204ª Edição - Ano VI
De 4 a 17 de novembro/2013
 

I Semana do Bebê em Jacareí
Participação das Alunas do Curso de Terapia Ocupacional


As alunas do 6º período do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhadas pela coordenadora, Profª Ma. Naya Prado Fernandes Francisco, participaram, de 4 a 10 de novembro, da I Semana do Bebê, no município de Jacareí.

 

A iniciativa é do Instituto Camargo Corrêa, em parceria com a Unicef, prefeituras e instituições locais, com objetivo de garantir políticas públicas que priorizem o bom desenvolvimento e qualidade de vida para crianças de até seis anos.
A Semana do Bebê foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social, com a proposta de reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.
No período do evento foram realizadas oficinas de mobilização e palestras para a comunidade e técnicos das áreas da saúde e educação.

 

A I Semana do Bebê contou com o apoio do Hospital São Francisco de Assis na organização. As estagiárias do curso de Terapia Ocupacional da FCS/Univap se responsabilizaram pelo "Espaço de Brincar", montado no Parque dos Eucaliptos, no dia 10, numa tenda convidativa, onde as crianças puderam interagir com brinquedos feitos de materiais recicláveis e depois levá-los para casa.

Treinamento dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador na Fapesp

 
Os funcionários do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Maria Alice Macedo de A. Silva e José Eduardo Ribeiro, participaram, de 4 a 7 de novembro, de um treinamento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que objetiva auxiliar os pesquisadores na parte administrativa dos projetos desenvolvidos com recursos da Fapesp, desde a contratação, passando pela compra dos itens concedidos, pela liberação de recursos, preparação dos documentos para importação, incorporação do material permanente adquirido até a finalização, com a apresentação da Prestação de Contas nos moldes exigidos.
A Fapesp implantou esse programa de treinamento para as equipes dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) das instituições de ensino e pesquisa, atendendo à demanda da comunidade científica, como auxílio aos cientistas na pesada carga de trabalho exigida para gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e a orientação dos alunos.
O treinamento tem duração de quatro dias, num total de 27 horas, em turmas de no máximo seis participantes. Após o encerramento de cada módulo, o palestrante responsável acompanha os participantes para conhecer as dependências da Fapesp, onde as atividades apresentadas são desenvolvidas.

Pesquisadores da Univap e USP Recebem Prêmio em Conferência Internacional

 
O trabalho intitulado "Raman Confocal evaluation of stratum corneum biomimetic model membrane for study of safety and efficacy of permeation enhancers", apresentado na Conferência Internacional do IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists), realizado de 30 de outubro a 1º de novembro, no Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro, recebeu o prêmio de “Host Society Award”.
O referido trabalho científico foi desenvolvido pelos pesquisadores Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, em colaboração com a Drª Áurea Lacerda, Drª Cristina M. Serra, Dr. Paulo R.H. Moreno e Drª Telma Mary Kaneko, do Departamento de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP).
O prêmio “Host Society Award” foi concedido ao trabalho que obteve o maior mérito em pesquisa básica e aplicada. A premiação também fez jus ao recebimento da quantia de CHF 2.000 (Francos suíços), oferecidos pela IFSCC, a título de estímulo à pesquisa.
A IFSCC fundada em 1956 e sediada em Londres, é uma federação global dedicada à cooperação internacional nos campos da tecnologia e ciência cosmética. Atualmente congrega 47 associações, que representam 58 países e mais de 15 mil profissionais e pesquisadores do setor cosmético, estes visam o alto nível de padrões nos aspectos científicos e educacionais relacionados à cosmetologia.
Com o tema central Boosting Cosmetic Science in Rio, a 22ª edição da Conferência contou com apresentações orais e em pôsteres, com prêmios para os melhores trabalhos, além de uma área de exposição para as empresas que apresentaram suas novidades e soluções para a indústria cosmética.



XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia

O Laboratório de Parasitologia e Biotecnologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap foi representado no XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, realizado de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis - SC, com a apresentação de três trabalhos científicos.

Luciana, Mariana e a Profª Josane
 
Luciana C. Marcolino
 
Mariana Cunha

Sob a orientação da Profª Drª Josane Mittmann, os trabalhos científicos apresentados foram desenvolvidos nas áreas de Ciências Biológicas e de Engenharia Biomédica, intitulados: Cytotoxic Effect of Venoms From Species Of Bothropoides Snakes Against Leishmania Amazonensis and Leishmania Chagasi, de autoria da Bióloga Mariana De Conti Pescinelli Cunha, com a colaboração do Prof. Dr. José Carlos Cogo e da Mestra Luciana Maria Cortez Marcolino; Morphological Alterations Induced by Photodynamic Antimicrobial Chemotherapy (Pact) In Promastigotes of Leishmania amazonensis, de autoria da Mestra Luciana Maria Cortez Marcolino, com a colaboração dos pesquisadores Prof. Dr. Milton Beltrame Junior, Profª Drª Maria Angélica G. Cardoso e Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira e Toxicity of Phthalocyanine in the Dark to Future Application in Photodynamic Therapy Against Leishmania, de autoria da aluna de Doutorado Juliana Pinto Guerra.
O XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, que este ano teve como tema "Emergência, Expansão e Diagnóstico: Os desafios da Parasitologia", é o principal evento da especialidade no país, e foi realizado simultaneamente com o III Encontro de Parasitologia do Mercosul.

6ª Campanha do Coração Solidário

 
Durante o mês de outubro, os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap, em parceria com a Universal Joias, participaram da 6ª Campanha do Coração Solidário.
Brinquedos foram arrecadados e distribuídos para instituições assistenciais que atendem crianças em São José dos Campos.
O Projeto Social da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos, que completou 20 anos em agosto do ano passado, atende pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: O Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).
O Ceac é indicado aos ‘iniciantes’ e oferece disciplinas como psicologia, história, atualidades, gerontologia, direito, cidadania, conhecimentos gerais, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos ‘alunos veteranos’, que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas. Neste semestre serão abordados temas ligados à história da arte, cinema, mídia, educação, entre outros.
Além das matérias, o Projeto mantém em sua grade horária curso instrumental de francês e espanhol e ainda oferece aos alunos palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre eles dança, teatro, pintura em tela, modelo e manequim, terapia ocupacional e coral.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos no prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Saiba mais sobre a Faculdade da Terceira Idade Univap
Horário de Funcionamento: 14h às 17h
Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro - São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9850

Pesquisador da Univap é Colaborador do Livro Protozoologia Médica

 
O Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira, docente da Universidade e pesquisador junto ao Laboratório de Parasitologia e Biotecnologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), é colaborador do livro Protozoologia Médica, com um capítulo intitulado: Trypanosoma rangeli.
O livro, organizado pelo Prof. Dr. Wanderley de Souza, traz informações sobre as infecções causadas por protozoários patogênicos, enfatizando as infecções que ocorrem na espécie humana. Os capítulos, escritos por autores mestres da Protozoologia no Brasil, têm linguagem acessível a estudantes de graduação da área biomédica e demais profissionais de saúde que queiram ampliar seus conhecimentos. Organizado de modo a enfatizar aspectos biológicos básicos, considerando, sobretudo a contribuição da Biologia celular nos últimos anos, o livro reflete o contato direto, ao longo dos últimos 40 anos, do organizador, Dr. Wanderley, que foi Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO), Professor Titular de Parasitologia da UFRJ; Pesquisador do CNPq na área de Parasitologia; Doutor e Mestre pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ; Membro Titular das Academias: Brasileira de Ciências (ABC), Nacional de Medicina (ANM) e de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).


Jornada Odontológica da Faculdade São Lucas
Porto Velho - Rondônia


 
A PhD em Dentística, Profª Drª Priscila Christiane Suzy Liporoni, docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foi convidada a ministrar uma palestra na Jornada Odontológica da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, Rondônia, realizada de 28 a 30 de outubro.
A palestra sobre a temática: “Pinos Intrarradiculares e Restaurações Cerâmicas” foi realizada na abertura do evento, dia 28, e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre alunos e professores.
A Profª Priscila Liporoni, na Univap, é responsável pelas disciplinas de Estágio Supervisionado Curricular I e II e de Odontologia Preventiva e Cariologia.

Exposição: Festa da Fé

 
O Prof. Me. Amilton Damas, docente do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), apresenta a exposição “Festa da Fé”, na Galeria Ivonne Tessin Weis, da Unidade Aquarius.
São xilogravuras coloridas, produzidas por meio do processo subtrativo e de matriz perdida, realizadas entre os anos de 2009 e 2011.
A temática é construída de narrativas provenientes de vivências cotidianas rurais e urbanas e, principalmente, com as expressões da cultura popular das festas, folias e folguedos religiosos do Estado de São Paulo.
Como um ‘contador de histórias’, Amilton recorre ao desenho e à coleta de fala de festeiros para aprender, compreender e registrar aspectos da religiosidade popular em sua rica diversidade plástica.
A exposição, inaugurada dia 18 de outubro, permanece aberta para visitação até o próximo dia 29 de novembro, das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Exposição: Festa da Fé
Galeria Ivonne Tessin Weis − Rua Tertuliano Delphium Júnior, 181
Jardim Aquarius − São José dos Campos/SP
Informações: (12) 3923-1220 − E-mail: galeria@univap.br

Alunos e Professores da EE Luiz Francisco Ribeiro de Minas Gerais
Visitam o Campus Urbanova


Professores e 45 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Luiz Francisco Ribeiro - Barra - Delfim Moreira de Minas Gerais, acompanhados pela publicitária Amanda Torres, visitaram parte das instalações da Univap no Campus Urbanova, dia 4 de novembro.
Os visitantes receberam da Instituição uma pasta com algumas informações da Universidade e do Processo Seletivo 2014. Puderam também conhecer parte do Centro de Estudos da Natureza (CEN), sob a coordenação da Faculdade de Educação e Artes e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, onde foram recebidos pelo Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, que falou sobre cursos oferecidos, inúmeros laboratórios e atividades extracurriculares realizadas pela Faculdade.

 

De acordo com Amanda Torres, acompanhante do grupo, professores e alunos ficaram bem impressionados com a infraestrutura da Univap e manifestaram sua opinião sobre a Univap: Meu sonho no futuro é estudar naquele lugar, achei maravilhoso! (Andreza Gabrielli - 8º ano); Tudo lá é muito bonito! (João Pedro Fernandes − 7º ano); Quero fazer o Enem e tirar uma nota boa para conseguir uma bolsa de estudos naquele lugar. (Camila Francieli - 7º ano); Vou estudar muito para fazer parte daquela faculdade! (Guilherme Mateus - 6º ano).

III Encontro Nacional do Censo da Educação Superior

 
Aprimorar a qualidade das informações coletadas e estabelecer parcerias com instituições de ensino foram as principais propostas no III Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, realizado de 4 a 6 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).
A Univap foi representada pela Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, Coordenadora de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc).
O evento, realizado no Carimã Resort Hotel & Convention, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reuniu 320 representantes de Instituições de Ensino Superior, Conselhos e Associações de Educação Superior; das Secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, além de técnicos do Inep.
Os participantes do encontro debateram sobre as variáveis do levantamento e o Sistema Eletrônico de Coleta do Censo (Censup) e também traçaram estratégias para o aprimoramento da integração de bases de dados dos programas governamentais.
No encontro, foram apresentados os principais resultados do Censo de Educação Superior de 2012. Nas duas edições anteriores, o evento permitiu o aprimoramento dos princípios e práticas de qualidade das estatísticas educacionais e o fortalecimento da parceria entre as instituições e a equipe do Censo da Educação Superior.
Foi enfatizada no encontro a importância de cada instituição fornecer corretamente os indicadores para que o censo possa representar com validade a situação do Ensino Superior no Brasil.
As estatísticas do Censo, realizado anualmente pelo Inep, oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras. Os dados subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos (IGC).

Fontes: Progeduc e Assessoria de Comunicação Social do Inep

Projeto Intergeracional

Entre as diversas atividades desenvolvidas durante o ano letivo pela Faculdade da Terceira Idade Univap, uma delas tem por objetivo integrar jovens e idosos num mesmo espaço, para que em conjunto concretizem ações em busca da construção da cidadania. A ideia é proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos entre as duas gerações.
Este ano, as atividades foram realizadas com o Grupo de Adolescentes Multiplicadores (GAM), dia 14 de outubro, que trabalharam o tema: “Quais são as palavras que eu mais quero repetir na vida?” A partir da roda de conversa, os participantes refletiram sobre os principais valores para a relação e convivência entre as gerações e, por intermédio da oficina de grafite, uma ação coletiva foi desenvolvida de forma a representar a expressão de cada palavra que correspondia aos valores eleitos pelo grupo.

   

O GAM é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) formada por adolescentes, jovens e educadores. Tem como objetivo desenvolver projetos, eventos e ações locais, regionais, nacionais e internacionais, favorecendo a intervenção sócio-política e cultural de adolescentes e jovens para informar, facilitar e promover o protagonismo juvenil como estratégia de diminuição da vulnerabilidade.
No encerramento do projeto deste ano, os grupos participantes apresentaram atrações culturais no Teatro Univap, dia 28 de outubro, a partir das 14 horas.
O Projeto Intergeracional foi criado e implantado na Faculdade da Terceira Idade Univap em 2002, como resultado das reflexões sobre a importância de fortalecer e resgatar as relações entre gerações, inseridas no processo de enfrentamento do fenômeno da longevidade da população brasileira. Neste contexto, o encontro entre jovens e idosos possibilita a ocorrência de uma coeducação entre gerações, que supõe gerações em movimento.

CIPA Realiza Treinamento de Funcionários do Sistema FVE de Educação

A palestra informativa no Campus Urbanova
 
Com objetivo de orientar, esclarecer e informar os funcionários do Sistema FVE de Educação (Colégios, Universidade e Parque Tecnológico) sobre os procedimentos a serem adotados em situações de emergência e de atendimento a funcionário, aluno ou terceiro, nas unidades da Instituição (Urbanova, Castejón, Paraibuna, Aquarius em São José dos Campos; Villa Branca em Jacareí e Platanus em Campos do Jordão), a Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) realizou treinamento de 21 a 31 de outubro, por intermédio de palestra e distribuição de um folheto informativo, contendo telefones, procedimentos e dicas de comportamento em situações emergenciais, entre outras orientações.
O folheto informativo foi elaborado por membros da CIPA, com apoio da Faculdade de Ciências da Saúde e da Unimed.

Setor de Segurança do Trabalho da FVE: (12) 3947-1010 ou 99728-6764

Dia do Cirurgião Dentista - 25 de outubro
Orientação em prevenção de câncer de boca no Campus Urbanova


O dia do Cirurgião-Dentista é celebrado, no Brasil, em 25 de outubro, por determinação do decreto nº 9.311, que criou em 1984, os primeiros cursos de graduação em Odontologia no País, nas capitais brasileiras do Rio de Janeiro e da Bahia. Para comemorar essa data, os alunos do 4º período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados da professora Mariangela Faggionato dos Santos, realizaram uma ação integrada junto a funcionários do Campus Urbanova da Univap, com a distribuição de folhetos informativos sobre a prevenção de câncer de boca e material de higiene bucal. Na preparação dos kits houve a participação efetiva de alunos do 6º período do curso, professores e corpo técnico-administrativo.

 

Atenção especial ao ser humano é o sentimento que torna o cirurgião dentista capaz de compreender os medos e anseios de cada indivíduo, respeitando a confiança depositada pelo paciente no profissional. O cirurgião dentista é responsável por espalhar sorrisos e mantê-los saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, devolvendo-lhes a autoestima. Pesquisador incansável, atualmente o cirurgião dentista integra-se com as demais profissões da saúde, pela consolidação do entendimento de que a condição de saúde bucal é fundamental nas respostas aos demais tratamentos de saúde.
O curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, criado em 1994, classifica-se como um dos melhores do País, segundo avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Atividade de Prevenção Odontológica com o Movimento Vida

 
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento Vida convidou alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) para realizarem atividades lúdicas de prevenção de cárie e triagem/exame odontológico, junto a crianças e adolescentes do bairro Santa Cecília, em São José dos Campos. A atividade foi realizada dia 9 de novembro (sábado), das 9h às 12h, e contou com a participação da coordenadora do curso de Odontologia, Profª Drª Renata Amadei Nicolau; da Profa. MSc. Tatiana M. Teixeira Vera Mendez; da funcionária Jane Xavier Muniz e de alunas do 4º período do curso (Cristina, Mayra, Karine Hermes, Luana, Poliana, Jessica, Glauciane, Fabrícia, Vivian, Karine Mayumi e Mariana Ribeiro).
Foram atendidos cerca de 50 moradores, entre crianças e adultos. Por meio de evidenciação de placa bacteriana, os pacientes receberam orientações de higiene bucal, de forma individualizada. Também foram realizadas avaliações odontológicas (triagem) para detecção de situações emergenciais, as quais necessitam de rápida abordagem profissional, sob o risco de danos maiores.
O Movimento Vida, fundado em 1998, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade jurídica próprios, que tem por objetivo o auxílio, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade do município, especialmente nas áreas de saúde.
Independente do Poder Público e visando suprir as necessidades básicas de saúde da população, o Movimento Vida conta com o apoio de voluntários, que colaboram nos finais de semana para atender a população carente de recursos financeiros e com dificuldade de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos no bairro Santa Cecília são feitos em um contêiner, com instalações adaptadas para clínica odontológica. Os profissionais, como voluntários, prestam atendimento, sempre se revezando de acordo com as suas especialidades e a necessidade local, desenvolvendo não só o atendimento emergencial, como o acompanhamento do quadro clínico dos usuários.

Processo Seletivo


Recital de Piano A Quatro Mãos


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2014 − Prova Tradicional (Vestibular) − Inscrições Abertas

Taxa: R$ 50,00

Prova: 8 de dezembro

Horário: das 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Lista de Aprovados: 12 de dezembro

1ª Chamada: 12 de dezembro

2ª Chamada: 17 de dezembro

Site: www.univap.br/seletivo

Inscrições até 2 de dezembro
ExpoComArte – FCSAC
26 a 28 de novembro
1º Violões do Vale - Mostra Violonística

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro

Horário: 20h

27 de novembro
Café com Prosa – Venha cantar com a gente ...

Local: Ceplade − 2º Piso - Campus Urbanova

Horário: das 16h às 18h

29 de novembro
Festa de Natal aos Pacientes do Centro de Prática Supervisionada (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: 8h

3 de dezembro
Processo Seletivo 2014 − Prova 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Acesse: www.univap.br/seletivo

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas