201ª Edição - Ano VI
De 1 a 20 de outubro/2013
 

Semana Internacional do Idoso
De 1° a 4 de outubro


Representantes da Univap e dos Poderes Legislativo e
Executivo na abertura
 
A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, a fim de prestar homenagem aos idosos, realizou a Semana Internacional do Idoso, de 1º a 4 de outubro. Com extensa programação, as atividades foram desenvolvidas no espaço da Faculdade e na Câmara Municipal, com exposição de quadros, palestras, oficinas e apresentação de teatro.
A cerimônia de abertura da Semana, que começou no Dia Internacional do Idoso, celebrado dia 1º de outubro, foi realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, com a participação da Idealizadora do Projeto da FTI Univap, Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato; da Presidente de Câmara Municipal de São José dos Campos, Vereadora Amélia Naomi; da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa e da Diretora de Políticas de Saúde (DPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dulce Firmento.

Mapeamento das Áreas de Risco a Escorregamentos
Município de São José dos Campos


Grupo de pesquisadores reunidos na Univap
 
A Univap, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), assinou, no dia 28 de agosto, um convênio com a Prefeitura de São José dos Campos para mapear as áreas de risco a escorregamentos no perímetro urbano do município de São José dos Campos. O Projeto será realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), por intermédio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional e por pesquisadores do Instituto Geológico (IG) do Estado de São Paulo.
O contrato, assinado no valor de R$ 358 mil, terá a duração de 12 meses. Os dados do levantamento das áreas de risco, que teve início em setembro, serão usados para atualizar o levantamento realizado em 2008, que resultou na elaboração do Plano de Redução de Risco, ainda em vigor.
O novo mapeamento irá ajudar tanto o programa habitacional da prefeitura como o planejamento de ações emergenciais para a Defesa Civil.
Além do mapeamento, os pesquisadores da Univap e do IG darão treinamento aos agentes da Defesa Civil de São José dos Campos e os candidatos aprovados poderão realizar as novas atualizações, as quais serão efetuadas anualmente.
As áreas críticas identificadas serão analisadas e classificadas como áreas de risco nos níveis: baixo, médio, alto e muito alto.
O grupo de trabalho percorrerá 17 núcleos, a maior parte na região norte. Eles visitarão as ocupações em áreas de risco e farão uma avaliação técnica setorizada, para indicar, nas respectivas áreas, os setores que serão classificados segundo seus níveis de risco a escorregamentos.

Fonte: IP&D/Univap e Secretaria Especial de Defesa do Cidadão

Docente de Odontologia Conclui o Pós-Doutorado no Texas (EUA)

A Profª Drª Priscila Christiane Suzy Liporoni, docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), responsável pelas disciplinas de Estágio Supervisionado Curricular I e II e de Odontologia Preventiva e Cariologia, permaneceu de 27 de junho a 2 de outubro na University of Texas Health Science Center at San Antonio, para finalizar o Pós-Doutorado em Dentística, iniciado na Unicamp em 2011.
A University of Texas Health Science Center, em San Antonio, é um Instituto de Ensino de Ciências de Saúde e Pesquisa, e está localizada no Sul do Texas, nos Estados Unidos.

 

No exterior, a Profª Priscila desenvolveu seu trabalho com um grupo de pesquisadores em Cariologia junto ao Departamento de Comprehensive Dentistry, sob o tema: "Effects of low concentration hydrogen peroxide on abrasion and erosion of enamel and dentin surface", supervisionado pelo Prof. Dr. Bennett T. Amaechi, Diretor da Cariologia, da University of Texas Health Science Center em San Antonio.
Durante o período em que esteve na University of Texas, aproveitou a oportunidade para participar de cursos de extensão de curta duração nas áreas odontológica e de métodos de ensino.

4º Café com Prosa
Ciência e Arte para Temperar Conversas e Alimentar Pessoas


Prof. Aquino dá boas-vindas a todos
 
O 4º Café com Prosa, realizado dia 18 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova da Univap, reuniu 80 funcionários que assistiram ao filme de curta metragem “Balão Vermelho”, de Albert Lamorisse. Logo em seguida, receberam, antes da confraternização, um balão colorido.
O filme narra a história de Pascal, um garoto solitário nas ruas de Paris que encontra um balão vermelho amarrado a um poste de iluminação. Ao “libertá-lo” de sua prisão, o garoto ganha a estima e lealdade do balão, e este bojudo amigo passa a segui-lo por Paris, por bondes, escolas, becos e avenidas.
Professores, parentes e amigos tentam tirar o balão do garoto, mas ambos fogem e aprontam, brincam de esconder, inventam planos para enganar todo mundo, como velhos amigos. Lamorisse fez um filme sobre a leveza, em que a dimensão poética ainda é capaz de atingir uma geração que não conhece a liberdade de andar livremente pelas ruas das cidades.

Alunos do Curso de Odontologia: Lições de Cidadania

 
Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Paulo Eduardo Maia, Juarez S. Magalhães, Felipe Fonseca do Prado e Caio Bruno, por iniciativa própria desenvolveram no dia 12 de outubro (Dia da Criança), no Bairro Campo dos Alemães em São José dos Campos, atividades com crianças entre 2 e 8 anos de idade, com instruções sobre a boa higiene bucal. Cerca de 130 crianças participaram das atividades preventivas propostas pelos alunos da Univap. A atividade teve duração de aproximadamente quatro horas. Os adultos que acompanhavam as crianças também receberam orientações quanto à higiene e à prevenção do câncer de boca.

IX Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí

 
O Coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, participou do IX Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí (IX CONAFISIO), realizado dias 4 e 5 de outubro.
O docente da Univap foi convidado a ministrar a palestra: “Pesquisas Clínicas em Reabilitação Sensório-Motora” e o minicurso: “Fisioterapia e Tecnologia: Avaliação das Disfunções Sensório-Motoras”.
O CONAFISIO é considerado o maior congresso de sua categoria no Estado do Piauí e um dos maiores do Brasil. Em sua IX edição, mobilizou Fisioterapeutas de todo país, que apresentaram pesquisas científicas em andamento e discutiram temas atuais e importantes da área.

Alunos da Univap Participam de Encontro de Iniciação Científica em Taubaté

 
Os alunos Marcela Novaes Mendes da Silva, do curso de Engenharia Química (6º período semestral), e José Declerk Buaca Sinadinse, do curso de Engenharia Elétrica (8º período semestral) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, participaram do XVIII Encontro de Iniciação Científica − ENIC, realizado entre os dias 15 e 19 de outubro de 2013, na Universidade de Taubaté.
A aluna Marcela Novaes apresentou o trabalho: "Identificação de rádio emissões métricas (50 - 250 MHz) precursoras da fase impulsiva de flare solar", em coautoria com o aluno de Doutorado em Física e Astronomia da Univap, Rafael Douglas Cunha Silva; e o aluno José Declerk apresentou, como coautor, o trabalho intitulado: "Determinação dos parâmetros observacionais de emissões solares tipo III métricas registradas pelo CALLISTO-BR", de autoria da aluna Sarah Letícia Venziani Kamezawa, do curso de Engenharia Civil (6º período semestral) da Feau, que se encontra atualmente na University of Queensland, Austrália, onde participa do programa Ciência sem Fronteiras do CNPq.
Marcela é bolsista de Iniciação Científica da Fapesp (ago/2013 - jul/2014) e os alunos José Declerk e Sarah foram alunos de Iniciação Científica entre 2012 e 2013, com bolsa do INCT-A (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Astrofísica).
Os trabalhos abordam os resultados desses projetos de Iniciação Científica, desenvolvidos junto ao Centro Latino-americano de Estudos Solares Terrestres - CELESTE (Grupo de Pesquisa do CNPq), do Laboratório de Física e Astronomia e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D da Univap, orientados pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes.

Exposições Internas

 



A Cultura Univap organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade, distribuídas em vários locais (tabela abaixo). Todas permanecem até 4 de novembro.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Anita Malfatti
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão)  Cow Parade
(Nicho) Robert Rauschemberg
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Van Gogh / Pino Daeni / Esculturas de Michelangelo
(FCS) – Prédio de Odontologia Bloco 4 Alfredo Volpi
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Roy Fox Lichtenstein
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Tamara Lempicka
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Di Cavalcanti
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) Centro Os 50 edifícios mais bizarros
do mundo
 The lovers; as esculturas de Jean Pierre Augier  
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Castelos franceses
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal Carybé

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Cursos da Área da Saúde Participam de Feira de Profissões

 
A direção da Escola Estadual Prof. Nelson do Nascimento Monteiro organizou dias 8 e 9 de outubro uma Feira de Profissões, com a participação de diversas instituições de Ensino Superior do município.
Localizada no Conjunto Residencial 31 de março, imediações do Parque Industrial, em São José dos Campos, a Escola oferece à população o Ensino Fundamental e Médio.
À Univap o convite foi direcionado à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para apresentação de seus cursos. Na ocasião, a Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, Diretora da Faculdade, ministrou uma palestra expondo aos estudantes da Escola Estadual sobre a excelente infraestrutura que a Universidade oferece, e os coordenadores, professores e alunos explicaram o funcionamento de cada curso, período de formação, áreas de atuação e as inúmeras possibilidades profissionais no mercado de trabalho.
Participaram da Feira de Profissões, representantes dos cursos de: Biomedicina (Profª Drª Sonia Khouri com o aluno André); Enfermagem (Prof. Me. João Benício de Almeida); Farmácia (Profª Drª Lorena Blau com a aluna Clarissa); Fisioterapia (Prof. Dr. Mário Oliveira Lima); Nutrição (Profª Drª Claudia Soar com a aluna Stefani Gusmão); Odontologia (Profª Drª Elaine F. de Araújo com o aluno Davidson R. Costa) e Serviço Social (Profª Mª Débora Wilza Guedes e Profª Mª Margareth Mello, com o aluno Diego Miranda).

Sobreposições entre Territórios Tradicionais e Unidade de Conservação

A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional, sob a direção geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, convidou a Profª Drª Eliane Simões para ministrar dia 9 de outubro, às 14h, no Auditório do IP&D, no Campus Urbanova, uma palestra aos alunos sobre a temática: Sobreposições Entre Territórios Tradicionais e Unidades de Conservação. A Professora é Pós-Doutoranda em Estudo de Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas Ambientais Propostas no Âmbito do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais (SEAQUA).

A palestrante convidada
 
Vista parcial do Auditório do IP&D

Palestras e seminários são atividades extracurriculares propostas pelas coordenadorias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade e envolvem temas das diversas áreas do conhecimento.

Pesquisadores do TNO da Holanda Visitam a Univap

Pesquisadores do Centro de Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada da Holanda (TNO) estiveram em São José dos Campos no dia 11 de outubro, visitando empresas e centros tecnológicos de pesquisa e inovação. O objetivo da visita foi identificar potenciais áreas de cooperação entre o Brasil e a Holanda.
A comitiva visitou as instalações do Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), o Parque Tecnológico Eng. Riugi Kojima, a Prefeitura Municipal e a Univap.
Na Universidade, a comitiva foi recebida pelo Diretor do Parque Tecnológico e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, e pela Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa.

A comitiva é recebida no Parque Tecnológico
Univap pela direção da Universidade
 
Raquel, Laurens, Eduardo Bastos, Astrid, Ida,
Célio, Sandra Costa, Cavali e Celso

Na ocasião, os pesquisadores do TNO conheceram alguns laboratórios e as pesquisas realizadas do IP&D da Univap. Para a Vice-Reitora da Univap, Profª Sandra Costa, a visita de comitivas internacionais muito agrada a direção da Universidade, que tem grande interesse em estabelecer acordos de cooperação científica com instituições estrangeiras, importantes no processo de internacionalização da Universidade.
Fizeram parte da comitiva a Sra. Astrid Boschker, Assessora na Direção Geral de Empresas de Inovação do Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda; Sra. Ida Haisma, Diretora de Inovação do TNO Defence, Safety & Security; Sr. Laurens Steen, representante do TNO no Brasil; Celso Ribeiro, do Inpe; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal, Sebastião Cavali; Raquel Soares Carnevale Ito, Gerente de Programas da mesma secretaria e o Secretário de Educação da Prefeitura Municipal, Célio Chaves.

Visita à Central Analítica Multiusuário do IP&D
 
Laboratório de Catalisadores para o Refino de
Petróleo no IP&D − Parceria Univap/Petrobras

O TNO é uma organização independente holandesa que trabalha com o conhecimento e pesquisa aplicada para o desenvolvimento de soluções inovadoras para órgãos governamentais, companhias de pequeno e grande porte, prestadores de serviços e organizações não governamentais.
A Prefeitura já havia assinado, no início deste ano, um acordo de intenções para cooperação com o TNO. A vinda da comitiva, com a participação da Sra. Astrid Boschker, do Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda, é de extrema importância, pois há intenção de planejar uma missão ao Brasil pelo Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda, no próximo ano.

Mesa Redonda: Histórias da Educação em São José dos Campos

Vista parcial do Anfiteatro no ITA
 
Os participantes do evento, Papali, Angélica,
Lúcia Miguel, Anamaria, Zuleika e Maria Lígia

Pesquisadores do Departamento de Humanidades do ITA, do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e de professores da Faculdade de Educação e Artes da Univap estiveram reunidos dia 14 de outubro, no Anfiteatro da Química (Prédio 5 do ITA), para debaterem numa mesa redonda: Histórias da Educação em São José dos Campos, que envolveu as temáticas: Cidade e Educação: O cotidiano da escola joseense na transição Império/República; Memórias da Escola: Cotidiano Escolar em São José dos Campos (1950-1970); Curso Normal Superior: Construção identitária e formação docente para o ensino fundamental e infantil; Educação e Espaço: Pós-Graduação - o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); A história da efêmera Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos na conturbada década de 1970 (FAUSJC − 1970 − 1976) e Análise das interações espaciais a partir da tecnópole brasileira: o caso do município de São José dos Campos − SP.

Profª Maria Lígia (Inpe), Profª Valéria (Univap)
e a Profª Nilda (ITA)
 
Participação dos docentes Valdelis, Zuleika,
Tiago e Papali

Participaram da mesa redonda os pesquisadores da Univap Profª Drª Maria Aparecida Papali, Profª Drª Valéria Zanetti, Prof. Dr. Pedro Ribeiro Moreira Neto, Profª Mª Maria Valdelis Nunes Pereira, Profª Mª Vera Lúcia Catoto Dias, Profª Mª Anamaria Gascón da S. Oliveira, Profª Mª Maria Angélica Gomes Maia e a Profª Drª Zuleika Stefânia Sabino Roque (Rede Estadual e coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Univap em Cultura Popular Brasileira) Participaram também Prof. Me. Tiago Salgado (Rede Estadual), Profª Drª Nilda Nazaré Pereira Oliveira (ITA) e Profª Drª Maria Lígia Moreira (Inpe).

Projeto Esporte Adaptativo - Prática de Canoagem Para Deficientes
Prefeitura de Caraguatatuba Visita a Univap


O curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, por intermédio do Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), intitulado: “Esporte Adaptativo”, recebeu no dia 13 de setembro a visita de uma equipe das Secretarias da Educação, Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, da Prefeitura de Caraguatatuba. A equipe participou de um curso de introdução à metodologia e prática de utilização da canoagem, como complemento para o programa de reabilitação de pessoas com deficiência naquele município.

 

As aulas teóricas e práticas, bem como a abordagem das principais doenças que Pessoas com Deficiências (PcD) apresentam, fizeram parte do curso. A questão da biossegurança e manuseio com os praticantes de caiaque também foram tratados durante as aulas, que tiveram duração de 8 horas. Neste quesito, as equipes de fisioterapia e enfermagem apresentaram o projeto na íntegra (adaptações, segurança, papel e importância do agente salva-vidas, dificuldades, resultados e possibilidades).
A aula teórica foi ministrada no Laboratório de Neuroanatomia (FCS) e a aula prática no setor de hidroterapia do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), onde também foram apresentadas vivências na prática com caiaques, com a utilização de equipamentos e adaptações; princípios básicos de postura e técnicas de remadas, assim como demonstração de exercícios com a participação de um para-atleta.

Processo Seletivo


Processo Seletivo


Univap é destaque no SIR WORLD REPORT


Conceito quatro no ENADE 2012


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Período de Inscrição para Ingressar na Univap pelo Resultado do ENEM – Processo Seletivo 2014

Taxa: R$ 50,00

Serão avaliados os resultados obtidos no Enem dos candidatos que concluíram o Ensino Médio e dos candidatos que irão concluí-lo em 2013.

Poderão participar desta forma de ingresso apenas os candidatos que participaram do Enem de 2009 em diante e tenham atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos de média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

1ª Chamada: 18 de novembro de 2013

Data de Matrícula: De 18 a 20 de novembro de 2013

Site: www.univap.br/seletivo

De 1 de outubro a 10 de novembro
Processo Seletivo 2014 − Prova Tradicional (Vestibular) − Inscrições Abertas

Taxa: R$ 50,00

Prova: 8 de dezembro

Horário: das 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Lista de Aprovados: 12 de dezembro

1ª Chamada: 12 de dezembro

2ª Chamada: 17 de dezembro

Site: www.univap.br/seletivo

De 1 de outubro a 2 de dezembro
IX Seminário: Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde (Parceria entre a FCS e a Ativia − Planos de Saúde)

Inscrições gratuitas − Vagas limitadas

E-mail: eventos@ativia.com.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

Informações: (12) 3954-3954 − ramal 250 ou 251

7 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de novembro
Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito

“A Redução da Maioridade Penal no Brasil”

Horários: 8h e 19h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

18, 25, 26 de novembro
Faculdade da Terceira Idade

Projeto: Encontro Intergeracional

Local: a definir

Horário: 14h

Informações: (12) 3928-9850

19 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Colação de Grau − Turma de Novembro

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Informações: (12) 3928-9850

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
ExpoComArte – FCSAC
De 26 a 28 de novembro
Faculdade da Terceira Idade

Show de Encerramento

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Informações: (12) 3928-9850

26 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Festa de Natal aos Pacientes do Centro de Prática Supervisionada (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: 8h

3 de dezembro
Processo Seletivo 2014 − Prova 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Acesse: www.univap.br/seletivo

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas