198ª Edição - Ano VI
De 2 a 8 de setembro/2013
 

Seminários no IP&D

Dr. Martin Wurtele
 
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são desenvolvidos por intermédio de aulas, seminários e pesquisas.
Os coordenadores dos Programas, no decorrer do ano, convidam renomados especialistas para que possam ministrar palestras aos alunos por intermédio de seminários, com a finalidade de mantê-los atualizados com as pesquisas de ponta, sejam elas nacionais ou internacionais.
Os seminários são destinados aos discentes de Mestrado e Doutorado, entretanto, são abertos para alunos de graduação e pessoas da comunidade, que participam como convidados ouvintes.
Atualmente a Univap oferece seis Programas de Mestrado (Ciências Biológicas; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional; Bioengenharia; Processamento de Materiais e Catálise) e dois de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia).

Campeonato Interclasses 2013
CTI Univap


No dia 13 de agosto, a fanfarra da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) participou da cerimônia de abertura do Campeonato Interclasses 2013 do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, mais conhecido como CTI Univap, Campus Centro.

 

O evento é realizado no Colégio há mais de 15 anos e envolve todos os alunos, distribuídos em equipes nas categorias masculino e feminino. Eles disputam competições em várias modalidades esportivas.
O Interclasses 2013, realizado durante todo o mês de agosto, é uma forma de integração entre os alunos do Colégio.

 

A fanfarra da Fundhas, uma instituição sem fins lucrativos, é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende 80 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, em diversas unidades regionalizadas. Foi criada na década de 90, mas estava desativada e retomou suas atividades em 2011.

Dia do Biólogo
Distribuição de Mudas de Pau-Brasil e Plantio de Árvores Nativas


Para comemorar o Dia do Biólogo, 3 de setembro, alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), distribuíram mudas de Pau-Brasil, no Campus Urbanova. Além da distribuição, os alunos plantaram dez mudas de árvores nativas, no Centro de Estudos da Natureza (CEN).
Segundo, a coordenadora do curso, Profª Drª Nádia Campos Velho, a Biologia está entre as dez profissões do novo milênio, com participação efetiva nas áreas da saúde, de engenharia genética, da microbiologia e do meio ambiente.

   

O curso na Univap forma profissionais aptos para desenvolverem projetos de pesquisa relacionados às diversas áreas das ciências da vida, além de poderem atuar na área educacional como docentes na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).
A ética do Biólogo deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem como na preservação das espécies, do meio ambiente e na cultura da sustentabilidade.
A regulamentação da profissão se deu em 1979, por intermédio da Lei 6.684, implementada em 3 de setembro, por isso a data foi escolhida para homenagear este profissional.

MBA: Gestão em Saúde

Dr. Robert, Dr. Mário e Dr. Hemant
 
O coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, concluiu em junho de 2013 o curso de Especialização MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em agosto, participou do módulo internacional, o que lhe proporcionou a obtenção do título de MBA Executivo Internacional, pela The University of Tampa − Flórida (EUA).
O curso desenvolve competências e técnicas gerenciais contemporâneas. Estas permitem identificar e apresentar soluções às necessidades fundamentais que afligem a área da saúde, bem como conhecer referências que possibilitem pensar e agir, estrategicamente, frente aos desafios da gestão de organizações de saúde e da área educacional.
Por ocasião da cerimônia de colação de grau, na Universty of Tampa − EUA, o Prof. Dr. Mário (ao centro) fez referência à Univap e convidou o Prof. Dr. Robert Beekman, do Departamento de Economia e o Prof. Dr. Hemant Rustogi, Coordenador Internacional do Programa de Negócios, para conhecerem a instituição no Brasil.
O MBA é um curso de especialização na área gerencial e administrativa. O MBA Executivo tem perfil generalista, mas existem outros cursos voltados para determinados aspectos, como por exemplo, finanças, recursos humanos, marketing e tecnologia da informação.

Dia do Nutricionista
Evento Comemorativo


O Dia do Nutricionista é celebrado no Brasil em 31 de agosto, data de criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. Para comemorar essa data, os alunos e professores do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram na sexta-feira, dia 30, uma ação integrada na portaria principal do Campus Urbanova da Univap, com a distribuição de folhetos informativos e lanches naturais.

 

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. O nutricionista é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas, cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas industriais, restaurantes, hospitais, acompanhar o regime alimentar de atletas, atuar em educação nutricional para os diversos públicos, planejar merenda escolar, auxiliar na elaboração de novos produtos alimentícios e nas campanhas de marketing de alimentos.

Sessão Solene na Câmara Municipal
Título de Cidadão Joseense ao Prof. Roque Mendes


A Câmara Municipal de São José dos Campos entregou o Título de Cidadão Joseense ao Professor da Univap, Roque Mendes, em sessão solene dia 30 de agosto, às 20h. A ação foi iniciativa do Vereador Macedo Bastos, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade joseense.
O Plenário da Câmara ficou lotado com a presença de membros da família, dos colegas de trabalho e amigos.

O Prof. Roque recebe o Título das
mãos do Vereador Macedo Bastos
 
A sessão foi muito prestigiada
 
O Prof. Roque com a sua família

Leia abaixo o texto em que o Prof. Roque resume a sua história de vida, algumas fases relatadas durante a cerimônia na Câmara Municipal.

História de Vida do Prof. Roque Mendes

Neste dia tão especial, gostaria de pedir um minuto do seu tempo para narrar uma simples, mas bonita história, a qual peço seja entendida como um exemplo e como uma motivação para a vida.
Trata-se da história de uma criança que nasceu no dia 29 de março de 1940 em uma pequena cidade no interior de São Paulo, numa família pobre, pais de doze filhos. Quando ainda pequeno foi acometido de uma doença desconhecida na época e chegou a ser desenganado pelos médicos. Aos poucos superou a doença, mas passou boa parte da sua infância em uma cadeira, semelhante à atual cadeira de rodas.
Quando completou 6 anos de idade queria estudar, mas as escolas da época só aceitavam alunos acima de 7 anos de idade e o número de carteiras escolar era exato para a quantidade de alunos da classe.
Para atender aos anseios do filho, seu pai fez uma pequena mesa de madeira e uma cadeira, as quais eram transportadas diariamente por cerca de dois quilômetros pelos seus dois irmãos mais velhos, e, de comum acordo com a professora, o menino se acomodava em um canto da sala para estudar. Nos dias de visita do diretor, sendo antecipadamente alertado pela professora, o pequeno aluno não comparecia à aula.
Como na época somente os quatro anos primários eram gratuitos, e na impossibilidade de seus pais em arcarem com as despesas escolares, ele não pode continuar estudando, não cursando, portanto o ginasial e o colégio.
Brotava nele a vocação para a música. Aos 7 anos de idade aprendeu sozinho a tocar viola, aos 9 anos aprendeu violão. Aos 12 anos ganhou um acordeão de um amigo da família e iniciou um curso de música. Deu sequência aos estudos entrando em um Conservatório Musical. Aos 14 anos iniciou sua vida de artista, tocando em rádio, televisão e fazendo shows em diversas cidades e Estados do Brasil, dividindo o palco com renomados artistas da época, como Agnaldo Rayol, Moacir Franco, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga e outros. Compôs mais de 100 músicas, além de diversos arranjos musicais. Com 19 anos formou-se em música e iniciou sua carreira de professor. Ao completar 22 anos de idade resolveu constituir família e, para tanto, deixou a vida boêmia de artista e procurou o seu primeiro emprego. Mesmo sem ter o estudo básico suficiente ele participou de um processo seletivo na multinacional Johnson & Johnson e conseguiu uma vaga. Fez uma brilhante carreira na empresa, entrando como auxiliar e ocupando diversos cargos até assumir a gerência administrativa.
Com 37 anos de idade resolveu retornar aos estudos, mas, para cursar a faculdade era necessário ter o colegial, e sem ter sequer o ginasial, isso demandaria sete anos de estudo. Resolveu então tornar-se um autodidata. Adquiriu livros, apostilas e revistas e programou seus estudos. Saía do trabalho e fechava-se em um quarto, onde ficava estudando até de madrugada.
Após 3 meses de estudo, prestou exame oficial em escolas de três Estados e conseguiu eliminar todas as matérias, recebendo o diploma do Colegial. Dois meses depois prestou vestibular na Univap e foi aprovado, formando-se em Economia após quatro anos. No ano seguinte, devido ao seu bom desempenho escolar, foi convidado para lecionar na mesma Faculdade que se formou, e dois anos depois, pediu demissão da Johnson & Johnson, na qual trabalhou 20 anos, sendo 13 em São José dos Campos, deixando o cargo de gerente para abraçar a profissão de professor universitário.
Continuou seus estudos fazendo especialização na área financeira e, com 59 anos de idade, alcançou o seu sonhado diploma de mestre em Planejamento Urbano e Regional. Está na Univap há 30 anos, tendo ocupado diversos cargos, tais como Chefe de Departamento, Diretor de Faculdade e ocupa há quatro anos a coordenação da CEC − Coordenadoria de Educação Continuada, respondendo pelos cursos de Pós-Graduação − Especialização da Universidade.
Casado há 51 anos, tem duas filhas, cinco netos e um bisneto. Em toda sua trajetória familiar e profissional, com muitas dificuldades e lutas, contou sempre com a força da sua fé, sendo há 36 anos Ministro Extraordinário da Eucaristia.
Escreveu um livro de Matemática Financeira, que está na 3ª. Edição, usado como livro texto em várias Faculdades de renome. É consultor econômico da mídia no Vale do Paraíba, concedendo entrevistas em rádio e televisa e, prestando esclarecimento sobre os problemas relacionados com a economia no Brasil.
Essa criança, que teve uma infância sofrida, uma vida de muita luta e uma grande vontade de vencer, apesar dos seus 73 anos de idade continua lutando, procurando ampliar seus conhecimentos e manter a humildade e a simplicidade herdada da sua família.


3º Café com Prosa
Ciência e Arte para Temperar Conversas e Alimentar Pessoas


 
O 3º Café com Prosa, realizado dia 5 de setembro (quinta-feira) no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, foi bem movimentado e teve como “Prato do Dia” a apresentação de Dino Beghetto Júnior, que interpretou canções de sua autoria e de outros compositores.
Dino, apaixonado por música, é aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap. Graduado em Música (bacharelado) pela Faculdade de Artes Santa Cecília, também possui Especialização em Composição Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Em sua primeira apresentação no Café com Prosa da Univap, interpretou canções de Walter Franco, Gonzaguinha, Vinícius de Moraes, Djavan entre outras.

   

O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes. A ideia é construir um espaço livre e espontâneo de integração e de descontração na instituição, de forma a incentivar e de promover diálogos que envolvam arte e ciência entre os participantes.

 

A participação de alunos é sempre bem-vinda e os organizadores contam com o apoio de todos (alunos e funcionários) para que apresentem sugestões e tragam para dentro da Universidade seus objetos de inspiração, seja por intermédio da música, da literatura ou de outras formas de expressão.

Dê sua sugestão por e-mail: dialogo@univap.brgabinete@univap.br


Ações de Prevenção
Parceria com o Ministério Amor e Vida


Equipes de alunos e professores dos cursos de Odontologia e de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram de mais uma ação social promovida pelo Ministério Amor e Vida, realizada dia 31 de agosto (sábado), das 8h às 12h, na Escola Municipal Profª Ofélia Veneziani Pedrosa, no Bairro do Limoeiro (imediações do Jardim das Indústrias), em São José dos Campos, onde foram realizados 760 atendimentos.
O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, enfermeiros, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que, em conjunto, possam realizar mensalmente atendimentos gratuitos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

Atendimento odontológico
 
Alunas do curso de Odontologia
com os Professores Luiz e Jarbas
 
Alunas do curso de Enfermagem com
o coordenador Prof. João Benício

Os alunos do curso de Odontologia, acompanhados pelos professores Luiz Kiyoaki Okazaki, Marcos Augusto do Rego, Paula Carnevale Vianna e Jarbas Francisco Fernandes dos Santos realizaram atividades educativas e de atendimento, entre elas ações de prevenção, técnicas de escovação e de higiene bucal. Já as alunas do 8º período semestral (4º ano) matutino e noturno do curso de Enfermagem, acompanhadas pelo coordenador, Prof. Me. João Benício de Almeida, deram orientações à população quanto à prevenção ao colesterol, à hipertensão e ao diabetes.

Exposições Internas

 



A Cultura Univap organiza diversas exposições no ambiente interno da Universidade, distribuídas em vários locais (tabela abaixo). Todas permanecem até 21 de setembro.
Além do Campus Urbanova, a Cultura Univap disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus o material para exposição em espaços alternados.





Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Aldemir Martins
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Automóveis pré-guerra / Os divertidos microcarros do pós-guerra/Início da indústria automobilística nacional
(Nicho) O Intrigante Iraque
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) Bloco 1 Roy Fox Lichtenstein
(FCS) – Prédio de Odontologia Bloco 4 Museu do Cairo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Entrada Principal Di Cavalcanti
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) Biblioteca do Prédio Alfredo Volpi
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Carybé
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) – Campus Centro Centro Fotos surrealistas/Fotos de ângulos inusitados / O melhor da arte urbana
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Tarsila do Amaral
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas I
Parque Tecnológico Univap Entrada Principal A ilusão de Octávio Ocampo

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Quarteto Agha − Histórias de Viagens 02

O Quarteto Agha se apresentou no último dia 1º de setembro no Teatro Univap, com um repertório sensível e atemporal que associou composições clássicas a diálogos contemporâneos. O grupo interpretou composições de C. Debussy, W. A. Mozart, P. I. Tchaikovsky, R. Schumann, G. Gershwin, Zélia Marão, E. Nazareth e A. Dvoräck.

 

O grupo formado por Dorin Tudoras (Violino), Bruno Carlos (Viola), Gustavo Lessa (Cello) e Zélia Marão (Piano) contou com o apoio de Penélope Martins na elaboração de textos.
A apresentação no Teatro Univap, sob a organização da Cultura Univap, contou com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Saiba mais sobre eventos culturais na Univap, pelo telefone: (12) 3947-1009
E-mail: cultura@univap.br


Workshop Fine Art

Com a finalidade de apresentar o processo fine art e a introdução de como tratar arquivos para impressão, a Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, convidou o especialista Kenji Munekata, da empresa Koi Fine Art, para ministrar uma palestra, dia 5 de setembro, a partir das 19h30, aos alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

   

A impressão fine art ou giclée é o processo de impressão que utiliza papéis de algodão ou alfa celulose e tintas minerais pigmentadas. O termo fine art é mais utilizado por fotógrafos e giclée por artistas plásticos. Apesar dos termos diferentes, denominam o mesmo processo. Essa impressão, se conservada de maneira adequada, permanece intacta por pelo menos 100 anos.

SEAU


INIC


Processo Seletivo


Univap é destaque no SIR WORLD REPORT


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Coral Univap

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de outubro
Kássia Kirstein Interpretando Benjamin Silva Araújo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Semana da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau)

Informações: (12) 3947-1006

De 21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica da Univap

Ciência, Inovação & Tradição

XVII INIC
XIII EPG
VII INIC JR
III INID

Apoio: CNPq, Fapesp, Capes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações: infoinic@univap.br -
cientifica@univap.br

24 e 25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de novembro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
ExpoComArte – FCSAC
De 26 a 28 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Processo Seletivo 2014 – Prova

(Em breve outras informações)

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas