197ª Edição - Ano VI
De 26 de agosto a 01 de setembro /2013
 

Estrangeiros na Univap

Claudi Alberto Tellez, da Universidad de Chile
 
Professores e alunos pesquisadores de diferentes países estão na Univap realizando trabalhos no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova. São pesquisadores das Universidades do Chile (Universidad de Chile); do Canadá (University of Warterloo) e do Paquistão (Sir Syed University of Engineering & Technology).
Os pesquisadores visitantes, Claudi Alberto Tellez (Universidad de Chile); Tibebe Lemma (University of Warterloo) e Mehmood Ali (Sir Syed University of Engineering & Technology), realizam suas pesquisas junto ao Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB).
A Espectroscopia Biomédica é o uso da luz (infravermelha) para estudo óptico (vibracional) de vários compostos ou tecidos biológicos. O programa de pesquisa da Univap, implementado no IP&D, inclui a aplicação da espectroscopia óptica (Raman) como técnica diagnóstica (Biopsia Óptica) de células neoplásicas, assim como o estudo do envelhecimento cutâneo e o efeito de produtos nanoparticulados na pele. Atualmente os projetos de pesquisas estão concentrados nos seguintes tópicos: Estudo de Células Neoplásicas por Espectroscopia Raman utilizando nanopartículas para o efeito SERS e upconversion; Estudo de câncer de tireóide por espectroscopia óptica; Estudo do processo de glicação no envelhecimento cutâneo; Permeação cutânea de nanocosméticos; Caracterização de Fármacos por Espectroscopia Raman, entre outros.

Mehmood Ali, da Sir Syed University
of Engineering & Technology,
Paquistão
 
Tibebe Lemma, da University of
Warterloo, Canadá
 
Os pesquisadores com o Prof. Dr.
Airton A. Martin

Claudio Alberto Tellez realiza uma pesquisa relacionada a aplicações da espectroscopia óptica em Engenharia Biomédica por SERS; Tibebe Lemma, estudo de permeação cutânea de nanocosméticos; Mehmood Ali, um estudo de pele humana por espectroscopia Raman confocal.
Todos esses estudos estão sob a coordenação do Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, que possui Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Max Planck Institute für Festkorperförschung, MPI-FKF, Alemanha. Os pesquisadores irão permanecer na Univap por até dois anos e durante esse período também se envolverão com os alunos da Iniciação Científica, do Mestrado e de Doutorado.

Panoramas da Educação Bilíngue
"Esfera Thinking Seminar"


Ron Ritchhart da Universidade de Harvard
 
A Escola Esfera de São José dos Campos realizou, no Parque Tecnológico da Univap, Campus Urbanova, dias 17 e 18 de agosto, o Seminário Internacional de Educação “Esfera Thinking Seminar”.
O objetivo da 4ª edição da bienal “Esfera Thinking Seminar”, que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, foi discutir soluções para que instituições e professores estimulem os alunos a pensar, planejar, criar e indagar por conta própria. A criação da cultura do pensar - acompanhada de estratégias e rotinas de aprendizagem que auxiliam o professor a dar visibilidade ao pensamento − foi o ponto de partida do Seminário.
Participaram como palestrantes convidados, Ron Ritchhart e Mark Church, coautores da obra “Making Thinking Visible: How to Promote Engagement, Understanding and Independence for all Learners” - profissionais responsáveis por apresentar a teoria e prática por trás da cultura do pensar. As explanações trataram da aplicação da metodologia dentro da sala de aula. Augustin Onsari e Andrea Fernandes fizeram uma reflexão sobre os processos de indagação e do aprendizado ativo em sintonia com a aprendizagem por meio de projetos.

Grupo de Astroquímica da Univap é Contemplado com Verba da NASA

O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Sérgio Pilling, e seu aluno de doutorado em Física e Astronomia, Alexandre Bergantini (bolsista da Fapesp), tiveram um projeto aprovado recentemente pelo Instituto de Astrobiologia da NASA (NAI/DDF) para realização de experimentos de Astroquímica na Universidade do Havaí. O NAI/DDF é um prêmio concedido anualmente para realização de projetos de curta/média duração e de rápida implementação. Em 2012 apenas cinco projetos foram selecionados, e a Univap é a primeira Universidade brasileira a receber este tipo de verba. O projeto contemplado é parte da tese de doutorado do aluno e busca investigar os efeitos da radiação ionizante e a formação de moléculas complexas na superfície de Encélado, uma das luas de Saturno. Os experimentos foram realizados em agosto de 2013 no laboratório de Astroquímica W.M. Keck da Universidade do Havaí, em parceria com os pesquisadores R. Kaiser e B. Jones. A instrumentação utilizada neste projeto, estimada em cerca de US$ 3.000.000,00, é única no mundo e envolve diversos equipamentos tais como lasers, bombas de vácuo ultrapotentes, espectrômetros no infravermelho (Raman, FTIR), espectrômetros de massas (QMS, TOF-Refletron), canhão de elétron, fonte de ultravioleta de vácuo, criostato 5K, entre outros. Durante sua estada no laboratório W.M. Keck, o Prof. Sérgio aprendeu novas técnicas experimentais que serão aplicadas em breve no Laboratório de Astroquímica (Lasa) da Univap.

Alexandre Bergantini e o Prof. Sérgio
Pilling
 
A equipe da Univap na Universidade
do Havaí
 
Câmara de simulação de ambientes
espaciais

A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc.) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra. Essa linha de pesquisa é uma das disponíveis na Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap.

Outras informações:
http://www.chem.hawaii.edu/Bil301/KLA.html
http://astrobiology2.arc.nasa.gov/nai/funding/the-nai-directors-discretionary-fund/intro/

http://www1.univap.br/gaa/lasa.htm            e-mail: spilling@univap.br

Fontes: Prof. Dr. Sérgio Pilling/IP&D

Fundação Valeparaibana de Ensino − FVE
Jubileu de Ouro


A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), dos Colégios Univap e do Parque Tecnológico Univap, em comemoração aos seus 50 anos de atividades, realizou na sexta-feira, 23 de agosto, uma celebração ecumênica na Capela Nossa Senhora do Amor, Campus Urbanova, com a participação do Pastor Hudson Corrêa Lopes, representante da Igreja Presbiteriana e Padre Eduardo Fraga, da Igreja Católica.

Vista parcial do público presente
 
O Pastor Hudson e o Padre Eduardo
 
Os Funcionários Ronaldo, Roque e
Nena colaboram com a celebração

Após o encerramento da celebração, todos os presentes foram convidados a participar de um coquetel oferecido no salão de festas da Capela, ocasião em que o Presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa e a Vice-Presidente, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, fizeram os agradecimentos e falaram das perspectivas futuras da Instituição.

Salão de Festas da Capela
 
A integração de funcionários
 
Profª Emília e Prof. Samuel
durante os festejos

Em comemoração a data festiva, a presidência da FVE agradeceu a todos que direta ou indiretamente colaboraram para este marco histórico e presenteou seus funcionários com uma caneta pen drive.
A FVE comemora seu aniversário oficial dia 24 de agosto e para homenagear o seu maior patrimônio − os alunos − um livro foi editado. São aproximadamente 60 mil formados, desde o Ensino Básico até a Pós-Graduação. O livro do Jubileu de Ouro na versão CD-Rom será em breve distribuído a todos os interessados.

Workshop de Fotografia Social

A Cultura Univap da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), em parceria com a Escola Vanguardista de Arte, realizaram, dia 25 de agosto, das 13h às 19h30, na Capela Nossa Senhora do Amor, Campus Urbanova, um Workshop de Fotografia Social.
Após explanações técnicas da arte de fotografar por professores da Escola Vanguardista, os participantes puderam participar de ensaios fotográficos, com simulações da realização de um batizado; Making of do casal de noivos; cerimônia de um casamento religioso; festa de casamento e evento de formatura.

   

O Workshop de Fotografia Social foi realizado gratuitamente para alunos da Universidade e ex-alunos da Escola Vanguardista de Arte e a outros públicos interessados que fizeram a inscrição antecipada.
A Escola Vanguardista de Arte, que conta com três professores com mais de 25 anos de atuação no mercado fotográfico, possui mais de dez anos de atuação em São José dos Campos e tornou-se referência no ensino de fotografia no Vale do Paraíba, fomentando a cultura fotográfica por intermédio de workshops, palestras e cursos.

Aula ao Ar Livre

 
Os alunos dos cursos do matutino de Odontologia (4º período semestral) e Nutrição (6º período semestral), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), solicitaram à Profª Ma. Mariângela Faggionato dos Santos, que a aula de sexta-feira (23 de agosto), da disciplina Psicologia Geral e do Desenvolvimento, fosse ministrada na área externa do prédio (Bloco 4), no Campus Urbanova - os alunos queriam ter aula ao sol.
A referida disciplina aborda as principais teorias da Psicologia. Os alunos são inseridos em contextos, relacionando-se com textos, filmes e vivências, para compreenderem de que forma o ser humano se humaniza e como as relações humanas se concretizam.
A cada aula, técnicas de trabalho são propostas aos estudantes que, em grupos, vivenciam situações práticas - o que acaba por fortalecer as relações interpessoais, e a compreensão do ser humano enquanto ser histórico social, que constrói a si mesmo e seu entorno na relação com os objetos da cultura e com os outros seres humanos

Amantes da Arte

Sob a direção de Paulinho Azevedo, a Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), realizou, dia 21 de agosto, a partir das 20h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, um encontro de artistas, com apresentação de música, declamação de poesia e dança.

   

O evento, gratuito, denominado “Amantes da Arte”, realizado em parceria com o Instituto Benjamim Silva Araújo e apoio do Instituto Entrada Franca, teve por objetivo reunir num mesmo espaço, professores e alunos de música e artistas da cidade.

Faculdade da Terceira Idade
Início do Segundo Semestre


Val Garcia durante a dinâmica com o público presente
 
A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap, para dar início às atividades do segundo semestre, convidou para a aula inaugural, dia 12 de agosto, o professor de dança Val Garcia e a artista plástica Dagmar Siqueira.
O Prof. Val Garcia promoveu uma dinâmica de integração com o público presente e a artista plástica Dagmar ministrou uma palestra sobre o tema: Faça da sua história um grande presente, mostrando que a diferença está na atitude de cada um, no modo de olhar as pessoas e na própria história. Falou também sobre a valorização da vida e das perspectivas futuras.
O evento, realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, reuniu aproximadamente 500 pessoas.
Estiveram presentes nas atividades, a idealizadora e coordenadora do Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap, a Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato; a coordenadora pedagógica Profª Ma. Débora Guedes; o cerimonialista Ahed Said Amin, e as alunas estagiárias do curso de Serviço Social que atuam como colaboradoras da Faculdade.

Vista parcial do Teatro Univap
 
As estagiárias do curso de Serviço
Social colaboradoras da FTI
 
A Profª Elizabeth, Edy de Camargo e
a Profª Débora

O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos funciona há 22 anos e atende cerca de 500 alunos. Podem participar do Projeto pessoas a partir dos 45 anos de idade. A FTI oferece dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati). O Ceac é indicado aos “iniciantes” e oferece disciplinas como Psicologia, Português e Literatura, Atualidades, Qualidade de Vida, Direito e Cidadania, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos “alunos veteranos”, que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas ligados à Sociologia, Filosofia, Arte e Educação, entre outros.
Além das disciplinas básicas, o Projeto mantém em sua grade horária o curso de Espanhol e ainda organiza a realização de palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, no Prédio do curso de Direito da Univap; em Caçapava, no centro de Convivência Vida Vida; e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Seminário Sobre TV Digital

Os novos rumos da TV digital e suas aplicações na comunicação foram os temas discutidos no seminário “Aplicações Interativas para TV Digital e IPTV para Profissionais de Comunicação”, realizado dia 19 de agosto, a partir das 19h30, no Auditório da Biblioteca da Univap (Bloco 5), Campus Urbanova.

O Prof. Me. Celso Meneguetti e os
palestrantes Mário e Fernando
 
Vista parcial do público presente

Participaram do Seminário como palestrantes, o Prof. Me. Fernando José Garcia Moreira (Univap), que tratou do tema: “Televisão Digital Interativa: Aplicações para Jornalismo e Publicidade” e o Prof. Me. Mário Carneiro, da Universidade Federal do Maranhão, que apresentou o software T-Auto, desenvolvido naquela Universidade. O programa permite que produtores de conteúdo, como jornalistas, editores, designers e publicitários, que não possuam conhecimento de programação, possam criar aplicações de interatividade na TV digital e nos sistemas IPTV.
Participaram do evento gratuito, alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, jornalistas, publicitários e outros profissionais da comunicação do Vale do Paraíba.

1ª Expo Robótica

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, foram expostos dia 24 de agosto, das 9h às 13h, na Loja Tarzan Componentes Eletrônicos, região central de São José dos Campos.

 
 

Os trabalhos apresentados ao público na 1ª Expo Robótica são resultados dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Robótica, Microcontroladores e Automação, sob a orientação do Prof. Esp. Alessandro Corrêa Mendes.

Era do Renascimento

A coordenadoria do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), a fim de familiarizar os alunos dos cursos de História, Pedagogia, Letras e Artes Visuais a respeito das obras desenvolvidas na Era do Renascimento, convidou a Profª Drª Mayra Laudanna, da Universidade de São Paulo (USP), para proferir uma palestra, dia 26 de agosto, às 19h30, no Auditório da FEA, Bloco I, no Campus Urbanova, que teve como tema: “Modos de Ver as Obras do Renascimento”.

Drª Mayra e a Coordenadora do curso,
Ana Enedi
 
Vista parcial do Auditório da FEA

A palestra teve por objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos que visitaram, dia 31 de agosto, a exposição “Mestres do Renascimento - Obras-primas Italianas”, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A exposição, com mais de cinquenta obras-primas provenientes de importantes coleções italianas, públicas e privadas, apresenta ao público brasileiro a extraordinária riqueza da arte italiana no momento de seu apogeu, o Renascimento.
As pinturas, esculturas e desenhos foram selecionados com o intuito de mostrar aos visitantes o percurso do movimento renascentista em toda a Itália. São obras de Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Michelangelo Buonarroti, entre outros. A curadoria é de Cristina Acidini e Alessandro Delpriori. A mostra conta com o copatrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e apoio de Brasilprev, Cielo e BB DTVM.

Apresentação do White Liers no Teatro Univap

A banda White Liers apresentou-se, dia 25 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
O evento, promovido pela Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade Sociedade, lotou o Teatro Univap.
A banda, formada em novembro de 1992, em São José dos Campos − SP, lançou seu primeiro CD, “Maiden Voyage”, em 95. Esse disco abriu as portas de espaços como o Café Piu Piu e o Café Pedaço, na rua Treze de Maio, em São Paulo, considerados alguns dos mais importantes espaços de resistência do rock nos anos 90. Com “Maiden Voyage”, a White Liers venceu festivais de música autoral nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, como o então tradicional Rock in Brasópolis.

 

São componentes da banda: Oswaldo Jr. (voz, guitarra), Ari Cerqueira (guitarra, voz), André Vasconcelos (contrabaixo, backing) e Taciano (bateria, backing).
O segundo CD, “Far From Home”, foi lançado em 2000, levando a banda a eventos como o Madalena Jazz & Blues, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Rock Festival Cultura Inglesa, também na capital. “Far From Home” foi comentado por revistas especializadas, como a Dynamite, que citou com destaque as faixas No Choice, Far From Home e Surrender.
O EP “White Liers”, de 2004, já antecipava o que seria o novo repertório da White Liers, que apresenta uma mescla de composições em inglês e em português. Esse novo repertório, com as canções em português hoje em maioria, é a base do show da banda.

Para ouvir as músicas da banda White Liers, acesse: www.myspace.com/whiteliers


Cursos da Univap no Guia do Estudante

 



O Diretor de Redação do Guia do Estudante, impresso pela Editora Abril, Fábio Volpe, informou à Reitoria da Univap, no último dia 28 de agosto, os cursos da Universidade que foram estrelados na avaliação geral do Guia do Estudante (GE), e constará da publicação “GE − Profissões Vestibular 2014”, disponível nas bancas de jornal de todo o País, a partir do dia 11 de outubro de 2013.





Curso Estrelas Município
Administração 3 São José dos Campos
Biomedicina 3 São José dos Campos
Ciências Contábeis 3 São José dos Campos
Educação Física 3 São José dos Campos
Enfermagem 3 São José dos Campos
Engenharia Ambiental e Sanitária 3 São José dos Campos
Engenharia Biomédica 4 São José dos Campos
Engenharia Eletrônica 3 São José dos Campos
Farmácia 3 São José dos Campos
Fisioterapia 3 São José dos Campos
Jornalismo 3 São José dos Campos
Nutrição 3 São José dos Campos
Odontologia 3 São José dos Campos
Química 3 Jacareí
Rádio e TV 3 São José dos Campos
Serviço Social 3 São José dos Campos
Terapia Ocupacional 3 São José dos Campos

http://www.univap.br/pdfs/guia_estudante_2013.pdf

Univap é destaque no SIR WORLD REPORT


3º BIG BAZAR DO BEM


SEAU


INIC


Processo Seletivo


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Tributo ao Músico Marcus Flexa

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

9 de setembro
Teatro de Bonecas “Do Pau-Brasil a Oswaldo Cruz: É o Cordel que Vem à Luz”

Com Edmilson Santini

Local: Auditório da Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Bloco 1 – Campus Urbanova

Horário: 19h

Parceria: Fundação Cultural Cassiano Ricardo/Cultura Univap/FEA

9 de setembro
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Workshop – Fitness – Wellness – ACM – Regional de São José dos Campos

Realização: ACM/YMCA

Local: Curso de Educação Física - Bloco 3 - Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Campus Urbanova

Horário: a partir das 19h

13 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 19h

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Coral Univap

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de outubro
Kássia Kirstein Interpretando Benjamin Silva Araújo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Semana da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau)

Informações: (12) 3947-1006

De 21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica da Univap

Ciência, Inovação & Tradição

XVII INIC
XIII EPG
VII INIC JR
III INID

Apoio: CNPq, Fapesp, Capes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações: infoinic@univap.br -
cientifica@univap.br

24 e 25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de novembro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
ExpoComArte – FCSAC
De 26 a 28 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Processo Seletivo 2014 – Prova

(Em breve outras informações)

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas