194ª Edição - Ano VI
De 10 a 16 de junho /2013
 

11º Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
Práticas de Saúde: Ação e Superação


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba realizou, no Campus Urbanova, entre os dias 11 e 14 de junho, a 11ª Edição do Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano teve como tema: Práticas de Saúde: Ação e Superação.

Recepção aos Congressistas
 
Apresentação de trabalhos científicos

Boa parte da programação esteve concentrada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e envolveu apresentações culturais, palestras, mesas-redondas e trabalhos científicos voltados para a melhoria da qualidade de vida, aplicando novas tecnologias. E nos dois últimos dias (13 e 14), as Jornadas de Enfermagem, Farmácia, Gastronomia, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional foram realizadas em diversos auditórios da Faculdade.
Participaram da abertura oficial do Congresso os coordenadores dos cursos da FCS: Prof. Me. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva (Serviço Social); Profª Drª Renata Amadei Nicolau (Odontologia); Profª Drª Cláudia Soar (Nutrição); Prof. Dr. Mário Oliveira Lima (Fisioterapia); a Presidente do Congresso e Diretora da FCS, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; Profª Drª Sônia Khouri (Biomedicina); Prof. Me. João Benício de Almeida (Enfermagem) e o Prof. Dr. Renato Farina Manegon (Farmácia).

Palestra: Redes Sociais x Processos Educativos: Oponentes ou aliados?

Como parte do Programa de Formação Pedagógica Docente da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, a Coordenadoria de Avaliação da Univap realizou, dia 23 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a palestra: "Redes Sociais x Processos Educativos: Oponentes ou aliados?", ministrada pelo Prof. Mestre Fabiano Pereira, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde atua como docente nas Faculdades de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação nas áreas de produção multimídia, mídias digitais e linguagem audiovisual.

O Prof. Mestre Fabiano Pereira, da Unimep
 
Professores prestigiam a palestra

O Prof. Fabiano coordena, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Educação e atua como docente na Unimep, nas disciplinas voltadas ao estudo de processos educacionais apoiados pela tecnologia digital.
Jornalista da TV USP em Piracicaba, é proprietário da RádioIN, empresa que desenvolve soluções em treinamento multimídia e projetos de inovação em comunicação digital.

Circuito de Esportes Universitários
Equipe da Univap Vence o Torneio de Futsal


 
O Circuito de Esportes Universitários (CEU), composto de diversos torneios e em modalidades individuais ou em grupo, será realizado durante todo o ano. O CEU teve início em junho com o torneio de Futsal entre as equipes da Univap, Unesp e Etep no grupo A e as equipes do ITA, Unifesp e Bilac no grupo B.
A Univap foi representada por alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA). Na final, dia 9 de junho às 16h, no Ginásio COCTA do DCTA, a equipe da Univap venceu o ITA, por 5 a 4, depois de uma acirrada disputa e obtendo o melhor desempenho.
A equipe da Univap foi representada pelos alunos: Danilo Soleo, Anderso Marrom, Rafael Elano, Renato Garcia, Vinicius Caveira, Felipe Mariá, Fábio Villas Boas, Leon Ribeiro, Guilherme Delgado, Guilherme Henrique, Fabrício Baldin, Christopher Messias, Gabriel Aleixo, Luiz Guilherme e Antonio Simplício. A equipe técnica (técnico e assistente técnico) ficou por conta dos alunos Luiz Fernando Doretto e Vinicius Braga.
Os alunos da Univap tiveram todo suporte técnico e apoio da FEA, por intermédio do coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi e do Prof. Dorival Cesare Jr.
De acordo com a coordenadoria do curso da FEA/Univap, as próximas etapas dos torneios envolverão as competições de tênis de mesa, a partir do dia 22 de junho e, no segundo semestre, será a vez do basquete.
Para participar do CEU basta ser aluno regularmente matriculado em qualquer curso da Universidade/Faculdade.

Saiba mais sobre o Circuito de Esportes Universitários (CEU):
Curso de Educação Física/FEA/Univap -Telefone: (12) 3947-1246

Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

Professores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), realizaram, dia 6 de junho, a partir das 19h, no salão da Capela Ecumênica da Univap, no Campus Urbanova, intervenções artísticas e culturais.

Mostra teatral
 
Desfile
 
Vista parcial do público

Prestigiaram o evento aproximadamente 600 pessoas, que tiveram a oportunidade de assistir a um desfile de moda produzido por alunos do 3º ano do curso, sob o tema: "Nem tudo o que acontece em Vegas fica em Vegas". Inspirados no glamour e personalidade noturna da cidade americana, famosa pelos seus cassinos, nove alunos desenvolveram e apresentaram 27 'looks'.
A Cultura Fcsac contou com o apoio de várias empresas do município.
Duas mostras de teatro, intituladas: "Duelo de Gigantes" e "Parem o Teatro, Mataram o Estudante", foram encenadas por alunos dos cursos de comunicação, atores pertencentes ao grupo de teatro universitário, "Casa de Benê".

O grupo teatral, "Casa de Benê"
 
Público prestigia o evento
 
Exibição do filme "Adega de Sangue"

O filme "Adega de Sangue", do ex-aluno Danilo Morales, do curso de Jornalismo, também foi exibido na noite do evento. A obra, que conta com a colaboração de professores, que trabalham como atores na produção e finalização do filme, traça a história de um hóspede misterioso que chega a uma pensão e, ao mesmo tempo, apresenta a investigação de dois detetives em busca de um psicopata.
Objetivando a ampliação do conhecimento e interação com a sociedade, os alunos foram os responsáveis pela elaboração de toda a organização do evento de forma integral e ativa, priorizando atividades práticas e vivências do cotidiano.

Meio Ambiente: Responsabilidade de Todos!

 
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, do Sistema FVE de Educação, tem como proposta desenvolver com seus alunos, no decorrer do ano, o Projeto "Meio Ambiente: responsabilidade de todos". Esse projeto proporciona a realização de uma série de atividades com intuito de fornecer informações importantes para a compreensão dos diversos processos que ocorrem no meio ambiente com ênfase nas interferências humanas, que tanto podem ser positivas como negativas.
Realizada de 2 a 8 de junho, em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, a programação envolveu várias atividades nos Campi Centro e Urbanova.
Palestras, oficinas de jogos, exposições de artes confeccionadas com sucata que representaram alguns animais da fauna brasileira; exposição de fotografias das antigas cavas de areia e uma caminhada ecológica fizeram parte da programação.

 
 

Todo o trabalho desenvolvido foi sobre a importância da água para a sobrevivência humana, tema estabelecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que considerou 2013 – o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

 
 


Pesquisador do IP&D/Univap Selecionado como Revisor
Revista "Advances in Space Research" 2012


 
O Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi selecionado como um dos 10 principais revisores da revista "Advances in Space Research" de 2012. A revista é uma publicação oficial da Comissão de Pesquisas Espaciais (Cospar) e da Comissão Científica do Conselho Internacional para a Ciência (Icsu). O pesquisador da Univap foi o único selecionado da América Latina e figura entre pesquisadores das mais renomadas universidades e institutos de pesquisas internacionais.
Segundo informações do Space Research Today, o critério para a escolha foi quantidade e a qualidade das revisões dos artigos submetidos ao "Journal Advances in Space Research".
Para o Prof. Fagundes, os pesquisadores do IP&D/Univap vêm obtendo destaque nos cenários nacional e internacional. "Isto ocorre devido ao apoio financeiro das agências de fomento à pesquisa (Fapesp, Finep, CNPq e Capes) realizadas no Instituto e nos Programas de Pós-Graduação da Univap. Outro fator de incentivo vem por parte do sistema FVE/Univap para o segmento, o que contribui de forma decisiva para aprimorar e fortalecer as atividades científicas na Instituição", enfatiza.
Os resultados dos trabalhos dos pesquisadores do IP&D/Univap concretizam- se de diversas formas, entre eles, na orientação na graduação de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de cursos; na pós-graduação, nas orientações de dissertações de mestrado; teses de doutorado e em publicações em revistas especializadas, onde a Univap aparece como a instituição onde foi realizado o trabalho.
O destaque obtido pela Universidade no desempenho e dedicação de seus professores-pesquisadores foi publicado em setembro de 2012, pela Folha de São Paulo, no Ranking Universitário Folha (RUF) e no ranking QS University para a América Latina, em maio de 2013.


I Café com Prosa
Ciência e Arte para Temperar Conversas e Alimentar Pessoas


Funcionários e docentes da Univap estiveram reunidos para um encontro de integração, no último dia 6 de junho, das 16h às 18h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
Este primeiro Café contou com a participação de vários funcionários e professores, que puderam ouvir os poemas do escritor e professor da Univap, Paulo Barja e de Ana Maria Pontes, que teve seu poema declamado pelo colega de setor, Vagner Panace.

Paulo Barja declama sua poesia no I
Café com Prosa
 
O funcionário Vagner Panace recita
os versos de Ana Maria Pontes
 
Funcionários e docentes prestigiam o
encontro

O Café com Prosa, inicialmente idealizado pela equipe da Reitoria, agora é uma proposta do coletivo de funcionários e docentes para construir um espaço livre e espontâneo de integração e descontração na instituição, incentivando e promovendo diálogos permeados com arte e ciência entre os participantes.
A ideia é realizar encontros semelhantes a cada 15 dias, e para isto conta com o apoio e participação de todos para que apresentem sugestões e tragam para dentro da Universidade seus objetos de inspiração, seja na música ou na literatura ou em outras formas de expressão.

Sipat na Ultragaz
Participação da Liga Acadêmica de Nutrição


 
Alunas do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, que compõem a Liga Acadêmica de Nutrição (LAN), acompanhadas pela coordenadora do curso, Profª Drª Cláudia Soar e pela docente Profª Drª Patrícia Genaro, participaram, dia 21 de maio, a convite da Ultragaz, das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizando "Avaliação Nutricional" dos funcionários da empresa.
A referida atividade fez parte da campanha de qualidade de vida promovida pela Ultragaz e contou com a participação de aproximadamente 80 funcionários. Os resultados encontrados servirão para adequação das ações já existentes na empresa.
Os funcionários que na avaliação apresentaram estado nutricional inadequado e com risco de desenvolverem doenças cardiovasculares poderão ser encaminhados ao atendimento nutricional oferecido gratuitamente no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS, no Campus Urbanova.
O resultado da participação dos alunos do curso de Nutrição no evento resultou em um novo convite que envolverá a análise nutricional da cesta básica oferecida aos funcionários.

Acordo de Cooperação com a Universidade Paris Diderot

 


A Univap assinou, em 23 de maio de 2013, um acordo de cooperação com a duração de cinco anos, com a Universidade Paris Diderot (França), que possibilitará o intercâmbio de professores-pesquisadores; estudantes; pessoal técnico e administrativo em função de necessidades específicas; elaboração de programas conjuntos de formação e de pesquisa; direção científica comum de trabalhos de pesquisa; acesso ao conhecimento científico e pedagógico (documentação e de publicações); organização conjunta de colóquios, conferências, seminários e formação de curta duração (programas de verão) e outras formas de cooperação.

Resultados do IX Campeonato Interno de Educação Física
(Cief 2013)


A coordenadoria do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, dias 4 e 5 de junho, as entregas de medalhas e troféus às equipes participantes do IX Campeonato Interno de Educação Física (IX Cief). Dia 4, as medalhas foram entregues para as equipes que disputaram os jogos no período noturno, e dia 5, para o matutino.

 
 

As competições nas modalidades de basquete, handebol, futsal, voleibol e futebol de campo, foram realizadas no Campus Urbanova, de 25 a 29 de maio.
O objetivo do IX Cief é ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como no bom desempenho de arbitragens.

Grupo de Escoteiros Visita o Observatório da Univap

No início de maio, um grupo de 50 escoteiros do Grupo Escoteiro-do-Ar Marechal Eduardo Gomes visitou o Observatório da Univap e participou das atividades de atendimento ao público.
Após assistirem a uma palestra ministrada pelo coordenador do observatório, Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, o grupo se dividiu para observar o céu em 3 telescópios. Nessa noite, foi possível observar Saturno, o aglomerado de estrelas jovens "Caixinha de Joias" e a "Grande Nebulosa de Órion", além de diversas estrelas duplas.

 

O Observatório da Univap tem atendimento semanal com atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Para agendar uma visita, basta visitar o site: www.univap.br/observatorio ou enviar um e-mail: observatorio@univap.br

Exposições Internas

 



A Cultura Univap organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 22 de junho.
Além do Campus Urbanova, a Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.






Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Museu do Cairo
Presidência (2.º andar) Bloco 5 (saguão) Mulheres
(nicho) Machu Picchu
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Picasso
(FCS) – Prédio do curso de Odontologia Bloco 4 Aldemir Martins
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Cow Parade – Madri
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Um presente para Ciccillo
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Alfredo Volpi e Obras desaparecidas de Volpi
Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes Centro Salvador Dali
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Francisco Rebolo
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas I

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Prêmio Jovem Cientista


Novas chamadas para o Programa Ciência Sem Fronteiras
Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido



O Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq junto à Univap, Prof. Dr. Alan Prestes, comunica a todos os estudantes de graduação da Universidade que o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) publicou, dia 04/06/2013, novas chamadas para graduação sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido. Informações adicionais, como os requisitos que devem sem cumpridos, poderão ser encontradas no site do programa: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
As áreas prioritárias do programa são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.
Os benefícios concedidos pelo Programa Ciências sem Fronteiras são: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Passagens aéreas e Seguro Saúde.
A duração da bolsa é de 6 a 12 meses, podendo estender-se até 18 meses quando incluir curso de idioma.
Esclarecimentos sobre este programa na Univap poderão ser obtidos pelo e-mail: prestes@univap.br, ou diretamente no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Fontes: Coordenador do Programa na Univap e www.cienciasemfronteiras.gov.br

Processo Seletivo 2014


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa Junina da Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h

Local: Quadra de Esportes do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

19 de junho
Colação de Grau

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 19h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

20 de junho
Festa Junina – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho - Centro

Horário: das 9h às 12h

Local: Rua Paraibuna, 75 – Centro

Informações: (12) 3928-9803

21 de junho
Ginástica Rítmica (FEA)

Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física (7º Período Semestral)

Local: Quadra de Esportes – Campus Urbanova

Horário: 19h30

21 de junho
Festa Junina – Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes – Centro – São José dos Campos (CTI)

Horário: das 17h às 22h

Local: Rua Paraibuna, 75 – Centro

Informações: (12) 3928-9822

22 de junho
Festival de Dança (FEA)

Alunos do Curso de Educação Física

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: das 19h às 21

23 de junho
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Capela da Univap – Campus Urbanova

Horário: 20h

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

23 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

Horário: A partir das 8h30

Local: Campus Urbanova

25 de junho
II Café com Prosa

Local: Ceplade – 2º Piso

Horário: 16h às 18h

Informações: (12) 3947-1056

28 de junho
Festa Junina – Colégio Univap Villa Branca – Jacareí

Horário: das 9h às 13h

Local: Estrada Municipal do Limoeiro, nº 250 – Jardim Dora

Informações: (12) 3955-4510

29 de junho
Osvaldo ou Ana Banana (Aguardando Confirmação)

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

29 de junho
Processo Seletivo 2014

Abertura do Edital

Prova: 8 de dezembro de 2014

Agosto
Inspyra

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

3 de agosto
Mayr Olivier (violão/voz)

Compositor, pianista, professor de Arte e Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

4 de agosto
Quarteto de Cordas – Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

7 de agosto
Coral Univap – Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

16 de agosto
Grupo "Amantes da Arte" – Apresentação de Poesia e Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

21 de agosto
Sertania Nordestina

Horário: 14h30 e 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

22 de agosto
Aniversário da FVE - 50 anos

24 de agosto
Workshop de fotografia, em seu aspecto social

Horário: 15h

Local: Capela Univap –Campus Urbanova

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

25 de agosto
Alex Rangel e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

25 de agosto
Quarteto Agha

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

1 de setembro
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Coral Univap

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de outubro
Kássia Kirstein Interpretando Benjamin Silva Araújo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de outubro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Processo Seletivo 2014 – Prova

(Em breve outras informações)

8 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas