200ª Edição - Ano VI
De 16 a 30 de setembro/2013
 

Desenvolvimento de Veículos Terrestres e Aéreos na Univap
Robôs e Drones


O Prof. Alessandro mostra o equipamento desenvolvido
 
Um tema que tem sido muito discutido atualmente é o Drone - Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP), também chamado UAV (do inglês Unmanned Aerial Vehicle) e mais conhecido como Drone (jargão, em inglês). Trata-se de todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada e que tem mudado a forma de realizar tarefas que antes exigiam um alto custo e riscos humanos. O tema veio à tona quando os Estados Unidos divulgaram que estavam utilizando Drones no Afeganistão para cumprir missões militares. Nessa missão, era possível controlar o voo do Drone no Afeganistão sem sair dos Estados Unidos, por intermédio de uma sala de controle (Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de pessoas ou sem a sua intervenção, por meio de um piloto automático).

Treinamento para Jovens Astrônomos

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Priscila Freitas Lemes, participou do Treinamento de Jovens Astrônomos, nos Observatórios Internacionais Gemini, Soar, Blanco (CTIO) e La Silla/ESO no Chile.
Foram selecionados oito alunos de diversos Programas de Pós-Graduação do Brasil, além de Priscila da Univap, Henrique Reggiani, Daiane Breves Seriacopi, Marcelo Soares Rubinho, André Sampaio, da Universidade de São Paulo (USP), Tharcísyo Sá, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ingrid Pelisoli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Camila Sitko, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pós-Graduandos em treinamento com o Prof.
Jorge Melendez, nas instalações do ESO
 
Priscila e o telescópio SOAR

O treinamento teve como intuito preparar jovens astrônomos brasileiros para os atuais e futuros desafios da astronomia mundial. Esta é a segunda edição do treinamento, que foi idealizado e organizado pelo professor-pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP), Dr. Jorge Melendez.
O treinamento contou com observações noturnas feitas pelos alunos no telescópio de 3,6m do European Southern Observatory - ESO, em La Silla (Chile), usando o HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher) , um espectrógrafo com precisão sem paralelo, dedicado à procura de planetas extrassolares - considerado o instrumento para a determinação de velocidades radiais.
O Observatório Europeu do Sul (ESO) opera um conjunto dos telescópios astronômicos terrestres mais avançados do mundo.

Apresentação de Priscila sobre o seu projeto
de pesquisa
 
Turma que participou do treinamento 2013
junto ao telescópio submilimétrico SEST

As observações foram realizadas durante a missão do professor-pesquisador Dr. Jorge Melendez, para procurar planetas em torno de estrelas gêmeas solares.
Na visita aos Observatórios Gemini e SOAR, guiada por engenheiros com grande experiência, o grupo recebeu inúmeras informações sobre os equipamentos, funcionamento dos telescópios e detalhes operacionais importantes.
O treinamento foi financiado parcialmente pelo ESO, pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/CNPq, USP e Fapesp.
Priscila Freitas Lemes se formou na primeira turma do Colégio Univap Urbanova, em 2004 e graduou-se em Matemática pela Faculdade de Educação e Artes (FEA) em 2007. Entre os anos de 2007 a 2010, foi professora na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, também do Sistema FVE de Educação. Concluiu o Mestrado em Física e Astronomia sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap em 2010. Atualmente, Priscila é bolsista da Fapesp e aluna do Programa de Doutorado da Univap, em que desenvolve pesquisas na área de astrofísica extragaláctica, especificamente galáxias em interação e formação de galáxias com anel polar, sob orientação do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues.

Equipe de Odontologia Realiza Atividade na Leroy Merlin

Uma equipe do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou no dia 19 de setembro, das 19h às 22h, na Leroy Merlin, no Jardim Satélite, em São José dos Campos, uma ação de prevenção aos frequentadores e funcionários da empresa.
Na ocasião, as alunas instruíram aproximadamente 140 pessoas quanto à realização do autoexame de boca e a sua importância no diagnóstico do câncer bucal. Foram entregues à população folders ilustrativos educacionais, e aqueles que precisaram de um atendimento diferenciado foram orientados a procurar as Clínicas Odontológicas da Univap, no Campus Urbanova, para atendimento gratuito e especializado.
As atividades na Leroy foram coordenadas pelas Professoras Drª Camila Borges Fernandes e Drª Glória G. de Castro, com participação das alunas do 4º período semestral (2º ano): Amanda Campos, Cristina Damares Mota Rocha, Fabrícia Stabile de Abreu, Jéssica Stuchi Rosario, Luana de Sousa Leite, Mayra Pereira e Poliana Toledo.

 

O objetivo dessa atividade foi de interação, em que as alunas aprenderam a lidar com o atendimento à população, principalmente no esclarecimento de dúvidas. Desenvolveram habilidades em se comunicar com pessoas de diferentes níveis de esclarecimento e salientaram a importância da prevenção.
A Leroy Merlin, em São José dos Campos, é um dos maiores varejistas no ramo de construção do Brasil. A família Leroy iniciou suas atividades comerciais na França, em 1918, logo após a Primeira Guerra Mundial. A empresa chegou ao Brasil em 1997, e a primeira loja da rede no país foi inaugurada em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista.

Se a sua empresa tiver interesse em realizar uma atividade semelhante, entre em contato com a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, pelos telefones:
(12) 3947-1015 ou 3947-1087 ou por intermédio do e-mail: fcs@univap.br



Apresentação do Coral Univap no Espaço Mário Covas

O Coral Univap se apresentou no dia 28 de setembro, às 19h, no Espaço Mário Covas, na região central de São José dos Campos.

 

Sob a regência do maestro José Roberto Cannizza Filho e apoio do Assistente Elton Oliveira, os integrantes do Coral cantaram cerca de 20 composições internacionais e nacionais. No repertório, obras de Mozart, Orlando di Lassus, Claudin de Sermisi, Faurè, Caetano Veloso, Tom Jobim, além de outras músicas compostas por Mário Zan, Guinga, Hekel.
O evento gratuito foi organizado pela Cultura Univap da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Docente da Univap é Coautor do Livro Comunicação, Tecnologia e Informação

O Prof. Me. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap é coautor do Livro Comunicação - Tecnologia - Informação, com o artigo “Os eventos internacionais da indústria de equipamentos audiovisuais e seus impactos na definição de tendências tecnológicas: estudo de caso da Nab Show 2012”.
A publicação é de responsabilidade da Universidade Federal do Maranhão, por intermédio do Laboratório de Comunicação Digital.
A obra apresenta de que forma as novas tecnologias de informação têm trazido questões inéditas ao campo da Comunicação − a internet, a participação nos ambientes online, as redes sociais, o jornalismo em base de dados, a comunicação organizacional no ciberespaço.

 

Para enfrentar tais desafios, os pesquisadores da Comunicação, quase obrigatoriamente, têm de se voltar para os estudos interdisciplinares, dialogando com outros campos e metodologias a fim de buscar soluções para os seus problemas; e ainda, fazer isso preservando suas próprias fronteiras, mesmo quando se encontram em expansão.
O presente livro tem o objetivo de refletir, ainda que de forma parcial, alguns resultados desse esforço, por meio do trabalho de autores que, em suas pesquisas, têm enfrentado as novas questões, buscando perspectivas e olhares angulados pela percepção das grandes transformações em andamento na contemporaneidade.
A teoria das redes e dos jogos, a ciência cognitiva, as tecnologias de transmissão de dados, a televisão digital, as plataformas interativas e, obviamente, os vários desdobramentos da internet sobre a vida das pessoas e das organizações são alguns dos temas abordados na publicação.

Para saber mais, entre em contato com o Prof. Fernando pelo e-mail:
fmoreira@univap.br


Alunos da Faculdade da Terceira Idade Visitam a Exposição “Equivocábulos”

Alunos e a coordenadoria da FTI na entrada principal da
FAAP em São José
 
Alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap, acompanhados pela coordenadoria do curso, visitaram no dia 16 de setembro, a exposição de artes Equivocábulos na FAAP em São José dos Campos.
A mostra apresenta pinturas, fotografias, objetos, desenho e projeção de vídeo de onze ex-alunos da Fundação. As obras foram criadas originalmente para o espaço do Museu de Arte Brasileira (MAB-Centro) da FAAP em São Paulo e agora foram transpostas para o espaço expositivo do campus de São José dos Campos.
Os trabalhos em exposição exibem a bagagem adquirida ao longo dos anos de estudo e desenvolvimento no curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, marcando assim o começo de suas trajetórias profissionais no circuito artístico.
As produções apresentam métodos próprios de pesquisa, em conformidade com a elaboração de caminhos particulares de desenvolvimento percorridos por cada um deles, e representam o cruzamento e a fusão de mídias, assim como a investigação e o uso de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

Pianista Flávio Varani no Teatro Univap

O consagrado pianista Flávio Varani se apresentou no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 22 de setembro, às 19h, para homenagear o pianista francês Francis Poulenc (1899-1963). No programa foram apresentadas peças de J.S. Bach; WA Mozart; J. Brahms; Paul Paraty; F. Poulenc e Villa-Lobos.
Flávio Varani iniciou sua carreira no Brasil aos 7 anos de idade como solista da OSB, com regência do maestro Eleazar de Carvalho. Aos 13 anos, foi estudar em Paris, como bolsista do governo francês. Lá, foi aluno de Magda Tagliaferro e, em seu primeiro concerto tocou Villa-Lobos, que se transformou em uma de suas especialidades.
Mudou-se para os EUA aos 20 anos, onde estudou na Julliard e Manhattan Scholl. Sua carreira internacional, no entanto, foi impulsionada ao ser o vencedor do Prêmio Chopin, em Mallorca. Desde então, tornaram-se incontáveis as tournées pelos EUA, Canadá e países diversos da Europa e da Àsia.

 

O homenageado da noite, Francis Jean Marcel Poulenc (1899 −1963) foi pianista e compositor francês. Aprendeu Piano com a sua mãe e começou a compor aos 7 anos de idade. Aos 15 anos estudou com Ricardo Vinhes, que encorajou a sua ambição de compor e o apresentoua Satie, Casella, Auric e outros. Em 1917 a sua Rapsodie Nègre deu o seu nome a uma proeminência notável em Paris com um dos compositores encorajados por Satie e Cocteau - “Les Nouvaux Jeunes”. Mesmo assim os seus conhecimentos técnicos aida eram escassos e em 1920 estudou Harmonia durante três anos com Koechlin, mas nunca estudou Contraponto nem Orquestração. Os seus conhecimentos, em sua maioria, eram de forma intuitiva. Suas obras mais conhecidas são talvez as canções para voz e piano, em especial as escritas a partir de 1935 quando comerçou a acompanhar o grande barítono francês, Pierre Bernac.
O evento na Univap foi organizado pela Sociedade Artística e Educação Musical − São José dos Campos (Socem), com apoio da Cultura Univap, da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura − AJFAC, da Blue Note − Escola de Música e NIZ − Comunicação e Marketing.



21 de setembro - Dia da Responsabilidade Social
Faculdade de Ciências da Saúde Recebe o Selo da ABMES


 
Uma campanha promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) instituiu o dia 21 de setembro, como o “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior”, com objetivo de apresentar à comunidade as ações promovidas ao longo do ano pelas instituições socialmente responsáveis. Na data estipulada, as faculdades, centros universitários e universidades de todo país se uniram para promover eventos nas comunidades onde estão inseridas, apresentando projetos e oferecendo atividades ou atendimentos gratuitos.
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, que aderiu à campanha, realizou atendimentos no Jardim Aquarius e no Jardim Primavera, em São José dos Campos, onde foram atendidas aproximadamente 180 pessoas. Participaram do “Dia da Responsabilidade Social” docentes e alunos dos cursos de: Biomedicina (Tipagem sanguínea); Enfermagem (Controle da Pressão arterial), Fisioterapia (Ergonomia e alongamento), Odontologia (Prevenção de câncer bucal e escovação dos dentes), Nutrição (Índice de massa corporal).
Nas fotos abaixo, os trabalhos da equipe do curso de Odontologia, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos V. Canettieri, no Jardim Aquarius, quando crianças receberam orientações de como escovar, corretamente, os dentes.

Equipe do curso de Odontologia
 
Orientação à população
 
A Unidade Aquarius foi o ponto de
apoio das equipes

A FCS desenvolve no decorrer do ano atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Nutrição, seja por intermédio do Centro de Práticas Supervisionadas, pelas Clínicas Odontológicas no Campus Urbanova ou em comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

Abaixo, os atendimentos realizados pela FCS nos últimos cinco anos.




Show com Beto Jaguary

 
A Cultura Univap organizou dia 14 de setembro, às 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o Show do instrumentista e compositor Joseense, Beto Jaguary.
Dedicado à pesquisa de raízes culturais da Serra da Mantiqueira e Alto do Paraíba, Beto Jaguary, apresentou músicas de sua autoria gravadas no CD “Kaipira Antenado”.
Fizeram parte do Show, Beto Jaguary (violão/voz), Denilson de Paula (bateria), Daniel do Carmo (contrabaixo) e Celinho de Oliveira (guitarra).
O show gratuito foi uma diversidade rítmica de MPB que passou pelo samba, jazz, country, e reggae.

Prevenção Odontológica no Jardim Primavera

 
Uma equipe do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participou dia 21 de setembro, das 8h às 13h, da ação social realizada na ABAP - Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo, no Jardim Primavera, em São José dos Campos que atendeu aproximadamente 30 crianças, entre 1 e 12 anos.
O grupo da Univap foi composto pelas Professoras Mestras Tássia Mara Fernandes Mendonça e Flávia Goulart da Rosa Cardoso, com a participação das alunas do 2º período semestral (1º ano): Ana Caroline R. Teodoro, Talita Tertuliano, Giovanna A. Nunes, Gabriela A. dos Santos, Nayara Caroline S. de Oliveira, Isabella N. Kelly dos Santos, Ianajara P. de Oliveira, Renata M. V. dos Santos, Eliete Aparecida Silva, Nathane Dias da Silva, Bruna H.de Araújo Maximo e Bruna A. Depauli.

 

A ação social envolveu apresentou à comunidade a importância da prevenção como forma de evitar problemas futuros, incentivando as crianças a terem cuidados básicos de higiene bucal.

 

Os alunos ensinaram técnicas de escovação às crianças. Com o auxílio de um animado teatro de fantoches, orientaram o correto uso de escovas, pastas e fios dentais.

Docente do Curso de Odontologia na Universidade de Michigan − EUA

O Prof. Me. Ewerson Bertolini Shinozaki, da disciplina de Ortodontia do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou de 10 a 14 de setembro, do curso “Advanced Orthodontics Mini Residency Program”, na Universidade de Michigan - EUA.
O curso, vinculado à área de extensão do Departamento de Ortodontia da Universidade, foi ministrado por intermédio de aulas teórico-demonstrativas e tradução simultânea para o português.

 

O Departamento de Ortodontia da Universidade de Michigan tem um dos mais respeitados Programas de Pós-graduação dos Estados Unidos e conta com um corpo docente de alta credibilidade, em que figuram os professores doutores Sunil Kapila (Chefe do Departamento) e James McNamara Jr., e está entre os cursos mais procurados por cirurgiões-dentistas do mundo inteiro.

Prevenção Odontológica no Jardim Santa Inês II

 
Uma equipe de alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participou da ação social promovida pelo Ministério Amor e Vida, dia 28 de setembro, das 8h às 15h, na Escola Estadual Profª Ruth Coutinho Sobreiro, no Bairro Jardim Santa Inês II, em São José dos Campos.
Os trabalhos dos alunos estiveram sob a coordenação dos professores Dr. Luiz Kiyoaki Okazaki e Drª Glória Gurrutia de Castro.
A ação social envolveu atividades educativas, de atendimento e encaminhamento. Na ocasião os alunos ensinaram técnicas de escovação às crianças e distribuíram escovas dentais. Casos mais complicados e que necessitaram de avaliação profissional foram encaminhadas aos professores Universidade para exame intrabucal e para posterior atendimento especializado na Clínica Odontológica da FCS/Univap, no Campus Urbanova.
No evento realizado no Jardim Santa Inês, fora atendidas aproximadamente 80 pessoas, entre 3 e 61 anos.

 

O Ministério Amor e Vida, uma Organização da Sociedade Civil, busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que em conjunto possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

 

Participaram dos trabalhos os alunos Ana Carolina P. de Oliveira, Fabrícia S.de Abreu, Laila G. M. Costa, Alessandra D. F. Campos, Paula Carolina Almeida, Aline Boato, Paulo Eduardo J. Maia, Jamile de Cássia Faria, Paloma Cristina Lourenço, Cynthia P. dos Santos, Talita T. dos Santos e Ana Caroline R. Teodoro, que estão cursando do 1º, 2º e 8º períodos semestrais, ou seja, 1º, 2º e 4º anos de Faculdade.

SEAU


INIC


Processo Seletivo


Processo Seletivo


Univap é destaque no SIR WORLD REPORT


Conceito quatro no ENADE 2012


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Período de Inscrição para Ingressar na Univap pelo Resultado do ENEM – Processo Seletivo 2014

Taxa: R$ 50,00

Serão avaliados os resultados obtidos no Enem dos candidatos que concluíram o Ensino Médio e dos candidatos que irão concluí-lo em 2013.

Poderão participar desta forma de ingresso apenas os candidatos que participaram do Enem de 2009 em diante e tenham atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos de média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

1ª Chamada: 18 de novembro de 2013

Data de Matrícula: De 18 a 20 de novembro de 2013

Site: www.univap.br/seletivo

De 1 de outubro a 10 de novembro
Processo Seletivo 2014 − Prova Tradicional (Vestibular) − Inscrições Abertas

Taxa: R$ 50,00

Prova: 8 de dezembro

Horário: das 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Lista de Aprovados: 12 de dezembro

1ª Chamada: 12 de dezembro

2ª Chamada: 17 de dezembro

Site: www.univap.br/seletivo

De 1 de outubro a 2 de dezembro
Paulinho Azevedo – Piano e Voz

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Café com Prosa − Venha Buscar o Seu Balão

Local: Auditório do Ceplade – Campus Urbanova – 1º Piso

Horário: das 15h às 18h

Realização: Coletivo de Funcionários e Docentes

18 de outubro
Semana da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau)

Informações: (12) 3947-1006

De 21 a 23 de outubro
IV Semana da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Informações: (12) 3947-1224

De 21 a 23 de outubro
Faculdade da Terceira Idade

Visita à Exposição do Sesc de Taubaté

Local: a definir

Horário: 14h

Informações: (12) 3928-9850

23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica da Univap

Ciência, Inovação & Tradição

XVII INIC
XIII EPG
VII INIC JR
III INID

Apoio: CNPq, Fapesp, Capes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações: infoinic@univap.br -
cientifica@univap.br

24 e 25 de outubro
Faculdade da Terceira Idade

Projeto: Encontro Intergeracional

Local: a definir

Horário: 14h

Informações: (12) 3928-9850

28 de outubro
IX Seminário: Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde (Parceria entre a FCS e a Ativia − Planos de Saúde)

Inscrições gratuitas − Vagas limitadas

E-mail: eventos@ativia.com.br

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

Informações: (12) 3954-3954 − ramal 250 ou 251

7 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de novembro
Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito

“A Redução da Maioridade Penal no Brasil”

Horários: 8h e 19h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

18, 25, 26 de novembro
Faculdade da Terceira Idade

Projeto: Encontro Intergeracional

Local: a definir

Horário: 14h

Informações: (12) 3928-9850

19 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Colação de Grau − Turma de Novembro

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Informações: (12) 3928-9850

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
ExpoComArte – FCSAC
De 26 a 28 de novembro
Faculdade da Terceira Idade

Show de Encerramento

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 19h

Informações: (12) 3928-9850

26 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Festa de Natal aos Pacientes do Centro de Prática Supervisionada (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: 8h

3 de dezembro
Processo Seletivo 2014 − Prova 9h às 13h − No Campus escolhido pelo candidato no ato da inscrição

Acesse: www.univap.br/seletivo

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas