196ª Edição - Ano VI
De 19 a 25 de agosto /2013
 

Depoimento de um Futuro Biólogo
Estágio no Pantanal


O aluno Gabriel Oliveira no Pantanal
 
O aluno Gabriel Oliveira, atualmente no 4º período semestral (2º ano) do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), teve a rara oportunidade de, no primeiro ano do Ensino Superior, conseguir um estágio na Embrapa-Pantanal, sob a supervisão do Pesquisador (Mestre) Walfrido Tomas.
Ele conta em depoimento ao Informativo Diálogo como isto foi possível e enriquecedor.

"Inciei meus estudos no Sistema FVE de Educação no Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, no Campus Centro, em 2009, onde concluí o Curso Técnico em Meio Ambiente. Graças a esse curso, no 3º ano, tive a oportunidade de iniciar o estágio no Borboletário no Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Univap, no Campus Urbanova, com a Profª Drª Nádia Maria Campos Velho, permanecendo mais próximo do curso de Ciências Biológicas e da Área de Meio Ambiente. Neste estágio aprendi muito sobre todo o ciclo das borboletas e estudo com as lagartas; trabalhei com educação ambiental, juntamente com alguns outros estagiários e pesquisadores do CEN, apresentando as diversas atividades que ocorriam no Borboletário, Serpentário, Viveiro de Plantas Medicinais e no Museu Pedagógico da Universidade, para estudantes ou pessoas da comunidade que realizavam visitas monitoradas.

XI Fórum Regional Sobre Questões do Envelhecimento

A Faculdade da Terceira Idade Univap realizou, dia 17 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o XI Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento, que este ano tratou do tema: Envelhecimento e Direitos Humanos.
O objetivo do Fórum foi buscar entendimentos sobre a atual condição do idoso na região do Vale do Paraíba e no País, bem como conhecer as ações que estão sendo efetivadas por intermédio de políticas sociais voltadas à melhoria da qualidade de vida e da inclusão social.
A palestra de abertura sobre a temática do Fórum foi proferida pelo Desembargador Silvio Marques. O piloto de Rali, André Azevedo, também prestigiou o evento ministrando a palestra sobre o tema: Vencendo Desafios.

O Desembargador Silvio Marques,
André Azevedo e a Profª Elizabeth
Liberato na abertura do evento
 
O Sr. Ahed Said Amin durante a
cerimônia de abertura do Fórum
 
Vista parcial do Teatro Univap

Alguns meses antes da realização do evento, professores da Faculdade da Terceira Idade procuraram conhecer, por intermédio dos alunos, quais eram as principais dificuldades encontradas no dia a dia; coletaram sugestões e discutiram em sala de aula a falta de políticas públicas, que foram reunidas em uma Moção e apresentada durante a realização do Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento.
A Moção aprovada em assembleia foi encaminhada às autoridades municipais, estaduais, federais e de organizações públicas e privadas.
A Diretora de Gestão Interna do Gabinete Pessoal da Presidente da República enviou, dia 17 de junho de 2013, um fax acusando o recebimento e encaminhando a Moção ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Direitos Humanos.
Sob a coordenação geral da Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato e Profª Ma. Débora Wilza de Oliveira Guedes, o evento reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre alunos, profissionais da área, pesquisadores e outros interessados.

Protocolo de Recebimento da Moção no Gabinete da Presidência da República

Pesquisadora da Univap Participa do Encontro Regional da Rede Unida

A Profª Drª Paula Vilhena Carnevale Vianna, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, participou, como convidada, do Encontro Regional Sudeste, realizado dias 16 e 17 de agosto, no Parque Inhotim, em Brumadinho (MG), que teve como tema central: "O encontro com a vida sem molduras, girando a educação e trabalho no cotidiano do SUS" e que faz parte da terceira atividade preparatória para o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, a ser realizado em abril de 2014, em Fortaleza.

A Drª Paula Carnevale Vianna durante a
oficina em Brumadinho (MG)
 
Vista parcial do local do evento

Participaram do Encontro Regional Sudeste aproximadamente 250 profissionais da saúde, sendo que 20 eram representantes do Estado de São Paulo.
O objetivo do evento foi discutir e preparar o tema do 11º Congresso, que estabeleceu a inclusão da arte no ensino da saúde, como instrumento para ampliar a sensibilidade, a criatividade e a visão de mundo, potencializando a prática pedagógica e profissional.
A Rede Unida é um fórum sobre educação em saúde, instituído em 1986. Trata-se de um espaço de discussão formado por pessoas ligadas às universidades, aos serviços de saúde, participantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas discussões e deliberações têm ajudado a modificar as práticas educativas e na formação de pessoal, incluindo as novas formas de aproximar as universidades dos serviços do SUS (como o Versus e os Programas de Educação no Trabalho - PET).

Saiba mais: http://www.redeunida.org.br/congresso2014

Coral Univap

Integrantes do Coral Univap, sob a regência do Maestro e Prof. Me. José Roberto Canizza, apresentaram-se no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, dia 16 de agosto, a partir das 20h.
Com repertório variado, o Coral apresentou músicas de Beethoven, J. S. Bach, J. Fauré, W.A. Mozart, Claudin de Sermisi, Orlando di Lassus, Caetano Veloso, Geraldo Rocca e Paulo Simões, entre outros, e agradou muito quem teve a oportunidade de assistir à apresentação.

 
 

O Coral Univap, depois de um longo tempo inativo retomou suas atividades em agosto de 2012, e já realizou cinco apresentações nos Campi da Univap.
Sob a coordenação geral da Cultura Univap, setor da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, a ideia do Coral não restringe suas atividades somente no âmbito da música, mas também de outras áreas no desenvolvimento de futuros programas. Mais que uma atividade musical, a proposta do Coral é unir-se às diversas atividades acadêmicas da Universidade. Outro aspecto é que ele não é restrito apenas aos alunos, funcionários e professores da instituição, mas também aberto à participação da comunidade. Integrantes do Coral assistem às aulas de técnica vocal, prática coral, leitura musical e noções de história da música.

Selecionados os Melhores Trabalhos do Pibic 2012-2013 (Univap/CNPq)

 
Bruno, Nathanne, Talita e o Prof. Leandro Raniero
O Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Univap/CNPq, Prof. Dr. Leandro José Raniero, solicitou às pesquisadoras Profª Drª Ana Maria do Espírito Santo (Unifesp) e à Profª Drª Luciane Dias de Oliveira (Unesp) que avaliassem vinte (20) trabalhos apresentados pelos alunos bolsistas.
A avaliação foi realizada dia 4 de julho, nas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
De acordo com as avaliadoras externas, o nível de apresentação e a qualidade dos trabalhos foram muito bons, havendo inclusive, dificuldade em selecionar os três melhores. Tanto que as avaliadoras classificaram em primeiro lugar dois trabalhos desenvolvidos por: Nathanne Cristina Vilela Rost, do 4º período semestral (2º ano) do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), sob a orientação do Prof. Dr. Leandro José Raniero, intitulado: Estudo dos Parâmetros de Funcionalização de Nanossondas de DNA e Nigel Roderick Messmer, do 8º período semestral (4º ano) do curso de Engenharia de Materiais da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), sob a orientação do Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo, intitulado: Produção e Caracterização de Compósitos à Base de Nanotubos de Carbono e Biocerâmicas para Aplicações como Biomateriais. Em segundo lugar, o trabalho de Bruno Henrique Colombari Moreira, do 8º período semestral (4º ano) do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) , sob a orientação da Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, intitulado: Estudo em Comunidades Ribeirinhas no Município de Ponta das Pedras, Pará: Redes Sociais Entre o Urbano e o Rural e Propriedade da Terra. Em terceiro, Talita Luana de Andrade, do 4º período semestral (2º ano) do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), sob a orientação da Profª Drª Ivone Regina de Oliveira, intitulado: Bioatividade In Vitro e Injetabilidade de Fases de Cimento de Aluminato de Cálcio.
O Pibic é um programa voltado aos alunos de graduação a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda a contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores e pesquisadores.

Palestra Sobre Direito Penal: Atualidades

O Prof. Sérgio Bacha dá boas-vindas ao ilustre convidado
e alunos
 
A Direção da Faculdade de Direito da Univap convidou o Deputado Fernando Capez para ministrar, dia 6 de agosto, no início das aulas do segundo semestre, a palestra: Direito Penal: Atualidades, que envolveu temas relativos à diminuição da maioridade penal, do crime organizado e do sistema carcerário no Brasil.
O Dr. Fernando Capez é autor do Projeto de Lei 220/2013 (conhecida como Lei Cláudia Raia), que prevê sanções à pessoa jurídica de direito privado em cujos estabelecimentos sejam praticados a prostituição e o tráfico de pessoas.
Fernando Capez é Procurador de Justiça e ingressou no Ministério Público em 1988 (aprovado em 1º lugar), onde, após experiência no Tribunal do Júri, integrou o primeiro grupo de Promotores responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Combateu a violência das "torcidas organizadas" e a "máfia do lixo". É Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, conforme estabeleceram no calendário acadêmico da Universidade em 2013, realizaram, de 29 de julho a 2 de agosto, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência.

Abertura da Semana
 
Prof. Dr. Vitor Machado
 
Profª. Ma. Evanize Visigalli

Estiveram reunidos na Univap docentes da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior para a troca de experiências e análise de propostas que buscam a melhoria contínua do processo de ensino.

Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios é Realizado em São Paulo
Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas Participam


 
Participantes do Fórum Regional
Coordenadores de cursos de Ciências Biológicas pertencentes à jurisdição do CRBio-01 (SP, MT, MS), estiveram reunidos, dia 8 de maio, no Auditório Paulinho Nogueira, no Instituto de Pesca, em São Paulo, para realização do Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios.
De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profª Drª Nádia de Campos Velho, reuniões como essa são importantes para o fortalecimento da profissão e melhoria na qualidade dos cursos no país.
Durante o evento estiveram presentes cerca de 60 coordenadores de curso, que participaram das discussões relacionadas à formação do Biólogo e de como melhorar a sua colocação no mercado de trabalho. Também foram debatidos os componentes curriculares das Ciências Biológicas e a carga horária, considerando os requisitos mínimos para o exercício profissional, conforme estabelecido na Resolução nº 300/2012 e Parecer CFBio nº 01/2010 - GT Revisão das Áreas de Atuação.
As ações do Fórum mostram que o Sistema CFBio/CRBios está buscando a interlocução com os cursos de Ciências Biológicas. A expectativa é que cada vez mais as coordenadorias de cursos no âmbito nacional alinhem suas matrizes na formação de qualidade do futuro profissional Biólogo.
O presidente do Conselho Federal de Biologia, Dr. Wlademir João Tadei, falou sobre a necessidade de aproximação do CFBio/CRBios com os cursos de Ciências Biológicas, visto que ambos têm o Biólogo como foco de seu trabalho. Já o presidente do CRBio-01, Dr. Luiz Eloy Pereira, falou da importância de promover eventos dessa natureza, porque além de proporcionarem a troca de experiências, estabelecem diálogos e cooperação entre os pares.

Fontes: Revista O Biólogo – Ed. 26 (Abr/Mai/Jun 2013) -
http://www.cfbio.gov.br/images/stories/Anexos/cfbionot5.pdf

Recém-Formado em Ciências Biológicas Classifica-se no Mestrado em Botânica
Universidade Federal do Paraná


 
O ex-aluno do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Allan Maurício Sanches Baptista de Alvarenga, graduado em fevereiro de 2013, foi classificado no mês de março no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Botânica na Universidade Federal do Paraná.
A linha de pesquisa do ex-aluno da Univap junto à UFPR é sobre Anatomia Ecológica e o projeto apresentado, intitulado: Dinâmica de Crescimento de Espécies Arbóreas do Manguezal, Guaratuba, Paraná, sob a orientação da Profª Drª Patrícia Soffiatti e coorientador, Prof. Dr. Paulo César Botosso.

Políticas Públicas em Educação Ambiental

A Univap sediou a realização da mesa de debates "Políticas Públicas em Educação Ambiental", realizada dia 12 de agosto, a partir das 19h, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova. O Encontro foi realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Univap e a rede de educadores articulados ao Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea).

Recepção aos participantes no Auditório da
Univap
 
A Profª Drª Levidar Célia de Cascia Pereira,
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Planejamento e Gestão Ambiental (Lato Sensu)
da Univap

Um dos principais convidados para o debate foi o professor doutor Marcos Sorrentino, assessor especial do Ministério da Educação (MEC), que inseriu o tema da sustentabilidade nas políticas de educação. Marcos Sorrentino é conhecedor do campo socioambiental. Referência na área da Educação Ambiental, ele teve uma passagem marcante pelo Ministério do Meio Ambiente, entre 2003 e 2008, quando alavancou diversos programas e iniciativas, dentre eles o Sistema Nacional de Educação Ambiental (SisNEA).

Microprocessadores e Microcontroladores

Entre as dezenas de disciplinas que os alunos do 5º período semestral (3º ano) das áreas de Engenharias Elétrica/Eletrônica e de Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap têm que cursar, uma delas é denominada Microprocessadores e Microcontroladores II.
Um microprocessador é um circuito complexo, em forma de circuito integrado, que pode conter entre alguns milhares a 7 milhões de transistores. Estes transistores internos constituem os mais diversos circuitos lógicos: como contadores, registradores, decodificadores, e centenas de outros. Um microprocessador é um circuito integrado que realiza funções de cálculo e de tomada de decisões de um computador.

 
 

Para utilizarmos um microprocessador outros componentes como a memória tem que ser conectados ao chip, por meio de circuitos externos que irão prover a comunicação correta entre o microprocessador e o dispositivo. Já um microcontrolador não exige circuitos externos para funcionar, dentro dele se encontram todos os periféricos necessários para o seu correto funcionamento.
Os alunos após as aulas teóricas têm que colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Eles devem apresentar um projeto, desenvolver toda a concepção do produto, montá-lo e apresentá-lo em sala de aula.
Alguns produtos foram apresentados no final do primeiro semestre ao Prof. Esp. Alessandro Corrêa Mendes, responsável pela disciplina, para avaliação. Os alunos desenvolveram: controle de velocidade de motores por meio de um Joystick sem fio; controle programável de sinal sonoro para escolas com interface colorida e Touch Screen; Sistema inteligente de refrigeração de notebooks; Automação de luzes RGBs em ambientes residenciais, entre outros.

Exposições Internas

 


A Cultura Univap organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 31 de agosto.
Além do Campus Urbanova, a Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.







Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Alfredo Volpi / Volpi: obras desaparecidas
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (Saguão) Salvador Dali
(Nicho) Revolucionários da arte no Brasil /Tarsila do Amaral 
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Di Cavalcanti
(FCS) – Prédio do curso de Odontologia Bloco 4 Oscar Niemeyer
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Picasso
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Aquarelas, Marcel, Reynaert
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Anita Malfatti
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Centro China
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Iman Maleki
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas I

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Dia do Historiador

Ao centro, de terno, Pedro Lobo, com professores da Univap
 
A coordenadoria do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), a fim de celebrar o Dia do Historiador (19 de agosto), convidou Pedro Lobo, para ministrar uma palestra aos alunos, sobre o tema: A Resistência à Ditadura Militar na Visão de um Guerrilheiro Urbano.
Pedro Lobo de Oliveira nasceu em 1931 na cidade de Natividade da Serra/SP. Fugiu da pobreza da região que não lhe proporcionava perspectiva de vida favorável e partiu rumo ao Estado do Mato Grosso (MT), mas foi na capital paulista que fixou raízes. Entrou na Força Pública de São Paulo (Polícia Militar), mas influenciado pela efervescência política dos anos 60, conhece o marxismo e identifica-se com a ideologia pela experiência de luta e subsistência em sua cidade natal. Por ser um militante do Partido Comunista do Brasil, foi exonerado do cargo de sargento com o Golpe Civil-Militar de 1964. Afastado de suas atividades na polícia, adere à luta armada como guerrilheiro urbano da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Após diversas ações de guerrilha urbana realizadas no Estado de São Paulo, é preso e torturado pelos agentes do Departamento Estadual de Ordem Política e Social/Deops. Libertado durante as negociações do sequestro do embaixador europeu por uma das organizações da luta armada. Exilado do país, Pedro Lobo viveu muitos anos na Alemanha Oriental. Anistiado em 1979, retorna ao Brasil e é reintegrado à Polícia Militar.
A palestra foi proferida em um dos Auditórios da FEA, a partir das 19 horas, no Campus Urbanova e contou com a presença de alunos e professores.

SEAU


INIC


Processo Seletivo


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Homenagem da Câmara Municipal ao Prof. Roque Mendes

(Reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade)

Título de Cidadão Joseense – Proposta pelo Vereador Macedo Bastos

Local: Plenário da Câmara Municipal

Endereço: Rua Desembargador Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia

Horário: 20h

30 de agosto
Quarteto Agha

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

1 de setembro
3º Café com Prosa

Prato do Dia: Viver é afinar o instrumento – Canções de Dino Beghetto & Outros

Local: Ceplade – Campus Urbanova

Horário: das 16h às 18h

5 de setembro
Workshop Fine Art

Palestrante: Kenji Munekata (Impressão Fine Art/Giclée)

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – Bloco 2 – Campus Urbanova

Horário: 19h30

Entrada Franca

Informações: (12) 3947-1009

5 de setembro
Tributo ao Músico Marcus Flexa

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

9 de setembro
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Coral Univap

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de outubro
Kássia Kirstein Interpretando Benjamin Silva Araújo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Semana da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau)

Informações: (12) 3947-1006

De 21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica da Univap

Ciência, Inovação & Tradição

XVII INIC
XIII EPG
VII INIC JR
III INID

Apoio: CNPq, Fapesp, Capes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações: infoinic@univap.br -
cientifica@univap.br

24 e 25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de novembro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
ExpoComArte – FCSAC
De 26 a 28 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Processo Seletivo 2014 – Prova

(Em breve outras informações)

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas