eventos organizados pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) tiveram por objetivo conscientizar profissionais de saúde, estudantes e comunidade sobre a importância de uma assistência interdisciplinar adequada ao idoso frágil.

Seminários no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são desenvolvidos por intermédio de aulas, seminários e pesquisas.
Os coordenadores dos Programas, no decorrer do ano, convidam alunos da Pós-Graduação ou renomados especialistas para que possam ministrar palestras por intermédio de seminários, com a finalidade de manter a equipe atualizada com as pesquisas de ponta, sejam elas nacionais ou internacionais.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas realizou, de 11 de outubro a 7 de novembro, os seguinte seminários: “Regeneração de Células em Tuberlário com Aplicação de Laser de Baixa Intensidade”, por Tabatha Benitz; “Avaliação da Biologia Reprodutiva de Planárias Girardia Tigrina (Girard, 1850) em Condições de Laboratório”, por Regiane D. Silva Carvalho e “De Darwin A Skinner: Aumentando Nossa Compreensão Sobre o Comportamento Humano”, ministrado pela Profª Drª Fabíola Alvares Garcia Serpa.

Tabatha Benitz
 
Regiane Carvalho
 
Drª Fabíola

Os seminários são destinados aos discentes de Mestrado e Doutorado, entretanto, também são abertos para alunos de graduação da Universidade e pessoas da comunidade, que participam como convidados ouvintes. Tanto palestras específicas como os seminários são atividades extracurriculares propostas pelas coordenadorias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade e envolvem temas das diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, a Univap oferece seis Programas de Mestrado (Ciências Biológicas; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional; Bioengenharia; Processamento de Materiais e Catálise) e dois de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia).

Conheça o IP&D da Univap, agende visita pelo telefone: (12) 3947-1120
E-mail: ipd@univap.br

Palestra Sobre a Prevenção do Câncer Bucal na Sipat da Veibras

 


A Profª Mª Tatiana Mendez, docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Sáude (FCS), foi convidada a ministrar uma palestra, dia 1º de novembro, no período da manhã, para 20 funcionários da Veibras (Grupo Davoli) de diversos setores da empresa, que prestam serviços na área automobilística, em São José dos Campos, durante a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat).

Eventos Culturais na Univap

A Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (PRIUS), organizou nos dias 13, 20 e 21 de novembro, a partir das 20h, três apresentações musicais gratuitas no Teatro Univap.
No dia 13, sob a direção de Paulinho Azevedo, o Show Metáforas; no dia 20, uma Mostra Violonística − 1º Violões do Vale -, com a participação de Matheus Motta, Marcílio S. Lima e Roger Lima, e no dia 21, um Recital de Piano a Quatro Mãos, com participação de Isis Moreira e Olga Lazareva.

Show Metáforas
 
1º Violões do Vale
 
Isis Moreira e Olga Lazareva

4º Big Bazar do Bem

 
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios, Parque Tecnológico e Univap, cedeu espaço, no Campus Urbanova, para a realização do 4º Big Bazar do Bem, ocorrido dias 26 e 27 de novembro, cuja parte da renda foi destinada à Apae de São José dos Campos.
A cessão do espaço se deu devido ao sucesso que o 3º Big Bazar do Bem obteve na FVE/Univap, no mês setembro (de 10 a 12), e levando-se em consideração a carta de agradecimento que a Apae de São José dos Campos enviou à Assessoria de Administração da FVE/Univap, por intermédio da Srª Vera Marcondes Buffulin (Presidente).

Festa Natalina Para Crianças e Adolescentes do Clubeca
Adotadas pelo Projeto Gesol e Parque Tecnológico Univap


Os alunos do curso Técnico em Administração, integrantes do Projeto Gesol (Grupo de Estudantes Solidários), coordenado pela Profª Érica Reis C. Carvalho, docente do Colégio Univap - Unidade Centro (CTI Univap) do Sistema FVE de Educação, em parceria com a direção do Parque Tecnológico Univap, das empresas ali instaladas, professores e funcionários da Universidade, realizaram, dia 22 de novembro, a Festa de Natal para 56 crianças da Associação Clube da Criança e do Adolescente (Clubeca).

   

A festividade envolveu a apresentação de mágicas, brincadeiras no pula-pula, atividades de pintura, lanches e a chegada do Papai Noel que fez a distribuição de presentes (doces, brinquedos, roupas e calçados).
As empresas instaladas no Parque Tecnológico Univap, Catavento, LH Colus, OnSet, Planevale, TOTVS e Touch foram as patrocinadoras do evento, mas cada criança ou adolescente do Clubeca recebeu dos funcionários do Parque e da FVE/Univap o presente, pois os nomes foram colocados em uma árvore de natal na entrada principal do prédio.

   

Este é segundo ano consecutivo que as crianças do Clubeca participam da Festa Natalina promovida pelo Projeto Gesol em parceria com a FVE/Univap.
O Clubeca foi fundado em 1999 e está localizado no bairro Campos de São José, em São José dos Campos.

Exposição de Figuras do Ciclo de Natal

 

A Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (PRIUS), organizou próximo às Cantinas do Bloco 5 (Maurinho’s, Point do Açaí e Unigalera), Campus Urbanova, uma exposição que permanece até o dia 18 de dezembro, com onze figuras representativas do Ciclo do Natal, de criação do figureiro Luiz Ragazzini. A curadora da exposição é a artista plástica e folclorista Dagmar Siqueira, do Centro de Estudos da Cultura Popular de São José dos Campos.




Prestigie!

Novos Programas na Grade da TV Univap

A TV Univap lançou, no segundo semestre deste ano, novos programas na grade exibida no Canal Universitário da Net (canal 14). As produções são desenvolvidas por alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Rádio e TV da FCSAC (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação), que participam do Curso Prático de Televisão.
Os estudantes realizam todas as etapas para o desenvolvimento de um programa de TV: planejamento, produção, criação de identidade visual, projeto e execução de cenários, criação dos roteiros e gravação.

   

O estudante do 3º ano do curso de Rádio e TV, Herivelton Vieira, participa das atividades da TV Univap desde o início do curso, há 3 anos. Em meio a diversas funções exercidas, ele descobriu seu talento para criação de cenários a partir de objetos reciclados e produções com custo reduzido. Já foram 10 cenários de programas criados para a TV Univap, além da criação de ambientes para palestras, eventos da universidade, trabalhos de freelancer para produtoras de vídeo e decoração de casamentos.

Programas

Espaço Acadêmico: entrevistas semanais com professores indicados pelas faculdades para abordagem de temas relevantes do meio universitário. Após um mês de gravação, o programa passou a ser transmitido ao vivo, todas as sextas-feiras às 16h, no Canal Universitário.
Rebuliço Cultural: apresentado pela estudante do curso de Jornalismo, Patrícia Staffa, o programa oferece espaço para divulgação do trabalho de artistas e projetos culturais da região.
Moviola: desenvolvido e apresentado pelas alunas Paula Vinhas, do curso de Jornalismo e Francine Fagundes, estudante de Rádio e TV. A temática do programa é voltada a produções audiovisuais.
Todos os programas produzidos pela TV Univap estão disponíveis no canal no youtube: www.youtube.com/tvunivap e no facebook/tvunivap.

Fonte: TV Univap

5º Encontro - Café com Prosa

Vista parcial do Ceplade, Campus Urbanova
 
O 5º encontro de funcionários, docentes e alunos para o Café com Prosa, que teve no cardápio do dia: “Venha Cantar com a Gente .... “, foi realizado dia 29 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova da Univap. Juntos todos cantaram músicas de Djavan, Adriana Calcanhoto, Renato Russo, Legião Urbana, Cazuza, Jair Rodrigues, Adoniran Barbosa, Nelson Gonçalves, Paulo Vanzolini, entre muitas outras.
Ao violão, cantaram as alunas do 6º período semestral, Jéssica Marques Ribeiro do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Gabriela Ussier Zola do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e o Professor Universitário, Roque Mendes.
O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. A ideia é construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e promover diálogos que envolvam arte e ciência entre os participantes.

Exposições Internas

 



A Cultura Univap organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade, distribuídas em vários locais (tabela abaixo). Todas permanecem até 30 de dezembro.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Rubem Valentim
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Carybé
(Nicho) Veículos muito antigos
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Andy Warhol
(FCS) – Prédio de Odontologia Bloco 4 Gauguin / Schiele/ Mondrian/ Hopper
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Paul Klee
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio São Paulo da Garoa
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Robert Rauschemberg
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) Centro Conchas Marinhas
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Jacek Yerka
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas III
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Machu Picchu

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2014 − Prova 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Acesse: www.univap.br/seletivo

8 de dezembro
Festa de Natal aos Pacientes do Centro de Prática Supervisionada (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Obs.: Festa agendada inicialmente para o dia 3 de dezembro e transferida para o dia 11, devido à grade curricular dos cursos.

Horário: 8h às 12h

11 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas